TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular

Amigos e familiares se despediram do jornalista nesta segunda-feira

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular
Instagram/Martinho da Vila

Morto no domingo (14), aos 87 anos, em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar, após vários meses internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, o jornalista Sérgio Cabral Santos, ou simplesmente Sérgio Cabral, como era conhecido, teve o corpo cremado nesta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da capital fluminense. Ele era pai do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos idealizadores da Feiras das Yabás, que desde 2008 é realizada nas imediações da Praça Paulo da Portela, unindo samba e gastronomia, disse que Sérgio Cabral pai foi um dos intelectuais mais importantes do país. “Ele foi o cara que fez o caminho do Túnel Rebouças [que liga a zona sul à zona norte do Rio]. Foi quem trouxe toda essa cultura de samba, de morro, de subúrbio para que as pessoas de classe média tivessem conhecimento disso. E não só isso, mas divulgou aquelas pessoas como nunca .“

Uma coisa que muito emocionou Marquinhos de Oswaldo Cruz como portelense, uma das escolas de coração de Cabral pai, foi quando o compositor Chico Santana, morador deste subúrbio carioca, morreu. “Ele escreveu no jornal O Dia uma coisa bonita sobre Chico Santana. Os textos que Sérgio Cabral fazia. Pegava aquelas pessoas, que para a grande mídia seriam insignificantes, embora tivessem importância muito grande naquela região, e conseguia dar o devido valor a essas pessoas para a cidade, o estado e o país. Ele dedicou a vida ao samba. Todas essas pessoas passaram pela mão do Sérgio Cabral. Era um cara que tinha prazer em contar histórias de fulano, de beltrano. É um criador de mitos até. Um barato isso”, disse Marquinhos à Agência Brasil.

MIS

O musicólogo e historiador Ricardo Cravo Albin afirmou à Agência Brasil que o desaparecimento de Sérgio Cabral “deixa um vácuo enorme na historiografia, crítica e na música popular, sobretudo suas fontes, suas origens e entre as figuras mais antigas que, em geral, são esquecidas pela vertigem do novo e dos lançamentos mais recentes”.

Para o historiador, Sérgio Cabral representou a elegância de confirmar valores que sempre valeram a pena, porque são permanentes. “Esse tipo de dedicação às coisas permanentes era uma das características que mais encantavam as pessoas que conviviam com Sergio Cabral”. Foi o caso do próprio Ricardo Cavo Albin, que conviveu com o jornalista Sergio Cabral pai desde o começo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Cabral foi um dos pioneiros ao entrevistar os grandes vultos da música popular brasileira no museu, o que viria a ser a característica principal do MIS, que é consagrado universalmente por isso.

“Portanto, Sergio Cabral também foi um pioneiro nesse campo”. Quando Cravo Albin lembrou a Sergio Cabral essa originalidade, ele prometeu abrir a biografia para inserir mais um capítulo que era ter inaugurado, como entrevistador, o MIS. “A memória de Sergio Cabral me é muito querida e muito valiosa.”

Sassaricando

O produtor cultural e coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Malta, conviveu com Sergio Cabral durante dez anos, período em que ficou em cartaz a peça Sassaricando, escrita pelo jornalista e por Rosa Maria Araújo, atual presidente da instituição. “A convivência que a gente teve no Sassaricando foi maravilhosa, um musical do qual ele era autor e no qual eu tive a sorte de trabalhar como cantor e ator. E a convivência com Sergio foi um privilégio, um presente que eu ganhei para minha vida”, disse Malta à Agência Brasil.

Ele já conhecia, e adorava, a figura de Sergio Cabral. “Apaixonado por samba que eu era, tinha os livros dele, curtia seu trabalho e passei curtir mais ainda o Sergio nessa convivência que tive de poder sair das sessões e ir para um bar, um restaurante, e conversar mais sobre personagens importantes da música popular brasileira, dos quais ele era fonte primária. O Sergio conheceu Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Donga, Cartola, João da Baiana, essas pessoas que importam e já não estão aí há muito tempo. E o Sergio agora não está mais aí fisicamente, mas a obra dele está.”

