SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

Campus Avançado São Miguel do Guaporé realiza certificação do Curso FIC Agricultor(a) Agroflorestal

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - Imprensa IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, foi palco de uma celebração inesquecível: a cerimônia de certificação do curso de Agricultor(a) Agroflorestal, parte do programa Biocenomia da Amazônia, realizado na comunidade indígena do território Rio Branco, com as etnias Tupari e Kampé.

Realizado no dia 31 de outubro, na sede do campus, foi um momento de beleza e emoção. Conforme os representantes do IFRO, o ambiente estava repleto de sorrisos, lágrimas de alegria e um sentimento de conquista compartilhado por todos. Cada rosto contava uma história de determinação, e era impossível não se emocionar ao ver homens e mulheres indígenas celebrando a conclusão dessa importante jornada. Orgulhosos de sua formação em agricultura agroflorestal, eles irradiavam felicidade e esperança por um futuro mais sustentável e próspero.

“Foi uma oportunidade muito boa trabalhar este curso dentro de uma comunidade indígena, fomos muito bem acolhidos e pudemos trocar boas experiências. O curso de Agricultor Agroflorestal propiciou uma prática muito rica para os alunos, uma vez que eles conseguiram desempenhar as atividades nas suas próprias terras”, conta a Coordenadora Local do Programa Bioeconomia, Cirlânia Pereira Batista.

Segundo Cirlânia, era um momento de gratidão. “Nós, da instituição, sentíamos uma imensa alegria e privilégio por ter compartilhado essa experiência de aprendizado mútuo. Mais do que um curso, este foi um encontro de saberes, uma troca enriquecedora que deixou um legado de conhecimento e respeito. Obrigado por confiarem em nós e por nos permitirem fazer parte dessa linda história”, ressalta.

A aluna Lohayne Sairãka Tuapri Kampé mostra que “a palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é ‘agradecimento’. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida. O professor não somente ensina matérias, o professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, nos formam personalidades do bem? Professores não são esquecidos, são lembrados com carinho e ternura”.

“Quem não se lembra dos professores que marcaram sua vida, daquela aula cuja matéria era muito interessante, daquela bronca não bem recebida pela imaturidade? Quem não se lembra dos jeitos particulares e únicos de cada um lecionar? Quem não se lembra da rigidez cobrada para cumprimento do respeito mútuo? Aos mestres agradeço pela luta diária, pela motivação não monetária para exercer com profissionalismo da melhor forma. Os professores nos apresentaram matérias que muito usaremos na vida e outras lições que não estavam incluídas nos livros. Sou grata e honrada pelos professores que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desses profissionais para mudanças significativas”, completa Lohayne.

Ela reforça dizendo “obrigada a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso, principalmente para os nossos queridos professores, Professor Márcio, Professora Jordana e querido Professor Wagner, para o meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”, afirmou Lohayne.

Professora e madrinha da turma, Jordana de Araújo Flores, relembra que “eu já sabia que ministrar um curso de agricultor agroflorestal em uma comunidade indígena seria uma experiência única e desafiadora, mas a experiência foi além da relação instrutor e cursistas. Nos primeiros encontros, percebi a importância de uma troca de conhecimentos sensível e respeitosa, então comecei ouvindo e observando as práticas agrícolas e crenças da comunidade. Essa abordagem colaborativa criou um ambiente de confiança, essencial para o curso. E dessa forma a troca de conhecimento fluiu com abundância, assim como as águas do rio branco que dão nome ao território”.

A docente conta que é amazonense e que esse encontro a “reconectou com raízes que a muito estavam adormecidas.  A cada fim de semana, compartilhávamos não só conhecimentos, mas também o alimento, conversas calorosas e boas risadas, marcadas pela hospitalidade e o respeito mútuo. Preciso ressaltar que as etapas práticas eram as mais esperadas por ambas as partes, onde juntos preparamos uma composteira, identificamos plantas, planejamos sistemas e sempre debatíamos sobre como cada prática impactava o ambiente e em nossa sobrevivência”.

