QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Entenda estudo da Nasa sobre ‘Brasil inabitável’ em 50 anos

Cientista diz que mídia brasileira exagera dados repassados pela Nasa

Por Lucas Pordeus León* - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda estudo da Nasa sobre 'Brasil inabitável' em 50 anos
Paulo Pinto/Agência Brasil

Um estudo citado pela Nasa – agência pública espacial dos Estados Unidos (EUA) – repercutiu nos últimos dias na imprensa brasileira ao prever que áreas do Brasil poderiam ficar inabitáveis até 2070 devido ao calor extremo provocado pelas mudanças climáticas.

Liderada pelo cientista Colin Raymond, a pesquisa foi publicada em 2020 na Science Advances, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo. Porém, no estudo original não aparece o Brasil. Em março de 2022, um blog da Nasa repercutiu o estudo com Colin, que é funcionário da agência especial. O texto do blog cita o Brasil como uma das regiões vulneráveis aos calores mortais.

Mapa mostra locais que experimentaram brevemente níveis extremos de calor e umidade de 1979 a 2017. Cores mais escuras mostram combinações mais severas de calor e umidade. Algumas áreas já experimentaram condições iguais ou próximas do limite de sobrevivência humana de 35°C (95°F). Foto – NOAA Climate.gov/Divulgação

No estudo original, foram mapeados eventos de calor extremo, entre 1979 e 2017, nos quais a umidade do ar alta e as temperaturas acima de 35ºC impedem que o suor atue resfriando nosso corpo, trazendo risco de morte para as pessoas.

O climatologista Carlos Nobre, um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema, disse que esse estudo é muito conhecido no meio científico e que previsões como essas começaram a ser feitas desde 2010, pelo menos.

“Já avançamos muito nessas pesquisas. Hoje, esses limites estão muito melhor computados e esse artigo dos estudos da Nasa de 2020 se tornou muito importante. E não é só o Brasil, tá? É uma imensa parte das regiões tropicais e até mesmo latitudes médias que podem ficar inabitáveis se a temperatura chegar nesse nível de 4º C ou mais”, afirmou o cientista em entrevista à TV Brasil.

Os 4ºC a mais citados por Nobre se referem a uma temperatura acima da média dos níveis pré-industriais. Para evitar chegar nesse ponto, o Acordo de Paris se comprometeu a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando preferencialmente limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da revolução industrial.

Para o líder científico em Soluções Climáticas Naturais da The Nature Conservancy (TNC), Fernando Cesario, o estudo citado pela Nasa antecipa – para daqui a 30 ou 50 anos – o aumento da ocorrência de eventos extremos, com calor que pode levar à morte.

“Os estudos antigos mostravam que a gente só ia atingir esses níveis daqui a 100 anos, daqui a 200 anos. E o que ele mostra é que essa probabilidade, essa janela de perigo, de ter áreas muito quentes e úmidas, está mais próxima do que a gente imaginava”, completou.

O geólogo citou que as áreas no país com mais probabilidade de registrar eventos de calor fatal são as regiões costeiras brasileiras muito urbanizadas como Rio de Janeiro e São Paulo, onde há muito asfalto; áreas próximas de grandes lagos ou baías, como a Baia de Todos-os-Santos, na Bahia, e em volta do Rio Amazonas, onde a evaporação da água é muito alta.

Calor extremo

O levantamento do cientista norte-americano mostrou que, em 40 anos, triplicou o número de casos de calor extremo que podem levar à morte devido a alta umidade. Regiões como Paquistão, Oriente Médio e o litoral do Sudoeste da América do Norte estão entre as que mais registraram esses momentos de calor extremo.

Ainda segundo Nobre, se o aquecimento da Terra não for revertido, além dos gases que emitimos com fábricas, carros e aviões, os oceanos e as geleiras poderiam emitir quantidades enormes de gases que elevariam a temperatura a 8 ou 10ºC acima dos níveis pré-industriais a partir do ano de 2100.

“Com isso, praticamente o planeta todo se torna inabitável. Os únicos lugares habitáveis para o corpo humano serão o topo de montanhas como os Alpes, a Antártica e o Ártico”, alertou.

Estresse térmico

Nos EUA, o calor foi a principal causa de morte relacionada ao clima entre 1991 e 2020. Enquanto o calor matou, em média, 143 pessoas no país norte-americano ao ano, as enchentes tiraram a vida de 85 pessoas todos os anos e os tornados tiraram a vida de 69 pessoas na média anual desses 30 anos.

