SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025

Em destaque

Campus Avançado São Miguel do Guaporé realiza certificação do Curso FIC Agricultor(a) Agroflorestal

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - Imprensa IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, foi palco de uma celebração inesquecível: a cerimônia de certificação do curso de Agricultor(a) Agroflorestal, parte do programa Biocenomia da Amazônia, realizado na comunidade indígena do território Rio Branco, com as etnias Tupari e Kampé.

Realizado no dia 31 de outubro, na sede do campus, foi um momento de beleza e emoção. Conforme os representantes do IFRO, o ambiente estava repleto de sorrisos, lágrimas de alegria e um sentimento de conquista compartilhado por todos. Cada rosto contava uma história de determinação, e era impossível não se emocionar ao ver homens e mulheres indígenas celebrando a conclusão dessa importante jornada. Orgulhosos de sua formação em agricultura agroflorestal, eles irradiavam felicidade e esperança por um futuro mais sustentável e próspero.

“Foi uma oportunidade muito boa trabalhar este curso dentro de uma comunidade indígena, fomos muito bem acolhidos e pudemos trocar boas experiências. O curso de Agricultor Agroflorestal propiciou uma prática muito rica para os alunos, uma vez que eles conseguiram desempenhar as atividades nas suas próprias terras”, conta a Coordenadora Local do Programa Bioeconomia, Cirlânia Pereira Batista.

Segundo Cirlânia, era um momento de gratidão. “Nós, da instituição, sentíamos uma imensa alegria e privilégio por ter compartilhado essa experiência de aprendizado mútuo. Mais do que um curso, este foi um encontro de saberes, uma troca enriquecedora que deixou um legado de conhecimento e respeito. Obrigado por confiarem em nós e por nos permitirem fazer parte dessa linda história”, ressalta.

A aluna Lohayne Sairãka Tuapri Kampé mostra que “a palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é ‘agradecimento’. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida. O professor não somente ensina matérias, o professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, nos formam personalidades do bem? Professores não são esquecidos, são lembrados com carinho e ternura”.

“Quem não se lembra dos professores que marcaram sua vida, daquela aula cuja matéria era muito interessante, daquela bronca não bem recebida pela imaturidade? Quem não se lembra dos jeitos particulares e únicos de cada um lecionar? Quem não se lembra da rigidez cobrada para cumprimento do respeito mútuo? Aos mestres agradeço pela luta diária, pela motivação não monetária para exercer com profissionalismo da melhor forma. Os professores nos apresentaram matérias que muito usaremos na vida e outras lições que não estavam incluídas nos livros. Sou grata e honrada pelos professores que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desses profissionais para mudanças significativas”, completa Lohayne.

Ela reforça dizendo “obrigada a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso, principalmente para os nossos queridos professores, Professor Márcio, Professora Jordana e querido Professor Wagner, para o meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”, afirmou Lohayne.

Professora e madrinha da turma, Jordana de Araújo Flores, relembra que “eu já sabia que ministrar um curso de agricultor agroflorestal em uma comunidade indígena seria uma experiência única e desafiadora, mas a experiência foi além da relação instrutor e cursistas. Nos primeiros encontros, percebi a importância de uma troca de conhecimentos sensível e respeitosa, então comecei ouvindo e observando as práticas agrícolas e crenças da comunidade. Essa abordagem colaborativa criou um ambiente de confiança, essencial para o curso. E dessa forma a troca de conhecimento fluiu com abundância, assim como as águas do rio branco que dão nome ao território”.

A docente conta que é amazonense e que esse encontro a “reconectou com raízes que a muito estavam adormecidas.  A cada fim de semana, compartilhávamos não só conhecimentos, mas também o alimento, conversas calorosas e boas risadas, marcadas pela hospitalidade e o respeito mútuo. Preciso ressaltar que as etapas práticas eram as mais esperadas por ambas as partes, onde juntos preparamos uma composteira, identificamos plantas, planejamos sistemas e sempre debatíamos sobre como cada prática impactava o ambiente e em nossa sobrevivência”.

