QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana

Entre as ações, pesquisador cita construções em áreas de alagamento

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana
REUTERS/Adriano Machado

O professor Roberto Reis, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), disse, nessa quarta-feira (15), que parte da tragédia que atingiu 446 municípios gaúchos foi causada pela ação do homem, que construiu em locais onde não deveria construir, em áreas de alagamento, e não fez as manutenções corretas nos diques de contenção e nas barreiras anti-alagamento. Acrescentou que essas obras, feitas nos anos 1970, nunca receberam manutenção adequada. “A culpa da enchente é do planeta. Mas a culpa da tragédia é dos administradores do estado e das cidades”.

Em entrevista à Agência Brasil, Reis afirmou que Porto Alegre é área de várzea, de confluência de rios na beira do Lago Guaíba, que alaga sempre que tem enchente. “É natural. A gente é que não deveria ter construído na área que alaga periodicamente”.

Segundo o professor, a cada dois ou três anos há alagamentos em Porto Alegre só que, desta vez, foi extremamente severo. “Nunca foi tão alto”. Ele explicou que não há como evitar que haja cheias no Guaíba. “Mas que haja enchente, há como evitar, fazendo bem feito os diques de contenção e tudo o mais”. A manutenção ou reconstrução dos diques e barragens nos rios do estado é a saída apontada pelo professor da PUCRS para evitar que novas tragédias voltem a ocorrer.

Reis lembrou que em setembro do ano passado, o estado enfrentou grande enchente. “Aí se viu que as comportas e parte dos diques não estavam funcionando. Era hora de ter arrumado. Foi uma mega-enchente. A grande veio agora. Deveríamos ter arrumado tudo de setembro para cá. Espero que desta vez aprendam, porque o custo está sendo muito alto”.

Na avaliação de Roberto Reis, chuva em excesso, causada por mudança climática, é fenômeno natural. “A cada tempo, há chuvas extremas que causam enchentes”, completou. Desta vez, contudo, ocorreu no estado a enchente mais forte de toda a história, que ele atribui, em parte, à mudança climática causada pelo excesso de gás carbônico na atmosfera. “Essa é a parte natural do evento”. O resto, para ele, é ação do homem.

Volume de chuvas

De acordo com o professor Rodrigo Paiva, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que está provocando a grande cheia no Lago Guaíba é, basicamente, um volume muito grande de chuvas que cai na bacia do Guaíba desde o final de abril e início de maio. Essa precipitação atingiu níveis recordes, registrando, em alguns locais, até 800 milímetros.

O professor Paiva explicou à Agência Brasil que, no primeiro momento, houve cheias bem rápidas nos rios da serra, onde existem vales mais encaixados em que os volumes de água correm rapidamente e os rios se elevam com rapidez e grande amplitude. “Há casos de 20 metros de elevação em menos de um dia. Isso causou muita destruição, por exemplo, no Vale do Taquari, de novo”. Essa região sofreu grandes enchentes em setembro de 2023.

Rodrigo Paiva acrescentou que esse volume de água chega depois à região de planície, onde se espalha pelas várzeas e escoa mais lentamente. “Por isso, demora alguns dias entre a chuva na bacia hidrográfica e todo esse escoamento chegar a Porto Alegre, ao Lago Guaíba”. Desde o dia 5 de maio, observou-se um nível muito elevado do rio, atingindo recorde de 5,3 metros.

Além do corpo d’água bem grande do Lago Guaíba, tem a Laguna dos Patos, destacou o professor da UFRGS. Pelo fato de esses corpos d’água terem área superficial grande, eles estão sujeitos aos ventos. “Quando a gente tem um vento sul, isso ainda pode promover um represamento dessa água e uma elevação da ordem de 20 centímetros, ou até mais, se o vento for muito forte. Isso também ajuda um pouco na cheia do Lago Guaíba, embora o fator principal seja o grande volume das chuvas”.

Duração

Outra característica do evento é a duração, disse Rodrigo Paiva. A longa duração para baixar o nível do lago é associada à dificuldade de a água escoar nesses rios de planície, o Jacuí especialmente. “A água fica muito parada naquelas várzeas”. O professor do IPH comentou que, por outro lado, é interessante porque, se não houvesse as várzeas, o volume de água que vem das montanhas chegaria muito mais rapidamente à Grande Porto Alegre e, talvez com mais força e mais amplitude. “Se não houvesse essas várzeas, que já atuam como um reservatório natural que atenua as cheias, talvez o nível da água tivesse subido em Porto Alegre muito mais e mais rápido também”.

