QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular

Amigos e familiares se despediram do jornalista nesta segunda-feira

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular
Instagram/Martinho da Vila

Morto no domingo (14), aos 87 anos, em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar, após vários meses internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, o jornalista Sérgio Cabral Santos, ou simplesmente Sérgio Cabral, como era conhecido, teve o corpo cremado nesta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da capital fluminense. Ele era pai do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos idealizadores da Feiras das Yabás, que desde 2008 é realizada nas imediações da Praça Paulo da Portela, unindo samba e gastronomia, disse que Sérgio Cabral pai foi um dos intelectuais mais importantes do país. “Ele foi o cara que fez o caminho do Túnel Rebouças [que liga a zona sul à zona norte do Rio]. Foi quem trouxe toda essa cultura de samba, de morro, de subúrbio para que as pessoas de classe média tivessem conhecimento disso. E não só isso, mas divulgou aquelas pessoas como nunca .“

Uma coisa que muito emocionou Marquinhos de Oswaldo Cruz como portelense, uma das escolas de coração de Cabral pai, foi quando o compositor Chico Santana, morador deste subúrbio carioca, morreu. “Ele escreveu no jornal O Dia uma coisa bonita sobre Chico Santana. Os textos que Sérgio Cabral fazia. Pegava aquelas pessoas, que para a grande mídia seriam insignificantes, embora tivessem importância muito grande naquela região, e conseguia dar o devido valor a essas pessoas para a cidade, o estado e o país. Ele dedicou a vida ao samba. Todas essas pessoas passaram pela mão do Sérgio Cabral. Era um cara que tinha prazer em contar histórias de fulano, de beltrano. É um criador de mitos até. Um barato isso”, disse Marquinhos à Agência Brasil.

MIS

O musicólogo e historiador Ricardo Cravo Albin afirmou à Agência Brasil que o desaparecimento de Sérgio Cabral “deixa um vácuo enorme na historiografia, crítica e na música popular, sobretudo suas fontes, suas origens e entre as figuras mais antigas que, em geral, são esquecidas pela vertigem do novo e dos lançamentos mais recentes”.

Para o historiador, Sérgio Cabral representou a elegância de confirmar valores que sempre valeram a pena, porque são permanentes. “Esse tipo de dedicação às coisas permanentes era uma das características que mais encantavam as pessoas que conviviam com Sergio Cabral”. Foi o caso do próprio Ricardo Cavo Albin, que conviveu com o jornalista Sergio Cabral pai desde o começo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Cabral foi um dos pioneiros ao entrevistar os grandes vultos da música popular brasileira no museu, o que viria a ser a característica principal do MIS, que é consagrado universalmente por isso.

“Portanto, Sergio Cabral também foi um pioneiro nesse campo”. Quando Cravo Albin lembrou a Sergio Cabral essa originalidade, ele prometeu abrir a biografia para inserir mais um capítulo que era ter inaugurado, como entrevistador, o MIS. “A memória de Sergio Cabral me é muito querida e muito valiosa.”

Sassaricando

O produtor cultural e coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Malta, conviveu com Sergio Cabral durante dez anos, período em que ficou em cartaz a peça Sassaricando, escrita pelo jornalista e por Rosa Maria Araújo, atual presidente da instituição. “A convivência que a gente teve no Sassaricando foi maravilhosa, um musical do qual ele era autor e no qual eu tive a sorte de trabalhar como cantor e ator. E a convivência com Sergio foi um privilégio, um presente que eu ganhei para minha vida”, disse Malta à Agência Brasil.

Ele já conhecia, e adorava, a figura de Sergio Cabral. “Apaixonado por samba que eu era, tinha os livros dele, curtia seu trabalho e passei curtir mais ainda o Sergio nessa convivência que tive de poder sair das sessões e ir para um bar, um restaurante, e conversar mais sobre personagens importantes da música popular brasileira, dos quais ele era fonte primária. O Sergio conheceu Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Donga, Cartola, João da Baiana, essas pessoas que importam e já não estão aí há muito tempo. E o Sergio agora não está mais aí fisicamente, mas a obra dele está.”

Para Pedro Paulo Malta, Sergio Cabral foi o melhor contador das histórias de figuras ligadas ao samba. “Além de ter sido jornalista e repórter de jornais importantes, como o Jornal do Brasil, Diário Carioca, O Pasquim, ele deixou uma obra escrita fundamental”, lembrou. Da obra literária de Cabral, o livro preferido de Malta é As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “Para mim, é a bíblia do carnaval carioca, da história do carnaval carioca, dos desfiles, e ele conta não só como começaram os desfiles, mas a história de cada uma das escolas. Enfim, um cara fundamental”, definiu o produtor cultural.

