QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

G20: GT de Agricultura apresenta prioridades no setor

Documento pode ser alterados até novembro, quando haverá cúpula no Rio.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

G20: GT de Agricultura apresenta prioridades no setor
Antonio Cruz/Agência Brasil
O Grupo de Trabalho (GT) da Agricultura do G20 realizou, nesta segunda-feira (19), a primeira reunião do grupo e apresentou documento com as quatro estratégias definidas como prioritárias pelo Brasil para promover a cooperação internacional em questões consideradas essenciais para a agricultura mundial como: segurança alimentar, a agricultura sustentável, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas. O G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, está sob presidência do Brasil até novembro deste ano.

As prioridades do GT, que faz parte da Trilha de Sherpas do G20, são sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em múltiplos aspectos; fortalecimento do comércio internacional como uma ferramenta de segurança alimentar e nutricional e a valorização do papel da agricultura familiar — incluindo camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais, como atores relevantes para, também, promover a segurança alimentar, a conservação dos recursos da biodiversidade e o manejo sustentável dos recursos naturais. Por fim, o quarto ponto trata da inclusão dos pescadores nas cadeias de valor locais e globais, destacando a importância do pescado como uma fonte de proteína para a segurança alimentar e nutricional.

Ao todo, participaram da reunião desta segunda por videoconferência representantes de 30 países e de mais 30 organizações internacionais e nacionais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Até novembro, os países membro do G20 podem comentar e fazer contribuições a este documento.

Na sede do G20, em Brasília, o coordenador do GT da Agricultura e secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, declarou que a sustentabilidade da agricultura pretende evitar a tomada de decisões unilaterais, contra determinada forma prejudicial de produzir alimentos. “Essa é uma demanda global dos países produtores e a gente quer demostrar que a sustentabilidade pode ser feita de várias formas, de acordo com o solo, clima, com a cultura local, mas, claro, sendo de uma forma sustentável.”

Experiência brasileira

Durante a reunião, o Brasil expôs várias práticas e programas que são desenvolvidos e relacionados ao esforço de tornar a produção agrícola nacional mais sustentável. Entre essas políticas públicas, o secretário Roberto Perosa apontou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis, do Mapa, que pode demonstrar a outros países múltiplos caminhos para alcançar a sustentabilidade da agricultura, para, no fim, levar segurança alimentar aos países.

Roberto Perosa citou a meta brasileira de recuperação do solo. “O grande desafio colocado pelo Ministério [da Agricultura e Pecuária], neste ano, é para converter, nos próximos 10 anos, cerca de 40 milhões de hectares de áreas degradadas que passarão a ser agricultáveis. E assim, para que a gente possa incrementá-los aos já 70 milhões [de hectares] de área agricultável que o Brasil tem.”

Florestas

Além da produção agrícola sustentável, agroecologia e produção orgânica, no país, os representantes brasileiros do GT da Agricultura do G20 focaram nas práticas adotadas pelo governo federal para redução do desmatamento, que resultarão na preservação de florestas.

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli Morão, exaltou os resultados da política do país no combate ao desmatamento.

“O Brasil já alcançou uma taxa bastante impressionante de redução do desmatamento na Amazônia nesse primeiro ano de governo. Ou seja, já não tem mais desmatamento visando ao aumento de áreas agricultáveis. A gente conseguiu reverter esse processo”, comemora a secretária-executiva do MDA.

Mudanças climáticas

O grupo de trabalho ainda enfatizou o enfrentamento das mudanças climáticas globais como um dos desafios para vencer a insegurança alimentar e nutricional. O coordenador do GT da Agricultura do G20, Roberto Perosa, sinalizou que o governo brasileiro está atento aos eventos climáticos cada vez mais severos e seus impactos e que tem trabalhado para diminuir os efeitos na produção brasileira. “Estamos finalizando um robusto plano safra, com seguro rural já pensando em como a gente pode estabelecer novas metodologias para garantir a produção nesses locais e acompanhando de perto os efeitos climáticos do El Niño La Niña para que a gente possa mitigar os efeitos na produção brasileira”.

Fernanda Machiaveli Morão reafirma que enfrentamento a mudanças climáticas é questão chave na presidência do Brasil no G20. Ela aponta que os produtores rurais, tanto os de grande porte, quanto os agricultores familiares, estão entre os mais afetados. “São sucessivas perdas de safras que impactam também o orçamento público, na medida que a gente tem políticas de seguro para garantir a produção.”

