QUINTA-FEIRA, 11/12/2025
Publicidade

Em destaque

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil!

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto.

Por Sérgio Pires | ƒ

Publicado em 

Não procure os detalhes na chamada grande imprensa; nem nas emissoras cooptadas por verbas milionárias; nem em blogs de “jornalistas” que há muito abandonaram o jornalismo e se tornaram militantes; nem nos principais sites do país. Importantíssimas e duras declarações do jovem (e novo) presidente da Câmara Federal estão escondidas em algumas publicações em redes sociais, aqui e ali, divulgadas por quem ainda respeita a notícia como ela é e não como a ideologia diz que ela deveria ser. Afora isso, você, leitor, terá que pesquisar muito para encontrar informações que dão ao menos um pouco de esperança de que nem tudo está dominado e de que ainda temos alguma chance de voltar a viver a verdadeira democracia, sem, por exemplo, a ditadura do Judiciário.

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto. “São governo o Executivo e o Legislativo.” Ponto final. Ninguém mais. O STF é apenas um órgão técnico, embora a maioria de seus membros tenha decidido, ultrapassando qualquer medida constitucional, que ele é também um órgão político. Disse mais o jovem corajoso, que agora comanda a Câmara: “O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos”, o que deixa bem clara sua opinião sobre as constantes decisões do STF, muitas inconstitucionais, e o claro antagonismo à verdadeira divisão dos Poderes. Traduzindo: quem quer tirar a força do Parlamento quer ditadura!

Outra declaração óbvia, mas necessária, de Hugo Motta: “Não há democracia sem uma imprensa livre.” Ou seja, para bom entendedor, ele afirma que sem liberdade de informação, o que há é a abominável censura. Falou mais, lendo a Constituição: “Todo o poder emana do povo”, o que, por si só, explica o que quis dizer o jovem presidente da Casa. Critica também o que chamou de “um arrendamento do Legislativo pelo Executivo”, referindo-se às negociações por votos no Parlamento pelo Governo, via emendas bilionárias liberadas. Afirmou ainda: “Quero ser o primeiro na fila da transparência, em todos os Poderes”, em todos os casos, como os de sigilo de 100 anos decididos pelo Governo. Mas também quer transparência nos demais Poderes, depreende-se. “Lutemos pela Constituição”, pediu Hugo Motta, reafirmando: “A Constituição está acima de todos; ninguém está acima dela. Fora da Constituição, a democracia morre!”, num recado bem claro aos que a estão pisoteando.

Se não mudar de posição e se sair do discurso para a prática, em breve Hugo Motta passará a ser alvo da mídia amiguinha e daqueles que acham que democracia é quando só eles falam e os outros obedecem. Mas que surgiu, até que enfim, uma voz com um pingo de coragem para dizer as verdades que precisavam ser ditas, ah!, disso não se duvida! Hugo Motta é “o” cara, pelo menos neste momento. Terá futuro?

Defesa de Carlão quer cumprimento da pena em domicílio. Idoso, ele ainda tem uma doença grave

Idoso, com uma doença grave e internado em um hospital de São Paulo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira, através de seus advogados, está tentando cumprir a pena em casa. Por enquanto, não conseguiu. Carlão esteve desaparecido durante vários anos, desde 2019, quando suas condenações vieram das últimas instâncias e não havia mais como ingressar com outros recursos. Com alguma ironia, pode-se dizer que, se Carlão tivesse se envolvido na Lava Jato, já estaria livre, inocentado e até recebendo de volta, caso tivesse devolvido algum dinheiro.

Mas, voltando ao caso sério, 20 dos 24 deputados estaduais da época foram condenados na Operação Dominó. Carlão foi considerado culpado em vários processos, somando mais de 70 anos de reclusão. Na semana passada, ao se internar em São Paulo, seus defensores informaram as autoridades policiais e iniciaram uma negociação para que Carlão se entregasse. O pedido de cumprimento da pena em domicílio não foi acatado “por ora”, segundo decisão da Justiça rondoniense.

Um personagem inesquecível da política rondoniense, Carlão chegou perto de ser governador durante a crise entre o governo Ivo Cassol e grande parte dos deputados. Havia um movimento para cassar Cassol, que foi paralisado depois das denúncias no Fantástico, que expôs vários parlamentares. Depois, a mobilização prosseguia, com apoio da então vice-governadora Odaísa Fernandes.

