QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Entenda estudo da Nasa sobre ‘Brasil inabitável’ em 50 anos

Cientista diz que mídia brasileira exagera dados repassados pela Nasa

Por Lucas Pordeus León* - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda estudo da Nasa sobre 'Brasil inabitável' em 50 anos
Paulo Pinto/Agência Brasil

Um estudo citado pela Nasa – agência pública espacial dos Estados Unidos (EUA) – repercutiu nos últimos dias na imprensa brasileira ao prever que áreas do Brasil poderiam ficar inabitáveis até 2070 devido ao calor extremo provocado pelas mudanças climáticas.

Liderada pelo cientista Colin Raymond, a pesquisa foi publicada em 2020 na Science Advances, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo. Porém, no estudo original não aparece o Brasil. Em março de 2022, um blog da Nasa repercutiu o estudo com Colin, que é funcionário da agência especial. O texto do blog cita o Brasil como uma das regiões vulneráveis aos calores mortais.

Mapa mostra locais que experimentaram brevemente níveis extremos de calor e umidade de 1979 a 2017. Cores mais escuras mostram combinações mais severas de calor e umidade. Algumas áreas já experimentaram condições iguais ou próximas do limite de sobrevivência humana de 35°C (95°F). Foto – NOAA Climate.gov/Divulgação

No estudo original, foram mapeados eventos de calor extremo, entre 1979 e 2017, nos quais a umidade do ar alta e as temperaturas acima de 35ºC impedem que o suor atue resfriando nosso corpo, trazendo risco de morte para as pessoas.

O climatologista Carlos Nobre, um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema, disse que esse estudo é muito conhecido no meio científico e que previsões como essas começaram a ser feitas desde 2010, pelo menos.

“Já avançamos muito nessas pesquisas. Hoje, esses limites estão muito melhor computados e esse artigo dos estudos da Nasa de 2020 se tornou muito importante. E não é só o Brasil, tá? É uma imensa parte das regiões tropicais e até mesmo latitudes médias que podem ficar inabitáveis se a temperatura chegar nesse nível de 4º C ou mais”, afirmou o cientista em entrevista à TV Brasil.

Os 4ºC a mais citados por Nobre se referem a uma temperatura acima da média dos níveis pré-industriais. Para evitar chegar nesse ponto, o Acordo de Paris se comprometeu a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando preferencialmente limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da revolução industrial.

Para o líder científico em Soluções Climáticas Naturais da The Nature Conservancy (TNC), Fernando Cesario, o estudo citado pela Nasa antecipa – para daqui a 30 ou 50 anos – o aumento da ocorrência de eventos extremos, com calor que pode levar à morte.

“Os estudos antigos mostravam que a gente só ia atingir esses níveis daqui a 100 anos, daqui a 200 anos. E o que ele mostra é que essa probabilidade, essa janela de perigo, de ter áreas muito quentes e úmidas, está mais próxima do que a gente imaginava”, completou.

O geólogo citou que as áreas no país com mais probabilidade de registrar eventos de calor fatal são as regiões costeiras brasileiras muito urbanizadas como Rio de Janeiro e São Paulo, onde há muito asfalto; áreas próximas de grandes lagos ou baías, como a Baia de Todos-os-Santos, na Bahia, e em volta do Rio Amazonas, onde a evaporação da água é muito alta.

Calor extremo

O levantamento do cientista norte-americano mostrou que, em 40 anos, triplicou o número de casos de calor extremo que podem levar à morte devido a alta umidade. Regiões como Paquistão, Oriente Médio e o litoral do Sudoeste da América do Norte estão entre as que mais registraram esses momentos de calor extremo.

Ainda segundo Nobre, se o aquecimento da Terra não for revertido, além dos gases que emitimos com fábricas, carros e aviões, os oceanos e as geleiras poderiam emitir quantidades enormes de gases que elevariam a temperatura a 8 ou 10ºC acima dos níveis pré-industriais a partir do ano de 2100.

“Com isso, praticamente o planeta todo se torna inabitável. Os únicos lugares habitáveis para o corpo humano serão o topo de montanhas como os Alpes, a Antártica e o Ártico”, alertou.

Estresse térmico

Nos EUA, o calor foi a principal causa de morte relacionada ao clima entre 1991 e 2020. Enquanto o calor matou, em média, 143 pessoas no país norte-americano ao ano, as enchentes tiraram a vida de 85 pessoas todos os anos e os tornados tiraram a vida de 69 pessoas na média anual desses 30 anos.

O especialista Carlos Nobre destacou que a alta umidade e o calor podem estressar o corpo e levar à morte. “Nessas situações-limite, uma pessoa muito idosa ou um bebê resistem só meia hora. Uma pessoa adulta pode morrer em duas horas. Se durar um pouquinho mais que duas horas, ainda assim, vai ficar muito doente. Então, este é o estresse térmico que o estudo mostra, que pode tornar uma região inabitável”, completou.

