SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

OAB Rondônia completa 50 anos de criação no domingo, 18 de fevereiro

Seccional completa meio século atuando em prol dos direitos dos profissionais da advocacia e da população rondoniense.

Por Imprensa OAB-RO - 20

Publicado em 

OAB Rondônia completa 50 anos de criação no domingo, 18 de fevereiro

No dia 18 de fevereiro de 1974, nascia a Ordem dos Advogados do Brasil no Território Federal de Rondônia, a primeira do Brasil que surgiria antes mesmo da criação do estado. A data marcaria oficialmente a estruturação da atividade dos profissionais da advocacia no Território, mas este trabalho já havia começado muito antes. 

De acordo com o jornal Rio Madeira, que era editado na cidade de Manicoré (AM), ainda no século XIX já haviam registros de atividade jurídica na região, que atualmente é o estado de Rondônia. Na edição de 17 de dezembro de 1881, serviços de advocacia eram oferecidos por Isaac Weyne de Barros Castro.

Porém, o início da estruturação da Ordem aconteceria em 1972, no dia 15 de outubro, em uma reunião preparatória para a criação da seccional rondoniense. Nesse encontro, foi criada a comissão provisória de estruturação, formada por Fouad Darwich Zacharias, Odacir Soares Rodrigues e José Mário Alves da Silva. 

O ano de 1974 trouxe consigo um aumento no número de advogados em Porto Velho e Guajará-Mirim, nascendo oficialmente a OAB Seccional Rondônia. Eram 23 profissionais, dentro deles estavam os escolhidos para formar a primeira diretoria: Fouad Zacharias se tornou presidente; José Mário Alves da Silva foi escolhido como vice; Odacir Soares Rodrigues atuava como primeiro secretário; Francisco Geraldo Balbi Filho como segundo secretário e Pedro Origa Neto como tesoureiro.

História viva destes 50 anos da OAB, Francisco Arquilau de Paula é o número 01 da Ordem rondoniense. Foi o segundo a presidir a Ordem, é o mais antigo profissional ainda em atividade. Presente na solenidade de abertura das comemorações do jubileu de ouro, ele destacou a coragem dos pioneiros para a criação da instituição.

“Mas depois de muita conversa, o Conselho Federal acertou na veia ao criar o Conselho Seccional aqui em Rondônia. Era insuportável o crescimento local e o grande número de advogados. Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal eram pequenas vilas, mas que foram crescendo. E a violência aqui era terrível. Por isso, que nós temos dito, que a Ordem surgiu antes do estado de Rondônia. A Ordem trabalhou pela criação do estado”, afirma Arquilau de Paula.

Já o membro honorário vitalício Miguel Roumiê, mais um dos fundadores, foi presidente da Ordem e importante no processo de criação do estado. Paraense de nascimento, ele chegou ao Território na década de 1960, acompanhando então o ciclo de exploração da cassiterita. Com ele então vieram as empresas, os trabalhadores e as primeiras causas trabalhistas. Foi onde tudo começou. “Era recém formado quando estive na fundação da Ordem em Rondônia. Presenciei reuniões, fui o advogado de número 15 e posso afirmar que essa criação chamou atenção de todo país. Temos uma seccional com 50 anos em uma Ordem dos Advogados do Brasil com 92 anos ao todo. Por isso sempre vou afirmar: muito além de ser importante para colaborar com os profissionais, a OABRO foi importante na criação de Rondônia”, resumiu o ex-presidente Roumiê.

Sua passagem pela Ordem, como presidente, foi curta. Em meio a criação do estado, logo o advogado seria convidado à ser presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), o primeiro deles, pelo então governador Jorge Teixeira. Nelson de Oliveira, então vice-presidente, assumiria a presidência da Ordem até o ano de 1985.

LÍDERES DA ADVOCACIA RONDONIENSE

Nesses 50 anos, a Seccional foi presidida por 14 advogados, sendo o atual, Márcio Melo Nogueira. No início das atividades, a gestão era biênio, com o passar do tempo, foi alterada para triênio. Confira todos os presidentes que a Ordem já teve.