Reza a lenda da nossa política que, nos bastidores da ALE à época, dizia-se que Odaísa, caso assumisse, poderia também ser cassada. Assim, Carlão, presidente do Parlamento, assumiria o governo. Essa história entrou para o lendário da política local, mas, é claro, não há qualquer informação oficial ou comprovação de algum plano nesse sentido. Ficou para a História apenas como mais uma lenda na nossa complexa política!

Viva as leis brasileiras, que ajudaram mais um assassino a escapar das grades!

Ah, as leis brasileiras, que abraçam criminosos! Mesmo os mais cruéis, os que matam por motivos fúteis, os que destroem vidas e famílias… toda essa gente que representa o terror para a sociedade é tratada como se fosse pobre coitada, vítima da sociedade.

Foi o caso ocorrido neste final de semana, quando o autor do brutal e covarde assassinato do jovem Alberto Andreoli, filho do jornalista Paulo Andreoli, do site Rondôniaovivo, matou por uma discussão banal. Furioso, o assassino tirou a vida de Alberto com várias facadas.

Condenado a 22 anos de cadeia, o matador estava vivendo dias de liberdade, fazendo serviços fora dos muros do presídio Urso Branco, onde deveria estar trancafiado – não fosse o pacote de leis amigas dos bandidos e facínoras, que dá a eles todos os direitos que suas vítimas jamais tiveram.

Mesmo que não tivesse fugido, daqui a dois anos o criminoso teria direito à liberdade provisória, enquanto a família vai chorar eternamente a perda irreparável.

Até a noite desta terça-feira, não havia sinal de que o assassino tivesse sido localizado. Perigoso e mortal, ele pode atacar a qualquer hora e em qualquer lugar, ainda mais sob perseguição – como reagem as feras. João Luiz da Silva Filho é mais um protegido pela legislação brasileira, feita sob medida para cuidar dos direitos de gente como ele.

Paulinho Andreoli, seu pai; a mãe, irmãos e familiares, contudo, receberam uma punição eterna: nunca mais poderão conviver com alguém que amavam e que deixou uma lacuna irreparável. Mas para o assassino, todas as benesses. Não é um pacote de crueldade contra as pessoas de bem?

Maiorquin assume comando do Sindicato Médico prometendo unir a categoria e valorizar o interior

Unir os médicos em torno do seu sindicato; aproximar cada vez mais os profissionais do interior; ampliar a sede do sindicato para incluir um hotel de trânsito para médicos que necessitem se deslocar para Porto Velho.

Essas são, entre vários outros projetos, as propostas apresentadas à categoria pelo Dr. Luis Eduardo Maiorquin, novo presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

Sua posse foi prestigiada por grande número de colegas, destacando-se o rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que reúne mais de 600 mil profissionais.

Melhorar a saúde pública no Estado é outra meta: “O Simero sempre estará aberto a conversar com secretários de saúde dos municípios, levando propostas que possam melhorar a gestão e a qualidade do serviço prestado à população”, destacou Maiorquin.

Vândalos atacam no Abobrão menos de três dias depois da entrega de uma grande obra para a Cohab

Menos de três dias. Inaugurado com grande festa pelo governador Marcos Rocha, o novo Abobrão, no bairro Cohab, foi totalmente revitalizado com investimentos de mais de 3 milhões e 800 mil reais, tudo oriundo dos cofres do Estado.

Várias autoridades, incluindo a deputada federal Cristiane Lopes, que apoiou a obra, estiveram presentes à inauguração, ocorrida na última sexta-feira. Junto com convidados e lideranças da comunidade, a cerimônia marcou a entrega de um espaço público que estava praticamente abandonado e que, agora, oferece uma série de serviços de lazer para aquela área da cidade.

Menos de três dias. Antes mesmo de se completarem 72 horas da inauguração, vândalos foram até o local e arrancaram torneiras, deixando a água jorrando em vários pontos da área de lazer. Vagabundos inescrupulosos, que não respeitam nada nem ninguém, fizeram questão de deixar sua marca lúgubre, como se quisessem demonstrar que não aceitam melhorias para seus próprios vizinhos e para a comunidade em que vivem.

Imediatamente, o governador Marcos Rocha determinou que as torneiras fossem reinstaladas. A partir de agora, Rocha afirma contar com o apoio da população para fiscalizar o local e anunciou a instalação de um totem de vigilância para combater o vandalismo.

