No dia 3 de março de 2024 (domingo) nos deixou aos 91 anos de idade, uma das netas do Marechal Rondon. Elizabet Aracy Rondon Amarante, faleceu no estado do Rio de Janeiro.
Aracy Rondon como era conhecida, filha de Clotilde Rondon Amarante casada com o Dr. João Estanislau Peixoto do Amarante. Possuía outros irmãos sendo: Mariana Clotilde Rondon Amarante – Tereza Beatriz Rondon Amarante – Maria Cecília Rondon Amarante – Maria Inez Rondon Amarante – Ângelo Cristiano Rondon Amarante.

Durante minhas pesquisas sobre o Mal. Rondon no estado do Rio de Janeiro, visitei o cemitério São João Batista, especificamente o túmulo nº 92 onde pousa sob as lápidas de uma sepultura positivista, os restos mortais do grande militar e estadista Cândido Mariano da Silva Rondon.

Na sepultura, constatei a presença de outros restos mortais, como de sua esposa e filhas, sendo informado que a neta Elizabet Aracy Rondon era quem cuidava do zelo e manutenção da sepultara do avô.

Aracy seguiu a linha de trabalho deixado pelo avô na lutar pelos direitos dos povos da floresta. Foi membro do Conselho Indigenista Missionário e morou por 45 anos na aldeia Myky (Brasnorte – Mato Grosso), sempre com a missão de preservar a cultura e a língua dessa etnia.

Depois de longos anos testemunhando o legado deixado pelo avô e contribuindo para o avanço da preservação e conservação do povo da floresta. Elizabet Aracy Rondon Amarante se juntará a família Rondon na eternidade, levando consigo a certeza da missão cumprida aqui na terra.
Após o velório, o corpo foi cremado em cerimônia reservado aos familiares e parentes.