TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Morre Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central

Economista estava internado no Hospital Albert Einstein.

Por Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Morre Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central
Marcos Oliveira/Agência Senado
Morreu nesta quarta-feira (21) em São Paulo o economista e ex-presidente do Banco Central (BC) Affonso Celso Pastore, 84 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o último fim de semana. A causa da morte não foi informada.

Pastore foi um dos economistas mais respeitados do país. Atuou como professor, consultor e foi presidente do Banco Central de 1983 a 1985, nos últimos anos da ditadura militar. Ele também escreveu livros e foi secretário da Fazenda de São Paulo entre os anos de 1979 e 1983. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Centro de Debate de Políticas Públicas, órgão que reúne economistas e pensadores.

Autoridades e instituições nacionais lamentaram a morte do economista. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Josué Gomes da Silva, disse que com a morte de Pastore, o Brasil perde um importante pensador. “Além de um estudioso das nossas questões econômicas, também teve relevante trajetória pública, atuando em momentos-chave, como na negociação da dívida externa brasileira quando era presidente do BC. Deixa relevante legado intelectual e uma lacuna no debate econômico nacional”, afirmou.

Para o Banco Central, a morte de Affonso Celso Pastore deixará uma lacuna no debate econômico brasileiro. “Em sua passagem pelo BC, dedicou-se ao trabalho de lançar as bases de uma economia estável e com crescimento sustentável. Deu significativa contribuição para a resolução do problema do endividamento externo brasileiro. Com exímia habilidade, foi negociador junto ao Fundo Monetário Internacional e os bancos credores internacionais, ajudando de forma definitiva a evitar que o país entrasse numa situação de insolvência externa. No campo acadêmico, deixa trabalhos inovadores que serviram de inspiração a uma geração de ex-alunos e que certamente serão consultados por novos economistas. Em vida, ganhou o reconhecimento dos mais renomados economistas do país”, diz nota do BC.

Também em nota, o Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP) lamentou a morte de seu fundador. “Professor e pesquisador, teve enorme impacto na formação de várias gerações de economistas. Foi presidente do Banco Central e se tornou um intelectual público na melhor acepção do termo: engajado em debates nos mais variados fóruns, capaz de traduzir a teoria econômica para o grande público, aberto a novas ideias, mas sem jamais abrir mão da coerência e do rigor acadêmico. Impressionava a todos que o conheciam pela firmeza de opiniões e retidão moral. É uma imensa perda para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele no CDPP. Foi um grande brasileiro que muito contribuiu para o progresso do Brasil”.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) definiu Pastore como um dos economistas mais renomados do país. “Homem público, também foi presidente do BC e representou o Brasil em diversas instituições internacionais, entre elas o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O secretário Samuel Kinoshita e o corpo de servidores da Sefaz-SP estendem suas condolências à família desse incansável estudioso das políticas econômicas, que tanto se dedicou ao país”.

O velório será realizado hoje no cemitério Morumbi, na zona sul da capital paulista, das 13h às 17h.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Operações da Prefeitura priorizam bem-estar da população com equipes mecanizadas e cronograma planejado em diversos bairros.
L
“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

Mais de 10 mil servidores municipais podem emitir o documento pelo Portal do Servidor para evitar problemas com a Receita Federal.
L
Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Nova estrutura sobre o igarapé Bate-Estaca promete solucionar de forma definitiva o rompimento recorrente da pista em Porto Velho.
L

UNI-SOS se manifesta sobre suspensão de contrato com Sesau

Empresa afirma que cumpriu todas as etapas do processo licitatório, contesta decisão liminar e reforça compromisso com a legalidade, transparência e continuidade do atendimento em saúde em Rondônia. Veja na íntegra:
L
Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Romance adolescente inspirado no sucesso do Wattpad traz triângulo amoroso, segredos e direção de Roger Kumble.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece capacitação em NR 1 e NR 35 com foco em alta empregabilidade.
L

Prosa & Pesquisa: Lindelaine Gomes dos Santos fala sobre EJA e Educação Profissional

