O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira, 1° de agosto de 2025, que o governo brasileiro busca cooperação com os Estados Unidos. Apesar das novas tarifas impostas pelo governo norte-americano, o ministro destacou que há muito espaço para a parceria com os Estados Unidos. Ele ressaltou que o Brasil é grande demais para se alinhar a apenas um bloco e que a relação deve ser benéfica para ambas as nações.
Busca por Cooperação Mútua
Haddad comentou que, embora Brasil e Estados Unidos concorram em áreas como a produção de grãos e carnes, há muitas complementaridades. Ele incentivou que as empresas norte-americanas participem mais de licitações no Brasil, citando o crescimento robusto dos investimentos em infraestrutura. O ministro enfatizou que o governo está aberto a mais participações na economia, o que ajuda a sustentar empregos e renda no país.
Detalhes sobre o Plano de Contingência
O ministro da Fazenda informou que o governo brasileiro está finalizando um plano de contingência para setores afetados pelo aumento de tarifas. O pacote, que está sendo elaborado com o vice-presidente Geraldo Alckmin, pode ser anunciado pelo presidente Lula na próxima semana. Haddad explicou que o governo está “calibrando os números” com sindicatos e a Casa Civil para determinar o volume de recursos necessários.
Ele mencionou que algumas empresas podem não precisar de ajuda adicional, pois têm condições de redirecionar sua produção para outros mercados, inclusive o interno, que está aquecido. O ministro exemplificou com o governador do Ceará, que busca apoio para a aquisição de alimentos para a merenda escolar. Haddad também garantiu que o plano não exigirá recursos fora da meta fiscal, podendo ser operado dentro do marco atual.