Para finalizar, Jordana diz que “concluímos oficialmente o curso, mas o aprendizado necessita de continuidade, pois a agrofloresta é mais que uma técnica, é um modo de vida. Por fim digo que essa experiência deixou uma marca permanente em mim e que ela possa ser fonte de inspiração para que eu continue ensinado as técnicas que aprendi sem esquecer que elas vieram de povos tradicionais”.

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio. “A distância da sede do nosso campus até a comunidade é de 60 km, dos quais os 25 km finais estão dentro da TI Rio Branco e em meio à floresta. Isso gerou um custo adicional, custeado pelo campus, além de exigir maior compromisso dos colaboradores por conta do tempo desprendido para ir ministrar as disciplinas. Inclusive tivemos desistência. As atividades cotidianas dos indígenas somadas à distância exigiram ainda um calendário alternativo. As aulas não poderiam ocorrer durante nos dias de semana. Realizar a noite estava fora de cogitação, por exemplo. As atividades do projeto precisavam acontecer aos finais de semana. Por quase 90 dias, a rotina de trabalho incluiu as manhãs e tardes dos sábados e domingos”.

“No entanto, não foram apenas desafios. Pelo contrário, a acolhida de toda a comunidade e a motivação dos alunos e alunas tornaram os desafios pequenos. E foi um enorme privilégio participar dessa partilha de experiências. Oferecemos um pouco do que tínhamos e recebemos muito. As refeições – cafés da manhã e almoço – foram verdadeiras experiências humanitárias; sempre compartilhadas. Ver a realização da certificação desses alunos e alunas é uma realização como coordenador de extensão, mas também como docente. E a certeza de que os esforços valeram a pena e de que a educação está no caminho certo quando chega àqueles que têm menos acesso. E a missão do IFRO é bem clara nesse sentido”, enfatiza o Professor Marcio.

O Diretor-Geral do campus, Mauro Sergio Demício, afirma que a “certificação é muito simbólica para nós do Campus São Miguel, porque é a primeira certificação que fizemos na nossa sede nova e, muito importante, todos os alunos são indígenas do Território Indígena Rio Branco. Considerando nossa região do Vale do Guaporé, esse fato nos deixa muito orgulhos, pela certeza de estarmos cumprindo nossa missão institucional de nos fazermos presentes para todos os povos dessa região, especialmente para os povos e comunidades tradicionais. Estamos todos radiantes de alegria, na certeza de que essa foi apenas uma das muitas ações que pretendemos juntamente com os povos indígenas, quilombolas e extrativistas da região”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PRF restringe circulação de caminhões no Carnaval e no fim de ano em RO

PRF restringe circulação de caminhões no Carnaval e no fim de ano em RO

Portaria publicada no Diário Oficial define horários e trechos com proibição para veículos de carga excedentes em rodovias federais durante feriados de 2026, com regras específicas para Rondônia.
L
Brasil e Estados Unidos discutem comércio e segurança em março

Brasil e Estados Unidos discutem comércio e segurança em março

Chanceleres tratam de visita oficial de Lula a Washington para negociar a redução de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e discutir a crise na Venezuela.
L
Chappell Roan rouba a cena com look transparente e protesto de Bad Bunny marca o Grammy 2026

Chappell Roan rouba a cena com look transparente e protesto de Bad Bunny marca o Grammy 2026

A cantora utilizou um vestido exclusivo da Mugler inspirado em coleção histórica de 1998.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de segunda-feira (02/02): foco, ajustes e retomada de ritmo

Previsões para segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, indicam reorganização da rotina, decisões práticas e retomada de compromissos.
L
Índice de Progresso Social: dados já estão no Observatório Municipal

Índice de Progresso Social: dados já estão no Observatório Municipal

A população de Porto Velho já pode consultar gratuitamente o Índice de Progresso Social no Observatório Municipal, plataforma da Prefeitura que reúne indicadores sociais e ambientais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas regulares impulsionam soja e milho em Rondônia na safra 2025/26

Chuvas regulares impulsionam soja e milho em Rondônia na safra 2025/26

Boletim da Conab e do Inmet aponta que precipitações bem distribuídas em janeiro garantiram solo úmido e clima favorável, contribuindo para boas perspectivas de produtividade no estado.
L
Isenção do Imposto de Renda beneficia quem ganha até R$ 5 mil

