O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou nesta quinta-feira (18) que o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) será o relator do projeto de lei (PL) da anistia. A decisão foi divulgada por Motta em suas redes sociais e a reportagem foi publicada em Brasília, pela Agência Brasil, no mesmo dia.
A urgência do PL da anistia foi aprovada na última terça-feira, o que significa que o texto pode ser levado a votação no plenário a qualquer momento. O projeto, de autoria do deputado Marcelo Crivella, tem como objetivo conceder anistia a pessoas envolvidas em manifestações de cunho político e eleitoral ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a entrada em vigor da lei.
Ainda há disputas sobre o conteúdo do projeto. Enquanto a oposição defende uma anistia ampla, que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro, a proposta pode ser alterada para uma versão mais restrita, com foco na redução de penas. A escolha de Paulinho da Força como relator busca um consenso entre os diferentes grupos na Câmara para a aprovação do texto.