QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Campus Avançado São Miguel do Guaporé realiza certificação do Curso FIC Agricultor(a) Agroflorestal

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - Imprensa IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, foi palco de uma celebração inesquecível: a cerimônia de certificação do curso de Agricultor(a) Agroflorestal, parte do programa Biocenomia da Amazônia, realizado na comunidade indígena do território Rio Branco, com as etnias Tupari e Kampé.

Realizado no dia 31 de outubro, na sede do campus, foi um momento de beleza e emoção. Conforme os representantes do IFRO, o ambiente estava repleto de sorrisos, lágrimas de alegria e um sentimento de conquista compartilhado por todos. Cada rosto contava uma história de determinação, e era impossível não se emocionar ao ver homens e mulheres indígenas celebrando a conclusão dessa importante jornada. Orgulhosos de sua formação em agricultura agroflorestal, eles irradiavam felicidade e esperança por um futuro mais sustentável e próspero.

“Foi uma oportunidade muito boa trabalhar este curso dentro de uma comunidade indígena, fomos muito bem acolhidos e pudemos trocar boas experiências. O curso de Agricultor Agroflorestal propiciou uma prática muito rica para os alunos, uma vez que eles conseguiram desempenhar as atividades nas suas próprias terras”, conta a Coordenadora Local do Programa Bioeconomia, Cirlânia Pereira Batista.

Segundo Cirlânia, era um momento de gratidão. “Nós, da instituição, sentíamos uma imensa alegria e privilégio por ter compartilhado essa experiência de aprendizado mútuo. Mais do que um curso, este foi um encontro de saberes, uma troca enriquecedora que deixou um legado de conhecimento e respeito. Obrigado por confiarem em nós e por nos permitirem fazer parte dessa linda história”, ressalta.

A aluna Lohayne Sairãka Tuapri Kampé mostra que “a palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é ‘agradecimento’. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida. O professor não somente ensina matérias, o professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, nos formam personalidades do bem? Professores não são esquecidos, são lembrados com carinho e ternura”.

“Quem não se lembra dos professores que marcaram sua vida, daquela aula cuja matéria era muito interessante, daquela bronca não bem recebida pela imaturidade? Quem não se lembra dos jeitos particulares e únicos de cada um lecionar? Quem não se lembra da rigidez cobrada para cumprimento do respeito mútuo? Aos mestres agradeço pela luta diária, pela motivação não monetária para exercer com profissionalismo da melhor forma. Os professores nos apresentaram matérias que muito usaremos na vida e outras lições que não estavam incluídas nos livros. Sou grata e honrada pelos professores que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desses profissionais para mudanças significativas”, completa Lohayne.

Ela reforça dizendo “obrigada a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso, principalmente para os nossos queridos professores, Professor Márcio, Professora Jordana e querido Professor Wagner, para o meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”, afirmou Lohayne.

Professora e madrinha da turma, Jordana de Araújo Flores, relembra que “eu já sabia que ministrar um curso de agricultor agroflorestal em uma comunidade indígena seria uma experiência única e desafiadora, mas a experiência foi além da relação instrutor e cursistas. Nos primeiros encontros, percebi a importância de uma troca de conhecimentos sensível e respeitosa, então comecei ouvindo e observando as práticas agrícolas e crenças da comunidade. Essa abordagem colaborativa criou um ambiente de confiança, essencial para o curso. E dessa forma a troca de conhecimento fluiu com abundância, assim como as águas do rio branco que dão nome ao território”.

A docente conta que é amazonense e que esse encontro a “reconectou com raízes que a muito estavam adormecidas.  A cada fim de semana, compartilhávamos não só conhecimentos, mas também o alimento, conversas calorosas e boas risadas, marcadas pela hospitalidade e o respeito mútuo. Preciso ressaltar que as etapas práticas eram as mais esperadas por ambas as partes, onde juntos preparamos uma composteira, identificamos plantas, planejamos sistemas e sempre debatíamos sobre como cada prática impactava o ambiente e em nossa sobrevivência”.

Para finalizar, Jordana diz que “concluímos oficialmente o curso, mas o aprendizado necessita de continuidade, pois a agrofloresta é mais que uma técnica, é um modo de vida. Por fim digo que essa experiência deixou uma marca permanente em mim e que ela possa ser fonte de inspiração para que eu continue ensinado as técnicas que aprendi sem esquecer que elas vieram de povos tradicionais”.

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio. “A distância da sede do nosso campus até a comunidade é de 60 km, dos quais os 25 km finais estão dentro da TI Rio Branco e em meio à floresta. Isso gerou um custo adicional, custeado pelo campus, além de exigir maior compromisso dos colaboradores por conta do tempo desprendido para ir ministrar as disciplinas. Inclusive tivemos desistência. As atividades cotidianas dos indígenas somadas à distância exigiram ainda um calendário alternativo. As aulas não poderiam ocorrer durante nos dias de semana. Realizar a noite estava fora de cogitação, por exemplo. As atividades do projeto precisavam acontecer aos finais de semana. Por quase 90 dias, a rotina de trabalho incluiu as manhãs e tardes dos sábados e domingos”.

