Na última sexta-feira, dia 25 de julho, um morador de Vilhena, Rondônia, foi detido em flagrante por furto de energia elétrica. A irregularidade foi descoberta durante uma operação de fiscalização conduzida pela Energisa, parte de suas ações contínuas para combater o furto de energia no estado. Essas fiscalizações são direcionadas com base em estudos do Centro de Inteligência de Combate a Furto de Energia da concessionária.
A equipe da Energisa confirmou que a energia estava sendo desviada diretamente para a residência, sem passar pelo medidor. Essa prática configura crime de furto, conforme a legislação penal brasileira. A Polícia Militar e a Polícia Técnico-Científica (Politec) foram acionadas. Após a confirmação da irregularidade, o titular da unidade consumidora foi preso e levado à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Vilhena para as providências legais.
“Reforçamos nosso compromisso no combate ao furto de energia, porque essa prática ilegal coloca em risco a segurança da população, compromete a qualidade do fornecimento e impacta diretamente na tarifa paga pelos consumidores que utilizam o serviço de forma regular”, destacou o setor de Perdas da Energisa Rondônia.
O furto de energia é considerado crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e pode resultar em pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. A concessionária incentiva a população a colaborar com o combate a essa prática ilegal, realizando denúncias anônimas. Os canais disponíveis para denúncias são:
Deixe seu comentário
- 190 – Polícia Militar
- 0800 647 0120 – Central de Atendimento da Energisa (24h)
- (69) 99358-9673 – Gisa (WhatsApp da Energisa Rondônia)