SÁBADO, 17/01/2026

Em destaque

Em posse, Magda diz que petróleo vai financiar transição energética

Nova presidente da Petrobras assumiu meta de zerar emissões até 2050

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Em posse, Magda diz que petróleo vai financiar transição energética
Fernando Frazão/Agência Brasil
Em cerimônia de posse realizada nesta quarta-feira (19), a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, deu grande destaque ao tema de transição energética em seu discurso. No evento, com a presença do presidente Lula, representantes do governo federal e por lideranças dos trabalhadores, ela manifestou compromisso com a redução progressiva das emissões de carbono e com a meta de zerá-las até 2050.

Magda, que na prática exerce o cargo desde o fim do mês passado, reiterou posições que já havia anunciado em sua primeira coletiva de imprensa dias após assumir a função. Ela disse que a gestão da Petrobras estará em consonância com a busca por rentabilidade, ao mesmo tempo em que a empresa irá contribuir com os desafios do país e liderar uma transição energética justa e inclusiva.

Segundo a nova presidente da Petrobras, o gás natural deve ser considerado como um “combustível de transição”. Ela disse ainda que a empresa irá fortalecer frentes em energias renováveis e 11% dos investimentos serão em projetos de baixo carbono. “Vamos tirar proveito da nossa expertise e focar nos combustíveis verdes do futuro. Também avançaremos em energia eólica, solar e hidrogênio”, acrescentou.

Ao mesmo tempo em que lembrou da disponibilidade finita de petróleo, Magda afirmou que uma transição deve ocorrer sem prejudicar a segurança energética do país. Ela destacou que esse processo tem um custo que, para liderá-lo, a Petrobras precisa ampliar as fronteiras exploratórias, respeitando a legislação ambiental e com processos de licenciamento.

“Alguém tem que financiar essa transição. São fundamentais os investimentos em exploração e produção. Não existe falar em transição sem mencionar quem vai pagar essa conta. E é o petróleo que vai pagar essa conta”.

O evento ocorreu no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença acompanhado da primeira-dama Janja da Silva. É a primeira vez em 12 anos que um presidente da República prestigia a cerimônia de posse de um presidente da Petrobras nas instalações da empresa. Isso ocorreu pela última vez quando Dilma Rousseff escolheu Graça Foster para comandar a empresa.

Participaram os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Laércio Portela (Secretaria de Comunicação). Vários parlamentares também acompanharam a cerimônia, além da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Ao falar sobre o orgulho em assumir o cargo, Magda voltou a lembrar o início da carreira quando prestou concurso e ingressou na Petrobras, aos 22 anos. Houve também menções à sua passagem pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde chegou inclusive a exercer o cargo de diretora-geral entre 2012 e 2016.

“A Petrobras nasceu do desejo dos brasileiros e brasileiras por um país soberano na produção de energia”, disse. Ela também mencionou a conversa que teve com Lula quando recebeu o convite para assumir o cargo. “A missão que me foi dada pelo presidente foi a de movimentar a Petrobras, porque ela impulsiona o PIB [Produto Interno Bruto] do país. Foi a de gerir a Petrobras com respeito”.

Magda manifestou novamente apoio aos investimentos para fomentar a produção nacional de fertilizantes, a indústria naval e o ramo petroquímico. Segundo ela, a Petrobras deve atuar como indutora da indústria nacional, sem perder de vista a busca pelo lucro. “Os fertilizantes são uma boa oportunidade para ampliar significativamente o mercado de gás. O gás natural é o insumo com maior impacto no mercado de fertilizantes”, avaliou.

Compromisso social

A nova presidente da empresa destacou que as atividades da Petrobras não se restringem ao segmento energética, citando investimentos em projetos sociais, ambientais e culturais. “Para cada real investido pela Petrobras, estimam-se que sejam gerados R$ 5 em benefícios para a sociedade”, afirmou. Ela anunciou a doação de R$ 30 milhões para os afetados pela tragédia climática no Rio Grande do Sul.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou a “visão abrangente” da nova presidente. Segundo ele, não se deve deixar de lado a questão dos dividendos e dos royalties, bem como um olhar de longo prazo. “O discurso de Magda fala fundo aos nossos anseios de fazer o Brasil crescer, de descobrir novos potenciais, de induzir o setor industrial, de promover a transformação ecológica do nosso planeta”.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, considerou que Magda possui um perfil técnico e está dedicada ao avanço do Brasil. Ele defendeu uma Petrobras que tenha compromisso nacional e preocupação ambiental. “No governo anterior, a Petrobras não investia no Brasil. Ela não se preocupava com o país”.

