O Ministério da Previdência Social está realizando um pente-fino nos créditos consignados para aposentados e pensionistas. A informação foi confirmada pelo ministro Wolney Queiroz em Brasília, em 18 de setembro de 2025. Segundo o ministro, uma força-tarefa está investigando suspeitas de irregularidades e descontos indevidos em benefícios.
Wolney Queiroz afirmou que tem recebido relatos de beneficiários com descontos de empréstimos que não foram contratados ou recebidos. Com base em um relatório preliminar, o Ministério da Previdência Social tem se reunido com representantes de bancos e fintechs, como a Febraban e a ABBC, para apertar a fiscalização.
A força-tarefa, que trabalha em conjunto com a Polícia Federal (PF), tem como objetivo combater crimes e fraudes contra a Previdência Social. Entre 2003 e 2024, foram realizadas mais de 1.300 operações que resultaram em 3.721 prisões. Wolney Queiroz reforçou a importância do trabalho de inteligência para garantir a segurança dos beneficiários.