O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) acompanhou, nesta quarta-feira (27), os resultados das ações adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) após auditoria na área de regulação do Hospital de Base. A regulação é o processo de organização e gestão do acesso aos serviços de saúde, garantindo que os pacientes recebam atendimento adequado na unidade mais apropriada.
Em razão da atuação do TCE-RO, a Sesau elaborou um plano de ação para aprimorar a regulação no hospital, monitorado pelo Tribunal de Contas. Durante a reunião, realizada na sede do TCE-RO, foram apresentados avanços operacionais, melhorias nos procedimentos, planejamento e indicadores de qualidade e desempenho.
Segundo o conselheiro do TCE-RO, Jailson Viana, a atuação do Tribunal vai além da auditoria técnica: “Se o Hospital de Base está acompanhando, com controle, a regulação e o atendimento ao usuário, o resultado é mais rápido e mais eficaz”.
A secretária adjunta da Sesau, Mariana Bragança, ressaltou que as recomendações do TCE-RO têm permitido uma atuação mais assertiva dos técnicos, com foco em resultados concretos. “Lá na ponta, a população já pode enxergar uma fluidez melhor nas filas e um atendimento de maior eficiência e qualidade”, afirmou.
A reunião contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e da gestão do Hospital de Base, reforçando o compromisso conjunto com a melhoria da saúde pública em Rondônia.