Trabalhadores

Durante o discurso, Magda Chambriard fez menções a lideranças dos trabalhadores – como Rosangela Buzanelli, representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobras, e Deyvid Bacelar, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), arrancando aplausos dos presentes.

Davyd Bacelar manifestou expectativas positivas em torno da gestão de Magda. “A Petrobras precisa investir mais no Brasil. Ela não deve ser essa fábrica de dividendos vultuosos que é hoje. Concordamos com os desafios que a presidenta aqui nos trouxe, de ampliar a capacidade de refino, de retomada de obras que foram paralisadas durante a Operação Lava Jato, de termos uma transição energética justa e dialogada com as comunidades que são impactadas e com os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou. Ele também manifestou apoio ao papel da Petrobras como indutora do desenvolvimento da indústria naval nacional.

Um dia após a posse, a presidente da Petrobras já precisará lidar com a mobilização dos trabalhadores. A FUP convocou para a manhã desta quinta-feira (20) um ato nacional em frente à sede da empresa, no centro do Rio de Janeiro. Será iniciada uma vigília por tempo indeterminado, na qual os trabalhadores irão reivindicar soluções para o equacionamento da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e para problemas envolvendo plano de saúde e acesso à aposentadoria.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 41 milhões de reais hoje

O concurso 2.961 acontece na noite deste sábado em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até as 20h30 em casas lotéricas ou pelos canais digitais da Caixa.
L
Unidades de acolhimento recebem alimentos da agricultura familiar em Porto Velho

Unidades de acolhimento recebem alimentos da agricultura familiar em Porto Velho

Doações via PAA chegam às quatro unidades de acolhimento e também a entidades e famílias, unindo Prefeitura, Governo Federal e Governo de Rondônia no combate à fome.
L
Petrobras atinge produção recorde de petróleo e supera metas em 2025

Petrobras atinge produção recorde de petróleo e supera metas em 2025

A companhia registrou média de 2,40 milhões de barris por dia, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo desempenho das plataformas no pré-sal.
L
Autoridades descartam fraude em concurso após prisão de delegada

Autoridades descartam fraude em concurso após prisão de delegada

Investigações indicam que a suspeita, detida por ligação com o PCC, teria sido cooptada pela facção enquanto advogava, sem sinais de irregularidades no processo seletivo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

Brasil celebra cinco anos do início da vacinação contra covid-19

O marco histórico completa meia década neste sábado (17), relembrando o momento em que a primeira dose foi aplicada em São Paulo e deu início à queda drástica de mortes.
L
Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Horóscopo de sábado (17/1): descanso, reflexão e equilíbrio emocional

Previsões para sábado, 17 de janeiro de 2026, indicam um dia ideal para desacelerar, reorganizar emoções e fortalecer relações pessoais
L

MÁRCIO FRANK: A celebração da elite do Jiu-Jitsu e a outorga de graus que reverbera de Rondônia para o Mundo

Cerimônia realizada em Porto Velho reuniu faixas pretas, campeões e professores, reforçando a tradição da Família Márcio Frank e projetando Rondônia no cenário mundial do Jiu-Jitsu.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Refis 2026: Porto Velho reabre renegociação de dívidas

Após três anos sem renegociação, Prefeitura de Porto Velho abriu o Refis 2026 com descontos em juros e multas e prazo de adesão até 30 de abril.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Chrisóstomo destina 15 motos para reforçar PM em Porto Velho

Deputado afirma que investimento integra repasse federal de R$ 4 milhões pago em 2025 para fortalecer a segurança em Rondônia; motocicletas aguardam regularização documental para entrarem em operação.
L
Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Chrisóstomo critica Moraes: pede prisão domiciliar a Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo diz que decisão do STF foi desproporcional e afirma que já havia solicitado prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, citando idade e saúde como fatores previstos em lei.
L
Publicidade