O novo Parque do Abobrão transformou completamente o antigo campo de futebol, que antes era apenas um terreno de terra batida. Agora, o campo tem gramado e, ao seu redor, foram instalados diversos equipamentos para uso de crianças e adultos, incluindo um centro de convivência. Tanto Marcos Rocha quanto Cristiane Lopes, além do secretário Elias Rezende, responsável pela obra, comemoraram com a comunidade a entrega desse presente para a capital, financiado integralmente pelo governo.

Pouco tempo depois, contudo, o vandalismo começou. O pior de tudo é que, caso os responsáveis sejam identificados, nada lhes acontecerá. As leis não protegem a população prejudicada, mas sim amparam esse tipo de cidadão podre.

Rio Madeira se aproxima da cota de emergência e há temor de nova grande enchente na capital

Olho vivo! Mesmo com a meteorologia insistindo em afirmar que não há risco, ao menos até agora, de que se repita a grande cheia de 2014, o rio Madeira está “dizendo” o contrário.

Nesta terça-feira, ele já transbordava em algumas áreas, inclusive passando por cima de pontes na zona rural de Porto Velho. Na Hidrelétrica do Madeira, comportas da Hidrelétrica de Santo Antônio já estavam sendo abertas para dar vazão ao grande volume de água. O Madeirão já superava os 15 metros e 30 centímetros, e as violentas chuvas na Bolívia e no Peru – cabeceiras dos rios que abastecem o de Rondônia – apontavam para o perigo que se aproxima.

Já no domingo à tarde, porto-velhenses que foram para sítios do outro lado do rio atravessaram normalmente por pontes na área rural pela manhã, mas na volta, à tardinha, já enfrentavam dificuldades, pois a água já passava sobre elas. O mesmo acontecia com o rio das Garças, em Candeias do Jamari. Vários pontos de transbordamento já foram detectados desde a tarde de domingo.

O rio Madeira, na região próxima ao centro de Porto Velho, atingiu a marca recorde de 19 metros e 74 centímetros em 30 de março de 2014, mais de três metros acima da cota de emergência estabelecida pelos órgãos públicos nesse local, que é de 16 metros e 68 centímetros. Ainda falta mais de um metro para que a cota considerada de emergência e extremamente perigosa seja atingida novamente.

A Defesa Civil já se prepara para dias complicados daqui para a frente, ainda mais considerando que faltam cerca de 70 dias para o fim do inverno amazônico. O perigo vem das chuvas…

Perguntinha

Você é do grupo que comemorou a grande conquista do cinema brasileiro, que pela primeira vez na história conseguiu ganhar um Oscar, ou é da turma dos doentes sociais que estão brigando como feras – uns defendendo, outros atacando o filme –, dependendo da ideologia que cada um defende?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, foi formalmente preso

Ex-presidente boliviano Luis Arce é detido em La Paz e levado à unidade anticrime da FELCC, acusado de irregularidades no uso de recursos do fundo indígena durante seu período como ministro da Economia.
L

Sinalização viária em obras na BR-364 é foco em capacitação da Nova 364

Treinamento envolveu mais de 500 colaboradores em cinco cidades
L
Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
L
DJ Leudson no Agenda News: 30 anos de pista e paixão

DJ Leudson no Agenda News: 30 anos de pista e paixão

Em entrevista leve e nostálgica com Renata Camurça, DJ Leudson celebra três décadas de carreira e convida o público para a festa Corsário Revival, relembrando os tempos áureos da noite de Porto Velho.
L
Entrada e saída da rodoviária são invertidas para melhorar trânsito a partir desta quinta-feira (11)

Entrada e saída da rodoviária são invertidas para melhorar trânsito a partir desta quinta-feira (11)

Mudança na rodoviária de Porto Velho altera entrada pela Avenida Carlos Gomes e saída pela rua João Pedro da Rocha para garantir mais fluidez no tráfego
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Vereador Pedro Geovar é o entrevistado desta quarta-feira

que vai comentar os principais trabalhos realizados nos bairros, projetos sociais, cobranças ao Executivo, apoio ao agro e ações em parceria com instituições da capital.
L

