QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil!

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto.

Por Sérgio Pires | ƒ

Publicado em 

Não procure os detalhes na chamada grande imprensa; nem nas emissoras cooptadas por verbas milionárias; nem em blogs de “jornalistas” que há muito abandonaram o jornalismo e se tornaram militantes; nem nos principais sites do país. Importantíssimas e duras declarações do jovem (e novo) presidente da Câmara Federal estão escondidas em algumas publicações em redes sociais, aqui e ali, divulgadas por quem ainda respeita a notícia como ela é e não como a ideologia diz que ela deveria ser. Afora isso, você, leitor, terá que pesquisar muito para encontrar informações que dão ao menos um pouco de esperança de que nem tudo está dominado e de que ainda temos alguma chance de voltar a viver a verdadeira democracia, sem, por exemplo, a ditadura do Judiciário.

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto. “São governo o Executivo e o Legislativo.” Ponto final. Ninguém mais. O STF é apenas um órgão técnico, embora a maioria de seus membros tenha decidido, ultrapassando qualquer medida constitucional, que ele é também um órgão político. Disse mais o jovem corajoso, que agora comanda a Câmara: “O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos”, o que deixa bem clara sua opinião sobre as constantes decisões do STF, muitas inconstitucionais, e o claro antagonismo à verdadeira divisão dos Poderes. Traduzindo: quem quer tirar a força do Parlamento quer ditadura!

Outra declaração óbvia, mas necessária, de Hugo Motta: “Não há democracia sem uma imprensa livre.” Ou seja, para bom entendedor, ele afirma que sem liberdade de informação, o que há é a abominável censura. Falou mais, lendo a Constituição: “Todo o poder emana do povo”, o que, por si só, explica o que quis dizer o jovem presidente da Casa. Critica também o que chamou de “um arrendamento do Legislativo pelo Executivo”, referindo-se às negociações por votos no Parlamento pelo Governo, via emendas bilionárias liberadas. Afirmou ainda: “Quero ser o primeiro na fila da transparência, em todos os Poderes”, em todos os casos, como os de sigilo de 100 anos decididos pelo Governo. Mas também quer transparência nos demais Poderes, depreende-se. “Lutemos pela Constituição”, pediu Hugo Motta, reafirmando: “A Constituição está acima de todos; ninguém está acima dela. Fora da Constituição, a democracia morre!”, num recado bem claro aos que a estão pisoteando.

Se não mudar de posição e se sair do discurso para a prática, em breve Hugo Motta passará a ser alvo da mídia amiguinha e daqueles que acham que democracia é quando só eles falam e os outros obedecem. Mas que surgiu, até que enfim, uma voz com um pingo de coragem para dizer as verdades que precisavam ser ditas, ah!, disso não se duvida! Hugo Motta é “o” cara, pelo menos neste momento. Terá futuro?

Defesa de Carlão quer cumprimento da pena em domicílio. Idoso, ele ainda tem uma doença grave

Idoso, com uma doença grave e internado em um hospital de São Paulo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira, através de seus advogados, está tentando cumprir a pena em casa. Por enquanto, não conseguiu. Carlão esteve desaparecido durante vários anos, desde 2019, quando suas condenações vieram das últimas instâncias e não havia mais como ingressar com outros recursos. Com alguma ironia, pode-se dizer que, se Carlão tivesse se envolvido na Lava Jato, já estaria livre, inocentado e até recebendo de volta, caso tivesse devolvido algum dinheiro.

Mas, voltando ao caso sério, 20 dos 24 deputados estaduais da época foram condenados na Operação Dominó. Carlão foi considerado culpado em vários processos, somando mais de 70 anos de reclusão. Na semana passada, ao se internar em São Paulo, seus defensores informaram as autoridades policiais e iniciaram uma negociação para que Carlão se entregasse. O pedido de cumprimento da pena em domicílio não foi acatado “por ora”, segundo decisão da Justiça rondoniense.

