QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil!

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto.

Por Sérgio Pires | ƒ

Publicado em 

Não procure os detalhes na chamada grande imprensa; nem nas emissoras cooptadas por verbas milionárias; nem em blogs de “jornalistas” que há muito abandonaram o jornalismo e se tornaram militantes; nem nos principais sites do país. Importantíssimas e duras declarações do jovem (e novo) presidente da Câmara Federal estão escondidas em algumas publicações em redes sociais, aqui e ali, divulgadas por quem ainda respeita a notícia como ela é e não como a ideologia diz que ela deveria ser. Afora isso, você, leitor, terá que pesquisar muito para encontrar informações que dão ao menos um pouco de esperança de que nem tudo está dominado e de que ainda temos alguma chance de voltar a viver a verdadeira democracia, sem, por exemplo, a ditadura do Judiciário.

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto. “São governo o Executivo e o Legislativo.” Ponto final. Ninguém mais. O STF é apenas um órgão técnico, embora a maioria de seus membros tenha decidido, ultrapassando qualquer medida constitucional, que ele é também um órgão político. Disse mais o jovem corajoso, que agora comanda a Câmara: “O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos”, o que deixa bem clara sua opinião sobre as constantes decisões do STF, muitas inconstitucionais, e o claro antagonismo à verdadeira divisão dos Poderes. Traduzindo: quem quer tirar a força do Parlamento quer ditadura!

Outra declaração óbvia, mas necessária, de Hugo Motta: “Não há democracia sem uma imprensa livre.” Ou seja, para bom entendedor, ele afirma que sem liberdade de informação, o que há é a abominável censura. Falou mais, lendo a Constituição: “Todo o poder emana do povo”, o que, por si só, explica o que quis dizer o jovem presidente da Casa. Critica também o que chamou de “um arrendamento do Legislativo pelo Executivo”, referindo-se às negociações por votos no Parlamento pelo Governo, via emendas bilionárias liberadas. Afirmou ainda: “Quero ser o primeiro na fila da transparência, em todos os Poderes”, em todos os casos, como os de sigilo de 100 anos decididos pelo Governo. Mas também quer transparência nos demais Poderes, depreende-se. “Lutemos pela Constituição”, pediu Hugo Motta, reafirmando: “A Constituição está acima de todos; ninguém está acima dela. Fora da Constituição, a democracia morre!”, num recado bem claro aos que a estão pisoteando.

Se não mudar de posição e se sair do discurso para a prática, em breve Hugo Motta passará a ser alvo da mídia amiguinha e daqueles que acham que democracia é quando só eles falam e os outros obedecem. Mas que surgiu, até que enfim, uma voz com um pingo de coragem para dizer as verdades que precisavam ser ditas, ah!, disso não se duvida! Hugo Motta é “o” cara, pelo menos neste momento. Terá futuro?

Defesa de Carlão quer cumprimento da pena em domicílio. Idoso, ele ainda tem uma doença grave

Idoso, com uma doença grave e internado em um hospital de São Paulo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira, através de seus advogados, está tentando cumprir a pena em casa. Por enquanto, não conseguiu. Carlão esteve desaparecido durante vários anos, desde 2019, quando suas condenações vieram das últimas instâncias e não havia mais como ingressar com outros recursos. Com alguma ironia, pode-se dizer que, se Carlão tivesse se envolvido na Lava Jato, já estaria livre, inocentado e até recebendo de volta, caso tivesse devolvido algum dinheiro.

Mas, voltando ao caso sério, 20 dos 24 deputados estaduais da época foram condenados na Operação Dominó. Carlão foi considerado culpado em vários processos, somando mais de 70 anos de reclusão. Na semana passada, ao se internar em São Paulo, seus defensores informaram as autoridades policiais e iniciaram uma negociação para que Carlão se entregasse. O pedido de cumprimento da pena em domicílio não foi acatado “por ora”, segundo decisão da Justiça rondoniense.

Um personagem inesquecível da política rondoniense, Carlão chegou perto de ser governador durante a crise entre o governo Ivo Cassol e grande parte dos deputados. Havia um movimento para cassar Cassol, que foi paralisado depois das denúncias no Fantástico, que expôs vários parlamentares. Depois, a mobilização prosseguia, com apoio da então vice-governadora Odaísa Fernandes.

Reza a lenda da nossa política que, nos bastidores da ALE à época, dizia-se que Odaísa, caso assumisse, poderia também ser cassada. Assim, Carlão, presidente do Parlamento, assumiria o governo. Essa história entrou para o lendário da política local, mas, é claro, não há qualquer informação oficial ou comprovação de algum plano nesse sentido. Ficou para a História apenas como mais uma lenda na nossa complexa política!

