SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

Campus Avançado São Miguel do Guaporé realiza certificação do Curso FIC Agricultor(a) Agroflorestal

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - Imprensa IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, foi palco de uma celebração inesquecível: a cerimônia de certificação do curso de Agricultor(a) Agroflorestal, parte do programa Biocenomia da Amazônia, realizado na comunidade indígena do território Rio Branco, com as etnias Tupari e Kampé.

Realizado no dia 31 de outubro, na sede do campus, foi um momento de beleza e emoção. Conforme os representantes do IFRO, o ambiente estava repleto de sorrisos, lágrimas de alegria e um sentimento de conquista compartilhado por todos. Cada rosto contava uma história de determinação, e era impossível não se emocionar ao ver homens e mulheres indígenas celebrando a conclusão dessa importante jornada. Orgulhosos de sua formação em agricultura agroflorestal, eles irradiavam felicidade e esperança por um futuro mais sustentável e próspero.

“Foi uma oportunidade muito boa trabalhar este curso dentro de uma comunidade indígena, fomos muito bem acolhidos e pudemos trocar boas experiências. O curso de Agricultor Agroflorestal propiciou uma prática muito rica para os alunos, uma vez que eles conseguiram desempenhar as atividades nas suas próprias terras”, conta a Coordenadora Local do Programa Bioeconomia, Cirlânia Pereira Batista.

Segundo Cirlânia, era um momento de gratidão. “Nós, da instituição, sentíamos uma imensa alegria e privilégio por ter compartilhado essa experiência de aprendizado mútuo. Mais do que um curso, este foi um encontro de saberes, uma troca enriquecedora que deixou um legado de conhecimento e respeito. Obrigado por confiarem em nós e por nos permitirem fazer parte dessa linda história”, ressalta.

A aluna Lohayne Sairãka Tuapri Kampé mostra que “a palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é ‘agradecimento’. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida. O professor não somente ensina matérias, o professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, nos formam personalidades do bem? Professores não são esquecidos, são lembrados com carinho e ternura”.

“Quem não se lembra dos professores que marcaram sua vida, daquela aula cuja matéria era muito interessante, daquela bronca não bem recebida pela imaturidade? Quem não se lembra dos jeitos particulares e únicos de cada um lecionar? Quem não se lembra da rigidez cobrada para cumprimento do respeito mútuo? Aos mestres agradeço pela luta diária, pela motivação não monetária para exercer com profissionalismo da melhor forma. Os professores nos apresentaram matérias que muito usaremos na vida e outras lições que não estavam incluídas nos livros. Sou grata e honrada pelos professores que tive, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza da contribuição árdua desses profissionais para mudanças significativas”, completa Lohayne.

Ela reforça dizendo “obrigada a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso, principalmente para os nossos queridos professores, Professor Márcio, Professora Jordana e querido Professor Wagner, para o meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”, afirmou Lohayne.

Professora e madrinha da turma, Jordana de Araújo Flores, relembra que “eu já sabia que ministrar um curso de agricultor agroflorestal em uma comunidade indígena seria uma experiência única e desafiadora, mas a experiência foi além da relação instrutor e cursistas. Nos primeiros encontros, percebi a importância de uma troca de conhecimentos sensível e respeitosa, então comecei ouvindo e observando as práticas agrícolas e crenças da comunidade. Essa abordagem colaborativa criou um ambiente de confiança, essencial para o curso. E dessa forma a troca de conhecimento fluiu com abundância, assim como as águas do rio branco que dão nome ao território”.

A docente conta que é amazonense e que esse encontro a “reconectou com raízes que a muito estavam adormecidas.  A cada fim de semana, compartilhávamos não só conhecimentos, mas também o alimento, conversas calorosas e boas risadas, marcadas pela hospitalidade e o respeito mútuo. Preciso ressaltar que as etapas práticas eram as mais esperadas por ambas as partes, onde juntos preparamos uma composteira, identificamos plantas, planejamos sistemas e sempre debatíamos sobre como cada prática impactava o ambiente e em nossa sobrevivência”.

Para finalizar, Jordana diz que “concluímos oficialmente o curso, mas o aprendizado necessita de continuidade, pois a agrofloresta é mais que uma técnica, é um modo de vida. Por fim digo que essa experiência deixou uma marca permanente em mim e que ela possa ser fonte de inspiração para que eu continue ensinado as técnicas que aprendi sem esquecer que elas vieram de povos tradicionais”.

