SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

Entenda por que no outono e inverno há aumento de doenças respiratórias

Academias Brasileiras de Rinologia e Otorrino Pediátrica destacam doenças que afetam adultos e crianças nesse período.

Por Cidiana Regina de Pellegrin - 25

Publicado em 

Entenda por que no outono e inverno há aumento de doenças respiratórias
Foto - Cidiana Regina de Pellegrin

Todos os anos, as estações de outono e inverno concentram o maior número de casos de infecções virais que afetam a capacidade de respirar bem.  A queda de temperatura e o tempo seco, características dessa temporada, favorecem a propagação de vírus com maior intensidade, levando a doenças que comprometem, principalmente, as vias aéreas superiores, ou seja, o nariz, ouvidos e a garganta.

O presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Otávio Piltcher, explica que a gripe (vírus influenza), e os resfriados comuns (rhinovirus, vírus sincicial respiratório, etc) são as principais doenças virais do período. A covid-19, fruto do vírus Sars-CoV-2, também pode manter alta incidência na estação.

“A transmissão ocorre com maior facilidade nesse período devido a necessidade de convívio em ambientes menos ventilados para se manter aquecido. Além disso, a baixa umidade relativa do ar, quanto mais extrema, aumenta a concentração de poluentes, dificultando ainda mais o funcionamento correto do sistema respiratório,” explica o especialista.

Em situações de mudança brusca de temperatura, a função nasal pode ser prejudicada, diminuindo o sistema imune, responsável pelas defesas do organismo,o que deixa a saúde mais fragilizada, se tornando uma porta de entrada para enfermidades. O resultado dessa combinação de fatores é o aumento na busca por atendimento médico e das internações hospitalares.

“Em muitos casos, há agravantes. Essas doenças podem levar a outras complicações, pelos próprios vírus ou por bactérias, como as otites médias agudas  (inflamação do ouvido), rinossinusites agudas, que é chamada popularmente de sinusite, bronquites, pneumonias, entre outras,” complementou.

Crianças

O boletim Infogripe, da Fiocruz, sinalizou nas últimas semanas o aumento da incidência de casos de doenças respiratórias em boa parte do território brasileiro.

O presidente da Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica (ABOPe), Rodrigo Pereira, destaca que as crianças são as que mais sofrem nesse período, também conhecido como estação viral pelos médicos.

“O sistema imunológico das crianças continua em desenvolvimento, ou seja, ele tem menos experiência em lidar com infecções virais do que o dos adultos. Além disso, elas frequentam berçários, creches e escolas, onde o contato próximo com outras crianças e a troca de brinquedos é comum, o que facilita a disseminação de vírus, especialmente aqueles que se espalham pelo ar ou por contato direto”, esclarece.

 Nas estações frias também são recorrentes os casos de faringoamigdalite, que é a infecção da faringe e das amígdalas, responsável por dor de garganta, febre e inchaço dos linfonodos do pescoço, chamado popularmente de íngua, além de aumento de crises de rinite alérgica e rinossinusite.

As viroses respiratórias, que causam congestão nasal, dificuldade de respirar, tosse, dor de cabeça, febre e mal-estar como principais sintomas, também podem evoluir para outros problemas. Grande parte das crianças que têm quadro de gripe ou resfriado desenvolve infecções de ouvido, a otite, que gera dor na região. O problema é tão comum nesse público que especialistas estimam que cerca de 70% das crianças terão um episódio do tipo antes de completarem cinco anos, segundo estudos médicos.

“Assim como a otite, a adenoidite também é uma doença sequencial que surge como complicação às viroses. Há inchaço da adenoide, também chamada popularmente como “carne esponjosa” da criança, podendo ser acompanhado de febre, formação de catarro amarelo-esverdeado e obstrução nasal”, informa o médico.

Medidas preventivas

 Para crianças ou adultos, uma das medidas mais eficazes de prevenção é a imunização contra a influenza, bem como manter em dia a cobertura vacinal conforme a faixa etária, que envolve a proteção de outras doenças.

“A hidratação frequente, alimentação saudável e higiene de mãos também são muito importantes, bem como o uso de máscaras por profissionais e pacientes que apresentarem quaisquer sinais e sintomas como febre, dor de garganta, coriza, tosse, obstrução nasal, rouquidão”, orienta Piltcher.

Tratamento

Na presença de qualquer um desses sinais e sintomas, inicialmente é indicado manejo com analgésicos e antitérmicos comuns, contudo, conforme a intensidade e duração das queixas,  o especialista indica a procura de atendimento médico para o correto diagnóstico e diferenciação entre quadros virais, com manutenção da conduta, ou complicações bacterianas, onde os antibióticos podem ser indicados.

