SEXTA-FEIRA, 02/01/2026
Publicidade

Em destaque

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais

Ideia é reunir informações dos diferentes órgãos governamentais

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, defendeu, nesta quarta-feira (29) a criação do Sistema Nacional de Geociéncias, Estatistica e Dados (Singed). A ideia é centralizar dados produzidos pelos diferentes órgãos governamentais, sob a coordenação do IBGE, como era feito até 1964.

Para isso, no entanto, é necessária uma mudança na legislação brasileira, a ser feita pelo Congresso Nacional.

“Cada instituição tem seu banco de dados, seu dado administrativo, e a gestão desse processamento implica custos. Esse sistema permitiria reduzir custos”, afirmou Pochmann.

Entre os dados que poderiam ser centralizados no Singed estão as informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e aquelas geradas pelo Datasus e pela Dataprev. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) é outra instituição que gera dados em seus censos.

Pesquisas

Pochmann afirmou ainda que, nos próximos anos, o IBGE pretende retomar algumas pesquisas como o estudo sobre informalidade no mercado de trabalho urbano e criar novas, como o Produto Interno Bruto (PIB) da Amazônia Azul.

Outro projeto do IBGE é oferecer inteligência artificial (IA) em suas interfaces com o público, de forma a facilitar o acesso às informações produzidas pelo instituto. Em parceria com universidades, será feita uma chamada pública para escolher o melhor projeto de IA.

Em relação ao Rio Grande do Sul, o IBGE criou uma força-tarefa para auxiliar nos trabalhos de levantamentos de danos e de pessoas atingidas.

A partir de endereços e dados obtidos pelo Censo 2022, é possível saber, por exemplo, os tipos de negócios e o número de pessoas em áreas afetadas.

“Já recebemos demandas de alguns municípios como Lajeado e Porto Alegre e do próprio governo do estado. Nós disponibilizamos dados para que eles pudessem trabalhar em torno disso”, disse.

Projeto Casa Brasil

Em comemoração ao seu aniversário de 88 anos, o IBGE lançou, nesta quarta-feira (29), o projeto Casa Brasil IBGE, que busca preservar e disseminar a memória da instituição. O espaço funcionará no Palácio da Fazenda, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O local terá exposições presenciais e virtuais, que contarão a história de 88 anos do instituto e de suas pesquisas. Segundo o IBGE, a ideia é que cada estado receba uma unidade do Casa Brasil.

As exibições apresentarão as interfaces do IBGE com o Estado brasileiro, suas empresas e entidades, com as universidades, com o próprio cidadão e cidadã, além das conexões do instituto com o exterior

Entre os itens expostos estarão o formulário do primeiro censo realizado no país, em 1870, seis décadas antes da criação do IBGE; e equipamentos históricos de produção de mapas, entre outras peças.

As visitas ao espaço poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Visitas de escolas deverão ser agendadas previamente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Idoso perde controle de carro e derruba muro de lava-jato

Idoso perde controle de carro e derruba muro de lava-jato

Acidente envolveu ainda um veículo elétrico e não deixou feridos.
14
Governo de Rondônia lamenta morte de Úrsula Maloney

Governo de Rondônia lamenta morte de Úrsula Maloney

Educadora marcou gerações e preservou a memória de Porto Velho.
L
Prefeitura amplia vazão de canal na Rua Samoel Menezes

Prefeitura amplia vazão de canal na Rua Samoel Menezes

Obra de drenagem reduz risco de alagamentos no período chuvoso.
L

Assédio sexual: Will Smith é processado e acusado por violinista

Músico move um processo por assédio sexual contra o ator Will Smith e sua empresa, a Treyball Studios, em Los Angeles. A ação, protocolada nesta terça-feira (30), detalha episódios de retaliação e demissão indevida.
L

Pedágio eletrônico na BR-364 começa a operar em janeiro em Rondônia

Sete pórticos entram em funcionamento entre Porto Velho e Vilhena a partir de 12 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Professora Úrsula Depeiza Maloney morre em Porto Velho e deixa legado histórico para a educação em Rondônia

Filha de barbadiano que trabalhou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, educadora pioneira morre aos 89 anos e é lembrada por formar gerações, preservar a memória da cidade e inspirar novas docentes
L

Nota de pesar: Professora Úrsula Depeiza Maloney

Professora Úrsula Depeiza Maloney, referência histórica da educação em Rondônia, deixa legado de conhecimento, valores humanos e preservação cultural em Porto Velho
L

