QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Universidade escolhe novo Vice-Reitor em consulta

O professor Denny Mesquita foi apontado por alunos e servidores para um mandato de quatro anos.

Por ASCOM | UNIR -30

Publicado em 

Universidade escolhe novo Vice-Reitor em consulta
Divulgação
A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) escolheu nesta quarta-feira (7) o professor Denny Mesquita para o cargo de vice-reitor da Instituição para um mandato de quatro anos (2024-2028). A votação ocorreu durante a quarta-feira e o resultado foi anunciado pela comissão responsável pelo pleito em uma apuração transmitida ao vivo pelo canal da Unir no Youtube (veja aqui).

Escolhido para o cargo de vice-reitor, o professor Denny Mesquita é doutor em Química, e já foi vice-diretor do Campus da UNIR em Cacoal. Atualmente ele é o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) na Propesq. Durante a campanha o professor Denny Mesquita destacou que a prioridade é a integração entre todos os setores da Universidade, de modo a garantir que o avanços já alcançados sejam consolidados, e para que também possam ser superados desafios que são históricos na Universidade. “Há um reduzido número de servidores técnicos, por exemplo, e isso impacta todos os setores e serviços realizados pela UNIR. O que precisamos é, de fato, dar cada vez mais condições para que docentes-pesquisadores possam desenvolver seus trabalhos, que nossos técnicos administrativos não sejam sobrecarregados, e que os acadêmicos possam cada vez mais ser melhor assistidos”, afirmou.

Apuração – A votação foi totalmente online, por meio do Sistema de Eleições (SiE) da própria UNIR, que é utilizado para todas as eleições internas da Universidade (departamentos acadêmicos, direções de campi e núcleos, Reitoria e Vice-Reitoria). A apuração aconteceu a partir das 21h da quarta-feira, 07/08, logo após o encerramento da votação, com transmissão ao vivo pelo Canal da UNIR no Youtube.

A totalização apresentou o professor Denny Mesquita com 49,17% dos votos, já corrigidos de acordo com o peso de cada categoria (professor 70%, e servidores técnicos e alunos com 15% cada um). O professor Márcio Secco obteve 28,07% e o professor Marcelo Ribeiro 21,74%. Na consulta votaram estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos (ativos e aposentados) da UNIR.

Modo de votação – O processo de consulta para Reitoria e Vice-Reitoria tem pesos diferentes para o conjunto de votos de cada categoria que compõe a comunidade universitária: alunos, docentes e técnicos administrativos. Os alunos, no conjunto, representam 15% do resultado final, mesmo peso que têm os técnicos administrativos, enquanto o conjunto dos professores representa 70% do resultado final. Após a apuração da quantidade de votos em cada segmento, é apresentado o resultado corrigido, e este é o resultado final.

Nomeação e posse – A votação ocorrida nesta quarta-feira (7) é uma consulta à comunidade universitária, que aponta a sua preferência para a Vice-Reitoria da UNIR pelos próximos quatro anos. O resultado da consulta, como previsto em legislação, será apresentado pela comissão responsável ao Conselho Universitário (Consun), que se reunirá como Colégio Eleitoral para então votar os nomes que vão compor uma lista tríplice para o cargo de vice-reitor. O novo vice-reitor será nomeado por meio de portaria emitida pela própria UNIR.

Formalmente o Colégio Eleitoral da UNIR forma, por meio de votação de seus membros, uma lista tríplice que é apresentada à Reitora, que então nomeia uma das pessoas que constam desta lista. Como forma de respeitar a vontade da maioria da Comunidade Universitária, manifestada por meio da consulta concluída nesta quarta-feira, 07/08, o Colégio Eleitoral aponta o vencedor da consulta como primeiro colocado na lista tríplice, e a Reitoria o nomeia para o cargo.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê a ocorrência de um La Niña fraco nos próximos três meses. Muitas regiões devem permanecer mais quentes do que o normal, aumentando os riscos de secas e inundações.
L
Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada indica que o país detém cerca de 10% das reservas mundiais de minerais críticos. Um novo ciclo de investimentos, no entanto, é necessário para materializar esse potencial em uma produção econômica robusta.
L
App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desenvolveu a ferramenta msg gov. O objetivo é permitir que autoridades e agentes públicos troquem informações de forma segura e sigilosa, usando criptografia de ponta.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 8 milhões

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 8 milhões

O concurso 2.947 da Mega-Sena acontece nesta quinta-feira (4), em São Paulo. As apostas podem ser feitas em todo o país até as 20h30 (horário de Brasília).
L
Energisa leva energia elétrica a mais de 26 mil famílias em Rondônia

Energisa leva energia elétrica a mais de 26 mil famílias em Rondônia

Luz para Todos impulsiona acesso à energia elétrica em regiões isoladas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo Porto Velho promove sessão gratuita do filme “Maurício de Sousa”

Evento especial de incentivo ao cinema nacional acontece no dia 6 de dezembro, às 13h, com retirada de ingressos na bilheteria, sujeita à lotação da sala.
L
Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

