O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) alcançou uma conquista inédita: a habilitação para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O resultado abre o mercado nacional para produtos agroindustriais inspecionados no estado.
Formado por 16 municípios consorciados e 1 conveniado, o CISAN já atuava em políticas públicas de saneamento básico e inspeção sanitária. Agora, com a habilitação conquistada pelo Projeto CONSIM 3, os serviços de inspeção do consórcio passam a ter equivalência federal, permitindo a comercialização em todo o Brasil.
Pioneirismo no Norte
Com essa conquista, Rondônia passa a integrar o grupo de 12 estados brasileiros já habilitados no SISBI-POA, sendo o primeiro da região Norte. O feito fortalece a presença rondoniense no cenário agroindustrial e garante novas oportunidades para pequenos e médios produtores.
O processo começou em 2019, quando o Sebrae em Rondônia identificou a fragilidade de municípios que não tinham Serviço de Inspeção Municipal (SIM) estruturado. A partir disso, mobilizou-se a criação do SIM Consorciado, que evoluiu para a conquista nacional.
Apoio estratégico do Sebrae
O Sebrae contratou uma consultoria especializada, que contou com a expertise da médica veterinária aposentada do MAPA, Dra. Inês Costa. Foram elaborados planos de ação, reuniões estratégicas e legislações municipais que culminaram na habilitação inédita.
Segundo o superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio:
“A possibilidade que se abre para nossas pequenas agroindústrias com a adesão ao selo SISBI é gigantesca, pois elas poderão ganhar escala em nível nacional. O Sebrae, em parceria com o CISAN e demais entidades, tem o papel de ser um grande apoiador nesse processo”.
Empresas já habilitadas
Duas agroindústrias rondonienses já receberam o selo:
-
Queijo Quatro Cachoeira (Ariquemes)
-
Itapajé Pescados (Porto Velho)
Com o SISBI-POA, os produtos dessas empresas têm “trânsito livre” em todo o país, assegurando qualidade e equivalência aos padrões federais de inspeção.
Expansão para novos empreendimentos
O SISBI-POA padroniza a fiscalização nacional, amplia mercados e garante segurança alimentar. A habilitação do CISAN abre caminho para que outros estabelecimentos busquem a certificação, gerando mais renda, empregos e competitividade para a agroindústria de Rondônia.