SEGUNDA-FEIRA, 22/12/2025
Publicidade

Em destaque

Tubarões são contaminados por cocaína, revela estudo da Fiocruz

Dados chamam atenção para alta quantidade da droga no esgoto

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Tubarões são contaminados por cocaína, revela estudo da Fiocruz
Divugação/IOC/Fiocruz

Em fato inédito no mundo, o Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), detectou a contaminação de tubarões por cocaína e seu metabólito, a benzoilecgonia. O estudo identificou a presença de cocaína em 13 animais da espécie Rhizoprionodon lalandii, popularmente conhecida como tubarão-bico-fino-brasileiro, cação rola rola ou cação-frango. Os resultados foram publicados na revista científica Science of The Total Environment, informou a Fiocruz nesta terça-feira (23). De acordo com a fundação, o dado chama atenção para a alta quantidade da droga que é consumida e descartada no mar via esgoto sanitário.

O principal metabólito da substância, a benzoilecgonina, resultante da metabolização da cocaína no organismo, foi encontrada em 12 desses animais. O material foi coletado no Recreio dos Bandeirantes, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, entre setembro de 2021 e agosto de 2023, como parte de um esforço para avaliação da saúde ambiental. O objetivo era acompanhar mudanças no ambiente, tanto as ocorridas de forma natural como pela interferência humana, bem como seus impactos sobre as diversas formas de vida marinha.

Esgoto

Especialistas brasileiros analisam a presença de vírus e bactérias no esgoto para identificar e mensurar a possível circulação silenciosa de microrganismos causadores de doenças. Do mesmo modo, são comuns estudos da contaminação do solo e da água por metais e pesticidas, como mercúrio, chumbo e arsênio, que interferem na saúde de pessoas, animais e ambiente de forma direta.

A primeira pesquisa a encontrar cocaína em tubarões, entretanto, foi essa do IOC/Fiocruz. “No Brasil, estudos já detectaram a contaminação de água e alguns poucos seres aquáticos por cocaína, como mexilhões. Nossa análise é a primeira a encontrar a substância em tubarões”, afirmou o farmacêutico Enrico Mendes Saggioro, um dos líderes da pesquisa, junto com a bióloga Rachel Ann Hauser-Davis, ambos do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC.

Segundo Rachel, os tubarões desempenham papel importante no ecossistema marinho, assim como as raias. Por serem predadores, a bióloga esclareceu que se trata de figuras centrais na cadeia alimentar e são assumidos como espécies sentinela para detecção de danos ambientais, incluindo diferentes formas de contaminação.

O Laboratório do IOC tem feito importantes alertas ambientais, a partir de estudos que identificaram a contaminação por metais em peixes do Rio Doce, no Espírito Santo, após a tragédia causada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco; e em cações e raias coletados no Rio de Janeiro.

Drogas e crime

Relatório mundial sobre drogas, publicado em 2024 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, do nome em inglês), situa o Brasil entre os maiores consumidores globais de cocaína. Estudos sinalizam que a principal via de chegada da droga no ambiente marinho é pelo descarte de resíduos da substância no esgoto lançado no mar.

Enrico Mendes Saggioro explica que a partir dessa constatação no território nacional, o grupo de pesquisa decidiu investigar se os animais que o laboratório havia coletado para estudos, envolvendo outros contaminantes, também estariam contaminados por cocaína. “O resultado é impressionante. Encontramos a substância em todos os 13 tubarões analisados e em apenas um deles não foi detectado a benzoilecgonina, que é o principal metabólito da droga”, afirmou o farmacêutico. Foram analisados o músculo e o fígado dos animais, dos quais três eram machos e dez fêmeas.

De acordo o IOC/Fiocruz, todas as amostras de músculo e fígado testaram positivo para a presença de cocaína. Já a benzoilecgonina foi detectada em 12 amostras de músculo e em duas de fígado. A concentração média de cocaína nos animais foi três vezes maior que a concentração do metabólito. Uma hipótese dos pesquisadores para explicar esse dado é a superexposição dos animais à substância. Outro achado que intrigou os especialistas foi a maior concentração de cocaína nos músculos do que no fígado dos animais analisados.

Saggioro informou que o fígado do tubarão é um órgão de metabolização, como no ser humano. “Tudo que é ingerido é transformado pelo fígado para depois ser excretado. Para nossa surpresa, a cocaína foi encontrada em maior concentração no músculo, que é um tecido de acúmulo, o que pode sinalizar a abundância da presença da substância no ambiente marinho. Os tubarões estariam se contaminando de diversas formas, seja pelo fato de habitarem a região ou se alimentarem de outros animais contaminadas”, explica. Rachel acrescentou que a equipe pretende, a partir de agora, coletar e analisar amostras de água e de outros animais dessa e de outras regiões da costa do Rio de Janeiro.

