QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Congresso mantém veto de Bolsonaro à Lei em Defesa da Democracia

Dispositivo rejeitado impede punição por fake news

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Congresso mantém veto de Bolsonaro à Lei em Defesa da Democracia
Lula Marques/ Agência Brasil

O Congresso Nacional manteve os vetos à Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito feitos em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O tema foi analisado na tarde desta terça-feira (28), em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

Em setembro de 2021, o ex-presidente vetou cinco dispositivos do projeto que revogou a antiga Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, instituindo a nova Lei 14.197/2021, entre os quais,  artigos que previam punição para atos de “comunicação enganosa em massa”, as chamadas fake news, e para quem impedisse “o livre e pacífico exercício de manifestação”. Bolsonaro vetou ainda o aumento de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo aumento de pena para militares que atentassem contra a democracia.

Com a manutenção dos vetos pelos parlamentares, as punições para esses casos não poderão ser aplicadas.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) defendeu a manutenção dos vetos e disse que estes foram colocados “exatamente porque eles são extremamente perigosos para a democracia”. Bia Kicis argumentou que o trecho sobre fake news, por exemplo, criava uma espécie de comitê da verdade.

“De forma indireta, determina o que a gente pode, ou não, postar nas redes sociais. E ele não se aplica só aos parlamentares, deputados e senadores, que usam as redes para divulgar as suas ideias, divulgar os seus mandatos; ele se aplica a qualquer pessoa que compartilhar uma informação que venha a ser considerada falsa, que venha a ser considerada uma desinformação. Mas o fato é: quem é que vai dizer se algo é não, ou não, uma desinformação?”, questionou a deputada.

“Ninguém pode ser o dono da verdade e ainda querer taxar e punir até com prisão de cinco anos alguém quem compartilhou uma notícia tida pelos checadores oficiais como mentira”, argumentou.

Já o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que não é apenas uma questão de fake news e que os próprios parlamentares, à época, decidiram revogar a Lei de Segurança Nacional e tipificar crimes contra o Estado Democrático de Direito. O parlamentar disse que os vetos presidenciais foram em favor próprio e lembrou que Bolsonaro responde a inquérito por tentativa de golpe de Estado e foi condenado por ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

“Bolsonaro vetou itens importantes, não é fake news.  Primeiro, o aumento de pena para militares que participarem de qualquer aventura golpista, o aumento de pena de funcionário público que trabalhar por um golpe de Estado”, disse Lindberhg. “[A lei] previa como crime a promoção ou financiamento de campanha ou iniciativa de disseminar fatos que se sabe inverídicos e que fossem capazes de comprometer o processo eleitoral. Sabe o que ele fez? Ele fez isso em 2022, ao atacar as urnas eletrônicas, o sistema eleitoral. Ele vetou porque sabia que estava em curso uma tentativa de golpe do Estado. É vergonhoso [manter] esse veto”, afirmou Lindbergh.

Outros vetos

Na sessão de hoje, os parlamentares analisariam 17 vetos presidenciais, mas houve acordo para adiamento da votação de sete deles, totais ou parciais. Os dispositivos vetados referem-se às leis do despacho gratuito de bagagem, do Programa Minha Casa, Minha Vida, de autocontrole agropecuário, da flexibilização do controle de agrotóxicos, ao marco regulatório da gestão de florestas públicas, sobre licitações e contratos administrativos e, também, referentes a diversos trechos da Lei Geral do Esporte.

O entendimento é para que os vetos adiados sejam apreciados na próxima sessão do Congresso Nacional, ainda sem data definida.

Foi mantido veto à lei que trata do exercício cumulativo de defensores públicos, impedindo o pagamento extra de diárias para defensores públicos da União. Também foi mantido o veto à lei de compatibilização do Código Penal Militar a outras normas, de forma que continuam valendo regras como a perda do cargo eletivo no caso de condenação por crimes militares.

Também foi rejeitado o veto parcial à lei que facilita a regularização de terras na Amazônia. O item vetado previa que “os laudos que indiquem o grau de utilização da terra e o grau de eficiência na exploração produzidos há mais de cinco anos deverão, a pedido do proprietário, ser atualizados de acordo com as condições atuais da propriedade”. Com a derrubada do veto, essa parte que prevê a atualização dos laudos voltará a valer.

Sobre os vetos à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, os parlamentares restauraram uma lista de benefícios remuneratórios para as polícias civis estaduais. Com a derrubada do veto, passarão a valer os itens que tratam da licença remunerada para exercício de mandato classista, auxílio-saúde e adicional de verba indenizatória em caso de função de confiança ou equivalente, carga horária mensal com duração máxima estabelecida na legislação do respectivo ente federativo, não superior a 40 horas semanais, garantidos os direitos remuneratórios e indenizatórios e as horas extraordinárias.