In Foco Podcast: Os Mistérios da Espiritualidade com Camila Ferreira

Nesta quarta-feira, o Programa In Foco traz uma conversa especial com Camila Ferreira, referência em atendimentos espirituais e sensibilidade energética em diversos estados do Brasil.
L
Senado aprova PL Antifacção que endurece penas e cria imposto sobre bets para segurança

Senado aprova PL Antifacção que endurece penas e cria imposto sobre bets para segurança

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por unanimidade, o PL Antifacção, que prevê penas mais duras para membros de facções e milícias, limita a progressão de regime e cria a Cide-Bet para financiar o combate ao crime organizado no Brasil.
L
Novo PAC executa 70,8% dos R$ 1,3 trilhão e destina R$ 39,3 bi para áreas sociais

Novo PAC executa 70,8% dos R$ 1,3 trilhão e destina R$ 39,3 bi para áreas sociais

O governo anunciou que R$ 944,8 bilhões do Novo PAC já foram executados até agosto, representando 70,8% do total previsto até 2026, e liberou mais R$ 39,3 bilhões em investimentos para saúde, educação, água e esgoto.
L
Comissão da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação e envia texto ao Senado

Comissão da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação e envia texto ao Senado

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o parecer final do relator sobre o próximo Plano Nacional de Educação (PNE), que define diretrizes e metas para a política educacional brasileira nos próximos dez anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional foi tema de encontro entre Alex Redano e Éder Palmonari, que discutiram demandas do clube e propostas para ampliar o apoio ao esporte.
L
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

A deputada reforça necessidade de ampliar investimentos na saúde e alerta para impactos da falta de estrutura no atendimento à população
L
Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para a Escola Maria de Nazaré em Porto Velho

Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para a Escola Maria de Nazaré em Porto Velho

O deputado solicita implantação da Educação Integral na Escola Maria de Nazaré e destaca impacto para estudantes de áreas vulneráveis
L
Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

A deputada debate com a Sesdec a convocação da 2ª turma e reforça necessidade de planejamento orçamentário do Estado
L
Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia reforça solidariedade em ação natalina com os Correios e reúne crianças, famílias e servidores em Porto Velho
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

Operação cumpre mandados de prisão e busca na capital de Rondônia.
10
PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combater uma organização criminosa que recrutava e traficava mulheres no Brasil para fins de exploração sexual na Espanha, movimentando mais de 40 milhões de reais.
10
PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

A Polícia Federal deflagrou a Operação Lage em Chamas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão para combater a grilagem e incêndio criminoso em terra indígena em Rondônia por um grupo que invadiu e desmatou a área.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de sequestro e homicídio na Operação Justiça Sombria

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de sequestro e homicídio na Operação Justiça Sombria

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Justiça Sombria nesta quarta-feira (10), resultando na prisão do principal suspeito de planejar e executar o sequestro seguido de morte da vítima T.N.E.S.
14
Polícia Civil de Rondônia prende foragido do Rio Grande do Sul em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende foragido do Rio Grande do Sul em Ariquemes

A Delegacia Regional de Ariquemes efetuou a prisão do foragido do Rio Grande do Sul de 52 anos, procurado pela Justiça gaúcha, em cumprimento a mandado judicial na manhã desta terça-feira (09).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paredão formado com JP Alves, Lylyan Silva e Aron Pierre no Rondônia Reality Show 2025

Após eliminação falsa de Daniel Moraes, liderança de Nete Pinheiro na prova de resistência e Anjo definido, o público decide quem deixa o jogo nesta sexta-feira.
L
Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre a operação nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 122 mortes, pede a federalização das investigações e aponta casos de tortura, execuções e violação de diversos direitos humanos.
L
Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Parlamentar acompanhou obras e destacou importância do investimento para a saúde da região.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
CCJ da Câmara rejeita parecer e se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

CCJ da Câmara rejeita parecer e se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou o relatório que era contrário à cassação de Carla Zambelli por 32 a 27 votos, e um novo relator deve agora recomendar a perda do mandato da deputada, já condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Iniciativa da ACEMDA integra educação, cultura e meio ambiente para fortalecer direitos humanos e combater a desinformação.
L
Vereador Pedro Geovar intensifica fiscalização e cobra regularização da coleta de lixo em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar intensifica fiscalização e cobra regularização da coleta de lixo em Porto Velho

Parlamentar percorre bairros e alerta para riscos à saúde pública devido à precariedade do serviço.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.