Especificamente sobre o Brasil, Fernanda Machiaveli Morão descreve que os desafios para garantir a produção dos alimentos passam pela garantia de preços mínimos de alimentos e, ao mesmo tempo, adaptação para que os agricultores possam seguir produzindo de maneira sustentável.

Próximos encontros

O Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 terá o primeiro encontro presencial em 29 e 30 de abril, em Brasília, e será focado em temas tratados no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O próximo encontro, também em Brasília, ocorrerá de 15 a 17 de maio reunirá cientistas de agricultura. A agenda seguinte será nos dias 11 e 12 de julho no Recife (PE), com temas mais relacionados ao Ministério da Pesca e Agricultura (MPA). E em setembro, a reunião presencial em Cuiabá (MT) contará com a presença do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Sherpas

O Grupo de Trabalho (GT) da Agricultura do G20 é um dos 15 da chamada Trilha de Sherpas, nome que homenageia a etnia da região montanhosa do Nepal. São eles que guiam alpinistas de todo o mundo que querem chegar ao topo do Monte Everest. No G20, os sherpas são os líderes de cada país do bloco, que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado. A próxima cúpula ocorrerá sob a presidência brasileira e está agendada para novembro, no Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

É fake news que a Assembleia Legislativa aumentou o ICMS em 2%

Lei nº 6.287/2025 exclui telecomunicações da base de cálculo do FECOEP, corrige distorções legais e reduz o custo de internet e serviços de mídia para a população de Rondônia.
L
CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

Projeto de lei que cria novo marco legal para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foi aprovado na CAE do Senado e visa aumentar a segurança de transações como o Pix.
L

Réveillon Marco Zero é cancelado após reavaliação interna da organização

Produção confirma que o Réveillon Marco Zero não será mais realizado este ano por questões de documentação e regularização; reembolsos já estão disponíveis.
L
Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, defendeu que o site Captura estimulará a população a denunciar e terá como foco principal a captura de líderes de organizações criminosas.
L
Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

O governo federal criou um mecanismo que permite a estatais federais não dependentes em crise apresentarem um plano de reequilíbrio econômico-financeiro, que pode incluir aportes pontuais da União.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

A Emenda Constitucional 137/25 foi promulgada nesta terça-feira, proibindo a cobrança do IPVA para carros de passeio, caminhonetes e ônibus com 20 anos ou mais de fabricação.
L

Momento Empresarial: Marina Wascheck leva a força da gastronomia local à TV

Proprietária da Cabana Hamburgueria ao lado do esposo, Marina também se destaca na realização de eventos e no fortalecimento do cenário gastronômico local.
L
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Com 291 votos a favor, a Câmara dos Deputados aprovou o PL que altera a Lei de Execução Penal e beneficia condenados pelo 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento de quatro processos sobre o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, ouvindo hoje as sustentações orais das partes envolvidas.
L
Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

A Caixa Econômica Federal retoma a contratação de múltiplos financiamentos imobiliários com recursos do SBPE, regra que estava suspensa desde novembro de 2024.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Regulação e transparência avançam em Rondônia com fortalecimento da Agero

Regulação e transparência avançam em Rondônia com fortalecimento da Agero

Estado amplia fiscalização, moderniza processos e reforça segurança nos serviços públicos delegados.
L
Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

O Projeto de Lei Complementar 125/22, que estabelece critérios rigorosos para o devedor sistemático e cria programas de cooperação fiscal, será enviado à sanção presidencial.
L
Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Associações de jornalistas e veículos de comunicação repudiam o cerceamento da imprensa no Plenário, com corte do sinal da TV Câmara e agressões, e cobram apuração de responsabilidades de Hugo Motta.
L
Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Presidente da Câmara, Hugo Motta, reabriu a sessão e classificou a ocupação da cadeira por Glauber Braga como “abuso”, garantindo, no entanto, a apuração de excessos contra a imprensa.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

Decisões controversas no Supremo, disputa eleitoral intensa, investimentos na saúde, avanços e embates sobre a BR-319, absolvição de Daniel Alves, ações do MDB e do PP, emendas municipais e até o caos no transporte aéreo compõem o mosaico turbulento que marca o cenário nacional e rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Dupla armada realiza roubo em farmácia de Rondônia