Viradão do Béra reúne grande público e consolida novo modelo de eventos em Porto Velho

Viradão do Béra reúne mais de 50 mil pessoas, destaca organização, acessibilidade, fogos de menor impacto sonoro e consolida novo modelo de eventos em Porto Velho
L

News Rondônia 15 anos, Marcus Rivoiro celebra parceria com a ciência e deseja novas conquistas em 2026

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Marcus Rivoiro agradece a parceria do portal, valoriza o espaço dedicado à ciência e ao conhecimento e reforça o compromisso de seguir contribuindo com informação e inovação em 2026.
L

CLÍNICA DR. MARCELO ALMEIDA: mensagem de esperança, renovação e confiança marca a chegada de 2026

Encerramento de 2025 inspira reflexão e abre caminho para um novo ciclo, com foco em autoestima, cuidado pessoal e avanços da cirurgia plástica para quem deseja transformar sonhos em realidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Um 2026 sem perspectivas

Um 2026 sem perspectivas

Ano novo começa sob pessimismo político e social no Brasil.
L
Elias Resende, Júnior Gonçalves e o desafio de unir chapa em 2026

Elias Resende, Júnior Gonçalves e o desafio de unir chapa em 2026

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política em Rondônia afasta acordo e redesenha 2026

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política em Rondônia afasta acordo e redesenha 2026

Ruptura entre governador e vice impacta planos eleitorais.
L
Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Ex-presidente está internado há uma semana após cirurgias e médicos avaliam retorno à custódia em Brasília.
L
Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

A Assembleia Legislativa aprovou Projetos de Lei Ordinária que seguem para sanção do governo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após disparos e ameaças em Machadinho d’Oeste

Homem é preso após disparos e ameaças em Machadinho d’Oeste

Disparos de arma de fogo causaram pânico na região central.
12
Violência doméstica leva à prisão e apreensão de arma em Vila Palmares

Violência doméstica leva à prisão e apreensão de arma em Vila Palmares

Violência doméstica motivou denúncia após ameaças constantes.
14
Acidente envolvendo jovens deixa criança morta na RO-133

Acidente envolvendo jovens deixa criança morta na RO-133

Acidente na RO-133 ocorreu no final da tarde e mobilizou equipes de socorro.
14
Jovem de 19 anos é morto a tiros na varanda de casa em Mirante da Serra

Jovem de 19 anos é morto a tiros na varanda de casa em Mirante da Serra

Homicídio em Mirante da Serra ocorreu durante a noite e assustou moradores.
18
Garota de 17 anos mata companheiro com facada em Pimenta Bueno

Garota de 17 anos mata companheiro com facada em Pimenta Bueno

Homicídio em Pimenta Bueno ocorreu durante discussão na madrugada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e da Licença Ambiental: LEONARDO GONÇALVES FERREIRA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga e da Licença Ambiental: MÁRCIA SANTOS ALBINO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Corredores anônimos animam São Silvestre centenária.

Corredores anônimos animam São Silvestre centenária.

Participação de mulheres na São Silvestre bate recorde histórico.
L
Morte cerebral em Vilhena leva à doação de órgãos após acidente

Morte cerebral em Vilhena leva à doação de órgãos após acidente

Morte cerebral em Vilhena foi confirmada após grave acidente na BR-364.
14
Tentativa de homicídio em Porto Velho após briga por bicicleta

Tentativa de homicídio em Porto Velho após briga por bicicleta

Tentativa de homicídio em Porto Velho ocorreu entre moradoras de rua no bairro Embratel.
16
Veículo furtado é recuperado e suspeito preso em Rolim de Moura

Veículo furtado é recuperado e suspeito preso em Rolim de Moura

Veículo furtado em São Miguel do Guaporé foi localizado pela PM em Rolim de Moura.
14

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Acidente em Rolim de Moura deixa mãe e filha feridas

Acidente em Rolim de Moura deixa mãe e filha feridas

Acidente em Rolim de Moura ocorreu após colisão no Centro da cidade.
16
Acidente na RO 010 mata motociclista em Rolim de Moura

Acidente na RO 010 mata motociclista em Rolim de Moura

Acidente na RO 010 ocorreu na zona rural e vitimou homem de 33 anos.
18
Esfaqueamento em Rolim de Moura marca réveillon

Esfaqueamento em Rolim de Moura marca réveillon

Esfaqueamento em Rolim de Moura ocorreu durante festa no Centro da cidade.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.