QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

G20: GT de Agricultura apresenta prioridades no setor

Documento pode ser alterados até novembro, quando haverá cúpula no Rio.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

G20: GT de Agricultura apresenta prioridades no setor
Antonio Cruz/Agência Brasil
O Grupo de Trabalho (GT) da Agricultura do G20 realizou, nesta segunda-feira (19), a primeira reunião do grupo e apresentou documento com as quatro estratégias definidas como prioritárias pelo Brasil para promover a cooperação internacional em questões consideradas essenciais para a agricultura mundial como: segurança alimentar, a agricultura sustentável, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas. O G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, está sob presidência do Brasil até novembro deste ano.

As prioridades do GT, que faz parte da Trilha de Sherpas do G20, são sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em múltiplos aspectos; fortalecimento do comércio internacional como uma ferramenta de segurança alimentar e nutricional e a valorização do papel da agricultura familiar — incluindo camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais, como atores relevantes para, também, promover a segurança alimentar, a conservação dos recursos da biodiversidade e o manejo sustentável dos recursos naturais. Por fim, o quarto ponto trata da inclusão dos pescadores nas cadeias de valor locais e globais, destacando a importância do pescado como uma fonte de proteína para a segurança alimentar e nutricional.

Ao todo, participaram da reunião desta segunda por videoconferência representantes de 30 países e de mais 30 organizações internacionais e nacionais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Até novembro, os países membro do G20 podem comentar e fazer contribuições a este documento.

Na sede do G20, em Brasília, o coordenador do GT da Agricultura e secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, declarou que a sustentabilidade da agricultura pretende evitar a tomada de decisões unilaterais, contra determinada forma prejudicial de produzir alimentos. “Essa é uma demanda global dos países produtores e a gente quer demostrar que a sustentabilidade pode ser feita de várias formas, de acordo com o solo, clima, com a cultura local, mas, claro, sendo de uma forma sustentável.”

Experiência brasileira

Durante a reunião, o Brasil expôs várias práticas e programas que são desenvolvidos e relacionados ao esforço de tornar a produção agrícola nacional mais sustentável. Entre essas políticas públicas, o secretário Roberto Perosa apontou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis, do Mapa, que pode demonstrar a outros países múltiplos caminhos para alcançar a sustentabilidade da agricultura, para, no fim, levar segurança alimentar aos países.

Roberto Perosa citou a meta brasileira de recuperação do solo. “O grande desafio colocado pelo Ministério [da Agricultura e Pecuária], neste ano, é para converter, nos próximos 10 anos, cerca de 40 milhões de hectares de áreas degradadas que passarão a ser agricultáveis. E assim, para que a gente possa incrementá-los aos já 70 milhões [de hectares] de área agricultável que o Brasil tem.”

Florestas

Além da produção agrícola sustentável, agroecologia e produção orgânica, no país, os representantes brasileiros do GT da Agricultura do G20 focaram nas práticas adotadas pelo governo federal para redução do desmatamento, que resultarão na preservação de florestas.

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli Morão, exaltou os resultados da política do país no combate ao desmatamento.

“O Brasil já alcançou uma taxa bastante impressionante de redução do desmatamento na Amazônia nesse primeiro ano de governo. Ou seja, já não tem mais desmatamento visando ao aumento de áreas agricultáveis. A gente conseguiu reverter esse processo”, comemora a secretária-executiva do MDA.

Mudanças climáticas

O grupo de trabalho ainda enfatizou o enfrentamento das mudanças climáticas globais como um dos desafios para vencer a insegurança alimentar e nutricional. O coordenador do GT da Agricultura do G20, Roberto Perosa, sinalizou que o governo brasileiro está atento aos eventos climáticos cada vez mais severos e seus impactos e que tem trabalhado para diminuir os efeitos na produção brasileira. “Estamos finalizando um robusto plano safra, com seguro rural já pensando em como a gente pode estabelecer novas metodologias para garantir a produção nesses locais e acompanhando de perto os efeitos climáticos do El Niño La Niña para que a gente possa mitigar os efeitos na produção brasileira”.