Redes sociais

Em mensagem no X (antigo Twitter), a Escola de Samba Império Serrano destacou nesta segunda-feira (15) a despedida do Rio de Janeiro do jornalista Sérgio Cabral. “Um grande nome na cobertura das escolas de samba e da música popular brasileira, ele foi uma voz que sempre exaltou a nossa cultura e a beleza do carnaval”. Embora se autoproclamasse torcedor da Portela, Cabral tinha também amor por outras agremiações, entre as quais a Império Serrano.

Na noite do próprio domingo (14), em seu Instagram, a direção da Portela lamentou a perda de Sergio Cabral: “A Portela lamenta profundamente o falecimento do jornalista Sérgio Cabral, aos 87 anos. Portelense e apaixonado pelo samba, Sergio ficou popularmente conhecido no carnaval por ser um grande pesquisador sobre o assunto, se tornando referência em 1996, com o lançamento da obra As Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que se tornou um marco na carreira do jornalista, sendo reverenciada até hoje para vários pesquisadores e sambistas.

Tendo cerca de 20 obras de sua autoria, o jornalista começou a carreira no final da década de 50 no Jornal Associados, onde escrevia para o Diário da Noite. Carioca, suburbano, nascido em Cascadura e criado no bairro de Cavalcanti, Sérgio Cabral deixa esposa, três filhos e um grande legado sobre a cultura popular brasileira.

“O presidente da Portela, Fábio Pavão, o vice-presidente, Junior Escafura, e toda a família portelense se solidarizam com os familiares e amigos de Sergio Cabral nesse momento. Descanse em paz, Sérgio Cabral”, conclui a postagem da Portela.

Outra agremiação que lamentou a morte de Cabral pai foi a Mocidade Independente de Padre Miguel: “Domingo começando de luto… Hoje, perdemos o grande jornalista Sergio Cabral. Um dos grandes personagens cariocas e apaixonado por carnaval, Cabral foi fundamental dentro da comunicação em nosso tempo. Descanse em paz. A Estrela está de luto”.

Da mesma forma, a Estação Primeira de Mangueira reverenciou o jornalista: ”A Estação Primeira de Mangueira, em nome da presidenta Guanayra Firmino, lamenta o falecimento de Sérgio Cabral. Ilustre mangueirense, jornalista, escritor e compositor, Cabral foi criado no subúrbio carioca e foi um dos principais difusores do samba.

Em suas obras, o livro Mangueira – Nação Verde e Rosa de (1998) e o samba Os Meninos da Mangueira certamente marcaram a história da verde e rosa. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua contribuição ao samba e à cidade do Rio de Janeiro é ímpar. Siga em paz!.”

Políticos

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou na rede social X que a cultura brasileira, e principalmente a do Rio de Janeiro, sempre tiveram no jornalista, escritor, pesquisador e compositor Sergio Cabral um dos maiores entusiastas e divulgadores. “Fundador do Pasquim, entusiasta do samba, do carnaval, do futebol (era vascaíno inveterado) e dos subúrbios, também foi vereador por três vezes. Sua contribuição à música e ao esporte do Rio são indeléveis. Meus sentimentos aos familiares e admiradores de sua obra, tão popular quanto representativa do espírito carioca.”

O também deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) lamentou a morte do jornalista e escritor: “Confidente nas sessões modorrentas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entusiasta da nossa MPB [música popular brasileira] e do carnaval, biógrafo de grandes, concluiu sua vida biológica. Deixa biografia linda. Certa vez me disse que emoção maior era ver o Vasco entrando em campo. Serjão deixa o campo aplaudido”, afirmou o deputado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval terá proibição de paredões de som por decreto municipal

Carnaval terá proibição de paredões de som por decreto municipal

Medida visa garantir a segurança dos foliões e o cumprimento dos horários dos blocos durante os desfiles de 2026.
L
Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Os resultados operacionais de janeiro de 2026 confirmam a atuação estratégica da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) no combate à criminalidade em todo o Estado, com destaque para Porto Velho.
L
Curto-circuito em ar-condicionado atinge escola municipal de Porto Velho

Curto-circuito em ar-condicionado atinge escola municipal de Porto Velho

Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirma que falha na Unidade Marise e Castiel ocorreu fora do horário letivo e não causou danos estruturais ao prédio.
L
A advocacia como os pulmões da sociedade democrática: o papel essencial na defesa da Constituição

A advocacia como os pulmões da sociedade democrática: o papel essencial na defesa da Constituição

Artigo de Ives Gandra destaca a advocacia como instrumento indispensável para a preservação do Estado Democrático de Direito e o respeito à independência entre os Poderes.
L
Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Marcelo Gonçalves Pinto, de 22 anos, foi encontrado em área de pastagem após operação do CBMRO que utilizou drones e cães farejadores na RO-140.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

