SÁBADO, 27/12/2025

Em destaque

Tubarões são contaminados por cocaína, revela estudo da Fiocruz

Dados chamam atenção para alta quantidade da droga no esgoto

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Tubarões são contaminados por cocaína, revela estudo da Fiocruz
Divugação/IOC/Fiocruz

Em fato inédito no mundo, o Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), detectou a contaminação de tubarões por cocaína e seu metabólito, a benzoilecgonia. O estudo identificou a presença de cocaína em 13 animais da espécie Rhizoprionodon lalandii, popularmente conhecida como tubarão-bico-fino-brasileiro, cação rola rola ou cação-frango. Os resultados foram publicados na revista científica Science of The Total Environment, informou a Fiocruz nesta terça-feira (23). De acordo com a fundação, o dado chama atenção para a alta quantidade da droga que é consumida e descartada no mar via esgoto sanitário.

O principal metabólito da substância, a benzoilecgonina, resultante da metabolização da cocaína no organismo, foi encontrada em 12 desses animais. O material foi coletado no Recreio dos Bandeirantes, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, entre setembro de 2021 e agosto de 2023, como parte de um esforço para avaliação da saúde ambiental. O objetivo era acompanhar mudanças no ambiente, tanto as ocorridas de forma natural como pela interferência humana, bem como seus impactos sobre as diversas formas de vida marinha.

Esgoto

Especialistas brasileiros analisam a presença de vírus e bactérias no esgoto para identificar e mensurar a possível circulação silenciosa de microrganismos causadores de doenças. Do mesmo modo, são comuns estudos da contaminação do solo e da água por metais e pesticidas, como mercúrio, chumbo e arsênio, que interferem na saúde de pessoas, animais e ambiente de forma direta.

A primeira pesquisa a encontrar cocaína em tubarões, entretanto, foi essa do IOC/Fiocruz. “No Brasil, estudos já detectaram a contaminação de água e alguns poucos seres aquáticos por cocaína, como mexilhões. Nossa análise é a primeira a encontrar a substância em tubarões”, afirmou o farmacêutico Enrico Mendes Saggioro, um dos líderes da pesquisa, junto com a bióloga Rachel Ann Hauser-Davis, ambos do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC.

Segundo Rachel, os tubarões desempenham papel importante no ecossistema marinho, assim como as raias. Por serem predadores, a bióloga esclareceu que se trata de figuras centrais na cadeia alimentar e são assumidos como espécies sentinela para detecção de danos ambientais, incluindo diferentes formas de contaminação.

O Laboratório do IOC tem feito importantes alertas ambientais, a partir de estudos que identificaram a contaminação por metais em peixes do Rio Doce, no Espírito Santo, após a tragédia causada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco; e em cações e raias coletados no Rio de Janeiro.

Drogas e crime

Relatório mundial sobre drogas, publicado em 2024 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, do nome em inglês), situa o Brasil entre os maiores consumidores globais de cocaína. Estudos sinalizam que a principal via de chegada da droga no ambiente marinho é pelo descarte de resíduos da substância no esgoto lançado no mar.

Enrico Mendes Saggioro explica que a partir dessa constatação no território nacional, o grupo de pesquisa decidiu investigar se os animais que o laboratório havia coletado para estudos, envolvendo outros contaminantes, também estariam contaminados por cocaína. “O resultado é impressionante. Encontramos a substância em todos os 13 tubarões analisados e em apenas um deles não foi detectado a benzoilecgonina, que é o principal metabólito da droga”, afirmou o farmacêutico. Foram analisados o músculo e o fígado dos animais, dos quais três eram machos e dez fêmeas.

De acordo o IOC/Fiocruz, todas as amostras de músculo e fígado testaram positivo para a presença de cocaína. Já a benzoilecgonina foi detectada em 12 amostras de músculo e em duas de fígado. A concentração média de cocaína nos animais foi três vezes maior que a concentração do metabólito. Uma hipótese dos pesquisadores para explicar esse dado é a superexposição dos animais à substância. Outro achado que intrigou os especialistas foi a maior concentração de cocaína nos músculos do que no fígado dos animais analisados.

Saggioro informou que o fígado do tubarão é um órgão de metabolização, como no ser humano. “Tudo que é ingerido é transformado pelo fígado para depois ser excretado. Para nossa surpresa, a cocaína foi encontrada em maior concentração no músculo, que é um tecido de acúmulo, o que pode sinalizar a abundância da presença da substância no ambiente marinho. Os tubarões estariam se contaminando de diversas formas, seja pelo fato de habitarem a região ou se alimentarem de outros animais contaminadas”, explica. Rachel acrescentou que a equipe pretende, a partir de agora, coletar e analisar amostras de água e de outros animais dessa e de outras regiões da costa do Rio de Janeiro.

As amostras foram analisadas na Seção Laboratorial Avançada de Santa Catarina (SLAV/SC), unidade ligada ao Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul, que integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa etapa foi conduzida pelo farmacêutico e bioquímico Rodrigo Barcellos Hoff, que atua no SLAV/SC.

Contaminação

Rachel Ann Hauser-Davis alertou para a necessidade de serem realizados estudos específicos para determinar as consequências exatas dessa contaminação nos animais. Ela acredita que pode haver impacto no crescimento, na maturação e, em especial, na fecundidade dos tubarões, já que o fígado atua no desenvolvimento de embriões. A espécie de tubarão analisada vive próxima à costa e não tem característica migratória. Isso leva os pesquisadores a acreditar que foram contaminados no litoral carioca. Além disso, a zona oeste do Rio é a região que mais cresce na capital fluminense e, também, a mais populosa, com quase 3 milhões de habitantes, segundo o censo demográfico de 2022.