Isenção do Imposto de Renda beneficia quem ganha até R$ 5 mil

Nova tabela do IRPF entra em vigor nos pagamentos de fevereiro e deve contemplar 16 milhões de brasileiros com isenção total ou redução de alíquotas.
L
Novo valor do salário mínimo começa a ser pago nesta segunda

Novo valor do salário mínimo começa a ser pago nesta segunda

Reajuste de 6,79% eleva o piso nacional para R$ 1.621 e beneficia mais de 60 milhões de brasileiros, impactando aposentadorias, PIS e seguro-desemprego.
L
STF abre ano judiciário com presença de chefes dos poderes

STF abre ano judiciário com presença de chefes dos poderes

Cerimônia nesta segunda-feira em Brasília reúne Lula e presidentes do Congresso em meio a questionamentos sobre investigações envolvendo o Banco Master.
L

RondônCAP: Sorteio já aconteceu e divulga ganhadores da 287ª edição

Resultado do sorteio realizado em 01 de fevereiro de 2026 premia moradores de Porto Velho, Guajará, Vilhena, Cacoal, Jaru e outros municípios de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Diplomacias de Brasil e Estados Unidos articulam reunião em Washington após conversa telefônica entre os presidentes
L
Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e bicicleta deixa feridos na zona sul

Colisão entre moto e bicicleta deixa feridos na zona sul

Acidente registrado na avenida Jatuarana envolve motociclista, ciclista e uma criança de sete anos durante o início da chuva na noite deste domingo na capital.
14
Homem é preso após ameaçar familiares de morte na zona leste

Homem é preso após ameaçar familiares de morte na zona leste

Após chegar em casa embriagado, suspeito de 24 anos aterroriza companheira e familiares com ameaças de morte e violência psicológica no bairro Socialista.
16
Homem dorme durante furto e acaba preso em Porto Velho

Homem dorme durante furto e acaba preso em Porto Velho

Ao retornar para casa após jogo de futebol, morador encontra suspeito dormindo em seu quarto com o ar-condicionado ligado e vestindo suas roupas no domingo.
12

Criança de 2 anos desaparece em área de mata e mobiliza bombeiros em Porto Velho

Criança de 2 anos sumiu após sair de casa no bairro Teixeirão, em Porto Velho, e equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na área de mata próxima.
10

VÍDEO: Homem morre e filha fica gravemente ferida em acidente na zona Leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro JK, na zona Leste de Porto Velho, após motociclista avançar a preferencial e colidir com uma caminhonete; vítima morreu no local e filha foi socorrida em estado grave.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SPINOLA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Papa pede diálogo entre Estados Unidos e Cuba após novas sanções

Papa pede diálogo entre Estados Unidos e Cuba após novas sanções

Pontífice Leão XIV demonstra preocupação com o impacto humanitário na ilha após Donald Trump anunciar tarifas contra países que fornecem petróleo aos cubanos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: DROGARIA MENOR PRECO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 151 SOL/DLA
L
Infraestrutura elétrica adequada é determinante para carregamento veicular

Infraestrutura elétrica adequada é determinante para carregamento veicular

Capacitação contínua apoia instaladores diante das novas demandas do setor
L

Momento Agro: ProAqua mostra despesca e tecnologia no tambaqui

Momento Agro acompanha a despesca em propriedade rural, detalha o ProAqua, o manejo que reduz estresse do peixe e a força da tecnologia na piscicultura de Rondônia.
L

Fevereiro começa sob alerta de chuvas intensas em Rondônia

Temperaturas elevadas, com mormaços e temporais, marcam o mês que encerra o trimestre meteorológico. O principal alerta é para Porto Velho, que pode ser atingida por chuvas de nível 3, com tempestades severas organizadas e potencial significativo.
L

Bora Ali: Ana Clara Uchôa revela os desafios de morar no Celtinha e cruzar o Brasil com a Isis

Criadora de conteúdo, Ana Clara Uchôa relembra a vida na estrada com a golden retriever Isis, fala do “CEP do carro”, dos desafios e das descobertas na Amazônia.
L
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians conquista a Supercopa 2026 com vitória segura sobre o Flamengo

Vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no Mané Garrincha garante ao Timão o título da Supercopa do Brasil 2026, em duelo entre os campeões nacionais da última temporada.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.