A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está reforçando o apoio às ações do Governo Federal no enfrentamento da estiagem na Amazônia e no Pantanal. A participação da Conab ocorreu em 13 oficinas realizadas entre julho e agosto, dentro do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e no Pantanal (PNEAP), que tem o objetivo de antecipar os efeitos da seca e garantir respostas rápidas.
A Conab ofereceu suporte técnico, mobilizou equipes regionais e cedeu sua estrutura física para o plano. A Companhia, que faz parte do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (SIFPDEC), poderá ser acionada para apoiar estados e municípios, especialmente em ações voltadas para o atendimento de populações vulneráveis nas regiões afetadas pela estiagem.
O plano também prevê a utilização das unidades armazenadoras da Conab como pontos estratégicos para futuras operações logísticas. Entre as estruturas mapeadas estão os armazéns de Formoso do Araguaia (TO), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Boa Vista (RR).