Outro estudo, liderado pelo cientista Camilo Mora, da Universidade do Havaí, encontrou 783 casos de calor extremo com morte em 164 cidades e 36 países. Segundo a pesquisa, 30% da população mundial está exposta a situações limites de calor em pelo menos 20 dias ao ano.

“Até 2100, esta percentagem deve aumentar para 48% em um cenário com reduções drásticas das emissões de gases de efeito estufa e 74% num cenário de emissões crescentes. Uma ameaça crescente à vida humana proveniente do excesso de calor agora parece quase inevitável, mas será muito agravada se os gases com efeito de estufa não forem consideravelmente reduzidos”, afirma a pesquisa publicada na Nature Climate Change, em 2017.

Notícias alarmantes

O líder científico da TNC, organização não governamental ligada à preservação ambiental, Fernando Cesario, avalia que o estudo é embasado, mas que as manchetes da mídia brasileira exageram os dados repassados pela Nasa.

“Achei as notícias muito alarmantes. Essas ocorrências que ele mediu são localizadas, não pega o Brasil inteiro, pega algumas faixas dentro do território e duram menos de duas horas, porque o clima é muito dinâmico. Isso não invalida a emergência climática que estamos vivendo”, afirmou.

“[O estudo] mapeou eventos pontuais e de menos de duas horas. Mas se a gente continuar jogando CO2 para atmosfera e o planeta aquecendo, é muito provável que aumente a frequência desses eventos e seu tempo de duração. Isso traz risco para a saúde humana”, completou.

Soluções

A redução drástica na emissão de gases do efeito estufa está entre as ações que o Brasil e o mundo devem tomar para reduzir o aquecimento da Terra.

“Nós temos que torcer muito para que os países assumam a responsabilidade de começar rapidamente a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Em 2023, as emissões subiram em relação a 2022. Em 2024, elas continuam altas. Talvez a maior emissão seja em 2025. Depois, a previsão é estabilizar e começar a reduzir, mas a velocidade de redução tem que ser gigantesca”, destacou Carlos Nobre.

Outra medida importante é a proteção das florestas, das matas em volta dos rios e lagos e o reflorestamento.

“A gente pode produzir, quase que dobrar a nossa produção de grão, sem desmatar nenhuma árvore, só utilizando as pastagens degradadas que a gente tem no país”, afirmou Cesario, explicando a importância da vegetação para a captura dos gases que aquecem a Terra.

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando a temperatura do planeta desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, o que impulsiona a atual crise climática, marcada por eventos extremos, como o calor excessivo, as secas prolongadas e as chuvas intensas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas unidades aderem ao segundo dia de greve dos petroleiros

Novas unidades aderem ao segundo dia de greve dos petroleiros

A categoria aguarda uma contraproposta da Petrobras para o acordo coletivo de trabalho enquanto amplia a paralisação em refinarias e plataformas.
L
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a 58 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a 58 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.952 realizado nesta terça-feira e o valor principal será sorteado novamente na próxima quinta-feira.
L

Zezé Di Camargo: quando o dinheiro público canta alto e a hipocrisia desafina

Cantor critica o governo federal em discursos públicos, mas acumula quase R$ 20 milhões em cachês pagos por prefeituras em 2025, levantando debate sobre coerência política, discurso moral e uso de dinheiro público.
L
Com estrutura fortalecida, Polícia Civil consolida avanços operacionais e amplia resultados em 2025

Com estrutura fortalecida, Polícia Civil consolida avanços operacionais e amplia resultados em 2025

Polícia Civil de Rondônia investe em tecnologia, capacitação e novos servidores para reforçar segurança pública.
L
Igreja determina que padre Júlio Lancellotti suspenda transmissão de missas online

Igreja determina que padre Júlio Lancellotti suspenda transmissão de missas online

Sacerdote católico atende determinação da Arquidiocese de São Paulo para interromper as transmissões via internet; padre Júlio Lancellotti nega boato de transferência da paróquia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Quarta-Feira, 17/12/2025: ajustes finos e foco nas relações

O horóscopo de 17 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reorganizar prioridades, fortalecer diálogos e tomar decisões conscientes no trabalho e na vida afetiva
L

Coluna do Simpi – Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Com a padronização dos documentos fiscais e o avanço da Reforma Tributária, autônomos que atuam no CPF devem enfrentar mais exigências, organização financeira e cobrança por emissão de nota fiscal a partir de 2026.
L

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra avanços em saúde, educação, agronegócio e política em 2025