Fernanda Machiaveli Morão reafirma que enfrentamento a mudanças climáticas é questão chave na presidência do Brasil no G20. Ela aponta que os produtores rurais, tanto os de grande porte, quanto os agricultores familiares, estão entre os mais afetados. “São sucessivas perdas de safras que impactam também o orçamento público, na medida que a gente tem políticas de seguro para garantir a produção.”

Especificamente sobre o Brasil, Fernanda Machiaveli Morão descreve que os desafios para garantir a produção dos alimentos passam pela garantia de preços mínimos de alimentos e, ao mesmo tempo, adaptação para que os agricultores possam seguir produzindo de maneira sustentável.

Próximos encontros

O Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 terá o primeiro encontro presencial em 29 e 30 de abril, em Brasília, e será focado em temas tratados no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O próximo encontro, também em Brasília, ocorrerá de 15 a 17 de maio reunirá cientistas de agricultura. A agenda seguinte será nos dias 11 e 12 de julho no Recife (PE), com temas mais relacionados ao Ministério da Pesca e Agricultura (MPA). E em setembro, a reunião presencial em Cuiabá (MT) contará com a presença do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Sherpas

O Grupo de Trabalho (GT) da Agricultura do G20 é um dos 15 da chamada Trilha de Sherpas, nome que homenageia a etnia da região montanhosa do Nepal. São eles que guiam alpinistas de todo o mundo que querem chegar ao topo do Monte Everest. No G20, os sherpas são os líderes de cada país do bloco, que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado. A próxima cúpula ocorrerá sob a presidência brasileira e está agendada para novembro, no Rio de Janeiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Programa Pão Nosso já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho

Programa Pão Nosso já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho

Iniciativa do governo de Rondônia fortalece a segurança alimentar e já recebeu investimento superior a R$ 700 mil desde dezembro.
L
Clínica Animal terá horários especiais durante o Carnaval em Porto Velho

Clínica Animal terá horários especiais durante o Carnaval em Porto Velho

Prefeitura divulga funcionamento da unidade para orientar tutores e evitar deslocamentos desnecessários durante o feriado.
L
Mutirão garante manutenção planejada nos cemitérios municipais de Porto Velho

Mutirão garante manutenção planejada nos cemitérios municipais de Porto Velho

Ação da Seinfra prevê três limpezas completas por ano em todos os cemitérios, reforçando organização, conservação e respeito aos espaços públicos.
L
Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Chuvas contínuas por várias horas elevam o risco de alagamentos e vêm acompanhadas de descargas elétricas na capital.
L
Coluna Espaço Aberto – A vida é única e um segundo basta para mudar tudo

Coluna Espaço Aberto – A vida é única e um segundo basta para mudar tudo

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Dona Chica celebra 20 anos do Bloco Até Que a Noite Vire Dia

A convidada do programa é Dona Chica, figura emblemática do bloco, que representa não apenas a memória viva da agremiação.
L
Nova lei de licenciamento ambiental entra em vigor e enfrenta questionamentos no STF

Nova lei de licenciamento ambiental entra em vigor e enfrenta questionamentos no STF

Lei Geral do Licenciamento Ambiental (15.190/2025) começa a valer e enfrenta três Ações Diretas de Inconstitucionalidade que questionam flexibilizações e riscos a direitos indígenas e ambientais
L

Momento Empresarial: Jayme Silva apresenta a evolução da We Care Saúde Integrada

A partir dessa reflexão surgiu a We Care, expressão que traduz o conceito “nós cuidamos, nós nos importamos”
L
Três Poderes lançam pacto nacional para combater feminicídio

Três Poderes lançam pacto nacional para combater feminicídio

Governo, Congresso e Judiciário se unem para acelerar proteção a mulheres, responsabilizar agressores e enfrentar violência estrutural no Brasil.
L
SUS passa a oferecer vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

