O Programa Rondônia Cidadã registrou 10.379 atendimentos em setembro, em edições realizadas nos municípios de Ji-Paraná (distrito de Nova Colina), Itapuã do Oeste, Jaru e Cacoal. A ação itinerante leva serviços essenciais a comunidades de todas as regiões do estado.
A próxima edição será na comunidade de São Vicente, em Jaru (KM 4 da Linha 634, sentido Ouro Preto do Oeste), no dia 4 de outubro, das 8h às 12h. Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o programa oferecerá emissão de documentos e atendimentos de saúde.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da ação como política pública de proximidade. “O Rondônia Cidadã nasceu para estar onde a população está. Cada atendimento representa dignidade e oportunidade para as famílias, especialmente nas comunidades mais distantes”, afirmou.
Valdinéia Soares, que participou da edição de Cacoal nos dias 27 e 28 de setembro, elogiou a iniciativa. “Eu vim resolver uma coisa e acabei resolvendo várias outras. Fiz minha identidade e a da minha neném, passei na nutricionista e ela fez um plano nutricional para minha filha. A fisioterapeuta também encaminhou a solicitação de uma cadeira de rodas para a minha bebê. Além disso, renovei nosso cartão do SUS”, relatou. Na ocasião, mais de 3 mil atendimentos foram realizados em Cacoal.
A secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que o programa só acontece graças à colaboração entre secretarias, parceiros e servidores. “Os números mostram o alcance, mas o que nos motiva de verdade são histórias de transformação vividas em cada edição”, destacou.
Com números expressivos e depoimentos que reforçam sua importância, o Rondônia Cidadã segue se consolidando como uma das principais políticas sociais do estado, promovendo cidadania, inclusão e cuidado às comunidades mais necessitadas.