QUINTA-FEIRA, 19/02/2026

Em destaque

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular

Amigos e familiares se despediram do jornalista nesta segunda-feira

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sérgio Cabral deixa legado de valorização do samba e cultura popular
Instagram/Martinho da Vila

Morto no domingo (14), aos 87 anos, em decorrência de complicações de um enfisema pulmonar, após vários meses internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, o jornalista Sérgio Cabral Santos, ou simplesmente Sérgio Cabral, como era conhecido, teve o corpo cremado nesta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da capital fluminense. Ele era pai do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos idealizadores da Feiras das Yabás, que desde 2008 é realizada nas imediações da Praça Paulo da Portela, unindo samba e gastronomia, disse que Sérgio Cabral pai foi um dos intelectuais mais importantes do país. “Ele foi o cara que fez o caminho do Túnel Rebouças [que liga a zona sul à zona norte do Rio]. Foi quem trouxe toda essa cultura de samba, de morro, de subúrbio para que as pessoas de classe média tivessem conhecimento disso. E não só isso, mas divulgou aquelas pessoas como nunca .“

Uma coisa que muito emocionou Marquinhos de Oswaldo Cruz como portelense, uma das escolas de coração de Cabral pai, foi quando o compositor Chico Santana, morador deste subúrbio carioca, morreu. “Ele escreveu no jornal O Dia uma coisa bonita sobre Chico Santana. Os textos que Sérgio Cabral fazia. Pegava aquelas pessoas, que para a grande mídia seriam insignificantes, embora tivessem importância muito grande naquela região, e conseguia dar o devido valor a essas pessoas para a cidade, o estado e o país. Ele dedicou a vida ao samba. Todas essas pessoas passaram pela mão do Sérgio Cabral. Era um cara que tinha prazer em contar histórias de fulano, de beltrano. É um criador de mitos até. Um barato isso”, disse Marquinhos à Agência Brasil.

MIS

O musicólogo e historiador Ricardo Cravo Albin afirmou à Agência Brasil que o desaparecimento de Sérgio Cabral “deixa um vácuo enorme na historiografia, crítica e na música popular, sobretudo suas fontes, suas origens e entre as figuras mais antigas que, em geral, são esquecidas pela vertigem do novo e dos lançamentos mais recentes”.

Para o historiador, Sérgio Cabral representou a elegância de confirmar valores que sempre valeram a pena, porque são permanentes. “Esse tipo de dedicação às coisas permanentes era uma das características que mais encantavam as pessoas que conviviam com Sergio Cabral”. Foi o caso do próprio Ricardo Cavo Albin, que conviveu com o jornalista Sergio Cabral pai desde o começo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Cabral foi um dos pioneiros ao entrevistar os grandes vultos da música popular brasileira no museu, o que viria a ser a característica principal do MIS, que é consagrado universalmente por isso.

“Portanto, Sergio Cabral também foi um pioneiro nesse campo”. Quando Cravo Albin lembrou a Sergio Cabral essa originalidade, ele prometeu abrir a biografia para inserir mais um capítulo que era ter inaugurado, como entrevistador, o MIS. “A memória de Sergio Cabral me é muito querida e muito valiosa.”

Sassaricando

O produtor cultural e coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Malta, conviveu com Sergio Cabral durante dez anos, período em que ficou em cartaz a peça Sassaricando, escrita pelo jornalista e por Rosa Maria Araújo, atual presidente da instituição. “A convivência que a gente teve no Sassaricando foi maravilhosa, um musical do qual ele era autor e no qual eu tive a sorte de trabalhar como cantor e ator. E a convivência com Sergio foi um privilégio, um presente que eu ganhei para minha vida”, disse Malta à Agência Brasil.

Ele já conhecia, e adorava, a figura de Sergio Cabral. “Apaixonado por samba que eu era, tinha os livros dele, curtia seu trabalho e passei curtir mais ainda o Sergio nessa convivência que tive de poder sair das sessões e ir para um bar, um restaurante, e conversar mais sobre personagens importantes da música popular brasileira, dos quais ele era fonte primária. O Sergio conheceu Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Donga, Cartola, João da Baiana, essas pessoas que importam e já não estão aí há muito tempo. E o Sergio agora não está mais aí fisicamente, mas a obra dele está.”

Para Pedro Paulo Malta, Sergio Cabral foi o melhor contador das histórias de figuras ligadas ao samba. “Além de ter sido jornalista e repórter de jornais importantes, como o Jornal do Brasil, Diário Carioca, O Pasquim, ele deixou uma obra escrita fundamental”, lembrou. Da obra literária de Cabral, o livro preferido de Malta é As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. “Para mim, é a bíblia do carnaval carioca, da história do carnaval carioca, dos desfiles, e ele conta não só como começaram os desfiles, mas a história de cada uma das escolas. Enfim, um cara fundamental”, definiu o produtor cultural.

Redes sociais

Em mensagem no X (antigo Twitter), a Escola de Samba Império Serrano destacou nesta segunda-feira (15) a despedida do Rio de Janeiro do jornalista Sérgio Cabral. “Um grande nome na cobertura das escolas de samba e da música popular brasileira, ele foi uma voz que sempre exaltou a nossa cultura e a beleza do carnaval”. Embora se autoproclamasse torcedor da Portela, Cabral tinha também amor por outras agremiações, entre as quais a Império Serrano.