O presidente da ABR enfatiza que a opção pela prescrição de antibióticos pelo profissional de saúde deve ficar restrita a condições específicas vinculadas a quadros bacterianos. “Esses medicamentos não têm nenhum papel para tratamento de infecções virais e tampouco previnem complicações. Seu uso indiscriminado é mais associado a efeitos adversos do que vantajosos”.

Além disso, o especialista alerta que o uso de corticoides orais, utilizado de forma assustadoramente frequente em pacientes com sintomas das vias aéreas, também é contraindicado na maioria desses casos.  “Além de não haver evidências de benefício, o seu uso frequente está associado a consequências na saúde tanto para crianças quanto para adultos”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

‘Vou perder GTA 6’, diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

Vídeo mostra britânico lamentando perder lançamento de jogo durante prisão; caso envolve condenação por assassinato da ex-companheira.
14
MPRO prestigia aposentadoria de Miguel Mônico

MPRO prestigia aposentadoria de Miguel Mônico

Desembargador que integrou o Ministério Público de Rondônia por quase duas décadas encerra carreira marcada por atuação jurídica e acadêmica.
L
Carro com influenciadores do fisiculturismo capota na Transamazônica

Carro com influenciadores do fisiculturismo capota na Transamazônica

Equipe da Max Titanium sofreu acidente em trecho com lama próximo de Uruará; atletas tiveram apenas ferimentos leves e mantiveram cronograma da viagem.
L
O nojo do púlpito que vira palanque eleitoral

O nojo do púlpito que vira palanque eleitoral

Artigo critica o uso de espaços religiosos para defesa partidária e questiona a mistura entre fé, poder político e mobilização ideológica.
L
Governo de RO realiza ação educativa de trânsito na abertura do ano letivo 2026

Governo de RO realiza ação educativa de trânsito na abertura do ano letivo 2026

Iniciativa do Detran-RO reforçou segurança viária e conscientização de estudantes, pais e educadores em Porto Velho
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Programa Comunidade News destaca diálogo com líderes locais e orientação prática para fortalecer pequenos negócios e o comércio de bairro.
L
Carnaval 2026: força-tarefa reforça limpeza

Carnaval 2026: força-tarefa reforça limpeza

Prefeitura mobiliza equipes para varrição e coleta de resíduos nos blocos de Carnaval, garantindo vias limpas e organização após os eventos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Vereadora afirma que discursos simbólicos não reduzem a violência e cobra punições mais severas, estrutura estatal e ações concretas para proteger mulheres em Rondônia.
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Indicações pedem atualização de decretos estaduais para incluir pacientes com doenças crônicas no rol de beneficiários de benefícios fiscais na compra e propriedade de veículos.
L
Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Encontro em Porto Velho discute adequação do trecho rodoviário de acesso aos portos e integra elaboração do orçamento municipal de 2026 com participação popular.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Adolescente fica ferida após atropelamento por motociclista em cruzamento

Adolescente fica ferida após atropelamento por motociclista em cruzamento

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Dom Pedro I com a rua Ceará, deixou duas pessoas feridas e mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite de domingo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Renovação de Licença Ambiental (LO): ROSILENE ZEFERINO DOS SANTOS

Renovação da Licença de Operação e Termo de Outorga.
L

Recebimento da Licença Ambiental: COIMBRA IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00011.006/2026-SUL
L
Porto Fla Urubuzada retorna ao Carnaval de Porto Velho

Porto Fla Urubuzada retorna ao Carnaval de Porto Velho

Bloco rubro-negro volta ao circuito Pinheiro Machado com programação musical que mistura samba, axé e ritmos regionais, prometendo mobilizar foliões na capital.
L
Estudante indígena da Mediação Tecnológica é aprovado em Medicina na Unir

Estudante indígena da Mediação Tecnológica é aprovado em Medicina na Unir

A política educacional, amplia o acesso ao ensino em regiões mais distantes do estado, como distritos, áreas rurais e comunidades indígenas.
L
RO-420 recebe sinalização completa e reforça segurança viária em Jacinópolis

RO-420 recebe sinalização completa e reforça segurança viária em Jacinópolis

Governo conclui obras no perímetro urbano do distrito, com pavimentação, drenagem e sinalização viária completa
L
Parceria entre Prefeitura e TJ/RO moderniza Teatro Banzeiros

Parceria entre Prefeitura e TJ/RO moderniza Teatro Banzeiros

Instalação de nova cortina motorizada soluciona problema histórico e garante reabertura do teatro nesta quinta-feira (12)
L
Bloco Furacão da Zona Sul arrasta multidão no Carnaval de Porto Velho

Bloco Furacão da Zona Sul arrasta multidão no Carnaval de Porto Velho

Desfile na avenida Jatuarana reuniu foliões de vários bairros
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.