SEXTA-FEIRA, 16/01/2026

Em destaque

Entenda por que no outono e inverno há aumento de doenças respiratórias

Academias Brasileiras de Rinologia e Otorrino Pediátrica destacam doenças que afetam adultos e crianças nesse período.

Por Cidiana Regina de Pellegrin - 25

Publicado em 

Entenda por que no outono e inverno há aumento de doenças respiratórias
Foto - Cidiana Regina de Pellegrin

Todos os anos, as estações de outono e inverno concentram o maior número de casos de infecções virais que afetam a capacidade de respirar bem.  A queda de temperatura e o tempo seco, características dessa temporada, favorecem a propagação de vírus com maior intensidade, levando a doenças que comprometem, principalmente, as vias aéreas superiores, ou seja, o nariz, ouvidos e a garganta.

O presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Otávio Piltcher, explica que a gripe (vírus influenza), e os resfriados comuns (rhinovirus, vírus sincicial respiratório, etc) são as principais doenças virais do período. A covid-19, fruto do vírus Sars-CoV-2, também pode manter alta incidência na estação.

“A transmissão ocorre com maior facilidade nesse período devido a necessidade de convívio em ambientes menos ventilados para se manter aquecido. Além disso, a baixa umidade relativa do ar, quanto mais extrema, aumenta a concentração de poluentes, dificultando ainda mais o funcionamento correto do sistema respiratório,” explica o especialista.

Em situações de mudança brusca de temperatura, a função nasal pode ser prejudicada, diminuindo o sistema imune, responsável pelas defesas do organismo,o que deixa a saúde mais fragilizada, se tornando uma porta de entrada para enfermidades. O resultado dessa combinação de fatores é o aumento na busca por atendimento médico e das internações hospitalares.

“Em muitos casos, há agravantes. Essas doenças podem levar a outras complicações, pelos próprios vírus ou por bactérias, como as otites médias agudas  (inflamação do ouvido), rinossinusites agudas, que é chamada popularmente de sinusite, bronquites, pneumonias, entre outras,” complementou.

Crianças

O boletim Infogripe, da Fiocruz, sinalizou nas últimas semanas o aumento da incidência de casos de doenças respiratórias em boa parte do território brasileiro.

O presidente da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica (ABOPe), Rodrigo Pereira, destaca que as crianças são as que mais sofrem nesse período, também conhecido como estação viral pelos médicos.

“O sistema imunológico das crianças continua em desenvolvimento, ou seja, ele tem menos experiência em lidar com infecções virais do que o dos adultos. Além disso, elas frequentam berçários, creches e escolas, onde o contato próximo com outras crianças e a troca de brinquedos é comum, o que facilita a disseminação de vírus, especialmente aqueles que se espalham pelo ar ou por contato direto”, esclarece.

 Nas estações frias também são recorrentes os casos de faringoamigdalite, que é a infecção da faringe e das amígdalas, responsável por dor de garganta, febre e inchaço dos linfonodos do pescoço, chamado popularmente de íngua, além de aumento de crises de rinite alérgica e rinossinusite.

As viroses respiratórias, que causam congestão nasal, dificuldade de respirar, tosse, dor de cabeça, febre e mal-estar como principais sintomas, também podem evoluir para outros problemas. Grande parte das crianças que têm quadro de gripe ou resfriado desenvolve infecções de ouvido, a otite, que gera dor na região. O problema é tão comum nesse público que especialistas estimam que cerca de 70% das crianças terão um episódio do tipo antes de completarem cinco anos, segundo estudos médicos.

“Assim como a otite, a adenoidite também é uma doença sequencial que surge como complicação às viroses. Há inchaço da adenoide, também chamada popularmente como “carne esponjosa” da criança, podendo ser acompanhado de febre, formação de catarro amarelo-esverdeado e obstrução nasal”, informa o médico.

Medidas preventivas

 Para crianças ou adultos, uma das medidas mais eficazes de prevenção é a imunização contra a influenza, bem como manter em dia a cobertura vacinal conforme a faixa etária, que envolve a proteção de outras doenças.

“A hidratação frequente, alimentação saudável e higiene de mãos também são muito importantes, bem como o uso de máscaras por profissionais e pacientes que apresentarem quaisquer sinais e sintomas como febre, dor de garganta, coriza, tosse, obstrução nasal, rouquidão”, orienta Piltcher.

Tratamento

Na presença de qualquer um desses sinais e sintomas, inicialmente é indicado manejo com analgésicos e antitérmicos comuns, contudo, conforme a intensidade e duração das queixas,  o especialista indica a procura de atendimento médico para o correto diagnóstico e diferenciação entre quadros virais, com manutenção da conduta, ou complicações bacterianas, onde os antibióticos podem ser indicados.

O presidente da ABR enfatiza que a opção pela prescrição de antibióticos pelo profissional de saúde deve ficar restrita a condições específicas vinculadas a quadros bacterianos. “Esses medicamentos não têm nenhum papel para tratamento de infecções virais e tampouco previnem complicações. Seu uso indiscriminado é mais associado a efeitos adversos do que vantajosos”.

