QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil!

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto.

Por Sérgio Pires | ƒ

Publicado em 

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil! - News Rondônia

Não procure os detalhes na chamada grande imprensa; nem nas emissoras cooptadas por verbas milionárias; nem em blogs de “jornalistas” que há muito abandonaram o jornalismo e se tornaram militantes; nem nos principais sites do país. Importantíssimas e duras declarações do jovem (e novo) presidente da Câmara Federal estão escondidas em algumas publicações em redes sociais, aqui e ali, divulgadas por quem ainda respeita a notícia como ela é e não como a ideologia diz que ela deveria ser. Afora isso, você, leitor, terá que pesquisar muito para encontrar informações que dão ao menos um pouco de esperança de que nem tudo está dominado e de que ainda temos alguma chance de voltar a viver a verdadeira democracia, sem, por exemplo, a ditadura do Judiciário.

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto. “São governo o Executivo e o Legislativo.” Ponto final. Ninguém mais. O STF é apenas um órgão técnico, embora a maioria de seus membros tenha decidido, ultrapassando qualquer medida constitucional, que ele é também um órgão político. Disse mais o jovem corajoso, que agora comanda a Câmara: “O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos”, o que deixa bem clara sua opinião sobre as constantes decisões do STF, muitas inconstitucionais, e o claro antagonismo à verdadeira divisão dos Poderes. Traduzindo: quem quer tirar a força do Parlamento quer ditadura!

Outra declaração óbvia, mas necessária, de Hugo Motta: “Não há democracia sem uma imprensa livre.” Ou seja, para bom entendedor, ele afirma que sem liberdade de informação, o que há é a abominável censura. Falou mais, lendo a Constituição: “Todo o poder emana do povo”, o que, por si só, explica o que quis dizer o jovem presidente da Casa. Critica também o que chamou de “um arrendamento do Legislativo pelo Executivo”, referindo-se às negociações por votos no Parlamento pelo Governo, via emendas bilionárias liberadas. Afirmou ainda: “Quero ser o primeiro na fila da transparência, em todos os Poderes”, em todos os casos, como os de sigilo de 100 anos decididos pelo Governo. Mas também quer transparência nos demais Poderes, depreende-se. “Lutemos pela Constituição”, pediu Hugo Motta, reafirmando: “A Constituição está acima de todos; ninguém está acima dela. Fora da Constituição, a democracia morre!”, num recado bem claro aos que a estão pisoteando.

Se não mudar de posição e se sair do discurso para a prática, em breve Hugo Motta passará a ser alvo da mídia amiguinha e daqueles que acham que democracia é quando só eles falam e os outros obedecem. Mas que surgiu, até que enfim, uma voz com um pingo de coragem para dizer as verdades que precisavam ser ditas, ah!, disso não se duvida! Hugo Motta é “o” cara, pelo menos neste momento. Terá futuro?

Defesa de Carlão quer cumprimento da pena em domicílio. Idoso, ele ainda tem uma doença grave

Idoso, com uma doença grave e internado em um hospital de São Paulo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira, através de seus advogados, está tentando cumprir a pena em casa. Por enquanto, não conseguiu. Carlão esteve desaparecido durante vários anos, desde 2019, quando suas condenações vieram das últimas instâncias e não havia mais como ingressar com outros recursos. Com alguma ironia, pode-se dizer que, se Carlão tivesse se envolvido na Lava Jato, já estaria livre, inocentado e até recebendo de volta, caso tivesse devolvido algum dinheiro.

Mas, voltando ao caso sério, 20 dos 24 deputados estaduais da época foram condenados na Operação Dominó. Carlão foi considerado culpado em vários processos, somando mais de 70 anos de reclusão. Na semana passada, ao se internar em São Paulo, seus defensores informaram as autoridades policiais e iniciaram uma negociação para que Carlão se entregasse. O pedido de cumprimento da pena em domicílio não foi acatado “por ora”, segundo decisão da Justiça rondoniense.

