Na última quinta-feira, 7 de agosto, o Sebrae em Rondônia organizou uma ação de benchmarking no Flutuante Rio Verde. O evento reuniu 10 empreendedores da Resex Lago do Cuniã, com o objetivo de compartilhar práticas de hospitalidade e sustentabilidade que podem ser aplicadas no turismo de base comunitária do Baixo Madeira.
Durante a visita, os participantes desfrutaram de acolhimento gastronômico e uma trilha ecológica. A gestora e proprietária do empreendimento, Thaiana Lima, ao lado de Genésio Teles de Carvalho e Iuri Carvalho, apresentou a trajetória, os desafios e as soluções inovadoras do local. As experiências compartilhadas serviram de inspiração para a governança sustentável na região.
Fortalecendo o turismo de base comunitária
De acordo com o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, o turismo é uma grande alternativa de desenvolvimento para as comunidades. “O Sebrae se une aos grandes parceiros desta iniciativa para fortalecer a governança e promover os atrativos e equipamentos turísticos desta região”, disse Sakagami.
A ação faz parte do plano de trabalho do Sebrae para fortalecer o Turismo de Base Comunitária na Resex Lago do Cuniã. A iniciativa contou com o apoio de diversas instituições, incluindo o ICMBio, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a Fecomércio RO e a agência de turismo Extremo Norte. O evento reforçou a colaboração entre instituições e empreendedores para o desenvolvimento sustentável em Rondônia.