QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste celebra 20 anos de compromisso com a Justiça

Com abrangência também nos municípios de Cujubim e Vale do Anari, VT destaca-se na promoção da cidadania, acessibilidade e resultados expressivos.

Por Secom/TRT-14

Publicado em 

Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste celebra 20 anos de compromisso com a Justiça
Foto: Divulgação

Há 20 anos, a Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) iniciou uma trajetória de compromisso com a justiça e a promoção da cidadania. Instalada em 28 de janeiro de 2005, a unidade foi criada pela Lei nº 10.770/2003, como parte do processo de interiorização da Justiça do Trabalho, ampliando o acesso a trabalhadores(as) e empregadores(as) em Machadinho D’Oeste e nos municípios de Cujubim e Vale do Anari, situados a cerca de 300 km de Porto Velho.

A unidade se destaca pelo cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com uma taxa de produtividade de 94,03% durante a pandemia, segundo dados do sistema e-Gestão.

Responsabilidade social e cidadania

A Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste exerce um papel significativo na promoção da cidadania, aproximando a Justiça do Trabalho da comunidade local. Por meio de iniciativas como os programas “Justiça de Portas Abertas” e “Justiça do Trabalho Vai à Escola”, estudantes e cidadãos têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho, aprender sobre seus direitos e discutir temas relevantes, como a prevenção e o combate ao trabalho infantil.

Uma das ações de destaque é a realização de palestras e bate-papos com crianças e adolescentes, que reforçam a importância de combater o trabalho infantil e garantir os direitos das crianças. Essas atividades incluem a distribuição de gibis da Turma da Mônica com temática contra o trabalho infantil, além de outros materiais fornecidos pelo Comitê pela Erradicação do Trabalho Infantil de Rondônia, promovendo conscientização e cidadania desde cedo na comunidade.

Outro destaque é o “Justiça do Trabalho Solidária”, que promoveu ciclos de palestras sobre saúde e direitos trabalhistas para idosos(as), contribuindo para a inclusão e o bem-estar da comunidade local.

História da VT

O primeiro magistrado que atuou na Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste foi o juiz do Trabalho Limbércio Coradini (28/11/2006 à 24/08/2007), também atuaram como titulares os juízes(as) Patrick Menezes Colares (24/08/2010 à 25/11/2011) e Andrea Alexandra Barreto Ferreira (08/03/2012 à 21/04/2021). Atualmente a juíza titular é Maria Eliza Espíndola, nomeada no dia 17/11/2023.

A experiência da juíza do trabalho Andrea Alexandra Barreto Ferreira, que exerceu a titularidade da Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste por mais tempo, foi descrita por ela como extremamente enriquecedora. A magistrada destacou a ampla abrangência da jurisdição, que inclui o município de Cujubim e o distrito de 5º BEC, e os desafios enfrentados por muitos jurisdicionados para acessar a Justiça. “Encontrei pessoas em situações que não imaginava, e a simplicidade e as necessidades dessas pessoas exigiam uma conexão mais direta e humana. Tenho muita gratidão pelo tempo que passei em Machadinho, conheci pessoas memoráveis que impactaram meu ser. Lembro dos trabalhadores das carvoarias e madeireiras, que frequentemente enfrentavam condições precárias, como acordos pagos em botijas de gás. Histórias como a de uma trabalhadora que teve que pegar uma moto emprestada para participar de uma audiência, enfrentando uma jornada de 76 quilômetros, e que, após a moto quebrar, precisou esconder a moto na mata ao lado da estrada e conseguir carona para chegar à audiência”, relatou.

A magistrada também ressaltou a relevância da Justiça do Trabalho em locais de difícil acesso, onde a quantidade de processos não traduz a real importância de sua presença. “Essa vivência em Machadinho reforçou em mim a certeza de que a manutenção da Justiça do Trabalho nesses lugares é essencial. Muitas vezes, as pessoas que procuravam a Vara enfrentavam conflitos de várias ordens, além de condições adversas para buscar seus direitos”, afirmou.

Os(as) servidores(as) lotados na Vara do Trabalho no ano de sua instalação foram: Gileade Pereira Souza Maia, Neusa da Silva, Ocimar Sobreira da Silveira, Tiago Paulo Balthazar e Welliton Pimentel da Cruz.

Desde a sua instalação a Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste contou com os seguintes diretores de Secretaria: Ocimar Sobreira da Silveira (28/01/2005 à 25/01/2007), Sidclei Teixeira da Frota (07/03/2008 à 07/01/2009), Eduardo Alcenor de Azevedo Junior (29/01/2009 à 13/01/2013, Alessandra Felizardo de Sousa (14/01/2013 à 28/05/2014) e Moizés Honorato Ibiapino que assumiu em 09/11/2015. Atualmente o diretor de Secretaria é o servidor Endrio Anunciação da Costa.

A equipe atual é composta pela juíza titular, Maria Eliza Espíndola, e quatro servidores(as), sendo eles: Endrio Anunciação da Costa, Rodrigo Sepeda Soares, Raissa Ramos de Morais e Esmaldo Vitorino da Silva.

Estrutura e sustentabilidade

Desde sua inauguração, a unidade também se preocupa com acessibilidade e sustentabilidade. Suas instalações seguem critérios que garantem o acesso a pessoas com deficiência, idosos(as) e cadeirantes, refletindo o compromisso da Justiça do Trabalho em ser inclusiva e eficiente.

Homenagem e continuidade

A celebração dos 20 anos reforça o compromisso da Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste com a justiça e a equidade, reafirmando seu papel como uma referência para os trabalhadores(as) e empregadores(as) da região.

A Justiça do Trabalho da 14ª Região parabeniza todos os magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) que fazem parte dessa trajetória.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.