DOMINGO, 07/12/2025

Em destaque

Enfim, uma voz forte e corajosa para enfrentar aqueles que querem impor sua ideologia contra o Brasil!

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto.

Por Sérgio Pires | ƒ

Publicado em 

Não procure os detalhes na chamada grande imprensa; nem nas emissoras cooptadas por verbas milionárias; nem em blogs de “jornalistas” que há muito abandonaram o jornalismo e se tornaram militantes; nem nos principais sites do país. Importantíssimas e duras declarações do jovem (e novo) presidente da Câmara Federal estão escondidas em algumas publicações em redes sociais, aqui e ali, divulgadas por quem ainda respeita a notícia como ela é e não como a ideologia diz que ela deveria ser. Afora isso, você, leitor, terá que pesquisar muito para encontrar informações que dão ao menos um pouco de esperança de que nem tudo está dominado e de que ainda temos alguma chance de voltar a viver a verdadeira democracia, sem, por exemplo, a ditadura do Judiciário.

Com 36 anos incompletos, Hugo Motta, do Republicanos, ao que tudo indica, tem a coragem necessária para enfrentar os que mudaram a Constituição sem consultar o povo e que querem agir em nome dele sem ter tido um só voto. “São governo o Executivo e o Legislativo.” Ponto final. Ninguém mais. O STF é apenas um órgão técnico, embora a maioria de seus membros tenha decidido, ultrapassando qualquer medida constitucional, que ele é também um órgão político. Disse mais o jovem corajoso, que agora comanda a Câmara: “O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos”, o que deixa bem clara sua opinião sobre as constantes decisões do STF, muitas inconstitucionais, e o claro antagonismo à verdadeira divisão dos Poderes. Traduzindo: quem quer tirar a força do Parlamento quer ditadura!

Outra declaração óbvia, mas necessária, de Hugo Motta: “Não há democracia sem uma imprensa livre.” Ou seja, para bom entendedor, ele afirma que sem liberdade de informação, o que há é a abominável censura. Falou mais, lendo a Constituição: “Todo o poder emana do povo”, o que, por si só, explica o que quis dizer o jovem presidente da Casa. Critica também o que chamou de “um arrendamento do Legislativo pelo Executivo”, referindo-se às negociações por votos no Parlamento pelo Governo, via emendas bilionárias liberadas. Afirmou ainda: “Quero ser o primeiro na fila da transparência, em todos os Poderes”, em todos os casos, como os de sigilo de 100 anos decididos pelo Governo. Mas também quer transparência nos demais Poderes, depreende-se. “Lutemos pela Constituição”, pediu Hugo Motta, reafirmando: “A Constituição está acima de todos; ninguém está acima dela. Fora da Constituição, a democracia morre!”, num recado bem claro aos que a estão pisoteando.

Se não mudar de posição e se sair do discurso para a prática, em breve Hugo Motta passará a ser alvo da mídia amiguinha e daqueles que acham que democracia é quando só eles falam e os outros obedecem. Mas que surgiu, até que enfim, uma voz com um pingo de coragem para dizer as verdades que precisavam ser ditas, ah!, disso não se duvida! Hugo Motta é “o” cara, pelo menos neste momento. Terá futuro?

Defesa de Carlão quer cumprimento da pena em domicílio. Idoso, ele ainda tem uma doença grave

Idoso, com uma doença grave e internado em um hospital de São Paulo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira, através de seus advogados, está tentando cumprir a pena em casa. Por enquanto, não conseguiu. Carlão esteve desaparecido durante vários anos, desde 2019, quando suas condenações vieram das últimas instâncias e não havia mais como ingressar com outros recursos. Com alguma ironia, pode-se dizer que, se Carlão tivesse se envolvido na Lava Jato, já estaria livre, inocentado e até recebendo de volta, caso tivesse devolvido algum dinheiro.

Mas, voltando ao caso sério, 20 dos 24 deputados estaduais da época foram condenados na Operação Dominó. Carlão foi considerado culpado em vários processos, somando mais de 70 anos de reclusão. Na semana passada, ao se internar em São Paulo, seus defensores informaram as autoridades policiais e iniciaram uma negociação para que Carlão se entregasse. O pedido de cumprimento da pena em domicílio não foi acatado “por ora”, segundo decisão da Justiça rondoniense.

