TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

Reunião com a equipe técnica será em Brasília

Por CRISTINA INDIO DO BRASIL - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão. Diante da urgência da decisão, Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (14). “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.

“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.

De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.

“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse.

Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.

Crise hídrica

O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.

“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou.

Eleição

O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.

Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão.

O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou.

ONS

Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.

Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.

Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24 a março/25 se mostram abaixo da Média de Longo Termo (MLT). “As projeções de Energia Armazenada (EAR) indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcançaria ao final de março de 2025, no cenário superior, 13,8 p.p. acima do armazenamento verificado em março de 2024. No cenário inferior, esta projeção seria de 23,4 p.p abaixo ante o verificado”, acrescentou o Operador.

“No curto prazo, a análise da EAR mostra a continuidade da redução dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses, com a recuperação dos volumes estimada para ocorrer a partir de janeiro de 2025”, afirmou na nota. No entendimento do ONS, o principal desafio identificado pelo órgão até dezembro é o atendimento da ponta de carga, horário em que a demanda atinge seu ponto máximo, que geralmente acontece entre 18h e 20h.

“As projeções indicadas pelos estudos prospectivos são utilizadas para apoiar tomadas de decisões pelo colegiado do CMSE quanto à necessidade da adoção ou permanência de medidas operacionais preventivas com vistas a aumentar a segurança do SIN. O Operador segue acompanhando a situação e os resultados das iniciativas implementadas com o intuito de assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN”, informou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: O Quebra-Nozes encanta no palco de Porto Velho

Agenda News: O Quebra-Nozes encanta no palco de Porto Velho

Espetáculo do Ballet Rita Nascimento será apresentado dia 12 de dezembro e celebra a magia natalina com elenco de todas as idades e figurinos deslumbrantes.
L
Agenda News: A Escola das Águas será lançada em Porto Velho

Agenda News: A Escola das Águas será lançada em Porto Velho

Livro infantil de Elizane Nunes e Miquelly Sanches celebra vivências ribeirinhas e saberes da comunidade Igarapé do Lago.
L
Governo de Rondônia instala manilhas em Extrema para garantir trafegabilidade no período chuvoso

Governo de Rondônia instala manilhas em Extrema para garantir trafegabilidade no período chuvoso

Ações de infraestrutura visam assegurar o deslocamento das comunidades rurais e o escoamento da produção agrícola durante as chuvas.
L
Embrapa lança livro sobre produção sustentável em meio à mudança climática

Embrapa lança livro sobre produção sustentável em meio à mudança climática

A Embrapa lança na COP30 o livro bilíngue Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira, que aborda estratégias de adaptação e tecnologias para controlar emissões de gases de efeito estufa na agricultura tropical.
L
PGR solicita ao STF condenação de deputados do PL por corrupção

PGR solicita ao STF condenação de deputados do PL por corrupção

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de dois deputados federais e um suplente do PL por crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Eles são acusados de solicitar R$ 1,6 milhão em propina para liberar emendas parlamentares.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Governo estende para 2026 prazo de pedido de ressarcimento do INSS

Governo estende para 2026 prazo de pedido de ressarcimento do INSS

O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo final para que aposentados e pensionistas possam solicitar a devolução de valores descontados indevidamente dos benefícios do INSS, referente a fraudes reveladas pela Operação Sem Desconto.
L

Conexão RH: Entrevista com Ariane Lopes, Personal Chef

A entrevista promete revelar os bastidores de como empreender pode ir além do lucro, gerando conexões humanas e significado em cada entrega. Um episódio imperdível para quem busca inspiração e propósito no que faz.
L
STF inicia julgamento de dez réus do Núcleo 3 da trama golpista

STF inicia julgamento de dez réus do Núcleo 3 da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira, às 9h, o Núcleo 3 da investigação sobre a trama golpista, que inclui nove militares do Exército, conhecidos como “kids-pretos”, e um policial federal.
L

Nota de pesar: Ludercy Gomes Bezerra de Souza

Ludercy Gomes Bezerra de Souza, o querido “Negão”, parte deixando lembranças de alegria, paixão pelo Flamengo, amor ao vôlei e um legado de amizade e carinho em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa destina R$ 500 mil ao Duelo na Fronteira 2025 e reforça apoio à cultura de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 500 mil ao Duelo na Fronteira 2025 e reforça apoio à cultura de Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garante valorização dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho e fortalece a identidade cultural da fronteira.
L
PL Antifacção: Relator recua e permite operações da PF sem aval de governadores

