Uma pesquisa online da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) revelou um dado preocupante: uma em cada quatro pessoas já teve pensamentos suicidas. Além disso, mais da metade dos entrevistados relatou o desejo de se isolar ou desaparecer. O levantamento foi feito para reforçar a mensagem do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.
Os dados preliminares da pesquisa mostraram que 25,2% dos participantes não se sentiam bem, enquanto 30,9% se sentiam tristes, mas com esperança de melhora. A pesquisa também indicou que 54,1% das pessoas sabem onde procurar ajuda especializada, e 50,9% já foram atendidas por um psiquiatra ou psicólogo, o que sugere uma conscientização crescente sobre a importância da saúde mental.
O estudo também mostrou que a maioria dos entrevistados procuraria atendimento particular (50,9%) ou por plano de saúde (33,8%), enquanto 31,6% considerariam o Sistema Único de Saúde (SUS). Em casos de pensamentos suicidas, é importante procurar acolhimento na rede de apoio de familiares e amigos, além de buscar serviços de saúde.
Se precisar de ajuda, procure os seguintes serviços:
Centro de Valorização da Vida (CVV): Ligações gratuitas para o número 188, e-mail e chat 24 horas por dia, com total sigilo.
Serviços de saúde: Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde, UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro e hospitais.