Um personagem inesquecível da política rondoniense, Carlão chegou perto de ser governador durante a crise entre o governo Ivo Cassol e grande parte dos deputados. Havia um movimento para cassar Cassol, que foi paralisado depois das denúncias no Fantástico, que expôs vários parlamentares. Depois, a mobilização prosseguia, com apoio da então vice-governadora Odaísa Fernandes.

Reza a lenda da nossa política que, nos bastidores da ALE à época, dizia-se que Odaísa, caso assumisse, poderia também ser cassada. Assim, Carlão, presidente do Parlamento, assumiria o governo. Essa história entrou para o lendário da política local, mas, é claro, não há qualquer informação oficial ou comprovação de algum plano nesse sentido. Ficou para a História apenas como mais uma lenda na nossa complexa política!

Viva as leis brasileiras, que ajudaram mais um assassino a escapar das grades!

Ah, as leis brasileiras, que abraçam criminosos! Mesmo os mais cruéis, os que matam por motivos fúteis, os que destroem vidas e famílias… toda essa gente que representa o terror para a sociedade é tratada como se fosse pobre coitada, vítima da sociedade.

Foi o caso ocorrido neste final de semana, quando o autor do brutal e covarde assassinato do jovem Alberto Andreoli, filho do jornalista Paulo Andreoli, do site Rondôniaovivo, matou por uma discussão banal. Furioso, o assassino tirou a vida de Alberto com várias facadas.

Condenado a 22 anos de cadeia, o matador estava vivendo dias de liberdade, fazendo serviços fora dos muros do presídio Urso Branco, onde deveria estar trancafiado – não fosse o pacote de leis amigas dos bandidos e facínoras, que dá a eles todos os direitos que suas vítimas jamais tiveram.

Mesmo que não tivesse fugido, daqui a dois anos o criminoso teria direito à liberdade provisória, enquanto a família vai chorar eternamente a perda irreparável.

Até a noite desta terça-feira, não havia sinal de que o assassino tivesse sido localizado. Perigoso e mortal, ele pode atacar a qualquer hora e em qualquer lugar, ainda mais sob perseguição – como reagem as feras. João Luiz da Silva Filho é mais um protegido pela legislação brasileira, feita sob medida para cuidar dos direitos de gente como ele.

Paulinho Andreoli, seu pai; a mãe, irmãos e familiares, contudo, receberam uma punição eterna: nunca mais poderão conviver com alguém que amavam e que deixou uma lacuna irreparável. Mas para o assassino, todas as benesses. Não é um pacote de crueldade contra as pessoas de bem?

Maiorquin assume comando do Sindicato Médico prometendo unir a categoria e valorizar o interior

Unir os médicos em torno do seu sindicato; aproximar cada vez mais os profissionais do interior; ampliar a sede do sindicato para incluir um hotel de trânsito para médicos que necessitem se deslocar para Porto Velho.

Essas são, entre vários outros projetos, as propostas apresentadas à categoria pelo Dr. Luis Eduardo Maiorquin, novo presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero).

Sua posse foi prestigiada por grande número de colegas, destacando-se o rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), entidade que reúne mais de 600 mil profissionais.

Melhorar a saúde pública no Estado é outra meta: “O Simero sempre estará aberto a conversar com secretários de saúde dos municípios, levando propostas que possam melhorar a gestão e a qualidade do serviço prestado à população”, destacou Maiorquin.

Vândalos atacam no Abobrão menos de três dias depois da entrega de uma grande obra para a Cohab

Menos de três dias. Inaugurado com grande festa pelo governador Marcos Rocha, o novo Abobrão, no bairro Cohab, foi totalmente revitalizado com investimentos de mais de 3 milhões e 800 mil reais, tudo oriundo dos cofres do Estado.

Várias autoridades, incluindo a deputada federal Cristiane Lopes, que apoiou a obra, estiveram presentes à inauguração, ocorrida na última sexta-feira. Junto com convidados e lideranças da comunidade, a cerimônia marcou a entrega de um espaço público que estava praticamente abandonado e que, agora, oferece uma série de serviços de lazer para aquela área da cidade.