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcio Moreira Costa, explica que a realização do curso de Agricultor(a) Agroflorestal na comunidade indígena Trindade foi um desafio e um privilégio. “A distância da sede do nosso campus até a comunidade é de 60 km, dos quais os 25 km finais estão dentro da TI Rio Branco e em meio à floresta. Isso gerou um custo adicional, custeado pelo campus, além de exigir maior compromisso dos colaboradores por conta do tempo desprendido para ir ministrar as disciplinas. Inclusive tivemos desistência. As atividades cotidianas dos indígenas somadas à distância exigiram ainda um calendário alternativo. As aulas não poderiam ocorrer durante nos dias de semana. Realizar a noite estava fora de cogitação, por exemplo. As atividades do projeto precisavam acontecer aos finais de semana. Por quase 90 dias, a rotina de trabalho incluiu as manhãs e tardes dos sábados e domingos”.

“No entanto, não foram apenas desafios. Pelo contrário, a acolhida de toda a comunidade e a motivação dos alunos e alunas tornaram os desafios pequenos. E foi um enorme privilégio participar dessa partilha de experiências. Oferecemos um pouco do que tínhamos e recebemos muito. As refeições – cafés da manhã e almoço – foram verdadeiras experiências humanitárias; sempre compartilhadas. Ver a realização da certificação desses alunos e alunas é uma realização como coordenador de extensão, mas também como docente. E a certeza de que os esforços valeram a pena e de que a educação está no caminho certo quando chega àqueles que têm menos acesso. E a missão do IFRO é bem clara nesse sentido”, enfatiza o Professor Marcio.

O Diretor-Geral do campus, Mauro Sergio Demício, afirma que a “certificação é muito simbólica para nós do Campus São Miguel, porque é a primeira certificação que fizemos na nossa sede nova e, muito importante, todos os alunos são indígenas do Território Indígena Rio Branco. Considerando nossa região do Vale do Guaporé, esse fato nos deixa muito orgulhos, pela certeza de estarmos cumprindo nossa missão institucional de nos fazermos presentes para todos os povos dessa região, especialmente para os povos e comunidades tradicionais. Estamos todos radiantes de alegria, na certeza de que essa foi apenas uma das muitas ações que pretendemos juntamente com os povos indígenas, quilombolas e extrativistas da região”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Decreto amplia vida útil dos táxis em Porto Velho

Decreto amplia vida útil dos táxis em Porto Velho

Medida atende a um antigo clamor da categoria, que enfrenta forte concorrência
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após reunião com frente feminina

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após reunião com frente feminina

Projeto reapresentado à frente feminina e entra em fase de reformulação para início das obras em Porto Velho
L
Modernização da gestão pública em Rondônia avança em 2025 com ações do governo estadual

Modernização da gestão pública em Rondônia avança em 2025 com ações do governo estadual

Modernização fortalece eficiência administrativa, transparência e valorização dos servidores ao longo de 2025
L
Prefeitura entrega bicicletas a crianças da zona Sul de Porto Velho

Prefeitura entrega bicicletas a crianças da zona Sul de Porto Velho

Ação transforma cartinhas de Natal em gestos concretos de cuidado e inclusão social.
L
Crianças do Cosme e Damião vivenciam Natal inclusivo em Porto Velho

Crianças do Cosme e Damião vivenciam Natal inclusivo em Porto Velho

Programação do Natal Porto Velho Luz proporcionou acolhimento e lazer fora do ambiente hospitalar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Fim de semana no Grego tem rock, chopp e feijoada

Rock ao vivo, clima descontraído e boa energia fazem do Grego Original o ponto alto do seu fim de semana em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

Ministro Edson Fachin defende criação de diretrizes éticas para magistrados e critica o personalismo nas decisões da suprema corte.
L
Fernando Haddad confirma que deixará o Ministério da Fazenda em fevereiro

Fernando Haddad confirma que deixará o Ministério da Fazenda em fevereiro

Ministro Fernando Haddad anuncia saída do cargo para colaborar com a campanha presidencial de 2026 e planeja transição antecipada na economia.
L
Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Mesa Diretora da Câmara oficializa perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem por ausências e condenação criminal definitiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Crédito suplementar de quase R$ 6 milhões é aprovado para ajuste orçamentário de Rondônia

