O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), tem reforçado ações em prol dos catadores de materiais recicláveis, com destaque para o projeto Rondônia Recicla. A iniciativa foi elogiada nesta quinta-feira (4) pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, durante visita à Vila Princesa, em Porto Velho.
O presidente do Sebrae, que integra o projeto Sebrae Pelo Brasil, destacou a relevância da atuação do governo estadual em dar visibilidade ao trabalho desses profissionais, promovendo políticas públicas que fortalecem a economia circular, aumentam a produtividade e garantem mais dignidade às famílias envolvidas na reciclagem. A parceria com o Sebrae é considerada estratégica para capacitar catadores e impulsionar a economia solidária em Rondônia.
“Sua presença neste evento mostra o compromisso do governo com esta atividade em Rondônia, estado que vem se destacando economicamente no país, e que já implantou um modelo de cooperativismo que evidencia o papel dos catadores, ampliando o crescimento com qualidade de vida e longevidade”, afirmou Décio Lima.
A secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou a importância ambiental e econômica do trabalho desses profissionais, que reduzem impactos ambientais e geram emprego e renda. Ela lembrou que o governo está realizando um levantamento para identificar todos os catadores do estado, visando a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O cadastro segue aberto até 30 de setembro, conforme Edital de Convocação nº 3.
Distribuição de kits
Mesmo antes do encerramento do levantamento, a Seas iniciou a entrega dos kits de EPIs, compostos por calça, colete, camiseta, botinas, luvas, máscara, avental, abafador de ruído, protetor auricular, óculos de segurança e chapéu. A ação prevê beneficiar cerca de 2 mil catadores, com investimento inicial estimado em R$ 775,18 mil.
Além da secretária da Seas e do presidente nacional do Sebrae, participaram do evento o diretor-presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti, o diretor superintendente José Alberto Anísio, o diretor técnico Carlos Eduardo Sakagami, e representantes dos catadores, como a presidente da Cooperativa Catanorte, Maria da Conceição, e o diretor financeiro Tony Industrial.