Para Pedro Paulo Malta, Sergio Cabral foi o melhor contador das histórias de figuras ligadas ao samba. “Além de ter sido jornalista e repórter de jornais importantes, como o Jornal do Brasil, Diário Carioca, O Pasquim, ele deixou uma obra escrita fundamental”, lembrou. Da obra literária de Cabral, o livro preferido de Malta é As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “Para mim, é a bíblia do carnaval carioca, da história do carnaval carioca, dos desfiles, e ele conta não só como começaram os desfiles, mas a história de cada uma das escolas. Enfim, um cara fundamental”, definiu o produtor cultural.

Redes sociais

Em mensagem no X (antigo Twitter), a Escola de Samba Império Serrano destacou nesta segunda-feira (15) a despedida do Rio de Janeiro do jornalista Sérgio Cabral. “Um grande nome na cobertura das escolas de samba e da música popular brasileira, ele foi uma voz que sempre exaltou a nossa cultura e a beleza do carnaval”. Embora se autoproclamasse torcedor da Portela, Cabral tinha também amor por outras agremiações, entre as quais a Império Serrano.

Na noite do próprio domingo (14), em seu Instagram, a direção da Portela lamentou a perda de Sergio Cabral: “A Portela lamenta profundamente o falecimento do jornalista Sérgio Cabral, aos 87 anos. Portelense e apaixonado pelo samba, Sergio ficou popularmente conhecido no carnaval por ser um grande pesquisador sobre o assunto, se tornando referência em 1996, com o lançamento da obra As Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que se tornou um marco na carreira do jornalista, sendo reverenciada até hoje para vários pesquisadores e sambistas.

Tendo cerca de 20 obras de sua autoria, o jornalista começou a carreira no final da década de 50 no Jornal Associados, onde escrevia para o Diário da Noite. Carioca, suburbano, nascido em Cascadura e criado no bairro de Cavalcanti, Sérgio Cabral deixa esposa, três filhos e um grande legado sobre a cultura popular brasileira.

“O presidente da Portela, Fábio Pavão, o vice-presidente, Junior Escafura, e toda a família portelense se solidarizam com os familiares e amigos de Sergio Cabral nesse momento. Descanse em paz, Sérgio Cabral”, conclui a postagem da Portela.

Outra agremiação que lamentou a morte de Cabral pai foi a Mocidade Independente de Padre Miguel: “Domingo começando de luto… Hoje, perdemos o grande jornalista Sergio Cabral. Um dos grandes personagens cariocas e apaixonado por carnaval, Cabral foi fundamental dentro da comunicação em nosso tempo. Descanse em paz. A Estrela está de luto”.

Da mesma forma, a Estação Primeira de Mangueira reverenciou o jornalista: ”A Estação Primeira de Mangueira, em nome da presidenta Guanayra Firmino, lamenta o falecimento de Sérgio Cabral. Ilustre mangueirense, jornalista, escritor e compositor, Cabral foi criado no subúrbio carioca e foi um dos principais difusores do samba.

Em suas obras, o livro Mangueira – Nação Verde e Rosa de (1998) e o samba Os Meninos da Mangueira certamente marcaram a história da verde e rosa. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua contribuição ao samba e à cidade do Rio de Janeiro é ímpar. Siga em paz!.”

Políticos

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou na rede social X que a cultura brasileira, e principalmente a do Rio de Janeiro, sempre tiveram no jornalista, escritor, pesquisador e compositor Sergio Cabral um dos maiores entusiastas e divulgadores. “Fundador do Pasquim, entusiasta do samba, do carnaval, do futebol (era vascaíno inveterado) e dos subúrbios, também foi vereador por três vezes. Sua contribuição à música e ao esporte do Rio são indeléveis. Meus sentimentos aos familiares e admiradores de sua obra, tão popular quanto representativa do espírito carioca.”

O também deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) lamentou a morte do jornalista e escritor: “Confidente nas sessões modorrentas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entusiasta da nossa MPB [música popular brasileira] e do carnaval, biógrafo de grandes, concluiu sua vida biológica. Deixa biografia linda. Certa vez me disse que emoção maior era ver o Vasco entrando em campo. Serjão deixa o campo aplaudido”, afirmou o deputado.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Novo Cras Nova Mamoré reforça política de Assistência Social e integra conjunto de 20 unidades construídas pelo Governo de Rondônia
L
CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

Reunião destaca sustentabilidade e reforça a transparência pública com presença da Controladoria de Porto Velho
L
Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores participam de confraternização com homenagens e projeções para 2026, reforçando a valorização profissional e o compromisso com uma gestão pública eficiente.
L
Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Encontro Vira Enfermagem será no Rondon Palace Hotel em dezembro para profissionais que buscam expansão de mentalidade na área.
L
União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