Crédito suplementar de quase R$ 6 milhões é aprovado para ajuste orçamentário de Rondônia

Crédito garante continuidade dos aportes previdenciários do estado em 2025
L
PF investiga movimentações de 28,6 milhões de reais envolvendo deputados do PL

PF investiga movimentações de 28,6 milhões de reais envolvendo deputados do PL

Operação Galho Fraco atinge Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy por suspeita de desvio de cota parlamentar e lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro.
L
Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar com entrega de equipamentos em Alvorada do Oeste

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar com entrega de equipamentos em Alvorada do Oeste

Ação fortalece agricultura familiar em Alvorada do Oeste.
L
Haddad prevê novas reformas econômicas a partir de 2027

Haddad prevê novas reformas econômicas a partir de 2027

Ministro Fernando Haddad defende a estrutura do arcabouço fiscal, mas admite ajustes nos parâmetros para garantir a sustentabilidade das contas.
L
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

Supremo Tribunal Federal reconhece racismo estrutural e ordena que o governo federal elabore medidas de reparação e proteção em até um ano.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Câmeras de monitoramento flagram suspeita escondendo produtos de higiene e cosméticos em estabelecimento na avenida Jatuarana, em Porto Velho.
10
Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Investigação iniciada em Guajará-Mirim leva policiais a imóvel utilizado para refino e venda de entorpecentes em larga escala na capital.
12
Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão prendem suspeitos com simulacro de arma e celulares roubados após perseguição no bairro São Francisco, em Porto Velho.
14
Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Motociclista de 19 anos fica ferido após colisão com carro de militar da Força Aérea no cruzamento com a rua Coimbra, em Porto Velho.
16
Colisão entre motocicletas deixa feridos na Estrada da Penal

Colisão entre motocicletas deixa feridos na Estrada da Penal

Apenado e mulher foram socorridos após batida frontal em frente ao presídio Urso Branco em Porto Velho na manhã desta sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema Regula RO otimiza transferência de pacientes na regulação da saúde

Sistema Regula RO otimiza transferência de pacientes na regulação da saúde

Sistema Regula RO moderniza a regulação estadual, agiliza solicitação de leitos e melhora o fluxo de transferência de pacientes
L
Turista Aprendiz encerra temporada 2025 com mais de 300 alunos atendidos em Porto Velho

Turista Aprendiz encerra temporada 2025 com mais de 300 alunos atendidos em Porto Velho

Turista conclui atividades de 2025 e reforça turismo pedagógico com visitas a pontos históricos da capital
L
Balcão gov.br em Porto Velho amplia atendimento presencial nas unidades do Tudo Aqui

Balcão gov.br em Porto Velho amplia atendimento presencial nas unidades do Tudo Aqui

Balcão facilita criação e recuperação de contas e amplia o acesso da população aos serviços digitais do governo
L
Chevrolet Onix Sedan Plus LT 2020 Turbo na Zé Veículos

Chevrolet Onix Sedan Plus LT 2020 Turbo na Zé Veículos

Economia, desempenho e conforto para o dia a dia e viagens.
L
Fiat Idea Adventure 2012/2013 Completo na Zé Veículos

Fiat Idea Adventure 2012/2013 Completo na Zé Veículos

Robustez, espaço e conforto para quem precisa de versatilidade no dia a dia.
L
FACER e SEDEC lançam Semana Automotiva em Porto Velho

FACER e SEDEC lançam Semana Automotiva em Porto Velho

Evento inédito será realizado em janeiro de 2026 com foco no fortalecimento do setor automotivo.
L
Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Evento reuniu grande público no Centro da cidade e programação continua nesta sexta-feira.
L
Novo layout da NFS-e exige adequação de contribuintes e contadores

Novo layout da NFS-e exige adequação de contribuintes e contadores

Empresas que utilizam sistemas próprios devem atualizar emissão para evitar problemas a partir de 2026.
L

Campeonato Rondoniense 2026 é lançado com patrocínio do Sicredi

Sicredi apoia pelo segundo ano a principal competição do futebol rondoniense.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.