Para finalizar, Jordana diz que “concluímos oficialmente o curso, mas o aprendizado necessita de continuidade, pois a agrofloresta é mais que uma técnica, é um modo de vida. Por fim digo que essa experiência deixou uma marca permanente em mim e que ela possa ser fonte de inspiração para que eu continue ensinado as técnicas que aprendi sem esquecer que elas vieram de povos tradicionais”.

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio. “A distância da sede do nosso campus até a comunidade é de 60 km, dos quais os 25 km finais estão dentro da TI Rio Branco e em meio à floresta. Isso gerou um custo adicional, custeado pelo campus, além de exigir maior compromisso dos colaboradores por conta do tempo desprendido para ir ministrar as disciplinas. Inclusive tivemos desistência. As atividades cotidianas dos indígenas somadas à distância exigiram ainda um calendário alternativo. As aulas não poderiam ocorrer durante nos dias de semana. Realizar a noite estava fora de cogitação, por exemplo. As atividades do projeto precisavam acontecer aos finais de semana. Por quase 90 dias, a rotina de trabalho incluiu as manhãs e tardes dos sábados e domingos”.

“No entanto, não foram apenas desafios. Pelo contrário, a acolhida de toda a comunidade e a motivação dos alunos e alunas tornaram os desafios pequenos. E foi um enorme privilégio participar dessa partilha de experiências. Oferecemos um pouco do que tínhamos e recebemos muito. As refeições – cafés da manhã e almoço – foram verdadeiras experiências humanitárias; sempre compartilhadas. Ver a realização da certificação desses alunos e alunas é uma realização como coordenador de extensão, mas também como docente. E a certeza de que os esforços valeram a pena e de que a educação está no caminho certo quando chega àqueles que têm menos acesso. E a missão do IFRO é bem clara nesse sentido”, enfatiza o Professor Marcio.

O Diretor-Geral do campus, Mauro Sergio Demício, afirma que a “certificação é muito simbólica para nós do Campus São Miguel, porque é a primeira certificação que fizemos na nossa sede nova e, muito importante, todos os alunos são indígenas do Território Indígena Rio Branco. Considerando nossa região do Vale do Guaporé, esse fato nos deixa muito orgulhos, pela certeza de estarmos cumprindo nossa missão institucional de nos fazermos presentes para todos os povos dessa região, especialmente para os povos e comunidades tradicionais. Estamos todos radiantes de alegria, na certeza de que essa foi apenas uma das muitas ações que pretendemos juntamente com os povos indígenas, quilombolas e extrativistas da região”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

Documento final da Agenda de Ação da COP30, realizada em Belém, organiza 120 iniciativas climáticas voluntárias em seis eixos temáticos e conta com a participação inédita de 190 países, visando acelerar a implementação do Acordo de Paris.
L
Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Walfrido Warde defende um combate unificado às organizações criminosas no Brasil, sugerindo que a coordenação entre as polícias e a criação de uma autoridade federal evitem a desarticulação e a politização do tema.
L
Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Com 40 quiosques e dois telões, público acompanhou Flamengo x Palmeiras no Parque da Cidade.
L
Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Produtores expõem mel, hidromel, derivados e espécies sem ferrão com apoio da Semagric.
L
Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Atração gratuita recebeu grande fluxo de visitantes na estreia deste sábado (29).
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Além do amor incondicional pela família, sua paixão mais vibrante era o futebol. Um flamenguista apaixonado, Noel vivia cada jogo com a intensidade e o coração que dedicava à vida.
L

Aquarismo ganha espaço na Agrotec com espécies raras, amazônicas e marítimas

Expositor apresentou peixes amazônicos e marinhos, além de equipamentos completos para aquários e lagos, destacando a importância do manejo correto e da preservação das espécies
L

Sebrae-RO impulsiona agroindústrias e leva atendimento especializado à Agrotec 2025