O especialista Carlos Nobre destacou que a alta umidade e o calor podem estressar o corpo e levar à morte. “Nessas situações-limite, uma pessoa muito idosa ou um bebê resistem só meia hora. Uma pessoa adulta pode morrer em duas horas. Se durar um pouquinho mais que duas horas, ainda assim, vai ficar muito doente. Então, este é o estresse térmico que o estudo mostra, que pode tornar uma região inabitável”, completou.

Outro estudo, liderado pelo cientista Camilo Mora, da Universidade do Havaí, encontrou 783 casos de calor extremo com morte em 164 cidades e 36 países. Segundo a pesquisa, 30% da população mundial está exposta a situações limites de calor em pelo menos 20 dias ao ano.

“Até 2100, esta percentagem deve aumentar para 48% em um cenário com reduções drásticas das emissões de gases de efeito estufa e 74% num cenário de emissões crescentes. Uma ameaça crescente à vida humana proveniente do excesso de calor agora parece quase inevitável, mas será muito agravada se os gases com efeito de estufa não forem consideravelmente reduzidos”, afirma a pesquisa publicada na Nature Climate Change, em 2017.

Notícias alarmantes

O líder científico da TNC, organização não governamental ligada à preservação ambiental, Fernando Cesario, avalia que o estudo é embasado, mas que as manchetes da mídia brasileira exageram os dados repassados pela Nasa.

“Achei as notícias muito alarmantes. Essas ocorrências que ele mediu são localizadas, não pega o Brasil inteiro, pega algumas faixas dentro do território e duram menos de duas horas, porque o clima é muito dinâmico. Isso não invalida a emergência climática que estamos vivendo”, afirmou.

“[O estudo] mapeou eventos pontuais e de menos de duas horas. Mas se a gente continuar jogando CO2 para atmosfera e o planeta aquecendo, é muito provável que aumente a frequência desses eventos e seu tempo de duração. Isso traz risco para a saúde humana”, completou.

Soluções

A redução drástica na emissão de gases do efeito estufa está entre as ações que o Brasil e o mundo devem tomar para reduzir o aquecimento da Terra.

“Nós temos que torcer muito para que os países assumam a responsabilidade de começar rapidamente a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Em 2023, as emissões subiram em relação a 2022. Em 2024, elas continuam altas. Talvez a maior emissão seja em 2025. Depois, a previsão é estabilizar e começar a reduzir, mas a velocidade de redução tem que ser gigantesca”, destacou Carlos Nobre.

Outra medida importante é a proteção das florestas, das matas em volta dos rios e lagos e o reflorestamento.

“A gente pode produzir, quase que dobrar a nossa produção de grão, sem desmatar nenhuma árvore, só utilizando as pastagens degradadas que a gente tem no país”, afirmou Cesario, explicando a importância da vegetação para a captura dos gases que aquecem a Terra.

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando a temperatura do planeta desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, o que impulsiona a atual crise climática, marcada por eventos extremos, como o calor excessivo, as secas prolongadas e as chuvas intensas.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estátua de Hércules é descoberta em Ibiza após 1.700 anos durante obra no centro da cidade

Escultura de madeira do século III d.C., encontrada por construtores, surpreende arqueólogos pela preservação incomum em área que abrigará apartamentos sociais.
L

CNH mais barata: nova regra reduz custo em até 80% ao eliminar obrigatoriedade de autoescola

Resolução do Contran permite formação teórica gratuita e aulas práticas com instrutor autônomo; modelo promete baratear e desburocratizar a emissão da CNH
L
Série Evolut 2026 marca novo ciclo de implementos rodoviários da Librelato

Série Evolut 2026 marca novo ciclo de implementos rodoviários da Librelato

Projeto desenvolvido com escuta ativa de clientes orientou melhorias técnicas da nova linha
L
Escritora Eva Potiguara é destaque em seminário no IFRO

Escritora Eva Potiguara é destaque em seminário no IFRO

A palestra da escritora indígena Eva Potiguara no ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia promoveu o debate sobre a literatura contracolonial e a Educação das Relações Étnico-Raciais.
L
BC Protege+ bloqueia 1.630 tentativas de contas fraudulentas

BC Protege+ bloqueia 1.630 tentativas de contas fraudulentas

Ferramenta de segurança foi lançada pelo Banco Central na segunda-feira e busca reforçar a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes de identidade.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada em segundo turno e segue para promulgação, garantindo imunidade tributária para carros, caminhonetes e veículos mistos antigos.
L
Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Justiça atesta que Bolsonaro deve cumprir pena até 2052

