TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Nível do Guaíba mantém queda, mas preocupação dos moradores continua

Na Lagoa dos Patos, apesar da redução, água ainda está acima da cota

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Nível do Guaíba mantém queda, mas preocupação dos moradores continua
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O nível do Rio Guaíba continua baixando. Às 9h deste domingo (9), a profundidade do curso d´água junto à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, atingiu 2,91 metros. Esta é a menor marca registrada desde 3 de maio, quando os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, no fim de abril, se intensificaram, causando a maior tragédia climática da história do estado. Em 6 de maio, no mesmo local, as águas chegaram a 5,33 metros.

A boa notícia, contudo, não atenua a preocupação dos moradores do extremo sul do estado. Isso porque o grande volume de água que escoa do Guaíba passa pela Lagoa dos Patos antes de desaguar no Oceano Atlântico. E a velocidade com que isso ocorre é afetada por uma conjunção de fatores que podem retardar a vazão, incluindo a direção do vento e a velocidade da correnteza marítima.

Embora o nível da Lagoa dos Patos venha baixando lentamente nos últimos dias, no geral, ele segue acima das cotas de inundações. E a chegada de uma nova frente fria ao estado e o possível retorno das chuvas podem comprometer a situação. De acordo com a Defesa Civil estadual, a partir do próximo dia 15, pode voltar a chover forte (entre 150 milímetros e 200 milímetros ao longo de dois dias) nas regiões dos Vales, Serra, Litoral Norte e da Grande Porto Alegre.

Alerta

A previsão motivou o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) a emitir um alerta sobre o “alto risco hidrológico”, ou seja, de ocorrerem novas enchentes e inundações nas proximidades da foz da Lagoa dos Patos. “Em função da previsão meteorológica, que indica vento de quadrante norte/noroeste, a previsão hidrológica é de que a Lagoa dos Patos, permaneça em recessão; mas com alterações na drenagem em função da maré e dos ventos dominantes”, informou o centro vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

“O alerta do Cemaden deve-se ao fato do nível da Lagoa dos Patos já estar acima da cota de inundação. E, devido à ação dos ventos e ao escoamento mais lento, deve permanecer assim pelos próximos dias. Ou seja, creio que isso não é um indicativo de novas inundações, mas sim da continuidade da atual situação”, afirmou à Agência Brasil o hidrólogo Pedro Camargo, da Sala de Situação estabelecida pelo governo gaúcho.

Para Camargo, a eventual chegada de uma nova frente fria poderá, conforme anunciado pelo Cemaden, provocar chuvas volumosas, afetando o comportamento dos rios que cortam o estado, incluindo os que formam a Bacia Hidrográfica do Guaíba. “Mas pode também não ser nada muito significativo. Há sim uma perspectiva de que o nível de alguns rios volte a subir, podendo, em alguns casos, atingir limiares de alerta, mas dificilmente superarão isso”, afirmou.

Coordenador da Defesa Civil da cidade de São José do Norte, na desembocadura da Lagoa dos Patos, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Jonas Costa, também considera que, embora seja necessário ficar atento, não há motivo para atemorizar a população, já traumatizada com os fatos recentes.

“Vamos torcer para esta frente fria não trazer mais chuvas fortes, pois isso seria um grande problema, mas estamos monitorando a situação e, se necessário, tomaremos novas providências”, assegurou Costa ao informar que o município banhado pela lagoa ainda não se reestabeleceu das últimas chuvas.

“Embora o nível da lagoa já tenha baixado bastante em comparação há algumas semanas, continua acima da cota de inundação. Algumas pessoas ainda não puderam voltar para suas residências. Há comércios e até uma agência bancária com dificuldades para reabrir. Em ao menos um ponto, o trânsito segue interrompido e o transporte de lanchas e barcos teve que ser alterado”, disse Costa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Operações da Prefeitura priorizam bem-estar da população com equipes mecanizadas e cronograma planejado em diversos bairros.
L
“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

Mais de 10 mil servidores municipais podem emitir o documento pelo Portal do Servidor para evitar problemas com a Receita Federal.
L
Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Nova estrutura sobre o igarapé Bate-Estaca promete solucionar de forma definitiva o rompimento recorrente da pista em Porto Velho.
L

