O Governo de Rondônia segue fortalecendo o desenvolvimento rural com mais uma etapa da regularização fundiária em Alta Floresta d’Oeste e municípios vizinhos. Entre os dias 23 e 26 de julho, produtores de Santa Luzia d’Oeste, Parecis e Alto Alegre dos Parecis estão sendo atendidos na unidade móvel “Sepat Sobre Rodas”, instalada no Parque de Exposição durante a Expoalta.
A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 324/23. O objetivo é garantir segurança jurídica à posse da terra, valorizar o trabalho do agricultor e impulsionar a economia regional.
Durante a Expoalta, o “Sepat Sobre Rodas” leva os serviços de regularização de imóveis rurais diretamente aos produtores, atendendo também as glebas Rio Branco, Bom Princípio, Guaporé e Massaco.
“Com o título em mãos, o agricultor tem acesso a crédito rural, investe com segurança e contribui para o crescimento da produção agrícola do estado”, afirmou o governador Marcos Rocha.
Aproximando o serviço de quem mais precisa
Para o secretário da Sepat, David Inácio, levar a unidade móvel aos eventos agropecuários facilita o acesso dos produtores aos serviços públicos. “Estamos encurtando distâncias, garantindo justiça e transparência na regularização fundiária rural”, destacou.
Já o coordenador de Regularização Fundiária Rural da Sepat, Marcos Rodrigo, reforçou que o trabalho ocorre de forma simultânea em Nova Brasilândia d’Oeste, abrangendo produtores de oito municípios da região. A iniciativa conta ainda com apoio de emenda parlamentar estadual de R$ 500 mil, voltada ao fortalecimento do setor produtivo.
“Regularizar a posse da terra é investir no futuro de milhares de famílias que fazem da agricultura a base da nossa economia”, completou o secretário David Inácio.