TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Prefeitura intensifica vacinação contra raiva em bairro de Porto Velho

O objetivo é formar uma barreira de proteção contra o vírus no ciclo urbano.

Por Jainni Victória - Luciane Gonçalves / SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Prefeitura intensifica vacinação contra raiva em bairro de Porto Velho
Jainni Victória

Após a confirmação do caso de raiva em um morcego, encontrado na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho, a Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu um mutirão de vacinação antirrábica para cães e gatos na região do bairro Triângulo. A estratégia foi executada com a finalidade de formar barreiras de proteção contra o vírus da raiva no ciclo urbano.

A ação contou com vacina casa a casa e pontos fixos, medida necessária para garantir a proteção tanto dos animais como dos seres humanos.

O último registro de caso semelhante ocorreu em 2021, segundo dados da DCZADS. Entre 2021 a 2023, foram coletadas 21 amostras para investigar a doença e um caso positivo de raiva em morcego foi identificado.

Edson Neves da Cruz, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses, explica que a iniciativa atende uma diretriz para vigilância e controle de morcegos na área urbana e rural, diante de casos positivos de raiva.

“Esse tipo de atividade já faz parte do nosso calendário de atuação. Nessa ação específica, o trabalho é realizado em raio de 400 metros para um lado e para o outro, a partir da região onde o animal foi localizado. A vacinação naquele perímetro acontece como forma de prevenção. Lembrando que os morcegos têm seu papel na natureza e não há necessidade de capturar ou matar esses animais, somente se encontrado dentro da residência ou próximo a ela no chão, não conseguindo voar ou com hábito anormal, entrar em contato com a DCZADS ”, relata o gerente.

Durante o evento, foram imunizados 193 animais domésticos. Além das vacinas, orientações de educação em saúde, com foco em medidas preventivas, também foram trabalhadas com a população.

Na casa da dona Palmira Lemos da Silva, moradora do bairro triângulo há mais de 20 anos, foram imunizados seis animais, entre cães e gatos. Para ela, a estratégia foi a oportunidade de proteger os seus bichinhos de estimação e garantir a saúde de todos.

“A gente que tem mais de um animal em casa fica muito feliz com esse tipo de atitude. Pois é muito difícil levar todos eles de uma vez para se vacinar. E quando a vacina chega até nós é muito bom, principalmente em casos como este, onde precisamos proteger nós e nossos animais”, destaca.

DOENÇA

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a raiva humana é uma doença fatal transmitida pela mordedura, lambedura ou arranhões do animal mamífero infectado e não se trata apenas de cão e gato, o principal transmissor da doença infecciosa é o morcego. A doença é causada por um vírus que tende a migrar para o sistema nervoso central, resultando em taxa mortal de aproximadamente 100% dos casos.

O morcego é um reservatório natural da raiva. Por isso, o contato da espécie com animais de estimação ou humanos sempre é considerado um motivo de alerta. Por isso, o tutor do pet deve vacinar seus animais de estimação contra a raiva anualmente.

VACINAÇÃO

Serviços de imunização em cães e gatos acontecem de segunda a sexta-feira, gratuitamente, das 8h às 17h, na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira. Além disso, as campanhas de vacinação antirrábica são ofertadas anualmente em mais de 100 pontos da capital.

A Semusa também disponibiliza um trailer de vacinação no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, n° 2983 e a vacinação em domicílio para quem tem mais de dez animais no mesmo ambiente. O serviço é disponibilizado mediante agendamento através do número: (69) 98473-6712.

Para receber a vacina, os animais devem estar sadios e precisam ter mais de três meses de vida. A imunização deve ser feita anualmente para assegurar a proteção tanto dos animais quanto dos seres humanos.

ORIENTAÇÕES

O gerente da DCZADS, orienta a população que evite contato direto com os animais silvestres, pois as chances de contaminação são grandes. “Evitar fazer carinhos, brincar, alimentar e quando localizar um animal silvestre na área urbana não tentar proximidade e acionar um órgão competente. São cuidados fundamentais para não colocar sua saúde em risco”, frisa Edson.

O médico veterinário da Semusa, Alexandre Farahildes Ribeiro, fala sobre outras medidas preventivas que precisam ser seguidas e ressalta a importância da vacinação.