SUS passa a oferecer vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

Sistema Único de Saúde disponibiliza nirsevimabe para prematuros e crianças com comorbidades, aumentando proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Indicação do presidente da ALE-RO pede providências imediatas para garantir segurança sanitária e melhores condições de atendimento em setores críticos da unidade.
L
Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Indicação apresentada ao DER pede infraestrutura na Rodovia do Café para reduzir riscos e garantir mais segurança a ciclistas que utilizam diariamente o trecho da RO-486.
L
Bagattoli cobra tramitação imediata da PEC da Transposição na Câmara

Bagattoli cobra tramitação imediata da PEC da Transposição na Câmara

Senador pediu despacho da PEC 47/2023 à CCJ e instalação de comissão especial para acelerar votação no plenário e beneficiar servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L
Senado aprova MP do Gás do Povo e benefício vai a sanção

Senado aprova MP do Gás do Povo e benefício vai a sanção

Programa prevê recarga gratuita de botijão de gás para 15 milhões de famílias de baixa renda em todo o país.
L
MPRO recomenda ao DER mais controle no uso de maquinário estadual

MPRO recomenda ao DER mais controle no uso de maquinário estadual

O Ministério Público de Rondônia orientou o DER a adotar regras mais rígidas para evitar uso irregular de equipamentos em áreas municipais, garantindo transparência e segurança jurídica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Condutor bateu em carro estacionado em via urbana, sofreu ferimentos no rosto e no braço e foi socorrido pelos bombeiros para o hospital municipal.
16
Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
12
Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcha em Caracas cobra libertação de Nicolás Maduro

Marcha em Caracas cobra libertação de Nicolás Maduro

Milhares de apoiadores do chavismo foram às ruas da capital venezuelana para pedir a libertação do ex-presidente Nicolás Maduro e de Cilia Flores, um mês após a captura do casal por forças dos Estados Unidos.
L
Sema regulamenta publicação de licenças ambientais em Porto Velho

Sema regulamenta publicação de licenças ambientais em Porto Velho

Normas definem prazos, critérios de transparência e validade dos processos de licenciamento ambiental no município, com exigência de aviso público em até dez dias úteis.
L
Porto Velho entrega kits escolares completos a alunos da rede municipal

Porto Velho entrega kits escolares completos a alunos da rede municipal

Distribuição gratuita inclui materiais didáticos, mochila, tênis e uniforme, garantindo igualdade de condições para estudantes da zona urbana e rural.
L

Requerimento de Outorga: MARIO JOSE MILANI E SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Bicicleta elétrica de cozinheira é danificada e furtada em RO

Bicicleta elétrica de cozinheira é danificada e furtada em RO

Veículo havia sido comprado há quatro meses para deslocamento ao trabalho; após barulho durante a madrugada, dona encontrou apenas peças espalhadas e registrou pedido de ajuda.
10
Foragido preso em Jaru é acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Vilhena

Foragido preso em Jaru é acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Vilhena

Homem capturado em ação conjunta das polícias é apontado como participante de ataque a facadas durante festa, que matou um jovem e deixou outro ferido no bairro Ipê.
14
Polícia impede execução ao vivo e salva homem mantido em cativeiro

Polícia impede execução ao vivo e salva homem mantido em cativeiro

Ação da Polícia Militar interrompeu um tribunal do crime em Campos de Júlio e resgatou vítima que seria decapitada durante chamada de vídeo pelo WhatsApp.
16
Manutenção de pneus ganha relevância com a retomada das atividades escolares

Manutenção de pneus ganha relevância com a retomada das atividades escolares

Consultor da Pirelli orienta motoristas sobre práticas preventivas no transporte diário de alunos
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra índice alarmante de desaparecimentos e casos seguem sem solução

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra índice alarmante de desaparecimentos e casos seguem sem solução

O desaparecimento de pessoas em Rondônia segue sendo um problema grave e recorrente. Nesta semana, mais uma criança sumiu em Porto Velho e, infelizmente, foi encontrada sem vida, em um caso de afogamento que reacendeu o alerta sobre a frequência com que moradores desaparecem no estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.