Viva as leis brasileiras, que ajudaram mais um assassino a escapar das grades!

Ah, as leis brasileiras, que abraçam criminosos! Mesmo os mais cruéis, os que matam por motivos fúteis, os que destroem vidas e famílias… toda essa gente que representa o terror para a sociedade é tratada como se fosse pobre coitada, vítima da sociedade.

Foi o caso ocorrido neste final de semana, quando o autor do brutal e covarde assassinato do jovem Alberto Andreoli, filho do jornalista Paulo Andreoli, do site Rondôniaovivo, matou por uma discussão banal. Furioso, o assassino tirou a vida de Alberto com várias facadas.

Condenado a 22 anos de cadeia, o matador estava vivendo dias de liberdade, fazendo serviços fora dos muros do presídio Urso Branco, onde deveria estar trancafiado – não fosse o pacote de leis amigas dos bandidos e facínoras, que dá a eles todos os direitos que suas vítimas jamais tiveram.

Mesmo que não tivesse fugido, daqui a dois anos o criminoso teria direito à liberdade provisória, enquanto a família vai chorar eternamente a perda irreparável.

Até a noite desta terça-feira, não havia sinal de que o assassino tivesse sido localizado. Perigoso e mortal, ele pode atacar a qualquer hora e em qualquer lugar, ainda mais sob perseguição – como reagem as feras. João Luiz da Silva Filho é mais um protegido pela legislação brasileira, feita sob medida para cuidar dos direitos de gente como ele.

Paulinho Andreoli, seu pai; a mãe, irmãos e familiares, contudo, receberam uma punição eterna: nunca mais poderão conviver com alguém que amavam e que deixou uma lacuna irreparável. Mas para o assassino, todas as benesses. Não é um pacote de crueldade contra as pessoas de bem?

Maiorquin assume comando do Sindicato Médico prometendo unir a categoria e valorizar o interior

Unir os médicos em torno do seu sindicato; aproximar cada vez mais os profissionais do interior; ampliar a sede do sindicato para incluir um hotel de trânsito para médicos que necessitem se deslocar para Porto Velho.

Essas são, entre vários outros projetos, as propostas apresentadas à categoria pelo Dr. Luis Eduardo Maiorquin, novo presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

Sua posse foi prestigiada por grande número de colegas, destacando-se o rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que reúne mais de 600 mil profissionais.

Melhorar a saúde pública no Estado é outra meta: “O Simero sempre estará aberto a conversar com secretários de saúde dos municípios, levando propostas que possam melhorar a gestão e a qualidade do serviço prestado à população”, destacou Maiorquin.

Vândalos atacam no Abobrão menos de três dias depois da entrega de uma grande obra para a Cohab

Menos de três dias. Inaugurado com grande festa pelo governador Marcos Rocha, o novo Abobrão, no bairro Cohab, foi totalmente revitalizado com investimentos de mais de 3 milhões e 800 mil reais, tudo oriundo dos cofres do Estado.

Várias autoridades, incluindo a deputada federal Cristiane Lopes, que apoiou a obra, estiveram presentes à inauguração, ocorrida na última sexta-feira. Junto com convidados e lideranças da comunidade, a cerimônia marcou a entrega de um espaço público que estava praticamente abandonado e que, agora, oferece uma série de serviços de lazer para aquela área da cidade.

Menos de três dias. Antes mesmo de se completarem 72 horas da inauguração, vândalos foram até o local e arrancaram torneiras, deixando a água jorrando em vários pontos da área de lazer. Vagabundos inescrupulosos, que não respeitam nada nem ninguém, fizeram questão de deixar sua marca lúgubre, como se quisessem demonstrar que não aceitam melhorias para seus próprios vizinhos e para a comunidade em que vivem.

Imediatamente, o governador Marcos Rocha determinou que as torneiras fossem reinstaladas. A partir de agora, Rocha afirma contar com o apoio da população para fiscalizar o local e anunciou a instalação de um totem de vigilância para combater o vandalismo.

O novo Parque do Abobrão transformou completamente o antigo campo de futebol, que antes era apenas um terreno de terra batida. Agora, o campo tem gramado e, ao seu redor, foram instalados diversos equipamentos para uso de crianças e adultos, incluindo um centro de convivência. Tanto Marcos Rocha quanto Cristiane Lopes, além do secretário Elias Rezende, responsável pela obra, comemoraram com a comunidade a entrega desse presente para a capital, financiado integralmente pelo governo.