Menos de três dias. Antes mesmo de se completarem 72 horas da inauguração, vândalos foram até o local e arrancaram torneiras, deixando a água jorrando em vários pontos da área de lazer. Vagabundos inescrupulosos, que não respeitam nada nem ninguém, fizeram questão de deixar sua marca lúgubre, como se quisessem demonstrar que não aceitam melhorias para seus próprios vizinhos e para a comunidade em que vivem.

Imediatamente, o governador Marcos Rocha determinou que as torneiras fossem reinstaladas. A partir de agora, Rocha afirma contar com o apoio da população para fiscalizar o local e anunciou a instalação de um totem de vigilância para combater o vandalismo.

O novo Parque do Abobrão transformou completamente o antigo campo de futebol, que antes era apenas um terreno de terra batida. Agora, o campo tem gramado e, ao seu redor, foram instalados diversos equipamentos para uso de crianças e adultos, incluindo um centro de convivência. Tanto Marcos Rocha quanto Cristiane Lopes, além do secretário Elias Rezende, responsável pela obra, comemoraram com a comunidade a entrega desse presente para a capital, financiado integralmente pelo governo.

Pouco tempo depois, contudo, o vandalismo começou. O pior de tudo é que, caso os responsáveis sejam identificados, nada lhes acontecerá. As leis não protegem a população prejudicada, mas sim amparam esse tipo de cidadão podre.

Rio Madeira se aproxima da cota de emergência e há temor de nova grande enchente na capital

Olho vivo! Mesmo com a meteorologia insistindo em afirmar que não há risco, ao menos até agora, de que se repita a grande cheia de 2014, o rio Madeira está “dizendo” o contrário.

Nesta terça-feira, ele já transbordava em algumas áreas, inclusive passando por cima de pontes na zona rural de Porto Velho. Na Hidrelétrica do Madeira, comportas da Hidrelétrica de Santo Antônio já estavam sendo abertas para dar vazão ao grande volume de água. O Madeirão já superava os 15 metros e 30 centímetros, e as violentas chuvas na Bolívia e no Peru – cabeceiras dos rios que abastecem o de Rondônia – apontavam para o perigo que se aproxima.

Já no domingo à tarde, porto-velhenses que foram para sítios do outro lado do rio atravessaram normalmente por pontes na área rural pela manhã, mas na volta, à tardinha, já enfrentavam dificuldades, pois a água já passava sobre elas. O mesmo acontecia com o rio das Garças, em Candeias do Jamari. Vários pontos de transbordamento já foram detectados desde a tarde de domingo.

O rio Madeira, na região próxima ao centro de Porto Velho, atingiu a marca recorde de 19 metros e 74 centímetros em 30 de março de 2014, mais de três metros acima da cota de emergência estabelecida pelos órgãos públicos nesse local, que é de 16 metros e 68 centímetros. Ainda falta mais de um metro para que a cota considerada de emergência e extremamente perigosa seja atingida novamente.

A Defesa Civil já se prepara para dias complicados daqui para a frente, ainda mais considerando que faltam cerca de 70 dias para o fim do inverno amazônico. O perigo vem das chuvas…

Perguntinha

Você é do grupo que comemorou a grande conquista do cinema brasileiro, que pela primeira vez na história conseguiu ganhar um Oscar, ou é da turma dos doentes sociais que estão brigando como feras – uns defendendo, outros atacando o filme –, dependendo da ideologia que cada um defende?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EcoPVH completa 35 dias de operação com avanços na coleta e ampliação de atendimento nos distritos de Porto Velho

Com ampliação de rotas, reforço de equipes e geração de mais de 300 empregos diretos, EcoPVH consolida a regularização da coleta de resíduos em Porto Velho e distritos após 35 dias de operação.
L
CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

Operação nacional do CNU 2025 mantém provas sob vigilância e reforça transporte seguro para aplicação deste domingo
L
Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de Domingo, 07/12/2025 marca um dia de sensibilidade, decisões e boas conexões

O horóscopo deste domingo, 7 de dezembro de 2025, indica que os astros favorecem a estabilidade emocional, o equilíbrio nas decisões e a sinceridade nas relações.
L
Com bocas de lobo limpas, Prefeitura supera alagamentos na avenida Rio de Janeiro

Com bocas de lobo limpas, Prefeitura supera alagamentos na avenida Rio de Janeiro