Além de integrar o Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos e os Fóruns Municipal e Estadual de Educação, Lindelaine possui trajetória acadêmica iniciada no PIBIC, reforçando seu compromisso com a pesquisa aplicada à transformação social.
L
TSE aprova restrições rigorosas para uso de inteligência artificial nas eleições

TSE aprova restrições rigorosas para uso de inteligência artificial nas eleições

Tribunal proíbe conteúdos modificados por IA às vésperas do pleito e veta algoritmos que sugerem candidatos; provedores podem ser responsabilizados por perfis falsos.
L

Conexão RH: Galdiana dos Santos Silva fala sobre liderança feminina e combate à violência

O debate também aborda carreira, propósito, equilíbrio entre vida profissional e produção de conteúdo digital, além da responsabilidade de ocupar espaços estratégicos na defesa de direitos.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 160 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 160 milhões nesta terça-feira

Concurso 2.979 pode pagar um dos maiores valores do ano para quem acertar as seis dezenas; apostas encerram-se às 20h no horário de Brasília.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Honraria concedida pelo Governo de Rondônia reconhece serviços prestados pelo parlamentar à população e ao desenvolvimento do estado.
L
“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

Projeto de lei apresentado pela vereadora exige que servidores municipais residam na capital, com exceções legais e prazo para regularização.
L
AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

Entidade defende divisão igualitária de recursos, critérios de repasse baseados na malha viária e maior representatividade municipal na governança do Fundo.
L
Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Deputado é reconhecido pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Rondônia durante cerimônia no Palácio das Artes, em Porto Velho.
L
Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Vereadora critica desigualdade de tratamento entre crimes contra mulheres e maus-tratos a animais e pede rigor na Comissão de Proteção à Mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Professor é afastado após denúncia de assédio contra aluna em RO

Uma instituição de educação proíbe entrada de servidor e instaura processo administrativo; Polícia Civil acompanha investigação para apurar o caso.
16
Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira em cruzamento de grande fluxo mobiliza Corpo de Bombeiros; vítima sofreu escoriações e foi hospitalizada.
14
Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Conflito em Bom Jesus termina com agressão física, ameaça com faca e destruição de veículo; suspeito fugiu após populares intervirem na tentativa de homicídio.
16
Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Acidente registrado na madrugada de domingo na Avenida Nilo Peçanha causou apenas danos materiais; condutor do veículo não sofreu ferimentos no impacto.
10
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Forças integradas encontram três caminhões abandonados com 39 toras de madeira nativa em área de proteção próxima ao Parque Nacional Mapinguari.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO): FELIPE TEIXEIRA SAPIRAS

Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO).
L

Como a inteligência artificial está transformando o cotidiano

A revolução silenciosa promovida pela inteligência artificial redefine hábitos e cria novos padrões de comportamento.
L
Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Vigilante e pai dedicado, Francisco será lembrado pelo caráter íntegro, honestidade e carinho com familiares e amigos.
L
MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

Reunião em Porto Velho abordou falta de efetivo, limitações orçamentárias e planejamento para recomposição gradual das forças de segurança.
L
Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Fenômeno astronômico conhecido como Lua de Sangue ocorre durante a madrugada; posição geográfica do estado favorece a visibilidade do evento parcial.
L
DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

Trecho conhecido como Travessão B-40, entre Ariquemes e Cacaulândia, recebe melhorias para garantir segurança e trafegabilidade.
L
UNIR divulga resultado final e 1ª chamada do PS Complementar 2026.1

UNIR divulga resultado final e 1ª chamada do PS Complementar 2026.1

Candidatos selecionados para cursos do primeiro semestre devem realizar matrícula on-line entre 3 e 5 de março; aulas começam em 2 de março.
L
Troca de tiros com a PM termina com suspeito preso em RO

Troca de tiros com a PM termina com suspeito preso em RO

Confronto ocorreu no Setor Chacareiro Sem Terra após denúncia de furto; policiais apreenderam munição de calibre restrito 5.56 utilizada em carabinas.
10
Polícia Militar apreende revólver e detém dois suspeitos em RO

Polícia Militar apreende revólver e detém dois suspeitos em RO

Ação do 10° Batalhão na Rodovia 490 intercepta dupla em motocicleta após denúncia de disparos; suspeito maior de idade possui ligação com facção criminosa.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.