Na noite do próprio domingo (14), em seu Instagram, a direção da Portela lamentou a perda de Sergio Cabral: “A Portela lamenta profundamente o falecimento do jornalista Sérgio Cabral, aos 87 anos. Portelense e apaixonado pelo samba, Sergio ficou popularmente conhecido no carnaval por ser um grande pesquisador sobre o assunto, se tornando referência em 1996, com o lançamento da obra As Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que se tornou um marco na carreira do jornalista, sendo reverenciada até hoje para vários pesquisadores e sambistas.

Tendo cerca de 20 obras de sua autoria, o jornalista começou a carreira no final da década de 50 no Jornal Associados, onde escrevia para o Diário da Noite. Carioca, suburbano, nascido em Cascadura e criado no bairro de Cavalcanti, Sérgio Cabral deixa esposa, três filhos e um grande legado sobre a cultura popular brasileira.

“O presidente da Portela, Fábio Pavão, o vice-presidente, Junior Escafura, e toda a família portelense se solidarizam com os familiares e amigos de Sergio Cabral nesse momento. Descanse em paz, Sérgio Cabral”, conclui a postagem da Portela.

Outra agremiação que lamentou a morte de Cabral pai foi a Mocidade Independente de Padre Miguel: “Domingo começando de luto… Hoje, perdemos o grande jornalista Sergio Cabral. Um dos grandes personagens cariocas e apaixonado por carnaval, Cabral foi fundamental dentro da comunicação em nosso tempo. Descanse em paz. A Estrela está de luto”.

Da mesma forma, a Estação Primeira de Mangueira reverenciou o jornalista: ”A Estação Primeira de Mangueira, em nome da presidenta Guanayra Firmino, lamenta o falecimento de Sérgio Cabral. Ilustre mangueirense, jornalista, escritor e compositor, Cabral foi criado no subúrbio carioca e foi um dos principais difusores do samba.

Em suas obras, o livro Mangueira – Nação Verde e Rosa de (1998) e o samba Os Meninos da Mangueira certamente marcaram a história da verde e rosa. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua contribuição ao samba e à cidade do Rio de Janeiro é ímpar. Siga em paz!.”

Políticos

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou na rede social X que a cultura brasileira, e principalmente a do Rio de Janeiro, sempre tiveram no jornalista, escritor, pesquisador e compositor Sergio Cabral um dos maiores entusiastas e divulgadores. “Fundador do Pasquim, entusiasta do samba, do carnaval, do futebol (era vascaíno inveterado) e dos subúrbios, também foi vereador por três vezes. Sua contribuição à música e ao esporte do Rio são indeléveis. Meus sentimentos aos familiares e admiradores de sua obra, tão popular quanto representativa do espírito carioca.”

O também deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) lamentou a morte do jornalista e escritor: “Confidente nas sessões modorrentas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entusiasta da nossa MPB [música popular brasileira] e do carnaval, biógrafo de grandes, concluiu sua vida biológica. Deixa biografia linda. Certa vez me disse que emoção maior era ver o Vasco entrando em campo. Serjão deixa o campo aplaudido”, afirmou o deputado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Com o lema “Ele veio morar entre nós”, a CNBB lança iniciativa para debater o déficit habitacional e a habitação como porta de entrada para a cidadania.
L
Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Defesa de Paulo Henrique Costa solicitou oitiva para esclarecer pontos da acareação realizada no STF; fraude investigada pode chegar a 17 bilhões de reais.
L
Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L

Bombeiros salvam 348 de afogamento no litoral de SP

Resgates ocorreram entre sábado (14) e terça (17) no carnaval; Baixada Santista concentrou maior número de ocorrências.
L

Lula sanciona reajuste do Legislativo e veta penduricalhos

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 na Câmara, Senado e TCU, mas barra trechos que poderiam ultrapassar o teto constitucional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República que apontou falta de provas suficientes sobre suposta coação e interferência em investigações.
L
Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia intensifica fiscalização e registra diversas ocorrências durante o período de Carnaval

PRF em Rondônia intensifica fiscalização e registra diversas ocorrências durante o período de Carnaval

Ações de combate à criminalidade e segurança rodoviária resultaram em prisões por embriaguez, tráfico de drogas e cumprimento de mandados de prisão entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
10
Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L
Dólar sobe e Bolsa cai com liquidação do Banco Pleno e pregão de meio período

Dólar sobe e Bolsa cai com liquidação do Banco Pleno e pregão de meio período

Moeda americana avança a R$ 5,24 e Ibovespa recua 0,75% em dia de baixa liquidez na Quarta-Feira de Cinzas.
L
Energisa abre edital para impulsionar flexibilidade energética no Brasil

Energisa abre edital para impulsionar flexibilidade energética no Brasil

Inscrições para o FlexLab seguem até 25 de fevereiro e devem selecionar até 10 projetos voltados à modernização do setor elétrico.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.