PL Antifacção: Relator recua e permite operações da PF sem aval de governadores

Após críticas do Governo e da PF, deputado Guilherme Derrite alterou o texto para endurecer o combate financeiro ao crime organizado e criar nova figura penal.
L
Crise do lixo em Porto Velho: vereadora Sofia Andrade cobra rompimento de contrato e denuncia “serviço porco”

Crise do lixo em Porto Velho: vereadora Sofia Andrade cobra rompimento de contrato e denuncia “serviço porco”

Parlamentar do PL critica falhas na coleta e limpeza urbana e exige da Prefeitura de Porto Velho medidas imediatas para encerrar contrato com empresa responsável.
L
Ieda Chaves leva “Coração em Ação” com cuidados e esperança para mais de 2 mil pessoas em Itapuã

Ieda Chaves leva “Coração em Ação” com cuidados e esperança para mais de 2 mil pessoas em Itapuã

Projeto idealizado pela deputada estadual mobilizou 150 voluntários e ofereceu atendimentos gratuitos em saúde, cidadania, beleza e bem-estar.
L
Motta defende união institucional contra o crime organizado

Motta defende união institucional contra o crime organizado

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a união das instituições no combate ao crime organizado após uma reunião no STF com o ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e procuradores estaduais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Ação rápida da Polícia Militar prende suspeito de furto em bicicletaria

Ação rápida da Polícia Militar prende suspeito de furto em bicicletaria

A Polícia Militar de Jaru agiu rapidamente e prendeu um homem suspeito de furtar objetos de uma bicicletaria no Setor 7. O indivíduo, que usou o pretexto de pedir uma ferramenta para cometer o furto, foi detido pilotando uma motoneta que tinha restrição de furto e roubo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: COBRA ROLAMENTOS E AUTOPEÇAS S.A.

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00031.006/2025-SUL
L
Jaru acende iluminação natalina nas praças Dom Pedro e Parque da Baixada

Jaru acende iluminação natalina nas praças Dom Pedro e Parque da Baixada

Cerimônia contou com a presença do prefeito Jeverson Lima, autoridades locais e comunidade; em Tarilândia, luzes serão acesas ainda nesta semana.
L
Jaru inicia atendimentos do Novembro Azul nesta sexta-feira, 14

Jaru inicia atendimentos do Novembro Azul nesta sexta-feira, 14

Ação da Prefeitura e Semusa leva exames, consultas e atividades educativas para homens nas UBS da cidade e dos distritos de Bom Jesus e Tarilândia.
L
Primeira da federação, Caderneta de Saúde Trans é criada por Karen Oliveira Diogo

Primeira da federação, Caderneta de Saúde Trans é criada por Karen Oliveira Diogo

Inspirada em sua própria trajetória, rondoniense idealiza ferramenta pioneira que transforma dor em cuidado e promove dignidade à população trans.
L
Literatura amazônica encanta escolas de Rondônia com a “Jornada Literária de Nina Macaca”

Literatura amazônica encanta escolas de Rondônia com a “Jornada Literária de Nina Macaca”

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto leva leitura, imaginação e inclusão a alunos de Candeias, Itapuã e Ariquemes.
L

Requerimento de Renovação de Outorga e Licença Ambiental (LO): MUCURIPE COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA

RENOVAÇÃO de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO para CAPTAÇÃO e da LICENÇA DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: Euvecio Fernandes de Souza

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Motociclista morre após queda violenta em Rondônia

Motociclista morre após queda violenta em Rondônia

O motociclista Welinton Lima da Silva, de 32 anos, morreu na noite de domingo (9) no bairro Urupá, em Ji-Paraná, após sofrer uma queda violenta de sua motocicleta. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
18
Governo de Rondônia amplia ações de inclusão com nova eletiva de Libras

Governo de Rondônia amplia ações de inclusão com nova eletiva de Libras

A Eletiva Libras II fortalece a educação inclusiva ao aprofundar o ensino da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Médio com Mediação Tecnológica.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.