Um personagem inesquecível da política rondoniense, Carlão chegou perto de ser governador durante a crise entre o governo Ivo Cassol e grande parte dos deputados. Havia um movimento para cassar Cassol, que foi paralisado depois das denúncias no Fantástico, que expôs vários parlamentares. Depois, a mobilização prosseguia, com apoio da então vice-governadora Odaísa Fernandes.

Reza a lenda da nossa política que, nos bastidores da ALE à época, dizia-se que Odaísa, caso assumisse, poderia também ser cassada. Assim, Carlão, presidente do Parlamento, assumiria o governo. Essa história entrou para o lendário da política local, mas, é claro, não há qualquer informação oficial ou comprovação de algum plano nesse sentido. Ficou para a História apenas como mais uma lenda na nossa complexa política!

Viva as leis brasileiras, que ajudaram mais um assassino a escapar das grades!

Ah, as leis brasileiras, que abraçam criminosos! Mesmo os mais cruéis, os que matam por motivos fúteis, os que destroem vidas e famílias… toda essa gente que representa o terror para a sociedade é tratada como se fosse pobre coitada, vítima da sociedade.

Foi o caso ocorrido neste final de semana, quando o autor do brutal e covarde assassinato do jovem Alberto Andreoli, filho do jornalista Paulo Andreoli, do site Rondôniaovivo, matou por uma discussão banal. Furioso, o assassino tirou a vida de Alberto com várias facadas.

Condenado a 22 anos de cadeia, o matador estava vivendo dias de liberdade, fazendo serviços fora dos muros do presídio Urso Branco, onde deveria estar trancafiado – não fosse o pacote de leis amigas dos bandidos e facínoras, que dá a eles todos os direitos que suas vítimas jamais tiveram.

Mesmo que não tivesse fugido, daqui a dois anos o criminoso teria direito à liberdade provisória, enquanto a família vai chorar eternamente a perda irreparável.

Até a noite desta terça-feira, não havia sinal de que o assassino tivesse sido localizado. Perigoso e mortal, ele pode atacar a qualquer hora e em qualquer lugar, ainda mais sob perseguição – como reagem as feras. João Luiz da Silva Filho é mais um protegido pela legislação brasileira, feita sob medida para cuidar dos direitos de gente como ele.

Paulinho Andreoli, seu pai; a mãe, irmãos e familiares, contudo, receberam uma punição eterna: nunca mais poderão conviver com alguém que amavam e que deixou uma lacuna irreparável. Mas para o assassino, todas as benesses. Não é um pacote de crueldade contra as pessoas de bem?

Maiorquin assume comando do Sindicato Médico prometendo unir a categoria e valorizar o interior

Unir os médicos em torno do seu sindicato; aproximar cada vez mais os profissionais do interior; ampliar a sede do sindicato para incluir um hotel de trânsito para médicos que necessitem se deslocar para Porto Velho.

Essas são, entre vários outros projetos, as propostas apresentadas à categoria pelo Dr. Luis Eduardo Maiorquin, novo presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

Sua posse foi prestigiada por grande número de colegas, destacando-se o rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que reúne mais de 600 mil profissionais.

Melhorar a saúde pública no Estado é outra meta: “O Simero sempre estará aberto a conversar com secretários de saúde dos municípios, levando propostas que possam melhorar a gestão e a qualidade do serviço prestado à população”, destacou Maiorquin.

Vândalos atacam no Abobrão menos de três dias depois da entrega de uma grande obra para a Cohab

Menos de três dias. Inaugurado com grande festa pelo governador Marcos Rocha, o novo Abobrão, no bairro Cohab, foi totalmente revitalizado com investimentos de mais de 3 milhões e 800 mil reais, tudo oriundo dos cofres do Estado.

Várias autoridades, incluindo a deputada federal Cristiane Lopes, que apoiou a obra, estiveram presentes à inauguração, ocorrida na última sexta-feira. Junto com convidados e lideranças da comunidade, a cerimônia marcou a entrega de um espaço público que estava praticamente abandonado e que, agora, oferece uma série de serviços de lazer para aquela área da cidade.

