A 1ª Marcha das Mulheres Negras de Rondônia está acontecendo nesta sexta-feira (12), na Avenida Farquar, em Porto Velho. A manifestação é mais do que um evento cultural, sendo uma ação política para ocupar o espaço público e dar visibilidade à luta contra o racismo, a desigualdade e a violência de gênero no estado. O movimento, que contou com oito meses de articulação e mobilizações, convoca a sociedade a se unir em um grito por reparação e dignidade.
A 1ª Marcha das Mulheres Negras, com o tema “Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver”, busca construir uma nova narrativa para Rondônia. As organizadoras afirmam que a marcha é um “grito coletivo para lembrar que estamos aqui, que nossas histórias e direitos importam, e que queremos um futuro com dignidade para todas”.
O evento de rua é o ponto alto de uma série de atividades que começou nesta quinta-feira (11) com uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A organização reforçou a importância da participação de todos, especialmente dos comunicadores, na divulgação da pauta e na construção de uma nova narrativa.