SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

Reunião com a equipe técnica será em Brasília

Por CRISTINA INDIO DO BRASIL - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão. Diante da urgência da decisão, Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (14). “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.

“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.

De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.

“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse.

Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.

Crise hídrica

O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave.

“O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou.

Eleição

O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.

Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão.

O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou.

ONS

Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025.

Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota.

Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24 a março/25 se mostram abaixo da Média de Longo Termo (MLT). “As projeções de Energia Armazenada (EAR) indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcançaria ao final de março de 2025, no cenário superior, 13,8 p.p. acima do armazenamento verificado em março de 2024. No cenário inferior, esta projeção seria de 23,4 p.p abaixo ante o verificado”, acrescentou o Operador.

“No curto prazo, a análise da EAR mostra a continuidade da redução dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses, com a recuperação dos volumes estimada para ocorrer a partir de janeiro de 2025”, afirmou na nota. No entendimento do ONS, o principal desafio identificado pelo órgão até dezembro é o atendimento da ponta de carga, horário em que a demanda atinge seu ponto máximo, que geralmente acontece entre 18h e 20h.

“As projeções indicadas pelos estudos prospectivos são utilizadas para apoiar tomadas de decisões pelo colegiado do CMSE quanto à necessidade da adoção ou permanência de medidas operacionais preventivas com vistas a aumentar a segurança do SIN. O Operador segue acompanhando a situação e os resultados das iniciativas implementadas com o intuito de assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN”, informou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para comitê da EBC se encerram na quarta

Inscrições para comitê da EBC se encerram na quarta

Prazo final para participar do processo vai até 23h59.
L
Rio terá representantes na Marcha Nacional das Mulheres Negras

Rio terá representantes na Marcha Nacional das Mulheres Negras

Milhares de mulheres do Rio seguem para Brasília em defesa de igualdade e reparação.
L
Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo

Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo

Universidade Pedagógica de Maputo homenageia Lula por cooperação educacional.
L
Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa a ser entregue

Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa a ser entregue

Primeira etapa do Gás do Povo atende dez capitais do país.
L

Presidente do TJRO assume Governo de Rondônia nesta terça, 25

Desembargador Raduan Miguel Filho ocupará interinamente o cargo de governador enquanto Marcos Rocha cumpre agenda oficial fora do estado, seguindo previsão constitucional
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto e Contra-Ponto: Leonardo Soares fala sobre as expectativas ao finalizar o curso de Direito

Ele chega para um bate-papo esclarecedor sobre as expectativas do acadêmico ao se aproximar do final do curso e as perspectivas para quem deseja construir carreira na área jurídica.
L

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L

Leitura Finalizada: Um Experimento de Amor em Nova York — romance lento, mas envolvente

Spin-off de Uma Farsa de Amor na Espanha, novo livro de Elena Armas entrega romance lento, divertido e apaixonante com personagens cativantes.
L

Alerta em Rondônia: Inpe e CPTEC preveem chuvas intensas para os dias 25 e 26

A partir do norte de Porto Velho, áreas das regiões sudoeste e sudeste serão progressivamente afetadas por chuvas de nível 2 e 3. Esta última, com precipitações mais preocupantes no noroeste, aumenta a possibilidade de ocorrência em setores da capital.
L
Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Defesa tem até o fim desta segunda-feira para apresentar embargos de declaração.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade

Ex-presidente cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Ação do ex-presidente configura violação de ordem judicial e evidencia postura de confronto com instituições.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Justiça reforça que ações de reintegração de posse foram cumpridas conforme decisões liminares, com acompanhamento da Polícia Militar.
L
TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

Juíza Inês Moreira da Costa assume cargo no TJRO em solenidade transmitida ao vivo pelo YouTube.
L
Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Revitalização do Estádio João Saldanha avança após emenda parlamentar que garantiu retomada das obras
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Vítima de 61 anos sofreu queda enquanto voltava para casa após comprar remédios.
18
Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Suspeito foi filmado em três estabelecimentos e preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira (24).
16
Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Operação conjunta em Rondônia e Mato Grosso combate crimes transfronteiriços e envolve PRF, PM e Gefron.
16
Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Vítima não identificada sofreu queda na via rural e morreu antes da chegada do socorro.
18
Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) recebeu a comunicação do desaparecimento de uma jovem de 12 anos neste domingo (23). O trabalho de investigação resultou na localização da vítima e na prisão em flagrante do homem que a acompanhava.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre aos 73 anos a apresentadora Ione Borges

Morre aos 73 anos a apresentadora Ione Borges

Ícone da TV brasileira comandou o Mulheres na TV Gazeta por quase duas décadas.
L
Monte Negro recebe Dia da Alegria com apoio do deputado Pedro Fernandes

Monte Negro recebe Dia da Alegria com apoio do deputado Pedro Fernandes

Evento integra o Projeto Circuito Tarde de Lazer e promove diversão e integração para crianças e famílias.
L
Ciclo TJRO Sustentável continua com lives sobre educação antirracista e resíduos recicláveis

Ciclo TJRO Sustentável continua com lives sobre educação antirracista e resíduos recicláveis

Tribunal de Justiça de Rondônia promove encontros online para discutir inclusão, justiça racial e contratação de cooperativa de catadores.
L
Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Campanha convida magistrados e servidores a adotar cartinhas e tornar o Natal de crianças mais feliz.
L

Pela 2ª vez seguida, Sicredi conquista Selo de Prevenção a Fraudes

Reconhecimento, concedido pela Fin e Febraban, atesta rigor e excelência da instituição financeira cooperativa no combate a fraudes e golpes
L
CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia

Documento lançado na COP30 reúne propostas para conciliar crescimento econômico e preservação ambiental.
L
Toyota Etios XS 2013 Com Preço Acessível na Zé Veículos

Toyota Etios XS 2013 Com Preço Acessível na Zé Veículos

Economia e conforto para o seu dia a dia.
L
Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Ação educativa reforça prevenção ao Aedes aegypti e transforma crianças em multiplicadoras de informação
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.