Menos de três dias. Antes mesmo de se completarem 72 horas da inauguração, vândalos foram até o local e arrancaram torneiras, deixando a água jorrando em vários pontos da área de lazer. Vagabundos inescrupulosos, que não respeitam nada nem ninguém, fizeram questão de deixar sua marca lúgubre, como se quisessem demonstrar que não aceitam melhorias para seus próprios vizinhos e para a comunidade em que vivem.

Imediatamente, o governador Marcos Rocha determinou que as torneiras fossem reinstaladas. A partir de agora, Rocha afirma contar com o apoio da população para fiscalizar o local e anunciou a instalação de um totem de vigilância para combater o vandalismo.

O novo Parque do Abobrão transformou completamente o antigo campo de futebol, que antes era apenas um terreno de terra batida. Agora, o campo tem gramado e, ao seu redor, foram instalados diversos equipamentos para uso de crianças e adultos, incluindo um centro de convivência. Tanto Marcos Rocha quanto Cristiane Lopes, além do secretário Elias Rezende, responsável pela obra, comemoraram com a comunidade a entrega desse presente para a capital, financiado integralmente pelo governo.

Pouco tempo depois, contudo, o vandalismo começou. O pior de tudo é que, caso os responsáveis sejam identificados, nada lhes acontecerá. As leis não protegem a população prejudicada, mas sim amparam esse tipo de cidadão podre.

Rio Madeira se aproxima da cota de emergência e há temor de nova grande enchente na capital

Olho vivo! Mesmo com a meteorologia insistindo em afirmar que não há risco, ao menos até agora, de que se repita a grande cheia de 2014, o rio Madeira está “dizendo” o contrário.

Nesta terça-feira, ele já transbordava em algumas áreas, inclusive passando por cima de pontes na zona rural de Porto Velho. Na Hidrelétrica do Madeira, comportas da Hidrelétrica de Santo Antônio já estavam sendo abertas para dar vazão ao grande volume de água. O Madeirão já superava os 15 metros e 30 centímetros, e as violentas chuvas na Bolívia e no Peru – cabeceiras dos rios que abastecem o de Rondônia – apontavam para o perigo que se aproxima.

Já no domingo à tarde, porto-velhenses que foram para sítios do outro lado do rio atravessaram normalmente por pontes na área rural pela manhã, mas na volta, à tardinha, já enfrentavam dificuldades, pois a água já passava sobre elas. O mesmo acontecia com o rio das Garças, em Candeias do Jamari. Vários pontos de transbordamento já foram detectados desde a tarde de domingo.

O rio Madeira, na região próxima ao centro de Porto Velho, atingiu a marca recorde de 19 metros e 74 centímetros em 30 de março de 2014, mais de três metros acima da cota de emergência estabelecida pelos órgãos públicos nesse local, que é de 16 metros e 68 centímetros. Ainda falta mais de um metro para que a cota considerada de emergência e extremamente perigosa seja atingida novamente.

A Defesa Civil já se prepara para dias complicados daqui para a frente, ainda mais considerando que faltam cerca de 70 dias para o fim do inverno amazônico. O perigo vem das chuvas…

Perguntinha

Você é do grupo que comemorou a grande conquista do cinema brasileiro, que pela primeira vez na história conseguiu ganhar um Oscar, ou é da turma dos doentes sociais que estão brigando como feras – uns defendendo, outros atacando o filme –, dependendo da ideologia que cada um defende?

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil! - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CGU abre 40 processos contra descontos ilegais em pensões do INSS

CGU abre 40 processos contra descontos ilegais em pensões do INSS

Medida busca responsabilizar 38 entidades e três empresas suspeitas de cobrar indevidamente mensalidades de aposentados.
L
Itaipu anuncia mais R$ 83 milhões para projetos sociais e ambientais

Itaipu anuncia mais R$ 83 milhões para projetos sociais e ambientais

Nova chamada do edital Itaipu Mais que Energia beneficia 330 entidades em 167 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.
L
Grupo Tortura Nunca Mais pode perder sede no Rio de Janeiro