As amostras foram analisadas na Seção Laboratorial Avançada de Santa Catarina (SLAV/SC), unidade ligada ao Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul, que integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa etapa foi conduzida pelo farmacêutico e bioquímico Rodrigo Barcellos Hoff, que atua no SLAV/SC.

Contaminação

Rachel Ann Hauser-Davis alertou para a necessidade de serem realizados estudos específicos para determinar as consequências exatas dessa contaminação nos animais. Ela acredita que pode haver impacto no crescimento, na maturação e, em especial, na fecundidade dos tubarões, já que o fígado atua no desenvolvimento de embriões. A espécie de tubarão analisada vive próxima à costa e não tem característica migratória. Isso leva os pesquisadores a acreditar que foram contaminados no litoral carioca. Além disso, a zona oeste do Rio é a região que mais cresce na capital fluminense e, também, a mais populosa, com quase 3 milhões de habitantes, segundo o censo demográfico de 2022.

Tanto Rachel como Enrico defendem que sejam feitos novos estudos para responder se a cocaína encontrada em animais marinhos pode ter reflexos negativos na saúde humana. Pesquisa recente da Universidade Federal de São Paulo e Universidade Santa Cecília, em São Paulo, apontou altas concentrações de cocaína na água da Baía de Santos, sinalizando que a droga pode causar problemas nas células e no material genético de mexilhões.

A bióloga lembrou que tubarões, muitas vezes, são comercializados irregularmente com o nome popular de cação. “Já encontramos diversos metais tóxicos em cações e raias, que também são vendidos e consumidos. Agora, detectamos cocaína em tubarões. A poluição e a contaminação do meio ambiente afetam diretamente os animais e a natureza, e também impactam, de uma forma ou de outra, a vida humana. A saúde de um está ligada à saúde do outro”, destacou.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Setor Laboratorial Avançado em Santa Catarina (SLAV/SC), Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM/AquaRio) e Cape Eleuthera Institute (Bahamas). O trabalho teve financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRF1 determina que União indenize Dilma Rousseff em R$ 400 mil por tortura na ditadura

A ex-presidente Dilma Rousseff teve seu direito à indenização por danos morais e perseguição política reconhecido pela 6ª Turma do TRF1.
L

Lula defende pacto sul-americano contra o crime organizado e alerta para risco de guerra na Venezuela

Durante a Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs uma cooperação regional para asfixiar o financiamento de facções e anunciou uma reunião ministerial sobre segurança digital.
L

Inmet prevê verão com chuvas acima da média nas regiões Norte e Sul do Brasil

O verão no Hemisfério Sul teve início neste domingo (21/12) e a previsão do Inmet indica maior volume de precipitações para o Norte e o Sul do país.
L

Lançamento do foguete Hanbit-Nano em Alcântara é reagendado para esta segunda-feira

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, tentará realizar o lançamento do foguete sul-coreano Hanbit-Nano às 15h45 desta segunda-feira (22).
L

Sobremesa de Natal fácil: aprenda a fazer panna cotta de liquidificador com calda de morango

Ideal para quem busca praticidade na ceia de Natal, esta receita de panna cotta cremosa é feita no liquidificador e não precisa de forno.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisco Roseno Freire

Francisco Roseno Freire, faleceu no dia 20 de dezembro de 2025, aos 70 anos, ele era era extrovertido, alegre, sempre rodeado de amigos e dono de um coração generoso.
L

MPRO obtém liminar que suspende contrato de alimentação em hospital municipal em Nova Brasilândia

Justiça acata pedido do MPRO e determina suspensão de contrato de fornecimento de refeições a hospital municipal em Nova Brasilândia, afasta servidora e impõe restrições para evitar novas contratações
L

Campeonato Rondoniense 2026 é apresentado oficialmente, e Sicredi confirma permanência como patrocinador principal

Sicredi reafirma apoio ao Campeonato Rondoniense 2026, fortalece o futebol regional, contribui para a organização da competição e reforça seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h.
L
Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Meninas da Gávea buscam bi e Mosqueteiras querem título inédito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA: STF Ignora Emenda á Constituição Pelo Marco Temporal e Mais Uma Vez Decide a Favor Do Governo