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra avanços em saúde, educação, agronegócio e política em 2025

Investimentos públicos e parcerias fortalecem serviços essenciais e promovem desenvolvimento no estado.
L
Alero aprova projeto de lei que autoriza crédito para pagamento de benefício a servidores do TCE-RO

Alero aprova projeto de lei que autoriza crédito para pagamento de benefício a servidores do TCE-RO

Recursos do superávit financeiro de 2024 serão destinados ao pagamento do benefício especial a membros e servidores.
L
Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Governo Lula lança Centro de Clima e Saúde e avança com políticas voltadas à Amazônia.
L
Audiência pública debate crise do leite em Rondônia em Ariquemes

Audiência pública debate crise do leite em Rondônia em Ariquemes

Crise do leite em Rondônia é debatida em Ariquemes com defesa de políticas públicas e preço justo aos produtores
L
Dra Taíssa visita Alto Paraíso e elogia decoração natalina

Dra Taíssa visita Alto Paraíso e elogia decoração natalina

Dra Taíssa destaca iluminação de Natal em Alto Paraíso e reforça apoio ao município com investimentos na saúde
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é agredido por conhecidos após tentar bater na esposa

Homem é agredido por conhecidos após tentar bater na esposa

O caso de lesão corporal ocorreu no bairro Conceição após o suspeito tentar atacar a companheira durante uma confraternização em sua residência.
16
Motorista foge após atropelar casal de jovens na zona leste

Motorista foge após atropelar casal de jovens na zona leste

O atropelamento ocorreu no bairro Lagoa e as vítimas de 17 e 18 anos foram socorridas em estado grave após o condutor de um carro fugir sem prestar auxílio.
16
Criminosos invadem casa e roubam 10 mil reais na zona leste

Criminosos invadem casa e roubam 10 mil reais na zona leste

A investigação sobre o roubo no bairro Cascalheira aponta que apenas pessoas próximas sabiam da existência da quantia em dinheiro guardada na residência.
14
Operação Império da Lei prende sete pessoas em Nova Mamoré

Operação Império da Lei prende sete pessoas em Nova Mamoré

A segunda fase da Operação Império da Lei resultou na captura de integrantes de uma facção criminosa e na recuperação de uma arma da polícia mato-grossense.
12
Polícia Civil de Rondônia bloqueia 26 milhões em operação nacional

Polícia Civil de Rondônia bloqueia 26 milhões em operação nacional

A terceira fase da Operação Renorcrim resultou em 86 prisões preventivas no estado e na descapitalização de organizações criminosas que atuam na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental e Alteração da Razão Social: T. L. L. COELHO LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 385 SOL/DLA – ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL
L
Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

IFRO instala lixeiras e incentiva educação ambiental, cidadania e geração de renda.
L
Estagiário da Comunicação descobre vocação acadêmica e se prepara para Licenciatura em Física no IFRO Calama

Estagiário da Comunicação descobre vocação acadêmica e se prepara para Licenciatura em Física no IFRO Calama

Jovem desenvolveu habilidades técnicas e disciplina durante estágio, impulsionando projeto de futuro em neurociência computacional.
L
IV Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas reúne comunidade científica no Campus Ariquemes

IV Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas reúne comunidade científica no Campus Ariquemes

Evento destacou biodiversidade, sustentabilidade e integração entre estudantes e profissionais.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 6

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 6

O pagamento de dezembro foi antecipado devido às festas de fim de ano e apresenta um valor médio de 691,37 reais devido aos adicionais para crianças e gestantes.
L
IFRO prorroga inscrições do Processo Seletivo Unificado até 21 de dezembro

IFRO prorroga inscrições do Processo Seletivo Unificado até 21 de dezembro

Oportunidade gratuita oferece 3.704 vagas em cursos técnicos e de graduação no estado.
L
Beneficiários com NIS final 6 recebem Auxílio Gás nesta quarta

Beneficiários com NIS final 6 recebem Auxílio Gás nesta quarta

O pagamento de dezembro contempla cerca de 4,4 milhões de famílias brasileiras com o valor de 110 reais para a compra do botijão de 13 kg.
L
Flamengo e PSG disputam título da Copa Intercontinental no Catar

Flamengo e PSG disputam título da Copa Intercontinental no Catar

O confronto entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões ocorre nesta quarta-feira e marca a tentativa do rubro-negro de reconquistar o mundo.
L
Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Estrutura reformada e modernizada amplia serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares.
L
Tênis anuncia nova política de calor a partir de 2026

Tênis anuncia nova política de calor a partir de 2026

Regra da ATP Tour, baseada no índice WBGT, prevê intervalos de 10 minutos para resfriamento e suspensão de jogos para proteger a saúde dos atletas sob altas temperaturas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.