UNI-SOS se manifesta sobre suspensão de contrato com Sesau

Empresa afirma que cumpriu todas as etapas do processo licitatório, contesta decisão liminar e reforça compromisso com a legalidade, transparência e continuidade do atendimento em saúde em Rondônia. Veja na íntegra:
L
Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Romance adolescente inspirado no sucesso do Wattpad traz triângulo amoroso, segredos e direção de Roger Kumble.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria Neusa Silvino Rodrigues

Familiares e amigos se despedem de Maria Neusa Silvino Rodrigues, lembrada pelo amor à família, fé inabalável e dedicação ao lar.
L
Rodrygo sofre ruptura de ligamento e está fora da Copa do Mundo 2026

Rodrygo sofre ruptura de ligamento e está fora da Copa do Mundo 2026

Atacante do Real Madrid teve lesão no joelho direito confirmada após partida contra o Getafe; tempo de recuperação estimado impede participação no mundial.
L
Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Projeto de lei segue para sanção presidencial e exige que estabelecimentos mantenham espaço físico isolado e presença obrigatória de farmacêutico habilitado.
L
Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece capacitação em NR 1 e NR 35 com foco em alta empregabilidade.
L

Prosa & Pesquisa: Lindelaine Gomes dos Santos fala sobre EJA e Educação Profissional

Além de integrar o Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos e os Fóruns Municipal e Estadual de Educação, Lindelaine possui trajetória acadêmica iniciada no PIBIC, reforçando seu compromisso com a pesquisa aplicada à transformação social.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Grupo técnico liderado pelo ministro Edson Fachin define cronograma para debater regras de transição e respeito ao teto constitucional de R$ 43,6 mil.
L
Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Honraria concedida pelo Governo de Rondônia reconhece serviços prestados pelo parlamentar à população e ao desenvolvimento do estado.
L
“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

Projeto de lei apresentado pela vereadora exige que servidores municipais residam na capital, com exceções legais e prazo para regularização.
L
AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

Entidade defende divisão igualitária de recursos, critérios de repasse baseados na malha viária e maior representatividade municipal na governança do Fundo.
L
Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Deputado é reconhecido pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Rondônia durante cerimônia no Palácio das Artes, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Investigação revela que Marta Isabelle, de 16 anos, viveu dois meses em cárcere privado antes de morrer no Jardim Santana; pai, madrasta e avó estão presos.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Professor é afastado após denúncia de assédio contra aluna em RO

Uma instituição de educação proíbe entrada de servidor e instaura processo administrativo; Polícia Civil acompanha investigação para apurar o caso.
16
Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira em cruzamento de grande fluxo mobiliza Corpo de Bombeiros; vítima sofreu escoriações e foi hospitalizada.
14
Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Conflito em Bom Jesus termina com agressão física, ameaça com faca e destruição de veículo; suspeito fugiu após populares intervirem na tentativa de homicídio.
16
Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Acidente registrado na madrugada de domingo na Avenida Nilo Peçanha causou apenas danos materiais; condutor do veículo não sofreu ferimentos no impacto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO): FELIPE TEIXEIRA SAPIRAS

Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO).
L
Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

EUA e Israel buscam desarticular o Eixo da Resistência em meio ao avanço da colonização na Cisjordânia e fragilidades políticas em Teerã.
L

Como a inteligência artificial está transformando o cotidiano

A revolução silenciosa promovida pela inteligência artificial redefine hábitos e cria novos padrões de comportamento.
L
Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Vigilante e pai dedicado, Francisco será lembrado pelo caráter íntegro, honestidade e carinho com familiares e amigos.
L
MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

Reunião em Porto Velho abordou falta de efetivo, limitações orçamentárias e planejamento para recomposição gradual das forças de segurança.
L
Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Fenômeno astronômico conhecido como Lua de Sangue ocorre durante a madrugada; posição geográfica do estado favorece a visibilidade do evento parcial.
L
DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

Trecho conhecido como Travessão B-40, entre Ariquemes e Cacaulândia, recebe melhorias para garantir segurança e trafegabilidade.
L
Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Vereadora critica desigualdade de tratamento entre crimes contra mulheres e maus-tratos a animais e pede rigor na Comissão de Proteção à Mulher.
L
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Forças integradas encontram três caminhões abandonados com 39 toras de madeira nativa em área de proteção próxima ao Parque Nacional Mapinguari.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.