Dupla armada realiza roubo em farmácia de Rondônia

Dois indivíduos armados invadiram estabelecimento comercial na noite de segunda-feira e levaram celulares de funcionário e cliente, além de dinheiro; Polícia Militar realiza diligências.
12
Centenas de pares de calçados piratas são apreendidos em RO

Centenas de pares de calçados piratas são apreendidos em RO

Juiz havia determinado ouvir as multinacionais sobre a destinação humanitária de 900 pares de calçados falsificados apreendidos pela PRF, mas empresas manifestaram-se pela destruição, alegando riscos à saúde.
10
Esposa ataca marido com facão após descobrir amante

Esposa ataca marido com facão após descobrir amante

A mulher, de 48 anos, foi presa em flagrante em uma propriedade rural após golpear o marido na cabeça com um facão durante discussão motivada por ciúmes e menção a uma suposta amante.
16
Jovem que furtou bicicleta é preso após vítima localizar boca de fumo

Jovem que furtou bicicleta é preso após vítima localizar boca de fumo

A Polícia Militar de Vilhena prendeu o rapaz, que derrubou o portão de uma casa para furtar uma bicicleta infantil, e um comparsa, quando a dupla estava “limpando” outra residência no Jardim Primavera.
12
Homem ameaça tirar a própria vida e mobiliza polícia e bombeiros em RO

Homem ameaça tirar a própria vida e mobiliza polícia e bombeiros em RO

Homem de 41 anos se trancou em banheiro de casa portando uma faca, sendo convencido pelos militares do Corpo de Bombeiros a abrir a porta; familiares relataram que não é a primeira vez que ele faz ameaças.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CAPITAL PECAS E SERVICOS LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental Instalação e Licença Ambiental de Operação
L
Governo de RO entrega Clínica Cardiovascular e Centro Obstétrico revitalizados no Hospital de Base

Governo de RO entrega Clínica Cardiovascular e Centro Obstétrico revitalizados no Hospital de Base

Investimentos superiores a R$ 5,9 milhões ampliam a qualidade do atendimento especializado no maior complexo hospitalar de Rondônia.
L
Prefeitura entrega mil bicicletas a alunos com melhores notas no Avalia Porto Velho

Prefeitura entrega mil bicicletas a alunos com melhores notas no Avalia Porto Velho

Premiação reconhece estudantes do 2º ao 9º ano que se destacaram em matemática e português no programa de avaliação municipal.
L
Colisão entre três veículos mata motociclista na BR-364

Colisão entre três veículos mata motociclista na BR-364

Acidente grave no quilômetro 15 da BR-364, entre Ji-Paraná e Presidente Médici, envolveu a motocicleta pilotada pela vítima, Luiz Pagotto, e dois carros; causas serão investigadas pela PRF.
18
Alunos da rede municipal vivem experiência inédita ao patinar na pista de gelo do Parque da Cidade

Alunos da rede municipal vivem experiência inédita ao patinar na pista de gelo do Parque da Cidade

Cerca de 5 mil crianças do 1º ao 5º ano participam pela primeira vez de atividade especial do Natal em Porto Velho.
L
Homem tenta despejar ex-nora e é preso por invasão de domicílio em RO

Homem tenta despejar ex-nora e é preso por invasão de domicílio em RO

Idoso de 60 anos tentou impedir a entrada da ex-nora em imóvel no Jardim Primavera com um cadeado e se recusou a sair, sendo detido pela Polícia Militar; vítima solicitou nova medida protetiva.
12
Ação policial conjunta mira depósitos ilegais de madeira em RO

Ação policial conjunta mira depósitos ilegais de madeira em RO

Polícias Civis de Rondônia e Mato Grosso cumprem mandados de busca e apreensão na BR-364 contra transporte e armazenamento ilegal de madeira, resultando na apreensão de toras de itaúba e veículos.
10
Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Operação conjunta da Polícia Civil de Rondônia e Mato Grosso resulta na prisão em flagrante do principal suspeito do acidente que vitimou o casal, além da apreensão de veículos e madeira extraída ilegalmente.
14
Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Veículo Honda Pop, com registro de furto/roubo em Chupinguaia, foi recuperado pela Polícia Militar abandonado às margens da BR-364 e encaminhado à UNISP de Vilhena.
12
Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

O condutor do Honda Civic que feriu gravemente duas irmãs em um acidente na cidade foi identificado e prometeu se apresentar à UNISP para prestar seu depoimento sobre os fatos.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.