Drenagem na avenida Rio de Janeiro apresenta melhora após limpeza de bocas de lobo.
L
Obras de drenagem profunda neutralizam mais de 20 mm de chuva na capital

Obras de drenagem profunda neutralizam mais de 20 mm de chuva na capital

Drenagem profunda em Porto Velho mostra resultados após intervenção na Vieira Caúla com Mamoré.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026 têm datas definidas e começam com duelo contra Marrocos
L
Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Brasil na Copa do Mundo 2026 inicia campanha no MetLife Stadium em jogo marcado para 13 de junho
L

Nota de pesar: Hiran de Lima Belo

Com profundo pesar, a família comunica o falecimento de Hiran de Lima Belo, em Porto Velho, deixando lembranças de amor, alegria e dedicação à esposa, filhos e netos.
L

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show: público decide até dia 08

Abner Assunção, Daiane Beda e Daniel Moraes estão na berlinda e disputam a permanência no jogo até às 19h30 desta segunda-feira.
L

Skem Kika é eliminado com 55.038 votos no Rondônia Reality Show

Paredão ultrapassa 82,5 mil votos e Skem Kika deixa a disputa com 66,75% da rejeição, e o reality passa oficialmente do Top 10 para o Top 9.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro é apontado por Jair como candidato do PL à Presidência em 2026

Senador afirma ter recebido a missão do pai, hoje impedido de concorrer, e passa a ser o nome oficial do partido para a sucessão presidencial, com apoio da cúpula da sigla
L
Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa defendeu que há verba suficiente para promover as mudanças necessárias na educação em Rondônia.
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

Especialistas verificaram código-fonte, transmissão de votos e integridade dos equipamentos; tribunal reafirma segurança do sistema.
L
Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Nos últimos meses, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) vem intensificando sua atuação em defesa da melhoria da BR-425.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Caso Maria de Lourdes reacende alerta sobre feminicídio e envolve soldado que admitiu o crime no quartel da capital.
18
Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Constatado crime de embriaguez o idoso recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
16
Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Ataque ocorreu na madrugada deste domingo e Polícia Militar apreendeu veículo e munições na casa do suspeito.
18
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

O rapaz baleado foi socorrido primeiro para a UPA sul, depois transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

A ação resultou na prisão de um homem de 32 anos por receptação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Região enfrenta prejuízos severos e sobreviventes buscam ajuda após deslizamentos
L
Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Pesquisa nacional revela que a violência contra educadores e tentativas de censura alcançam todas as etapas da educação
L
Equipe do sargento Machado prende mãe e filha com drogas em boca de fumo

Equipe do sargento Machado prende mãe e filha com drogas em boca de fumo

No imóvel foram encontrados materiais usados no comércio de entorpecentes, uma pedra grande de crack e dinheiro.
10
Bairro Ulisses Guimarães não registra transtornos com a chuva deste sábado (6)

Bairro Ulisses Guimarães não registra transtornos com a chuva deste sábado (6)

O prefeito Léo Moraes esteve no bairro Ulisses Guimarães para acompanhar as demandas de infraestrutura.
L
Capotamento deixa mulher ferida no centro

Capotamento deixa mulher ferida no centro

A colisão envolveu um Honda WR-V e um Fiat Palio.
12

Motocicleta é furtada e proprietário pede ajuda para localizar veículo

Dono registra boletim e busca informações sobre a placa QTG-5120.
12
motocicleta-e-furtada-e-proprietario-pede-ajuda-para-localizar-veiculo

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano
L
SP inicia vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório

SP inicia vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório

Imunização garante proteção imediata aos recém-nascidos e reduz hospitalizações.
L
Brasil no Mundo recebe o cientista político Miguel Lago neste domingo

Brasil no Mundo recebe o cientista político Miguel Lago neste domingo

Programa vai ao ar às 19h30, com análises aprofundadas sobre temas globais.
L
GAMIFICA Rondônia vira vitrine no Startup Connect com apoio de emenda do deputado Coronel Chrisóstomo

GAMIFICA Rondônia vira vitrine no Startup Connect com apoio de emenda do deputado Coronel Chrisóstomo

Programa já formou jovens criadores, produziu mais de 50 jogos e oferece 600 novas vagas para 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.