As consequências seriam também piores, admitiu o professor. Porque a região metropolitana de Porto Alegre está em área muito baixa, afetando cidades como Eldorado e Canoas. “As consequências seriam maiores. A inundação é grande, a profundidade, em alguns locais, atinge um metro ou dois metros, mas não há tanta velocidade da água. Já no vale, no Rio Taquari, como a profundidade é maior e é mais inclinado, a ação da água é mais destrutiva, capaz de destruir residências, arrastar coisas”, salientou Paiva.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Governo brasileiro entrega solicitação ao Departamento de Estado norte-americano para garantir o cumprimento da pena de 16 anos de prisão do ex-diretor da Abin.
L
Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Concessionária retira quatro caminhões de resíduos de ponto estratégico na BR 364 para garantir o escoamento das águas pluviais durante o período de chuvas.
L

Hip Hop em Foco: Batalha do Centro promove arte no espaço público com edição especial

O evento gratuito na Praça Jonathan Pedrosa reunirá MCs de Rondônia e do Acre, além de pocket shows e intervenções de graffiti.
L
Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Justiça do Trabalho lança campanha nacional para alertar que o crime persiste em setores urbanos e rurais, somando mais de 4,5 mil casos apenas no último ano.
L
Supel afirma que fraudes investigadas são de gestões anteriores

Supel afirma que fraudes investigadas são de gestões anteriores

Em nota oficial sobre a Operação Máscara de Janos, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações esclarece que os processos apurados não ocorreram na atual administração.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6x1

Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6×1

Ministra Gleisi Hoffmann afirma que a mudança na escala de trabalho é prioridade e o texto pode ser unificado para garantir a aprovação ainda no primeiro semestre.
L
Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Governo oficializa unidades em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro como centros de formação profissional, visando ampliar a oferta de especialistas no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Banco de Sangue de Guajará-Mirim atinge 90% de conclusão e deve ser inaugurado em fevereiro

Banco de Sangue de Guajará-Mirim atinge 90% de conclusão e deve ser inaugurado em fevereiro

Reforma transforma unidade em posto de coleta avançado com investimento de R$ 200 mil; novo Banco de Sangue ampliará autonomia na fronteira
L
Governo brasileiro propõe união regional para fortalecer economia

Governo brasileiro propõe união regional para fortalecer economia

Durante fórum no Panamá, o presidente Lula defendeu a criação de um bloco autônomo na América Latina para garantir competitividade e combater a fome global.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

Ação conjunta entre Polícia Federal, Ibama e Funai resultou na inutilização de uma draga que operava clandestinamente em terra indígena na fronteira com a Bolívia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ieda Chaves obtém aprovação de lei que reconhece tutores voluntários e protege animais

Nova legislação garante segurança jurídica a cuidadores rondonienses e estabelece multas severas para quem praticar vandalismo contra abrigos comunitários.
L
Agenda News Folia 2026: a emoção de Carlinhos Camurça ao contar sua história no Carnaval

Agenda News Folia 2026: a emoção de Carlinhos Camurça ao contar sua história no Carnaval

Entrevistado pela filha Renata Camurça, Carlinhos relembra o Carnaval da Praça e fala da retomada dos trios elétricos com foco em legado e futuro.
L
Saiba quais sanções podem ser aplicadas aos jovens que mataram cão Orelha

Justiça por Orelha: o que se sabe sobre a morte do cão em SC

Polícia Civil indicia familiares de adolescentes por coação de testemunhas enquanto comunidade da Praia Brava se mobiliza para cobrar punição.
L
Prefeitura realiza mais de 900 entrevistas em 2025 para ampliar transparência

Prefeitura realiza mais de 900 entrevistas em 2025 para ampliar transparência

Gestão do prefeito Léo Moraes registra crescimento na demanda por comunicação direta
L
Projeto amplia coleta de garrafas PET para produção de vassouras por reeducandos em Porto Velho

Projeto amplia coleta de garrafas PET para produção de vassouras por reeducandos em Porto Velho

Iniciativa sustentável transforma resíduos em ferramentas de limpeza; coleta de garrafas PET fortalece a ressocialização e a preservação ambiental no estado
L
Governo de Rondônia investe R$ 6,1 milhões em sinalização viária para aumentar segurança nos municípios

Governo de Rondônia investe R$ 6,1 milhões em sinalização viária para aumentar segurança nos municípios

Detran-RO formaliza convênios com Itapuã do Oeste, Santa Luzia d’Oeste e Nova Mamoré; investimento em sinalização viária foca na redução de acidentes
L
Semana do Gestor Escolar 2026 qualifica lideranças da rede estadual em Porto Velho

Semana do Gestor Escolar 2026 qualifica lideranças da rede estadual em Porto Velho

Evento promovido pela Seduc foca em liderança servidora e transparência
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.