Ocorreu mais uma vez, quando o STF formou maioria (todos os votos foram de ministros ou indicados ou aliados ao atual governo socialista) para considerar inconstitucional o Marco Temporal, aquele em que as áreas indígenas só podem assim ser consideradas se pertencentes aos índios antes de 1988.
L
STF anula parte da investigação contra governador do Acre

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

Decisão reconhece irregularidades em apuração da Polícia Federal.
L
Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Ex-presidente poderá deixar prisão para procedimento cirúrgico, sem direito à domiciliar.
L
Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Presidente destaca integração e comércio entre Brasil e Paraguai.
L
Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Ex-procurador Deltan Dallagnol quita R$ 146 mil em indenização a Lula.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Gari é esfaqueado e assaltado por bando durante tentativa de latrocínio na Zona Leste de Porto Velho

O crime ocorreu na madrugada deste domingo (21/12) no cruzamento das avenidas Mamoré e Raimundo Cantuária.
16
Força Tática do 9º BPM prende homem armado e apreende drogas na zona sul

Força Tática do 9º BPM prende homem armado e apreende drogas na zona sul

Polícia age após denúncia anônima e desarticula ponto de tráfico em distribuidora de fachada no bairro Caladinho
10
Van capota após avanço de sinal vermelho no bairro Nossa Senhora das Graças

Van capota após avanço de sinal vermelho no bairro Nossa Senhora das Graças

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Rafael Vaz de Silva e Almirante Barroso neste sábado, envolvendo uma van e um automóvel Honda Civic.
10
Avião com Maurício Carvalho e Márcio Pacelle cai em Rondônia

Avião com Maurício Carvalho e Márcio Pacele cai em Rondônia

A aeronave de pequeno porte sofreu um acidente neste sábado próximo ao distrito de Extrema, mas o deputado e o vereador de Porto Velho passam bem.
16
Homem é morto a facadas pelo cunhado dentro de casa em Porto Velho

Homem é morto a facadas pelo cunhado dentro de casa em Porto Velho

Crime ocorreu durante café da manhã e autor foi preso horas depois.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Alberto Apolinário

Familiares e amigos se despedem de Alberto Apolinário, que parte deixando saudade, amor e lembranças eternas, em uma homenagem marcada pela fé, gratidão e respeito à sua trajetória de vida.
L

Flamengo goleia Grêmio por 6 a 0 e conquista o bicampeonato da Copinha Feminina no Pacaembu

As Meninas da Gávea confirmaram o favoritismo e faturaram o título da Copinha Feminina neste sábado (20/12), com uma goleada histórica sobre o Grêmio.
L

CBF confirma amistosos contra França e Croácia como últimos testes para Copa do Mundo 2026

A seleção brasileira enfrentará a França e a Croácia em março de 2026, nos Estados Unidos, servindo como preparação final para o Mundial.
L

Porto anuncia retorno do zagueiro brasileiro Thiago Silva após rescisão com o Fluminense

Aos 41 anos, Thiago Silva assina contrato com o Porto até junho de 2026.
L

Vasco e Corinthians decidem título da Copa do Brasil 2025 em Maracanã lotado

O campeão da Copa do Brasil será conhecido neste domingo (21/12), às 18h, no duelo decisivo entre Vasco e Corinthians.
L

Mega da Virada 2025: Prêmio histórico acumula e chega a R$ 1 bilhão para sorteio de 31 de dezembro

Após ninguém acertar as seis dezenas do concurso 2954 da Mega-Sena no último sábado (20), o valor da Mega da Virada saltou para a marca inédita de R$ 1 bilhão.
L

Calor extremo no verão dobra risco de AVC e exige atenção redobrada com a hidratação

O médico neurocirurgião Orlando Maia alerta que a desidratação causada pelo calor aumenta a viscosidade do sangue, facilitando a formação de coágulos que levam ao AVC.
L

Anvisa emite alerta sobre riscos de canetas emagrecedoras manipuladas e falsificadas

A Anvisa alertou para o perigo da compra e consumo de versões manipuladas de medicamentos como Ozempic e Mounjaro.
L

Mercosul aprova declaração conjunta para proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital

Durante a Cúpula de Líderes em Foz do Iguaçu (PR), os países do Mercosul aprovaram uma declaração histórica para combater crimes cibernéticos e os riscos da Inteligência Artificial contra o público infantojuvenil.
L

Hugo Motta “limpa a pauta” da Câmara e sinaliza reaproximação com Lula de olho em 2026

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acelerou as votações no fim de 2025 para reduzir pendências legislativas, criando um ambiente de maior previsibilidade para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.