O Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho, realizou visitas aos polos do Cadastro Único (CadÚnico) nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia e Extrema, nos dias 15 e 16 de agosto.
As visitas foram conduzidas pelo diretor de Proteção Social Básica, Adonias Moeses, e pelo coordenador da Central de Cadastro Único, Clóvis Henrique. Os gestores conferiram as novas instalações das sedes administrativas e dos polos, além de realizar reuniões com os administradores locais.
Durante a ação, novas centrais de ar-condicionado foram entregues, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores que atendem as famílias que buscam o registro no CadÚnico.
“Estamos executando o planejamento da Semias para ampliar a divulgação e melhorar o atendimento às famílias que necessitam deste serviço. Queremos aumentar a cobertura em áreas rurais e ribeirinhas e dar mais acesso às informações sobre os benefícios do CadÚnico”, destacou Adonias Moeses.
O Cadastro Único é o principal instrumento para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e é pré-requisito para acesso a programas como:
-
Bolsa Família;
-
Benefício de Prestação Continuada (BPC);
-
Tarifa Social de Energia Elétrica;
-
Minha Casa, Minha Vida;
-
Isenção de taxas em concursos públicos;
-
Carteira do Idoso, entre outros.
Segundo o diretor do DPSB, “o CadÚnico contribui para a inclusão social e econômica, oferecendo suporte básico para que as famílias possam melhorar suas condições de vida. Daremos total atenção ao serviço e ao atendimento prestado pelos polos”.