Comissão Executiva Nacional determinou o cancelamento da filiação do deputado após ele se recusar a deixar o cargo no governo federal, contrariando determinação do partido.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Fernando Máximo destina emenda para implantação de Implanon em Cujubim

Emenda de R$ 200 mil viabiliza a implantação do Implanon pelo SUS em Cujubim, fortalecendo a saúde da mulher com apoio do vereador Professor Haroldo e acompanhamento de autoridades locais.
L
Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Ministro das Cidades, Jader Filho, garante que não faltarão recursos para o programa e anuncia atualização das faixas de renda no início de 2026 para ampliar o acesso à moradia popular.
L
Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministro Jader Filho afirma que o atual modelo de financiamento do transporte público no Brasil está esgotado e que o debate sobre a gratuidade não pode mais ser adiado.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L

Ponto & Contraponto: Cesar Augusto Freitas Jacques no Debate Jurídico e Educacional

Com uma formação sólida e múltiplas graduações e pós-graduações, Cesar traz uma visão ampla que une prática jurídica, docência e políticas públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Presidente destaca responsabilidade dos homens e educação como caminhos para prevenção.
L
Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou investigação de desvios em emendas individuais para 20 municípios após relatório da CGU apontar quadro generalizado de ilegalidades.
L
Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, incluindo o Vereador Dr. Gilber e o Senador Marcos Rogério, destacando o papel da instituição na qualificação e saúde.
L
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Transparência pública reforça reconhecimento nacional e garante à Assembleia de Rondônia a segunda certificação consecutiva do Selo Diamante
L
STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

Movimento indígena convoca mobilização para a mesma data.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

A Operação intensifica ações para combater crimes ambientais em Rondônia, com apreensão de madeira de lei e autuações em madeireiras irregulares.
10
Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Jovem foi atacada por três criminosos de bicicleta na Avenida Carlos Gomes; PM faz buscas pelos suspeitos do assalto na capital.
16
Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente grave ocorreu na Rua Fábia, no bairro Igarapé, na zona leste, na manhã desta segunda-feira; uma das vítimas chegou a ficar desacordada após a colisão.
14
Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Tiago A., de 43 anos, foi detido no Centro de Ji-Paraná após quebrar o vidro de uma Ford Ranger; o suspeito tentou agredir e subornar o delegado antes de ser contido com apoio da PM.
12
Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Kaléfe Miguel Conrat Barbosa, de 21 anos, foi assassinado na Avenida Rio Branco; Polícia Civil investiga o caso após a perícia encontrar drogas e objetos pessoais nas vestes da vítima.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

A ação de plantio reúne estudantes, voluntários, Ecoporé, Bloco Pirarucu do Madeira e Sema, fortalecendo a educação ambiental e a meta de cerca de 2 mil mudas.
L
Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

A Praça recebe iluminação natalina e revitalização completa, reforçando o charme do centro histórico e atraindo moradores para registros fotográficos.
L
Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

A Copa reúne cerca de 1.300 atletas e encerra nesta terça-feira com finais no Ginásio Dudu, destacando a força do esporte em Porto Velho.
L
Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense LTDA

Licença de Operação Nº 198/2025/SEMMA/PMV
L
Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é solto após votação extraordinária; parlamentar estava preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
L
Projeto de Transação Tributária deve ser votado na ALE/RO nesta terça-feira

Projeto de Transação Tributária deve ser votado na ALE/RO nesta terça-feira

Intensa articulação da AROM pressiona pela aprovação da proposta que recuperará grandes dívidas do Estado e repassará valores essenciais aos municípios rondonienses.
L

Jovem News: Fabio de Oliveira fala sobre Educação Emocional e Juventude

trazendo uma conversa profunda sobre educação emocional, identidade e protagonismo na vida profissional e pessoal.
L
Justiça da Itália questiona Moraes sobre condições prisionais para extradição de Zambelli

Justiça da Itália questiona Moraes sobre condições prisionais para extradição de Zambelli

Esclarecimentos sobre o sistema carcerário feminino e a prisão para onde será levada a deputada Carla Zambelli foram solicitados ao STF; julgamento de extradição será retomado em 18 de dezembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.