Além disso, o especialista alerta que o uso de corticoides orais, utilizado de forma assustadoramente frequente em pacientes com sintomas das vias aéreas, também é contraindicado na maioria desses casos.  “Além de não haver evidências de benefício, o seu uso frequente está associado a consequências na saúde tanto para crianças quanto para adultos”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Eleição no CONSAD da Emdur: empregados já podem se inscrever

Eleição no CONSAD da Emdur: empregados já podem se inscrever

Processo eleitoral define representante dos empregados no Conselho de Administração da Emdur, com inscrição por chapa (titular e suplente) e envio da documentação por e-mail dentro do prazo do edital.
L
Canal da Jorge Teixeira: Prefeitura atua para evitar alagamentos

Canal da Jorge Teixeira: Prefeitura atua para evitar alagamentos

Serviços da Seinfra incluem desobstrução, hidrojato e retirada de vegetação no canal da avenida, visando melhorar o escoamento da chuva e reduzir pontos críticos de alagamento na capital.
L
Ministério dos Direitos Humanos lança campanha para proteger crianças no Carnaval

Ministério dos Direitos Humanos lança campanha para proteger crianças no Carnaval

A iniciativa Pule, Brinque e Cuide busca conscientizar a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual durante as festas populares.
L
O Agente Secreto amplia presença nos cinemas após vencer Globo de Ouro

O Agente Secreto amplia presença nos cinemas após vencer Globo de Ouro

O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho triplicou o número de salas em exibição no Brasil e agora aguarda as indicações oficiais ao Oscar.
L
TRT-14: julgamento vai definir folga mensal na Embrapa

TRT-14: julgamento vai definir folga mensal na Embrapa

Tribunal do Trabalho de Rondônia e Acre analisa conflito entre turmas sobre benefício extinto da Embrapa, buscando uniformizar decisões e garantir segurança jurídica aos empregados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chamada Escolar 2026: matrículas estaduais começam dia 19

Chamada Escolar 2026: matrículas estaduais começam dia 19

Matrícula online da rede estadual de Rondônia ocorre de 19 a 23 de janeiro, pelo site da Seduc, para garantir acesso às vagas e permitir que estudantes ingressem ou continuem os estudos na rede pública.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Desocupação prolongada coloca Rondônia entre os melhores resultados do país

Desocupação prolongada coloca Rondônia entre os melhores resultados do país

Lideranças da direita criticam decisão do STF que determinou mudança do ex-presidente para o 19º Batalhão da Polícia Militar, alegando risco à saúde e injustiça política.
L
Governo lança inteligência artificial para orientar candidatos do Enem

Governo lança inteligência artificial para orientar candidatos do Enem

O chatbot Chat GOV.BR ajudará estudantes com informações sobre inscrições no Sisu, Prouni e Fies, enviando mensagens personalizadas via WhatsApp e caixa postal.
L
Direita de Rondônia reage à transferência de Bolsonaro para a "Papuda"

Direita de Rondônia reage à transferência de Bolsonaro para a “Papuda”

Lideranças da direita criticam decisão do STF que determinou mudança do ex-presidente para o 19º Batalhão da Polícia Militar, alegando risco à saúde e injustiça política.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
Publicidade

POLÍTICA

RO-459 e RO-457: Alex Redano pede recuperação urgente

RO-459 e RO-457: Alex Redano pede recuperação urgente

Deputado solicita ao governo manutenção das rodovias entre Alto Paraíso e Ariquemes, citando buracos, falhas de drenagem e riscos de acidentes que afetam produtores rurais e moradores da região.
L
Peritos federais criticam decisão de Toffoli sobre apreensões do Banco Master

Peritos federais criticam decisão de Toffoli sobre apreensões do Banco Master

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais manifestou preocupação com a ordem de enviar materiais apreendidos diretamente à PGR, alertando para riscos na prova.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública em posse de novo ministro

Lula defende PEC da Segurança Pública em posse de novo ministro

O presidente destacou operações recentes contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro, reforçando a necessidade de definir o papel da União no setor.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Única saída contra Lula: direita aposta em Tarcísio

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Única saída contra Lula: direita aposta em Tarcísio

Divisão entre líderes do centro e da direita fortalece Lula nas pesquisas, enquanto o governador de São Paulo surge como único nome competitivo para enfrentar o presidente e unificar o campo oposicionista.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga morte de mulher encontrada na BR 364

Polícia Civil investiga morte de mulher encontrada na BR 364

Rosângela Andrade dos Santos, de 55 anos, apresentava ferimentos graves na cabeça e no rosto, sugerindo que a vítima possa ter sofrido agressões antes de falecer.
18
Trabalhador sobre choque elétrico em obra no centro

Trabalhador sobre choque elétrico em obra no centro

O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira no cruzamento da T-13 com a avenida Maringá, onde a vítima foi atingida por uma descarga de indução de 13 mil volts.
10
Colisão entre dois carros mobiliza Polícia Militar em Rondônia

Colisão entre dois carros mobiliza Polícia Militar em Rondônia

O acidente ocorreu na noite desta quinta-feira no cruzamento entre a avenida São Luís e a rua Corumbiara, resultando apenas em danos materiais nos veículos.
16
Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência na BR 364

Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência na BR 364

A vítima residia em Pimenta Bueno e foi localizada por trabalhadores de uma concessionária na noite de quarta-feira com graves ferimentos na região da cabeça.
18
Pai e filha escapam ilesos de capotamento na BR 429

Pai e filha escapam ilesos de capotamento na BR 429

O condutor perdeu o controle do veículo após o carro aquaplanar em uma curva durante a noite de terça-feira na zona rural de São Miguel do Guaporé.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: AMANDA SOUZA DE ARAUJO

LICENÇA PRÉVIA (LP) – LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC

Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Medicamentos em Governador Jorge Teixeira: Lebrinha empenha R$ 100 mil

Medicamentos em Governador Jorge Teixeira: Lebrinha empenha R$ 100 mil

Recurso solicitado pela Prefeitura será destinado à compra de medicamentos para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e manter os atendimentos nas unidades do município.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.