Um personagem inesquecível da política rondoniense, Carlão chegou perto de ser governador durante a crise entre o governo Ivo Cassol e grande parte dos deputados. Havia um movimento para cassar Cassol, que foi paralisado depois das denúncias no Fantástico, que expôs vários parlamentares. Depois, a mobilização prosseguia, com apoio da então vice-governadora Odaísa Fernandes.

Reza a lenda da nossa política que, nos bastidores da ALE à época, dizia-se que Odaísa, caso assumisse, poderia também ser cassada. Assim, Carlão, presidente do Parlamento, assumiria o governo. Essa história entrou para o lendário da política local, mas, é claro, não há qualquer informação oficial ou comprovação de algum plano nesse sentido. Ficou para a História apenas como mais uma lenda na nossa complexa política!

Viva as leis brasileiras, que ajudaram mais um assassino a escapar das grades!

Ah, as leis brasileiras, que abraçam criminosos! Mesmo os mais cruéis, os que matam por motivos fúteis, os que destroem vidas e famílias… toda essa gente que representa o terror para a sociedade é tratada como se fosse pobre coitada, vítima da sociedade.

Foi o caso ocorrido neste final de semana, quando o autor do brutal e covarde assassinato do jovem Alberto Andreoli, filho do jornalista Paulo Andreoli, do site Rondôniaovivo, matou por uma discussão banal. Furioso, o assassino tirou a vida de Alberto com várias facadas.

Condenado a 22 anos de cadeia, o matador estava vivendo dias de liberdade, fazendo serviços fora dos muros do presídio Urso Branco, onde deveria estar trancafiado – não fosse o pacote de leis amigas dos bandidos e facínoras, que dá a eles todos os direitos que suas vítimas jamais tiveram.

Mesmo que não tivesse fugido, daqui a dois anos o criminoso teria direito à liberdade provisória, enquanto a família vai chorar eternamente a perda irreparável.

Até a noite desta terça-feira, não havia sinal de que o assassino tivesse sido localizado. Perigoso e mortal, ele pode atacar a qualquer hora e em qualquer lugar, ainda mais sob perseguição – como reagem as feras. João Luiz da Silva Filho é mais um protegido pela legislação brasileira, feita sob medida para cuidar dos direitos de gente como ele.

Paulinho Andreoli, seu pai; a mãe, irmãos e familiares, contudo, receberam uma punição eterna: nunca mais poderão conviver com alguém que amavam e que deixou uma lacuna irreparável. Mas para o assassino, todas as benesses. Não é um pacote de crueldade contra as pessoas de bem?

Maiorquin assume comando do Sindicato Médico prometendo unir a categoria e valorizar o interior

Unir os médicos em torno do seu sindicato; aproximar cada vez mais os profissionais do interior; ampliar a sede do sindicato para incluir um hotel de trânsito para médicos que necessitem se deslocar para Porto Velho.

Essas são, entre vários outros projetos, as propostas apresentadas à categoria pelo Dr. Luis Eduardo Maiorquin, novo presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

Sua posse foi prestigiada por grande número de colegas, destacando-se o rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que reúne mais de 600 mil profissionais.

Melhorar a saúde pública no Estado é outra meta: “O Simero sempre estará aberto a conversar com secretários de saúde dos municípios, levando propostas que possam melhorar a gestão e a qualidade do serviço prestado à população”, destacou Maiorquin.

Vândalos atacam no Abobrão menos de três dias depois da entrega de uma grande obra para a Cohab

Menos de três dias. Inaugurado com grande festa pelo governador Marcos Rocha, o novo Abobrão, no bairro Cohab, foi totalmente revitalizado com investimentos de mais de 3 milhões e 800 mil reais, tudo oriundo dos cofres do Estado.

Várias autoridades, incluindo a deputada federal Cristiane Lopes, que apoiou a obra, estiveram presentes à inauguração, ocorrida na última sexta-feira. Junto com convidados e lideranças da comunidade, a cerimônia marcou a entrega de um espaço público que estava praticamente abandonado e que, agora, oferece uma série de serviços de lazer para aquela área da cidade.