Instituição levou 66 agroindústrias para a feira, ofereceu suporte técnico aos expositores e ampliou o acesso dos pequenos produtores a capacitações, formalização e novos mercados
L

Brazano apresenta café especial de Porto Velho e valoriza produtor local na Agrotec

Marca rondoniense apresenta café especial cultivado em Nova Califórnia, em Porto Velho, e reforça valorização do produtor local e da identidade amazônica na cafeicultura
L

De resíduo a adubo: Sesc distribui fertilizante orgânico durante a Agrotec 2025

Sesc Rondônia movimenta Agrotec com doação de biofertilizante a visitantes
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou neste sábado (29) documentos que comprovem o diagnóstico de Alzheimer e transtornos psiquiátricos do general Augusto Heleno, condenado a 21 anos pela trama golpista, antes de decidir sobre o pedido da defesa.
L
Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

A declaração, veiculada em cadeia de rádio e televisão na noite deste domingo (30), tem como foco principal a sanção da lei que zera o IR para quem recebe até R$ 5 mil e reforça a retomada do crescimento econômico e de programas de assistência social do governo.
L
Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

Tragédia ocorreu na tarde deste domingo (30) no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa; o homem ultrapassou a área de segurança do recinto do animal, foi atacado e não resistiu aos graves ferimentos.
18
Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Acidente na noite deste sábado (29) no centro de Porto Velho resulta em colisão e deixa motorista de aplicativo ferido; condutor do Fusion, que é deficiente físico, foi preso em flagrante.
12
Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Tentativa de homicídio choca moradores do bairro Pantanal em Porto Velho; vítima é atingida por tiros nas costas e na testa por agressor em moto.
14

Homem de 41 anos é esfaqueado gravemente no Morar Melhor

Vítima de 41 anos foi encontrada com múltiplas perfurações por faca na madrugada deste domingo (30) no residencial da zona sul de Porto Velho, sendo levada em estado grave ao hospital.
16
Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Equipe do sargento Machado prende casal apontado como responsável por boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump declara espaço aéreo da Venezuela "fechado" e gera reação de Caracas

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “fechado” e gera reação de Caracas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer o anúncio unilateral, o que levou o governo venezuelano a classificar a declaração como uma “ameaça colonialista” e um ato hostil contra a soberania do país.
L
Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

O tetra do Flamengo, conquistado no último sábado (29), colocou o futebol brasileiro no topo do ranking continental e consolidou o recorde de sete conquistas consecutivas no torneio interclubes mais importante da América do Sul.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

Há perguntas vitais sem respostas; há indecisões, alguma desinformação mas, mais que tudo, a menos de um ano do pleito, se conhece os personagens, mas não o que eles farão em 2026.
L
Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Colisão entre duas motos deixa casal gravemente ferido e motorista alcoolizado preso na José Amador dos Reis, em Porto Velho.
16
Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Torcedor do Flamengo e moto aplicativo são agredidos por integrantes da torcida do Palmeiras após cruzarem área de concentração no Olaria.
14
Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Acidente no Cai N’água deixa motorista ferido e destrói fachada de salão de beleza em forte batida.
12

Flamengo é tetra da Libertadores: vitória histórica sobre o Palmeiras

Com gol decisivo de Danilo no segundo tempo, o Rubro-Negro supera o rival no Monumental, em Lima, conquista o quarto título continental e alcança um feito inédito entre os clubes brasileiros.
L
Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Parceria institucional, palavra-chave central da agenda do governador interino, é destacada em reunião na Prefeitura e em visita a uma das maiores obras de infraestrutura do município.
L

Rondônia Reality Show 2025: Mano João é o quinto eliminado da temporada

Criador de conteúdo deixou a disputa na noite deste sábado, em votação recorde do público.
L

Ícone da Madeira-Mamoré rouba a cena na Agrotec e inspira debate sobre logística na Amazônia

Exposta na Agrotec 2025, a Locomotiva 18 reacendeu o debate sobre a retomada da ferrovia como alternativa logística e símbolo do fortalecimento da infraestrutura na Amazônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.