A lei das polícias civis também previa a equiparação desses agentes aos policiais civis do Distrito Federal, trecho que foi vetado pelo presidente Lula. Após acordo, o veto foi mantido com o compromisso de o governo de apresentar um projeto de lei sobre o tema.

Com rejeição de veto, as transferências de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre empresas do mesmo titular deixam de ser obrigatórias. O Congresso Nacional reincluiu na Lei Complementar 204/2023, que muda a Lei Kandir, dispositivo que estabelece a possibilidade de o contribuinte promover, ou não, a transferência de créditos escriturais de ICMS nas transferências de mercadorias entre seus estabelecimentos e permite às empresas equiparar a operação àquelas que geram pagamento do imposto, aproveitando o crédito com as alíquotas do estado nas operações internas ou as alíquotas interestaduais nos deslocamentos entre estados diferentes.

O veto evitava que empresas beneficiadas por incentivos fiscais do ICMS deixassem de usufruí-los por não pagarem o tributo nas transferências de mercadorias.

Orçamento

Ainda foram analisados vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a emendas parlamentares na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. A maior parte dos dispositivos vetados foi votada pelo Congresso no começo de maio, quando os parlamentares resgataram R$ 4,25 bilhões de recursos de emendas de comissões permanentes do Senado e Câmara, após acordo com o governo. Hoje, eles derrubaram veto para destinação de mais R$ 85,6 milhões no Orçamento de 2024 para a inclusão digital de pessoas de baixa renda e de comunidades rurais remotas, aprovados por comissões das duas Casas.

Também foram rejeitados vetos de Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, aqueles que proíbem eventuais despesas com invasão ou ocupação de propriedades rurais privadas; realização de abortos não permitidos em lei; cirurgias para troca de sexo de crianças e adolescentes; ações que possam influenciar “crianças e adolescentes, da creche ao ensino médio, a terem opções sexuais diferentes do sexo biológico”; e ações tendentes a desconstruir, diminuir ou extinguir o conceito de família tradicional, formado por pai, mãe e filhos.

Nenhum desses tópicos estava previsto no projeto da LDO e tinham sido rejeitados na Comissão Mista de Orçamento (CMO). O próprio relator do texto, deputado Danilo Forte (União-CE), considerou a emenda de destaque do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) um “jabuti”, trecho estranho ao texto, mas que acabou sendo aprovado. Lula fez o veto, mas hoje ele foi derrubado.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO-135 recebe manutenção em 22 km e governo de RO reforça infraestrutura na Zona da Mata

RO-135 recebe manutenção em 22 km e governo de RO reforça infraestrutura na Zona da Mata

RO-135 passa por reconformação e revestimento primário, em obra executada pelo DER-RO, garantindo melhores condições de tráfego entre a RO-267 e Novo Horizonte.
L
Suco de Uva Tinto é sucesso de vendas pela MS Distribuidora

Suco de Uva Tinto é sucesso de vendas pela MS Distribuidora

A linha do Suco de Uva Panizzon, produzido com uvas da Serra Gaúcha, é distribuído para os comércios pela MS Distribuidora. A empresa atua há mais de 14 anos no mercado.
L
Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê a ocorrência de um La Niña fraco nos próximos três meses. Muitas regiões devem permanecer mais quentes do que o normal, aumentando os riscos de secas e inundações.
L
Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada indica que o país detém cerca de 10% das reservas mundiais de minerais críticos. Um novo ciclo de investimentos, no entanto, é necessário para materializar esse potencial em uma produção econômica robusta.
L
App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desenvolveu a ferramenta msg gov. O objetivo é permitir que autoridades e agentes públicos troquem informações de forma segura e sigilosa, usando criptografia de ponta.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L

Cine Araújo Porto Velho promove sessão gratuita do filme “Maurício de Sousa”

Evento especial de incentivo ao cinema nacional acontece no dia 6 de dezembro, às 13h, com retirada de ingressos na bilheteria, sujeita à lotação da sala.
L
Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

O ministro do STF proferiu o segundo voto para condenar ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L
Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Comissão da Câmara adiou a apresentação do parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, a pedido do presidente da Casa, que busca mais debate com os líderes partidários.
L
Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Senado Federal concluiu votação da MP 1308/25, que cria a Licença Ambiental Especial (LAE) para empreendimentos estratégicos, definidos por decreto a cada dois anos pelo Governo Federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Comissão aprova projeto de Coronel Chrisóstomo que incentiva tecnologias avançadas na reabilitação de pessoas com deficiência