Menos de três dias. Antes mesmo de se completarem 72 horas da inauguração, vândalos foram até o local e arrancaram torneiras, deixando a água jorrando em vários pontos da área de lazer. Vagabundos inescrupulosos, que não respeitam nada nem ninguém, fizeram questão de deixar sua marca lúgubre, como se quisessem demonstrar que não aceitam melhorias para seus próprios vizinhos e para a comunidade em que vivem.

Imediatamente, o governador Marcos Rocha determinou que as torneiras fossem reinstaladas. A partir de agora, Rocha afirma contar com o apoio da população para fiscalizar o local e anunciou a instalação de um totem de vigilância para combater o vandalismo.

O novo Parque do Abobrão transformou completamente o antigo campo de futebol, que antes era apenas um terreno de terra batida. Agora, o campo tem gramado e, ao seu redor, foram instalados diversos equipamentos para uso de crianças e adultos, incluindo um centro de convivência. Tanto Marcos Rocha quanto Cristiane Lopes, além do secretário Elias Rezende, responsável pela obra, comemoraram com a comunidade a entrega desse presente para a capital, financiado integralmente pelo governo.

Pouco tempo depois, contudo, o vandalismo começou. O pior de tudo é que, caso os responsáveis sejam identificados, nada lhes acontecerá. As leis não protegem a população prejudicada, mas sim amparam esse tipo de cidadão podre.

Rio Madeira se aproxima da cota de emergência e há temor de nova grande enchente na capital

Olho vivo! Mesmo com a meteorologia insistindo em afirmar que não há risco, ao menos até agora, de que se repita a grande cheia de 2014, o rio Madeira está “dizendo” o contrário.

Nesta terça-feira, ele já transbordava em algumas áreas, inclusive passando por cima de pontes na zona rural de Porto Velho. Na Hidrelétrica do Madeira, comportas da Hidrelétrica de Santo Antônio já estavam sendo abertas para dar vazão ao grande volume de água. O Madeirão já superava os 15 metros e 30 centímetros, e as violentas chuvas na Bolívia e no Peru – cabeceiras dos rios que abastecem o de Rondônia – apontavam para o perigo que se aproxima.

Já no domingo à tarde, porto-velhenses que foram para sítios do outro lado do rio atravessaram normalmente por pontes na área rural pela manhã, mas na volta, à tardinha, já enfrentavam dificuldades, pois a água já passava sobre elas. O mesmo acontecia com o rio das Garças, em Candeias do Jamari. Vários pontos de transbordamento já foram detectados desde a tarde de domingo.

O rio Madeira, na região próxima ao centro de Porto Velho, atingiu a marca recorde de 19 metros e 74 centímetros em 30 de março de 2014, mais de três metros acima da cota de emergência estabelecida pelos órgãos públicos nesse local, que é de 16 metros e 68 centímetros. Ainda falta mais de um metro para que a cota considerada de emergência e extremamente perigosa seja atingida novamente.

A Defesa Civil já se prepara para dias complicados daqui para a frente, ainda mais considerando que faltam cerca de 70 dias para o fim do inverno amazônico. O perigo vem das chuvas…

Perguntinha

Você é do grupo que comemorou a grande conquista do cinema brasileiro, que pela primeira vez na história conseguiu ganhar um Oscar, ou é da turma dos doentes sociais que estão brigando como feras – uns defendendo, outros atacando o filme –, dependendo da ideologia que cada um defende?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Reunião na Defensoria Pública da União definiu ações conjuntas para fortalecer o acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas na capital.
L
Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Prefeitura entrega frota moderna e climatizada, com tecnologia e acessibilidade, ampliando conforto e qualidade no transporte coletivo.
L
Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Ponta do Abunã registra a formação de um sistema convectivo, com possibilidade de chuvas pesadas já no início da tarde; não há previsão de eventos extremos de nível 3, mas o fim de semana tende a ser chuvoso.
L
Distração no Carnaval com cartões, Pix e celular pode virar prejuízo

Distração no Carnaval com cartões, Pix e celular pode virar prejuízo

Cuidados simples com pagamentos, proteção do celular e uso de recursos de segurança ajudam a reduzir riscos de golpes.
L
Brasil registra recorde de feminicídios com quatro mortes por dia

