Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, recebeu em seu gabinete o embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, para uma reunião diplomática e de troca de experiências. O encontro aconteceu no Prédio do Relógio, sede da prefeitura, com foco no estreitamento de laços econômicos, sociais e culturais entre Porto Velho e o Chipre, país com cerca de 1,35 milhão de habitantes.
Segundo o prefeito, a conversa bilateral e paradiplomática conecta as prioridades do Executivo Municipal na projeção da capital rondoniense no cenário internacional. “Já discutimos a possibilidade de termos uma cidade-irmã no Chipre. Tudo que é bom e que nos faça crescer enquanto civilização e população será de grande valia para que possamos oferecer melhores serviços à população”, afirmou Léo Moraes.
Para o embaixador Vasilios Philippou, a visita abre oportunidades econômicas e reforça compromissos ambientais, especialmente em vista da COP 30, que será realizada em Belém (PA). “A Amazônia é o centro da natureza, e precisamos superar os desafios das mudanças climáticas, uma vez que somos todos responsáveis por isso. Buscamos um maior envolvimento com Porto Velho para abrir investimentos e parcerias”, declarou.
Também participou da reunião o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Júnior, que destacou a relevância de aproximar Porto Velho de nações distantes, atraindo turistas interessados em conhecer a Amazônia. “Nossa intenção é levar Porto Velho para os quatro cantos do mundo, apresentando a rica história e a bela natureza da nossa cidade, que vem se estruturando cada vez mais para se transformar em um polo turístico na Amazônia brasileira”, ressaltou o secretário.
A agenda do embaixador do Chipre na capital rondoniense segue ao longo da semana, com encontros voltados à promoção de parcerias comerciais, culturais e ambientais.