Seleção oferece oportunidades em sete campi de Rondônia, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil e inscrições abertas entre 13 de fevereiro e 5 de março.
L
Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

“Alô papai, alô mamãe”: força de vontade transforma dificuldades em superação.
L
Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Programa Computadores para a Inclusão doou 112 computadores recondicionados no estado, ampliando o acesso ao letramento digital e capacitando pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho.
L

Giro News: Alysson Rover fala sobre os desafios para 2026 no grupo Rover

A conversa também deve abordar o cenário econômico, o comportamento do consumidor, a gestão de custos e as oportunidades regionais, pontos que impactam diretamente as decisões das empresas em Rondônia e na região Norte.
L

IN FOCO POD CAST: Eliseu dos Santos Paulino debate economia, direito e motoristas de aplicativos

Economista Eliseu dos Santos Paulino fala no IN FOCO POD CAST sobre projeto de lei para motoristas de aplicativos e impactos no futuro do trabalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alexandre de Moraes diz que norma do CNJ não proíbe juízes de opinar sobre política em conversas privadas

Durante julgamento, ministro explicou que a regra impede a atuação político-partidária pública, mas não retira dos magistrados o direito de manter opiniões e diálogos políticos no âmbito pessoal.
L
Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Plano anunciado por Geraldo Alckmin eleva recursos do regime especial para R$ 3 bilhões e busca conter fechamento de fábricas, preservar empregos e ampliar a competitividade do setor.
L
Moraes defende recebimento de juízes por palestras e ações

Moraes defende recebimento de juízes por palestras e ações

O ministro afirmou que a lei permite que magistrados sejam acionistas de empresas e recebam por aulas, desde que não atuem na administração direta.
L
Lebrinha destaca debates na Marcha dos Deputados Estaduais

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

Recurso atende solicitação do vereador Márcio da Educação e será aplicado na Escola Regina Almeida.
L
Governo federal libera 2,5 bilhões para transporte público

Governo federal libera 2,5 bilhões para transporte público

O investimento faz parte do Novo PAC e foca na compra de ônibus elétricos, construção de corredores exclusivos e modernização de terminais urbanos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança fica ferida em grave acidente entre motos na zona norte

Criança fica ferida em grave acidente entre motos na zona norte

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Lauro Sodré e Martinica, no bairro Costa e Silva
12
Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Condutor perdeu o controle na descida do viaduto da BR-364 com Avenida Rio de Janeiro e foi socorrido ao Hospital João Paulo II.
16
Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas ao local para os trabalhos de praxes.
18
Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Polícia Militar confirmou a ocorrência na Avenida José Vieira Caúla, no bairro Teixeirão; perícia apontou overdose como causa provável da morte.
18
Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Acidente ocorreu durante mudança de faixa em uma das principais vias de Porto Velho; ônibus foi arremessado contra muro de funerária após o impacto.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Atendimentos começam na próxima segunda-feira (09) e incluem mamografia, preventivo, avaliação bucal e triagem de pele, com serviços programados para março.
L
3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

Evento reuniu colaboradores de todo o estado para apresentar resultados de 2025 e alinhar diretrizes institucionais com foco em inovação, integridade e excelência na gestão.
L

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença de Operação do Poço Tubular-SED SÃO DOMINGOS: ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO DA SED SÃO DOMINGOS
L
Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Recursos vão apoiar povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, superando gargalos de logística, beneficiamento, armazenamento e acesso a mercados.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS CORUMBIARA VIDA NOVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Piscicultura sustentável recebe reforço tecnológico em parceria entre Prefeitura e Unir

Piscicultura sustentável recebe reforço tecnológico em parceria entre Prefeitura e Unir

Projeto PROAQUA Conect, apresentado pela doutora Jucilene Braitenbach, visa modernizar o suporte técnico e garantir a regularização ambiental em Porto Velho.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: RESIDENCIAL JARDINS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Casos de sarampo crescem 32 vezes e geram alerta nas Américas

Casos de sarampo crescem 32 vezes e geram alerta nas Américas

O aumento exponencial da doença em países vizinhos preocupa autoridades de saúde, embora o Brasil mantenha atualmente o status de país livre do vírus.
L
Novos uniformes e premiação marcam início do ano letivo em Porto Velho

Novos uniformes e premiação marcam início do ano letivo em Porto Velho

Gestão de Léo Moraes abre ano escolar na Escola Flamboyant com entrega de bicicletas pelo programa “Avalia Porto Velho” e novos kits para 42 mil alunos.
L
Plantão Social leva serviços e cidadania ao Residencial Porto Fino em Porto Velho

Plantão Social leva serviços e cidadania ao Residencial Porto Fino em Porto Velho

Governo inicia ciclo com ações de saúde, assessoria jurídica e educação de trânsito.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.