Brasil registra recorde de feminicídios com quatro mortes por dia

O país contabilizou 1.518 vítimas em 2025, atingindo o maior patamar desde a criação da lei que tipificou o crime há dez anos, segundo o Ministério da Justiça.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L

Comunidade News: Pr. Ivanildo Santo debate a força da visita religiosa nos hospitais

Outro ponto discutido é a relação entre espiritualidade e saúde emocional.
L
Concurso SEDUC-RO: inscrições só no site oficial do IBADE

Concurso SEDUC-RO: inscrições só no site oficial do IBADE

Concurso da SEDUC-RO alerta candidatos sobre riscos de links não oficiais e reforça que inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal oficial do IBADE.
L
Anvisa e MPF firmam parceria contra cigarros eletrônicos

Anvisa e MPF firmam parceria contra cigarros eletrônicos

As instituições assinaram um acordo para intensificar a fiscalização e combater o comércio ilegal de vapes, garantindo o cumprimento da proibição nacional.
L
Inscrições para Exames de Circulação seguem abertas até sexta no Ceeja Padre Moretti

Inscrições para Exames de Circulação seguem abertas até sexta no Ceeja Padre Moretti

Interessados podem se inscrever até 6 de fevereiro, presencialmente para regularizar disciplinas do fundamental e médio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Ministro do STJ pede licença após denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ pede licença após denúncia de importunação sexual

Marco Aurélio Buzzi se afastou do cargo por questões de saúde um dia depois de o tribunal abrir sindicância para apurar a acusação feita por uma jovem.
L
Entre o riso e a revolta: humor de Rato Jr. transforma perdão bilionário à Energisa em crítica aos deputados de Rondônia

Entre o riso e a revolta: humor de Rato Jr. transforma perdão bilionário à Energisa em crítica aos deputados de Rondônia

Perdão bilionário aprovado na Assembleia de Rondônia vira alvo de humor ácido e reacende debate sobre prioridades públicas, tarifas altas e desigualdade.
L
Lula defende aplicação efetiva de leis contra o feminicídio

Lula defende aplicação efetiva de leis contra o feminicídio

O presidente afirmou que o pacto entre os Três Poderes busca garantir a execução da legislação atual e propôs o debate do tema em escolas e igrejas.
L
Retirada quebra de sigilo do Banco Master na CPMI do INSS

Retirada quebra de sigilo do Banco Master na CPMI do INSS

O presidente do colegiado decidiu remover o requerimento da pauta sob o argumento de que o pedido de acesso total aos dados fiscais extrapola o objeto da investigação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Polícia Militar prende quatro homens por extorsão e sequestro em Candeias

Polícia Militar prende quatro homens por extorsão e sequestro em Candeias

O grupo armado invadiu uma fazenda na zona rural para cobrar uma dívida mediante graves ameaças contra o proprietário e um sobrinho menor de idade.
14
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Porto Velho

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Porto Velho

Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriram o mandado de prisão preventiva nesta quinta-feira após investigação sobre crime sexual.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

Acordo leva aulas de inglês para crianças de 3 a 6 anos com uma metodologia do CCAA.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): C O FOGACA DOS SANTOS

Renovação da Licença Ambiental de Operação.
L
Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix diz a senadores dos EUA que usuários poderão cancelar assinatura se fusão com Warner gerar reajustes, enquanto negócio segue sob análise regulatória.
L
IBM SkillsBuild: cursos grátis com certificado

IBM SkillsBuild: cursos grátis com certificado

Parceria entre IBM e CIEE oferece cursos online gratuitos de tecnologia e IA para jovens, ampliando capacitação profissional e acesso ao mercado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RONI DALLARMI

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Vozes amazônicas: “Toada” lança temporada em RO

Vozes amazônicas: “Toada” lança temporada em RO

Programa Toada estreia com show gratuito em Porto Velho e apresenta artistas locais em formato audiovisual que une entrevistas e performances musicais.
L
Seguros: proteção vira prioridade no planejamento

Seguros: proteção vira prioridade no planejamento

Seguros ganham espaço no orçamento das famílias como estratégia para proteger renda, patrimônio e rotina diante de imprevistos e mudanças financeiras.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.