Pouco tempo depois, contudo, o vandalismo começou. O pior de tudo é que, caso os responsáveis sejam identificados, nada lhes acontecerá. As leis não protegem a população prejudicada, mas sim amparam esse tipo de cidadão podre.

Rio Madeira se aproxima da cota de emergência e há temor de nova grande enchente na capital

Olho vivo! Mesmo com a meteorologia insistindo em afirmar que não há risco, ao menos até agora, de que se repita a grande cheia de 2014, o rio Madeira está “dizendo” o contrário.

Nesta terça-feira, ele já transbordava em algumas áreas, inclusive passando por cima de pontes na zona rural de Porto Velho. Na Hidrelétrica do Madeira, comportas da Hidrelétrica de Santo Antônio já estavam sendo abertas para dar vazão ao grande volume de água. O Madeirão já superava os 15 metros e 30 centímetros, e as violentas chuvas na Bolívia e no Peru – cabeceiras dos rios que abastecem o de Rondônia – apontavam para o perigo que se aproxima.

Já no domingo à tarde, porto-velhenses que foram para sítios do outro lado do rio atravessaram normalmente por pontes na área rural pela manhã, mas na volta, à tardinha, já enfrentavam dificuldades, pois a água já passava sobre elas. O mesmo acontecia com o rio das Garças, em Candeias do Jamari. Vários pontos de transbordamento já foram detectados desde a tarde de domingo.

O rio Madeira, na região próxima ao centro de Porto Velho, atingiu a marca recorde de 19 metros e 74 centímetros em 30 de março de 2014, mais de três metros acima da cota de emergência estabelecida pelos órgãos públicos nesse local, que é de 16 metros e 68 centímetros. Ainda falta mais de um metro para que a cota considerada de emergência e extremamente perigosa seja atingida novamente.

A Defesa Civil já se prepara para dias complicados daqui para a frente, ainda mais considerando que faltam cerca de 70 dias para o fim do inverno amazônico. O perigo vem das chuvas…

Perguntinha

Você é do grupo que comemorou a grande conquista do cinema brasileiro, que pela primeira vez na história conseguiu ganhar um Oscar, ou é da turma dos doentes sociais que estão brigando como feras – uns defendendo, outros atacando o filme –, dependendo da ideologia que cada um defende?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho entrega bicicletas a estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho reconhece desempenho escolar e incentiva permanência dos alunos na escola.
L

CDL de Cacoal inaugura Sala Parceiro Sebrae

Novo espaço amplia parceria com o Sebrae e aproxima soluções dos empreendedores locais.
L
Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Primeiro lote de habilitações gratuitas beneficia 82 condutores em diversos municípios do estado.
L
Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Comissão de secretários irá escolher o departamento mais enfeitado da Secretaria Municipal de Administração.
L
Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Com centenas de inscrições recebidas, a grande vencedora do sorteio é Joseane Soares Monenegro, moradora de Porto Velho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Projeto de lei libera R$ 14,9 milhões à Sesdec para assegurar obrigações previdenciárias.
L
Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Evento acontece neste sábado (20), com atividades para famílias, sorteios e programação cultural.
L
Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Recursos empenhados pelo deputado federal atendem Exército, Aeronáutica e Marinha com reformas, equipamentos e viaturas em Porto Velho.
L
Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

PL 1207/2025 autoriza liberação de R$ 459,9 mil para fortalecer o atendimento socioeducativo no estado.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante pagamento de R$ 350 mil ao Instituto Padre Ezequiel, em Ji-Paraná

Emenda de Cláudia de Jesus garante pagamento de R$ 350 mil ao Instituto Padre Ezequiel, em Ji-Paraná

Recurso será utilizado na reforma do espaço que vai abrigar as ações sociais da instituição.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua da Igreja, resultando no encaminhamento da vítima ao Hospital João Paulo II.
12
Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Em menos de 24 horas, três idosos foram assassinados com sinais de violência extrema no município, gerando um clima de insegurança e medo na população.
18
MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

Ação integrada cumpre mandados em Rondônia, Santa Catarina e Paraná contra organização criminosa.
L
Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

O imóvel localizado na rua Sena Madureira foi alvo de chamas em três pontos distintos, levantando suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
10
Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

O acidente envolvendo uma motocicleta e um utilitário ocorreu no cruzamento da rua Xapuri com a T-04, mobilizando equipes de trânsito e socorro médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

O presidente dos Estados Unidos prometeu um bônus de Natal a 1,45 milhão de militares e defendeu a política de tarifas para impulsionar a economia americana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.