Vara de Execuções Penais do DF calcula que o ex-presidente terá direito ao regime semiaberto em 2033; Jair Bolsonaro foi condenado por trama golpista.
L
MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

MEC quer 100% do país com escolas em tempo integral em 2026

Ampliação da cobertura na educação básica para todos os territórios, avanço na alfabetização e acesso à internet são prioridades do Ministério da Educação.
L
Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

Senado aprova prorrogação de benefício fiscal para IoT

A medida estende até 2030 a isenção de taxas sobre estações de telecomunicações de aplicações de internet das coisas, e o texto segue para sanção presidencial.
L
Planalto rejeita texto que mantém escala 6x1 na Câmara

Planalto rejeita texto que mantém escala 6×1 na Câmara

Ministros defendem o fim da escala de trabalho e a redução da jornada para 40 horas semanais, priorizando a qualidade de vida do trabalhador.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves solicita ambulância tipo C para Itapuã

Ieda Chaves solicita ambulância tipo C para Itapuã

Ambulância tipo C: deputada busca apoio da Sesau para reforçar atendimento.
L
Pedro Fernandes acompanha Dia da Alegria em Buritis e reforça apoio às famílias

Pedro Fernandes acompanha Dia da Alegria em Buritis e reforça apoio às famílias

Evento reuniu crianças e comunidade em atividades de recreação e integração, com participação do deputado Pedro Fernandes.
L
TRT-14 recebe Selo Diamante 2025 e mantém destaque nacional

TRT-14 recebe Selo Diamante 2025 e mantém destaque nacional

Selo Diamante reforça excelência do Tribunal em governança, inovação e eficiência.
L
Senado aprova realocação de empregados de empresas privatizadas

Senado aprova realocação de empregados de empresas privatizadas

Projeto de lei garante o aproveitamento dos trabalhadores da Eletrobras e de outras empresas elétricas em companhias públicas, evitando demissões em massa.
L
FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

FACER participa de debate sobre concessão da Hidrovia do Madeira

Hidrovia do Madeira é tema de audiência na Câmara com foco em logística e impactos regionais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

Polícia Civil de RO participa de operação que resulta na prisão de sete integrantes de organização criminosa

A ação, teve como objetivo cumprir medidas judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em homicídios, sequestros, ocultação de cadáver, lavagem de capitais e tráfico de drogas na região de Naviraí e Itaquiraí/MS.
10
Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Apenado é preso por tráfico em beco da zona norte de Porto Velho

Tráfico: Apenado monitorado foi detido por policiais do BPTAR após tentar despistar equipe em área conhecida por venda de drogas.
14
Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping termina com prisão após ação da PM

Furto no shopping mobilizou a Polícia Militar na noite desta terça-feira (2), após um homem ser flagrado furtando roupas na loja C&A do Porto Velho Shopping, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.
14
Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Foragida pula de prédio para fugir, quebra o pé e acaba presa no Orgulho do Madeira

Jéssica P. S., de 35 anos, tentou escapar pela janela ao ver a chegada da PM, mas sofreu fratura e foi detida no bairro Socialista.
16
Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Apenado monitorado é espancado na calçada e fica em estado grave

Vítima, que utilizava tornozeleira eletrônica e vivia em situação de rua, foi atacada durante a madrugada no centro de Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: T H C BRUM TABACARIA E EVENTOS

LAS – Licença Ambiental Simplificada
L
Diversidade artística movimenta Ariquemes com o maior encontro de arte e cultura escolar de Rondônia

Diversidade artística movimenta Ariquemes com o maior encontro de arte e cultura escolar de Rondônia

Evento reúne professores de 46 municípios para fortalecer a arte educação em Rondônia.
L
Serviço de saúde ocupacional muda para novo endereço

Serviço de saúde ocupacional muda para novo endereço

Saúde ocupacional: novo espaço amplia atendimento aos servidores.
L
Startup Connect impulsiona inovação em Rondônia

Startup Connect impulsiona inovação em Rondônia

Startup Connect: evento reúne formação, mercado e conexões no estado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SPINOLA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L
Rede de atendimento a mulheres é reforçada em Rondônia

Rede de atendimento a mulheres é reforçada em Rondônia

Violência contra mulheres: capacitação forma mais de mil profissionais no estado.
L
Rondônia lança serviço de mensagens ativas da Sefin no WhatsApp

Rondônia lança serviço de mensagens ativas da Sefin no WhatsApp

Recurso amplia comunicação com o contribuinte e reforça segurança digital.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: ELIAS SILVESTRE DE SOUZA

renovação da Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.