“No entanto, não foram apenas desafios. Pelo contrário, a acolhida de toda a comunidade e a motivação dos alunos e alunas tornaram os desafios pequenos. E foi um enorme privilégio participar dessa partilha de experiências. Oferecemos um pouco do que tínhamos e recebemos muito. As refeições – cafés da manhã e almoço – foram verdadeiras experiências humanitárias; sempre compartilhadas. Ver a realização da certificação desses alunos e alunas é uma realização como coordenador de extensão, mas também como docente. E a certeza de que os esforços valeram a pena e de que a educação está no caminho certo quando chega àqueles que têm menos acesso. E a missão do IFRO é bem clara nesse sentido”, enfatiza o Professor Marcio.

O Diretor-Geral do campus, Mauro Sergio Demício, afirma que a “certificação é muito simbólica para nós do Campus São Miguel, porque é a primeira certificação que fizemos na nossa sede nova e, muito importante, todos os alunos são indígenas do Território Indígena Rio Branco. Considerando nossa região do Vale do Guaporé, esse fato nos deixa muito orgulhos, pela certeza de estarmos cumprindo nossa missão institucional de nos fazermos presentes para todos os povos dessa região, especialmente para os povos e comunidades tradicionais. Estamos todos radiantes de alegria, na certeza de que essa foi apenas uma das muitas ações que pretendemos juntamente com os povos indígenas, quilombolas e extrativistas da região”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Sistema Nacional de Informações Criminais será única fonte para emissão de certidões criminais; protocolo padroniza reconhecimento de pessoas em investigações.
L
EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

Empresa amplia cobertura e ajusta rotas para manter regularidade do serviço em bairros urbanos e distritos ribeirinhos.
L
Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Valores arrecadados com inscrições foram convertidos em cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
L
Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho instala lixeiras pet com sacolas descartáveis em espaços públicos para reforçar limpeza urbana e cuidados com animais.
L
Rondônia registra queda histórica em crimes com políticas integradas de segurança

Rondônia registra queda histórica em crimes com políticas integradas de segurança

Governador Marcos Rocha destaca investimentos em tecnologia, operações e capacitação das forças de segurança em 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Novo abatimento médio de 11,8% na tarifa de energia já está em vigor para inscritos no CadÚnico e amplia a inclusão energética no Brasil.
L
Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Recurso destinado pela deputada Dra. Taíssa Sousa fortalece a saúde municipal em Seringueiras, garantindo renovação de materiais e melhor estrutura de atendimento à população.
L
Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa destina R$ 70 mil para novos equipamentos hospitalares na UBS do distrito, ampliando acesso à saúde e atendimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de latrocínio em Porto Velho

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de latrocínio em Porto Velho

Quarto investigado do caso foi localizado em sua residência; prisões dos demais envolvidos foram convertidas em preventivas.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente ocorreu em cruzamento; vítima foi socorrida e encaminhada a unidade de saúde.
12
Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Mulher foi atingida ao tentar pegar cachorro; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Subtítulo: Colisão ocorreu durante manobra de ultrapassagem; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Colisão ocorreu quando veículo saia de oficina; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei reconhece professores da educação infantil como profissionais do magistério

Lei reconhece professores da educação infantil como profissionais do magistério

Medida garante piso salarial nacional e enquadramento em planos de carreira para docentes aprovados em concurso público.
L
Ministério da Saúde abre Chamadas Públicas para pesquisas estratégicas no SUS

Ministério da Saúde abre Chamadas Públicas para pesquisas estratégicas no SUS

Serão investidos R$ 57 milhões em vacinas, terapias avançadas e saúde da mulher; inscrições vão até 23 de fevereiro.
L
Brasil registra segunda maior saída de dólares da história em 2025

Brasil registra segunda maior saída de dólares da história em 2025

Fluxo cambial negativo atinge US$ 33,3 bilhões; saída financeira supera entradas comerciais.
L
Ranking de games mais jogados em 2025 é praticamente igual ao de 2024

Ranking de games mais jogados em 2025 é praticamente igual ao de 2024

Fortnite, Call of Duty, GTA V, Roblox e Minecraft dominam consoles; estúdio de Splitgate rebate críticas sobre número de jogadores.
L

Edital de Convocação AGO-ELETIVA: FEDERAÇÃO DE PETECA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Escola Padre Mario Castagna – Av. Campos Sales nº 395 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L
Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Entidades indígenas e ambientalistas alertam para riscos da exploração de petróleo na região e questionam licença concedida à Petrobras.
L
I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

Festival literário em Porto Velho destaca a literatura amazônica e reconhece autores, ilustradores e instituições culturais.
L
Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Instalações científicas, incluindo o Centro de Matemática, foram afetadas por ataques durante operação militar dos EUA.
L
Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Brasileiros enfrentam adversários do top 10 mundial nesta quinta-feira no Catar; partidas terão transmissão ao vivo.
L

Hospitais inteligentes do SUS: Lula anuncia rede nacional

Com investimento de R$ 4,8 bilhões, governo cria rede de hospitais e UTIs inteligentes no SUS, com uso de inteligência artificial, telemedicina e foco no acesso da população mais vulnerável.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.