TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Trabalhadores da Embrapa paralisam atividades nesta quarta-feira

Sindicato da categoria recusou propostas da estatal

Por LUCIANO NASCIMENTO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Trabalhadores da Embrapa paralisam atividades nesta quarta-feira
FERNANDA MUNIZ BEZ/EMBRAPA

Trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira (16). A decisão foi tomada após rejeição da proposta da empresa de reajuste de 2,58%. Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), a proposta não repõe perdas salariais acumuladas desde 2018, que somam 16,24%, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A Embrapa propõe ainda o mesmo reajuste de 2,58% para benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-creche, o que na avaliação dos trabalhadores não têm impacto na redução das perdas. Mas para 2025, a Embrapa propôs reajuste de 100% da inflação.

O presidente do Sinpaf, Marcus Vinícius Vidal, disse que a paralisação nacional busca “chamar atenção da empresa e da sociedade para as injustiças enfrentadas pelos trabalhadores e para garantir os seus direitos”.

“Foram 16 rodadas de negociação em que a empresa, de maneira impositiva e inflexível, tentou, ao final, empurrar um acordo bianual e um pacotão sem diálogo real. Não vamos permitir que a Embrapa divida a categoria e enfraqueça nossa luta por melhores condições de trabalho e respeito aos direitos de todos os empregados. A paralisação foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos de valorização e respeito”, explicou Vidal.

Além da recomposição das perdas salariais, os trabalhadores também pleiteiam a implementação de políticas de combate ao assédio moral e sexual na empresa, e a proteção a gestantes e lactantes terceirizadas em ambientes insalubres. Os trabalhadores também querem a concessão de créditos aos técnicos e assistentes em publicações científicas.

Outro ponto apontado como crítico pelos trabalhadores é o que eles classificam como resistência da empresa em atender à demanda pelo Adicional de Escolaridade para Técnicos e Assistentes. Esse adicional seria pago como reconhecimento do esforço na qualificação em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado.

“Essa falta de reconhecimento gera frustração entre os/as trabalhadores/as, que desempenham funções de alta complexidade e contribuem significativamente para o sucesso da empresa”, argumenta o Sinpaf.

Nota

Em nota encaminhada à Agência Brasil, a Embrapa disse que respeita a decisão do Sinpaf, mas destaca que, na rodada de negociação do dia 26 de setembro, apresentou a sua proposta para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026, porém, a Comissão de Negociação do sindicato negou em mesa a continuidade do diálogo, “o que fecha, para a empresa, os caminhos de negociação com o Governo Federal”.

“Nessa direção, a Empresa considera relevante a manifestação democrática dos empregados e empregadas sobre a proposta que estava em negociação, o que deveria acontecer por meio de assembleias a serem convocadas pelo sindicato para que se sigam as tratativas necessárias”, diz a manifestação da Embrapa.

Ainda de acordo com a empresa, o ACT atual ficará vigente até 31 de outubro. Após essa data, enquanto não houver acordo, a empresa aplicará o que está previsto em normas, no Plano de Cargos e Salários da Embrapa (PCE), em contratos e em leis.

“A Empresa destaca que o acordo que estava em negociação e cuja continuidade foi suspensa pelo Sinpaf trazia ganhos importantes para os empregados da estatal, como a manutenção de conquistas já alcançadas e a inclusão de novos benefícios. E afirma que uma das prioridades da atual gestão, composta por maioria mulher [duas diretoras e a presidente] é priorizar programas e iniciativas que fortaleçam as mulheres, tanto em âmbito corporativo, no caso, as empregadas da estatal, quanto em âmbito de programas e políticas públicas voltadas para mulheres rurais”, finaliza nota da Embrapa.

Entre as ações programadas nas diversas unidades da Embrapa para o dia de paralisação estão a distribuição de bananas e morangos como protesto; roda de conversa e doação de sangue de voluntários, além de café da manhã.

Embrapa

Empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Embrapa é responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar atividades relacionadas à pesquisa agropecuária e à formulação de políticas agrícolas. A empresa tem 43 centros de pesquisa em todas as regiões do país, desempenhando um papel importante no desenvolvimento agropecuário do Brasil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Conforme definido no encontro, o município de Jaru receberá, entre os dias 13 e 30 de agosto, as competições de voleibol, vôlei de praia, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, karatê e jiu-jítsu, dentro da 17ª edição do JIR.
L
Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Responsáveis afirmam que entrega de históricos está condicionada a pagamentos; legislação proíbe retenção
L
CNJ puniu 126 magistrados com aposentadoria compulsória em duas décadas

CNJ puniu 126 magistrados com aposentadoria compulsória em duas décadas

Dados foram divulgados após decisão do ministro Flávio Dino que extingue o benefício como sanção máxima, defendendo a perda definitiva do cargo.
L
Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Em visita oficial ao Planalto, presidente Lula e o novo líder boliviano Rodrigo Paz discutem investimentos na Petrobras e construção de linhas de transmissão.
L
Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Companhia já realizava fretamentos na rota China-Campinas e agora poderá atuar de forma contínua no transporte internacional de mercadorias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisca Macedo Fernandes

Familiares e amigos se despedem de Francisca Macedo Fernandes em Porto Velho, com velório na Capela Madeira Mamoré e cortejo previsto para o Recanto da Concessão.
L
Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Estado se destaca no Norte em impacto sustentável, mas ainda enfrenta desafios para consolidar crescimento econômico e social
L
Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Regras para o ano-base 2025 incluem inclusão de nome social, taxação de apostas online (bets) e um inédito sistema de “cashback” para isentos.
L
Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Período de envio começa em 23 de março e termina em 29 de maio; programa gerador será liberado para download nesta sexta-feira (20).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Proposta busca integrar saúde, educação e segurança para fortalecer a prevenção e proteção à vida no estado.
L
Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Presidente do STF destaca que “ninguém tem uma Constituição para chamar de sua” e reforça a necessidade de autocontenção e prudência nas manifestações judiciais.
L
PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

Acusação aponta vazamento de informações sigilosas sobre operação contra o Comando Vermelho; desembargador do TRF2 também foi denunciado.
L
Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
L
Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

Ação conjunta da Força Integrada resulta na prisão de suspeito e apreensão de crack, cocaína e fardamento camuflado.
10
Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Delegado Valter Guelssi confirma prisão de motorista após colisão entre ônibus da Eucatur e carreta na BR-267.
18
Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Jovem de 18 anos, conhecido como “VT”, foi capturado pela FICCO no bairro Mariana após tentativa de fuga por telhados e resistência à prisão.
14
Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Vítima foi socorrida inconsciente após agressões no bairro JK; suspeitos foram capturados por testemunhas e pela polícia na Avenida José Amador dos Reis.
14
Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Retificação da Licença Ambiental: CIMED & CO. S.A.

RETIFICAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L

Requerimento de Outorga: MARCELAINE SANTOS SCHUMANN

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Prefeitura de Porto Velho inicia inscrições para competição municipal voltada para atletas a partir de 16 anos em quatro modalidades esportivas.
L
Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
L
Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Evento será realizado na unidade de saúde Carlos Chagas e contará com profissionais de saúde e paciente transplantado
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP): MINERVA S.A.

Licença Ambiental Prévia – LP.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI): MINERVA S.A.

Licença Ambiental de Instalação – LI.
L