Com o objetivo de valorizar os saberes tradicionais e incentivar a produção artesanal, será realizada de 4 a 8 de agosto de 2025, na comunidade quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), a “oficina de artesanato arte com palha de buriti: tecendo saberes”. A atividade contará com 18 vagas, oferecerá certificação aos participantes e concederá bolsa de R$ 500 para incentivo à permanência no curso.
A oficina será ministrada pelo artesão e sociólogo Marcio Guilhermon, que também coordena o projeto. Com foco na cultura amazônica e nas tradições locais, a formação busca capacitar moradores nas técnicas de produção com palha de buriti, promovendo expressão criativa e empreendedorismo cultural dentro da comunidade.
Segundo o coordenador, o curso é também uma forma de resistência cultural.
“O artesanato com palha de buriti carrega histórias, ancestralidade e conexão com a natureza. Queremos, com essa oficina, despertar o potencial artístico e produtivo dos participantes, promovendo geração de renda e autoestima por meio da arte”, destaca Marcio Guilhermon.
A ação foi contemplada pelo Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG, no Eixo V – ações formativas, categoria G – formação de demais áreas culturais que não sejam audiovisual. O projeto integra as iniciativas apoiadas pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel).
A atividade representa mais um passo na valorização dos saberes ancestrais e na promoção da sustentabilidade cultural e econômica das comunidades quilombolas da região sul do estado.