Um boletim conjunto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) traz previsões climáticas com alertas para fortes torrentes nesta terça-feira (28).
Em Rondônia, as chuvas serão intensas, com alto grau de risco. Os órgãos emitiram dois níveis de alerta, sendo o nível (2) o mais severo. Esse cenário afeta o município de Porto Velho e parte da região de Ponta do Abunã, antes do Rio Madeira.
No restante do estado, as chuvas estarão no nível (1), com torrentes intensas em áreas pontuais e localizadas. Essa condição climática deverá persistir por 24 horas, ou seja, até amanhã.
Além disso, o CPTEC/Inpe reforça que as chuvas deverão continuar intensas em Rondônia ao longo da semana, com previsão de fortes precipitações até o dia 30. Apenas um trecho entre o Noroeste e o Oeste do estado deverá ser poupado das torrentes mais severas.
O motivo para essas chuvas, conforme já descrito pelo News Rondônia, está associado ao período de inverno amazônico, que teve início em dezembro e se estende até meados de maio. Soma-se a isso a influência do fenômeno La Niña, que intensifica as chuvas na região da Amazônia.