Comissão aprova projeto de Coronel Chrisóstomo que incentiva tecnologias avançadas na reabilitação de pessoas com deficiência

Proposta cria um programa nacional para ampliar o uso de robótica, IA, realidade virtual e outras tecnologias no tratamento e reabilitação pelo SUS.
L
Governo de RO reforça segurança em Pimenta Bueno com novo quartel dos Bombeiros e investimentos históricos

Governo de RO reforça segurança em Pimenta Bueno com novo quartel dos Bombeiros e investimentos históricos

Investimento de R$ 1,3 milhão fortalece atuação do Corpo de Bombeiros Militar no município
L
Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

A participação de Ieda Chaves reforça discussões sobre inovação, educação e integração regional.
L
A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

Discussão sobre gastos públicos envolve críticas a benefícios vitalícios concedidos a ex-presidentes e ex-ministros do STF.
L
Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

A 13ª edição da confraternização reúne jornalistas e arrecada recursos para profissionais vulneráveis e para o NACC.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Homem é socorrido pelo Samu após ser esfaqueado pela esposa em RO

Homem é socorrido pelo Samu após ser esfaqueado pela esposa em RO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu Douglas com um golpe de faca no peito, no bairro Jardim Capelasso. A agressão ocorreu durante uma discussão e a esposa foi presa por tentativa de homicídio.
12
Homem é preso com drogas e produtos suspeitos no Jardim das Seringueiras

Homem é preso com drogas e produtos suspeitos no Jardim das Seringueiras

A Polícia Militar prendeu João Vitor em Ji-Paraná com papelotes de maconha e crack prontos para venda, além de produtos de origem duvidosa. O suspeito, que já tem histórico criminal por tráfico de drogas, usava tornozeleira eletrônica.
10
PRF em Rondônia prende casal com caminhonete roubada e adulterada

PRF em Rondônia prende casal com caminhonete roubada e adulterada

A ação ocorreu em Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia avança na preservação ambiental e gestão de recursos hídricos com resultados expressivos em 2025

Rondônia avança na preservação ambiental e gestão de recursos hídricos com resultados expressivos em 2025

Preservação ambiental impulsiona ações da Sedam em 2025 com redução do desmatamento, tecnologias de monitoramento e avanços na gestão da água
L
Premiada por tecnologia, PGE-RO reúne especialistas e atrai debate nacional sobre uso de IA

Premiada por tecnologia, PGE-RO reúne especialistas e atrai debate nacional sobre uso de IA

PGE-RO reforça liderança em tecnologia ao abrir conferência que discute Inteligência Artificial e inovação na advocacia pública brasileira
L
Painéis e palestras marcam programação do I Rondônia Startup Connect

Painéis e palestras marcam programação do I Rondônia Startup Connect

Programação reúne especialistas e instituições para discutir soluções tecnológicas, desafios públicos e mecanismos de financiamento
L
Ações culturais promovidas pelo governo de RO fortalecem identidade e valorizam artistas locais em 2025

Ações culturais promovidas pelo governo de RO fortalecem identidade e valorizam artistas locais em 2025

Investimentos, reformas e eventos ampliaram o acesso à arte, garantiram a preservação da memória e impulsionaram talentos rondonienses
L
Entrega de tablets conecta mais de 500 alunos em Jaci-Paraná

Entrega de tablets conecta mais de 500 alunos em Jaci-Paraná

Distrito recebe 69 novos dispositivos para fortalecer inclusão digital e melhorar a qualidade do ensino na rede municipal
L

Recebimento da Licença Ambiental: I DE LIMA AGUIAR  LTDA

LAS (Licença Ambiental Simplificada)
L
Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Com mais de 550 atletas, Jomti 2025 abre programação destacando saúde, inclusão e convivência entre idosos em Porto Velho
L
Proampe impulsiona pequenos negócios e fortalece a economia em Porto Velho

Proampe impulsiona pequenos negócios e fortalece a economia em Porto Velho

Programa amplia acesso ao crédito, capacitação e suporte técnico para micro e pequenos empreendedores
L
Recital do Som na Leste reúne famílias e emociona o público no Teatro Guaporé

Recital do Som na Leste reúne famílias e emociona o público no Teatro Guaporé

Apresentações de dança, música e teatro marcaram o encerramento das atividades de 2025 do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar
L
Nova Mutum Paraná celebra acendimento da Árvore de Natal com participação da comunidade

Nova Mutum Paraná celebra acendimento da Árvore de Natal com participação da comunidade

Evento apoiado pela Jirau Energia marcou o início das festividades e reforçou a união entre moradores, empreendedores e instituições locais
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.