Tanto Rachel como Enrico defendem que sejam feitos novos estudos para responder se a cocaína encontrada em animais marinhos pode ter reflexos negativos na saúde humana. Pesquisa recente da Universidade Federal de São Paulo e Universidade Santa Cecília, em São Paulo, apontou altas concentrações de cocaína na água da Baía de Santos, sinalizando que a droga pode causar problemas nas células e no material genético de mexilhões.

A bióloga lembrou que tubarões, muitas vezes, são comercializados irregularmente com o nome popular de cação. “Já encontramos diversos metais tóxicos em cações e raias, que também são vendidos e consumidos. Agora, detectamos cocaína em tubarões. A poluição e a contaminação do meio ambiente afetam diretamente os animais e a natureza, e também impactam, de uma forma ou de outra, a vida humana. A saúde de um está ligada à saúde do outro”, destacou.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Setor Laboratorial Avançado em Santa Catarina (SLAV/SC), Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM/AquaRio) e Cape Eleuthera Institute (Bahamas). O trabalho teve financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Peixes tímidos ou ousados? Acredite eles têm estilo

Peixes tímidos ou ousados? Acredite eles têm estilo

Personalidade dos peixes inclui timidez e ousadia.
L

Coluna do Carlos Caldeira: Natal & traições, versão 2025

Uma análise irônica e bem-humorada sobre o discurso natalino de Michelle Bolsonaro, que trocou clima de paz e união por insinuações de traição e drama político em plena celebração de fim de ano
L

Momento Agro: entrevista especial com Gilberto Borgio da Boa Safra

No Momento Agro deste sábado, dia 27, o programa recebe o senhor Gilberto Borgio, representante da Boa Safra, para uma conversa especial sobre história, crescimento, desafios e inovação no setor agropecuário.
L
Fogos com estampido representam risco a animais e pessoas

Fogos com estampido representam risco a animais e pessoas

Fogos de artifício geram alerta sobre fogos de artifício.
L
Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Subtítulo: Incêndio mobiliza bombeiros e apoio municipal.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Julia Lopes de Carvalho (“Santa”)

Uma despedida marcada por fé, serenidade e gratidão pela vida de Julia Lopes de Carvalho, a querida “Santa”, que deixa um legado de amor, devoção e ensinamentos para sua família e amigos
L
Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Política externa fortalece protagonismo e política externa reposiciona o país.
L
Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Campanha reforça alerta contra abandono de animais.
L
Horóscopo de Segunda-Feira, 29/12/2025: organização emocional e foco no encerramento do ano

Horóscopo de Sábado, 27/12/2025: balanços finais e preparo para novos ciclos

O horóscopo de 27 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reflexões profundas, ajustes emocionais e decisões conscientes antes do encerramento do ano.
L
Produção sustentável em Rondônia ganha destaque internacional com articulação da Sibra em 2025

Produção sustentável em Rondônia ganha destaque internacional com articulação da Sibra em 2025

Sob liderança do governador Marcos Rocha, estado amplia exportações para US$ 2,5 bilhões e fortalece laços diplomáticos com foco em bioeconomia e logística.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves propõe curso de formação para professores especialistas em TEA na rede estadual

Deputado Edevaldo Neves propõe curso de formação para professores especialistas em TEA na rede estadual

O objetivo central da iniciativa é suprir a crescente demanda por educação inclusiva na rede pública estadual.
L
Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Comunidade quilombola celebra reconhecimento territorial quilombola.
L
Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Pronunciamento de Lula destaca avanços e desafios nacionais.
L
AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

Decisão garante continuidade do programa CNH do Brasil e redução de custos.
L
Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Ex-presidente recebe fisioterapia e medicação para prevenir trombose.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 21 anos é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Panda

Jovem de 21 anos é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Panda

Suspeita pretendia entregar entorpecentes ao irmão durante visita neste sábado; o flagrante de drogas nas partes íntimas ocorreu durante inspeção eletrônica.
10
Moto aplicativo foge e abandona passageira adolescente após acidente na Zona Leste

Moto aplicativo foge e abandona passageira adolescente após acidente na Zona Leste

Acidente no bairro Lagoa envolveu duas motocicletas e deixou três feridos na tarde deste sábado.
12
Força-tarefa reduz passivo de inquéritos na DEAM de Vilhena

Força-tarefa reduz passivo de inquéritos na DEAM de Vilhena

Força-tarefa acelera força-tarefa e melhora atendimento.
14
PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

Trama golpista tem novas prisões determinadas por Moraes.
12
Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Tentativa de homicídio é investigada pela polícia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Maior duração de órgãos editados gera esperança no xenotransplante.
L
Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Atletismo lidera temporada e impulsiona o Brasil no ciclo; atletismo.
L
Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos mantém liderança após empate na Copa Africana.
L
Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Pagamento segue acordo judicial entre Sintero e categoria.
L
Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Ação integrada combate tráfico na Operação Madeira-Mamoré.
12
Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Lavagem de dinheiro investigada após apreensão de valores e ouro.
14
Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Roubo registrado próximo a faculdade termina com apreensões.
14
Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Extração ilegal de madeira mobiliza operação integrada.
12
Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional preso com documento falso.
12
Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Entorpecentes apreendidos em empresa logística.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.