A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os descontos ilegais de beneficiários do INSS vai ouvir Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, na próxima quinta-feira (25). A presença do investigado foi confirmada pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana, após um acordo com a defesa. A confirmação ocorre uma semana depois de Antunes ter faltado a um depoimento anterior.
Nesta segunda-feira (22), a CPMI ouviu Rubens Oliveira Costa, outro empresário ligado a Antunes, que negou ser sócio e ter participado de pagamentos de propina. Ele foi autorizado pelo ministro Luiz Fux, do STF, a permanecer em silêncio para não se incriminar.
Investigações sobre descontos indevidos
A CPMI investiga o esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS. O depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes é considerado crucial para o avanço da investigação. Rubens Oliveira Costa, em sua defesa, alegou ter sido apenas diretor financeiro das empresas de Antunes, como a Vênus Consultoria, e que se desligou da função no início de 2024.