Grupo Tortura Nunca Mais pode perder sede no Rio de Janeiro

O movimento social teme a desapropriação do imóvel em Botafogo, incluído em uma lista de alienação do governo estadual.
L
Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou o nome do parlamentar para o cargo na comissão especial que vai analisar o projeto que foi enviado em abril pelo governo federal.
L
Governador do Tocantins é afastado do cargo por seis meses

Governador do Tocantins é afastado do cargo por seis meses

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento de Wanderley Barbosa para investigação de suposto envolvimento em fraudes na compra de cestas básicas durante a pandemia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Proposta da MP 1300/25 isenta famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz em casos de baixo consumo.
L
Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

A Lua em Leão traz entusiasmo, carisma e desejo de reconhecimento. O equilíbrio entre praticidade e criatividade será o segredo para um dia mais produtivo e leve.
L
Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Encontro no Palácio Rio Madeira reforçou cooperação internacional e integração pelo Corredor Bioceânico.
L

In Foco | Entrevista Odaisa Fernandes

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast: Odaisa Fernandes, a única vice-governadora da história de Rondônia, fala sobre sua trajetória de superação e pioneirismo na política. Imperdível!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Recurso garantiu a compra de um Caminhão Truck Graneleiro para a ASPRUNH; entrega será neste sábado, 6 de setembro, em Nova Dimensão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista faz conversão em local proibido e causa grave acidente com duas vítimas na Calama

VÍDEO: Motorista faz conversão em local proibido e causa grave acidente com duas vítimas na Calama

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram quando a condutora do carro diminui a velocidade para fazer conversão em um local com faixa continua, em seguida, atinge a moto ocupada por dois homens que fazia a ultrapassagem na contramão.
14
Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Segundo a PM, o casal estava em frente a UPA, quando Matheus chegou armado com uma faca e tentou furar a jovem, momento que o marido dela reagiu, entrando em luta corporal com o criminoso.
16
Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

A captura ocorreu na Rua Galileu Galilei, bairro Cidade do Lobo, zona sul de Porto Velho.
12
Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Homem de 64 anos foi detido pela PM na Avenida Jatuarana, bairro Caladinho, após ser flagrado tentando sair sem pagar os produtos.
10
Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (03) no cruzamento com a Rua Sucupira; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA sul.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autoridades de Portugal investigam acidente com bondinho

Autoridades de Portugal investigam acidente com bondinho

O popular Elevador da Glória descarrilou em Lisboa, resultando em 17 mortes e 21 feridos.
L
Receita Federal cobrará dados de fintechs retroativamente

Receita Federal cobrará dados de fintechs retroativamente

O secretário Robinson Barreirinhas afirmou que as fintechs deverão fornecer dados de movimentações financeiras desde janeiro.
L
Vendas de veículos têm melhor resultado desde 2014

Vendas de veículos têm melhor resultado desde 2014

Emplacamentos de carros e motos em 2025 superam 3,2 milhões de unidades, com motos liderando o crescimento.
L
Acidente com bondinho em Lisboa deixa 15 mortos

Acidente com bondinho em Lisboa deixa 15 mortos

Tragédia com o Elevador da Glória também deixou 18 feridos; governo de Portugal decretou luto nacional.
L
Anvisa proíbe anel medidor de glicose sem agulha

Anvisa proíbe anel medidor de glicose sem agulha

Agência vetou a venda e o uso de anéis sem comprovação científica que prometiam medir a glicose e outras funções do corpo.
L
Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Estudo inédito avalia o impacto de 35 anos de desmatamento e mudanças climáticas na temperatura e nas chuvas do bioma.
L
Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Justiça peruana impôs a pena por lavagem de dinheiro em segunda sentença contra o ex-líder.
L
Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Decisão judicial impede o governo de Trump de suspender US$ 2,2 bilhões em subsídios de pesquisa para a universidade.
L
Produção industrial recua e acumula quatro meses sem crescimento

Produção industrial recua e acumula quatro meses sem crescimento

A pesquisa do IBGE aponta que o setor industrial brasileiro sofre com os efeitos da política de juros altos, que impacta negativamente o consumo e o investimento.
L
Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Edital foi publicado para credenciar docentes que vão atuar na criação e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BC-BNI), visando o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.