O ministro do STF proferiu o segundo voto para condenar ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L
Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Comissão da Câmara adiou a apresentação do parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, a pedido do presidente da Casa, que busca mais debate com os líderes partidários.
L
Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Senado Federal concluiu votação da MP 1308/25, que cria a Licença Ambiental Especial (LAE) para empreendimentos estratégicos, definidos por decreto a cada dois anos pelo Governo Federal.
L

Nota de pesar: João Renato Medeiros de Melo e Silva

Professor universitário muito respeitado em Porto Velho, João Renato deixa legado de conhecimento, amizade e dedicação à educação na UNIR, marcando gerações de alunos e colegas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

A participação de Ieda Chaves reforça discussões sobre inovação, educação e integração regional.
L
A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

Discussão sobre gastos públicos envolve críticas a benefícios vitalícios concedidos a ex-presidentes e ex-ministros do STF.
L
Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

A 13ª edição da confraternização reúne jornalistas e arrecada recursos para profissionais vulneráveis e para o NACC.
L
Defesa de Ramagem recorre contra condenação na ação do golpe

Defesa de Ramagem recorre contra condenação na ação do golpe

O deputado federal e ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, foragido nos EUA, apresentou novo recurso no STF contra a pena de 16 anos de prisão imposta por envolvimento na trama golpista.
L
Investigação do Banco Master ficará no STF, decide Toffoli

Investigação do Banco Master ficará no STF, decide Toffoli

O ministro Dias Toffoli (STF) acolheu pedido da defesa de Daniel Vorcaro e determinou que a investigação envolvendo o Banco Master será conduzida pela Corte, devido à citação de um deputado federal com foro privilegiado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficante é preso em Mato Grosso com 58 quilos de drogas de RO

Traficante é preso em Mato Grosso com 58 quilos de drogas de RO

Homem de 38 anos que carregou caminhonete em Vilhena (RO) foi preso em Primavera do Leste (MT), com 58 quilos de entorpecentes, após fugir de cerco policial. A denúncia indicava que o veículo ia para Itaituba (PA).
14
Mulher procura PM por placa de carro e vai responder por omissão de socorro

Mulher procura PM por placa de carro e vai responder por omissão de socorro

Em Vilhena, condutora foi à Central de Operações buscar placa perdida após acidente e acabou confessando que dirigia o carro no dia 29 de novembro, admitindo omissão de socorro.
12
Servidor público morre aos 50 anos em Pimenteiras do Oeste

Servidor público morre aos 50 anos em Pimenteiras do Oeste

Christian Fontinelli, de 50 anos, que era servidor da Secretaria de Obras da cidade ribeirinha e pertencia a uma família pioneira em Vilhena, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito na noite desta quarta-feira (3).
18
Três motos são roubadas no mesmo dia em Rondônia

Três motos são roubadas no mesmo dia em Rondônia

Três motocicletas foram roubadas ou furtadas em Vilhena na última terça-feira (2). O caso mais grave envolveu uma mulher, que teve uma arma apontada para sua cabeça na frente de seus filhos pequenos.
10
Homem é encontrado morto em residência na zona leste

Homem é encontrado morto em residência na zona leste

Vítima ainda não identificada foi achada com pano enrolado no pescoço em imóvel no bairro Mariana, em Porto Velho. As autoridades investigam se houve homicídio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO realiza evento Luzes da Nossa Terra nesta sexta-feira

MPRO realiza evento Luzes da Nossa Terra nesta sexta-feira

A programação do MPRO abre o período de festividades com iluminação especial.
L
Putin diz que Rússia tomará toda região ucraniana de Donbas

Putin diz que Rússia tomará toda região ucraniana de Donbas

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia assumirá o controle total da região de Donbas, na Ucrânia, pela força ou pela retirada das tropas ucranianas, uma exigência que Kiev rejeitou categoricamente.
L
GAEDUC discute currículo de Educação Digital com redes de ensino e Safernet Brasil

GAEDUC discute currículo de Educação Digital com redes de ensino e Safernet Brasil

Reunião abordou implementação do Caderno Complementar de Educação Digital em parceria com municípios e Safernet.
L
Conab e MDS alinham ações para fortalecer Cozinhas Solidárias na CEAGESP

Conab e MDS alinham ações para fortalecer Cozinhas Solidárias na CEAGESP

Encontro discutiu logística e integração entre órgãos para ampliar atendimento às entidades receptoras
L
Acusado de homicídio é preso no Cristal da Calama

Acusado de homicídio é preso no Cristal da Calama

O acusado de homicídio Rudson P. L. foi detido no Cristal da Calama após ser apontado como autor das agressões que mataram Mateus Renato.
18
Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Campanha destaca prevenção ao HIV com orientação, testes rápidos e entrega de kits.
L
Celebração do Dia do Samba reúne comunidade no Mercado Cultural

Celebração do Dia do Samba reúne comunidade no Mercado Cultural

Evento destacou o valor do samba e reforçou a presença de artistas locais.
L
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

O Ministério da Saúde enviou mensagens para 14 milhões de meninas e mulheres inscritas no CadÚnico com orientações sobre o acesso gratuito a absorventes higiênicos pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.