Cientistas descobriram um fóssil raro de dinossauro no Marrocos que revela uma espécie com uma armadura óssea única, nunca vista antes. O achado do Spicomellus afer está sendo considerado um dos mais estranhos já encontrados, surpreendendo pesquisadores como o professor Richard Butler, da Universidade de Birmingham, e a professora Susannah Maidment, do Museu de História Natural de Londres.
O Spicomellus afer viveu há 165 milhões de anos e é o mais antigo anquilossauro, um grupo de dinossauros herbívoros. A nova descoberta ajudou os paleontólogos a entenderem o animal com mais clareza, revelando que ele tinha espinhos ósseos fundidos às costelas, uma característica que não existe em nenhuma outra espécie, viva ou extinta.
Detalhes do fóssil surpreendem especialistas
O professor Butler classificou a descoberta como “incrivelmente significativa”. Para ele, a espécie é um dos dinossauros mais incomuns já vistos. A professora Maidment detalhou que a armadura do animal provavelmente servia para defesa, mas também poderia ser usada para atrair parceiros.
Ela explicou que o Spicomellus possuía uma variedade de placas e espinhos por todo o corpo, incluindo espinhos longos no pescoço e quadris, além de peças de armadura no ombro. “Nunca tínhamos visto nada parecido em nenhum outro animal”, acrescentou a pesquisadora.
Os mais antigos anquilossauros
Antes da descoberta dos novos restos, os paleontólogos tinham uma ideia limitada do dinossauro, baseada em um único osso costal encontrado em 2019. Com a descoberta completa do fóssil raro de dinossauro, os cientistas agora têm uma visão mais clara de como o animal vivia e se defendia.