“Caso uma pessoa sofra alguma agressão por um mamífero, como por exemplo, gato, cachorro, morcego, macaco ou raposa deve imediatamente lavar o local da ferida com água e sabão e buscar a unidade básica de saúde mais próxima de sua localidade. Manter os animais vacinados contra a raiva e ter cautela diante do contato com mamíferos desconhecidos são algumas das principais medidas preventivas que garantem a sua proteção”, afirma o médico veterinário.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L

Tambaqui de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Governo de Rondônia participa da Seafood Expo North America em Boston, com apoio da Acripar, Sebrae e indústrias, ampliando exportações do pescado amazônico
L
Governo de RO capacita servidores em Ji-Paraná sobre Transferegov e projetos sociais

Governo de RO capacita servidores em Ji-Paraná sobre Transferegov e projetos sociais

A formação é voltada para servidores estaduais e municipais, visando fortalecer a gestão de recursos transferidos pela União.
L
Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo sistema de Cadastro Habitacional.
L
Dia Mundial da Síndrome de Down: Reeducandos confeccionam camisas para mães atípicas

Dia Mundial da Síndrome de Down: Reeducandos confeccionam camisas para mães atípicas

Projeto da Sejus entregou 30 peças produzidas na Penitenciária Pandinha para o Grupo Tesouros 21 participar de caminhada em Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: Olival Cardoso fala sobre os desafios e as demandas do bairro Castanheiras

A proposta do Comunidade News é justamente aproximar a população dos temas que impactam o dia a dia de cada região, valorizando lideranças comunitárias e ampliando o debate sobre problemas reais, mas também sobre caminhos possíveis para melhorar a vida de quem mora na capital.
L
Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

O senador Carlos Viana anunciou a apuração sobre o acesso indevido a informações sigilosas de Daniel Vorcaro, enquanto articula a prorrogação dos trabalhos da comissão.
L

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira será lembrado em Porto Velho pelo carinho com a família e amigos, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

O novo pedido foi protocolado junto ao STF quatro dias após a internação do ex-presidente em uma Unidade de Terapia Intensiva para tratar uma broncopneumonia bacteriana.
L
Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados para entrega de documentos

Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados para entrega de documentos

Candidatos do processo seletivo têm até 15 dias para apresentar documentação e realizar exames admissionais exigidos em edital da Semad.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

A decisão visa garantir o acesso dos peritos a quase mil gravações da ação policial ocorrida no ano passado, que resultou na morte de 121 pessoas e quatro policiais.
L
Alex Redano cobra recuperação da RO-478 em Costa Marques

Alex Redano cobra recuperação da RO-478 em Costa Marques

Deputado solicita obras urgentes na rodovia que liga Forte Príncipe da Beira à sede de Costa Marques, prejudicada por buracos e trechos críticos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação agressiva dos criminosos, que fugiram levando pertences da vítima no bairro Esperança da Comunidade.
14
Polícia Civil deflagra operação para cumprir medidas socioeducativas em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação para cumprir medidas socioeducativas em Rondônia

A ação batizada de Ordo Iudicialis I focou na localização de adolescentes com ordens judiciais em aberto, visando garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
10
Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EMEF Santa Júlia: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Governo e Sedam iniciam atividades com foco na gestão sustentável e conscientização da população na capital.
L
Páscoa 2026: Prefeitura abre edital para comerciantes

Páscoa 2026: Prefeitura abre edital para comerciantes

Evento no Parque da Cidade oferece 40 vagas para vendedores ambulantes com inscrições presenciais entre os dias 17 e 19 de março.
L
Petro acusa Equador de bombardeio em solo colombiano; Noboa nega

Petro acusa Equador de bombardeio em solo colombiano; Noboa nega

A crise diplomática entre os países vizinhos escalou após o presidente da Colômbia sugerir que artefatos militares foram lançados a partir do território equatoriano.
L
Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Joseph Kent deixou o cargo em protesto contra o conflito no Oriente Médio, afirmando que a guerra foi motivada por pressões externas e não por riscos reais à segurança nacional.
L
Saúde busca parcerias na China para criar rede inteligente no SUS

Saúde busca parcerias na China para criar rede inteligente no SUS

O ministro Alexandre Padilha reuniu-se com gigantes de tecnologia em Shenzhen para atrair investimentos em inteligência artificial e infraestrutura digital.
L
CRAS Fernando Rocha promove encontro para mulheres com foco em autonomia e direitos

CRAS Fernando Rocha promove encontro para mulheres com foco em autonomia e direitos

O evento aconteceu na sede da unidade, localizada na região do residencial Orgulho do Madeira.
L
BNDES injeta R$ 1 bilhão por dia na economia e alcança lucro recorde em 2025

BNDES injeta R$ 1 bilhão por dia na economia e alcança lucro recorde em 2025

Com um fomento total de R$ 366 bilhões, o banco público registrou o maior lucro recorrente de sua história, impulsionado pelo setor industrial e pelo apoio a pequenas empresas.
L