POLÍCIA

Entregador escapa de morte após moto ser esmagada por carreta

Entregador escapa de morte após moto ser esmagada por carreta

O acidente ocorreu na manhã deste sábado (17) na Estrada da Penal, em Porto Velho, quando o motociclista perdeu o controle em uma curva e caiu sob o veículo pesado.
10
Caminhão com madeira tomba e gera 10 km de congestionamento na BR-364

Caminhão com madeira tomba e gera 10 km de congestionamento na BR-364

O acidente ocorreu no quilômetro 429 da rodovia federal, entre os municípios de Ariquemes e Jaru, bloqueando parcialmente a pista após o trevo de Theobroma.
16
Três pessoas são presas por furto durante evento esportivo em ginásio

Três pessoas são presas por furto durante evento esportivo em ginásio

Um casal e um comparsa foram detidos pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira após o furto de pertences de jovens que participavam de um torneio no Cláudio Coutinho.
12
Casal de assaltantes grita por socorro após ser cercado por vítima na zona sul

Casal de assaltantes grita por socorro após ser cercado por vítima na zona sul

Um homem e uma mulher foram detidos na noite desta sexta-feira (16) em Porto Velho após realizarem roubos no bairro Cidade do Lobo e serem perseguidos por um motociclista.
14
Apenado é preso após furtar chocolates e ameaçar funcionário

Apenado é preso após furtar chocolates e ameaçar funcionário

Um homem de 32 anos, que cumpria pena sob monitoramento eletrônico, foi detido na noite desta sexta-feira (16) após furtar dez barras de chocolate em uma unidade das Lojas Americanas na zona leste de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

Fiocruz conduz estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A fundação inicia testes com o medicamento lenacapavir, aplicado semestralmente, para avaliar a viabilidade de sua incorporação futura ao Sistema Único de Saúde.
L
EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

EUA alertam companhias aéreas sobre riscos militares nas Américas

A agência de aviação americana emitiu avisos de segurança para voos que sobrevoam o México, Colômbia e Equador, citando perigo de interferência de sinal e ações armadas.
L
Hytale pode não chegar à Steam e segue em launcher próprio

Hytale pode não chegar à Steam e segue em launcher próprio

Jogo entrou em Acesso Antecipado fora da plataforma da Valve; estúdio cita controle de feedback, risco de avaliações prematuras e suporte a mods como motivos para a decisão.
L
Carnaval 2026: Baile Municipal abre a folia em Porto Velho

Carnaval 2026: Baile Municipal abre a folia em Porto Velho

Evento será em 31 de janeiro, no Mercado Cultural, com DJ, Bloco Pirarucu do Madeira, Banda do Vai Quem Quer, Juninho Alê e a solenidade da Corte do Rei Momo.
L
Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Assistência farmacêutica: MPRO aciona Guajará-Mirim na Justiça

Ação do MPRO pede criação da Política Municipal de Assistência Farmacêutica e medidas como transparência do estoque online e ampliação de farmacêuticos na rede do SUS.
L
Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

Protestos no Irã perdem força após repressão e ameaças dos Estados Unidos

O clima de tensão em Teerã diminuiu nesta sexta-feira diante do forte policiamento e da vigilância por drones, enquanto o governo Trump mantém o alerta de intervenção militar.
L
Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

Governo dos Estados Unidos publica ameaça direta a imigrantes

O Departamento de Estado dos EUA utilizou redes sociais para afirmar que o presidente Donald Trump prenderá e deportará estrangeiros que cometerem crimes em território americano.
L
Brasil quita R$ 2,2 bilhões em dívidas com organismos internacionais

Brasil quita R$ 2,2 bilhões em dívidas com organismos internacionais

O governo federal regularizou contribuições obrigatórias e pagamentos a bancos de desenvolvimento em 2025, garantindo o direito de voto e a influência diplomática do país.
L
Venda de motocicletas em 2025 atinge recorde histórico no Brasil

Venda de motocicletas em 2025 atinge recorde histórico no Brasil

O setor comercializou mais de 2,1 milhões de unidades no ano passado, registrando o melhor desempenho em 22 anos impulsionado pela mobilidade urbana.
L
Ibovespa atinge novo recorde impulsionado por cenário internacional

Ibovespa atinge novo recorde impulsionado por cenário internacional

A bolsa brasileira encerrou esta quinta-feira perto dos 166 mil pontos, acompanhando a queda do dólar, que recuou para R$ 5,36 após declarações de Donald Trump.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.