Fouad Darwich Zacharias 1974 a 1975 / 1975 a 1977 / 1977 a 1979

Francisco Arquilau de Paula – 1979 – 1981

Pedro Origa Neto – 1981 a 1983

Miguel Roumiê – 01.02.1983 a 1.04.1983

Nelson Santos de Oliveira – 1983 a 1985

Heitor Magalhães Lopes – 1985 a 1987 / 1987 a 1989 / 1989 a 1991

Pedro Origa Neto – 1991 a 1993

Odair Martini – 1993 a 1995

Hiram Souza Marques – 1995 a 2003

Orestes Muniz Filho – 2004 a 2006

Hélio Vieira da Costa – 2007 a 2009 / 2010 a  2012

Andrey Cavalcante de Carvalho – 2013 a 2015 / 2016 a 2018

Elton José Assis – 2019 a 2021

Márcio Melo Nogueira – 2022 – continua

Experiente e atuante, Orestes ressalta como foi importante a criação da OAB em Rondônia e foi um período de destaque para a Ordem em todo o país. “Os advogados pioneiros no nosso estado tiveram uma visão além do que se podia imaginar ao idealizar a criação da seccional Rondônia. No contexto em que foi criada, o objetivo não era só defender as prerrogativas dos profissionais, mas sim garantir também os direitos dos imigrantes, que vinham ao antigo território em busca de melhores condições de vida e, posteriormente se tornariam cidadãos rondonienses”, ressalta o ex-presidente.

Neste mesmo período foram criadas 18 subseções, sendo elas em: Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado Do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

O advogado Elton Assis foi presidente da Ordem de 2019 a 2021. Falando sobre criação, ele reforça como a criação também foi uma forma de defender direitos garantidos pela Constituição Federal. “A entidade foi uma defensora intransigente da nossa Constituição. Essa entidade se consolidou como de importante papel, dentro deste contexto, tanto para criação de Rondônia como estado, como da defesa da advocacia e da sua perceptível evolução. Éramos em 23 e hoje nos tornamos 12 mil profissionais empenhados não só nas práticas jurídicas, mas imensamente aplicados em questões sociais”.

A presidência da OABRO é comandada atualmente por Márcio Melo Nogueira, advogado e que, por duas vezes, já atuou como secretário-geral da Ordem dos Advogados no estado, além de ter presidido a Comissão de Defesa de Prerrogativas.

“É impossível pensar no estado de Rondônia sem falar no protagonismo da OAB neste processo de criação, pois surgimos antes mesmo do estado, em 1974, há 50 anos. Eram 23 advogados corajosos, 22 homens e uma mulher, que conseguiram convencer o Conselho Federal de que aqui vivia gente que merecia essa atenção da entidade que, na época, já era tão importante nacionalmente. Foi a primeira OAB instalada em um território federal, criando então um papel fundamental no que seria a criação de Rondônia, assim como em todos os momentos de formação do nosso estado. Com isso, as lutas históricas a favor da cidadania também tiveram a Ordem como protagonista”, revela o atual presidente.

Com mais de 40 anos de profissão, a vice-presidente Vera Lúcia Paixão é uma pioneira do estado de Rondônia, tendo ocupado vários cargos de destaque tanto na advocacia, quanto em instituições públicas. “Hoje celebramos não apenas o aniversário da Ordem, mas também a coragem e a visão dos pioneiros que a fundaram. Somos gratos por seu legado e comprometidos em continuar sua missão. A OABRO é mais do que uma instituição para a advocacia; é uma força motriz na criação do nosso amado estado de Rondônia. A influência e importância Ordem transcendem fronteiras e marcam a história de todas as pessoas que vivem em Rondônia”, afirma.

Na última sexta-feira (16), a OAB ultrapassou a marca dos 14 mil advogados inscritos na seccional. Para Aline Silva, atual secretária-geral, o número revela o quanto a Ordem em Rondônia está forte. “É com grande alegria que compartilhamos essa conquista. Os 50 anos da nossa Ordem são marcados por um compromisso incessante com a justiça, ética e excelência na advocacia. Essa marca de 14 mil advogados inscritos é um reflexo do comprometimento e dedicação da nossa advocacia”, diz.

Para Marcos Donizetti Zani, diretor-tesoureiro, “desde os primeiros passos até os dias de hoje, testemunhamos o crescimento e a evolução da nossa Ordem. A marca de 14 mil advogados inscritos na seccional é um testemunho do compromisso e da força da nossa advocacia.”

ABRAÇANDO A SOCIEDADE

A Ordem se tornou um dos meios de proteção encontrados pela população rondoniense. A prova disso vem por meio da ouvidoria, que conta com a participação direta do cidadão. Em 2023, o canal de atendimento instaurou 120 processos de atendimentos, grande parte proveniente de demanda da população.

Conforme Larissa Rodrigues, ouvidora geral da OAB-RO, “as ouvidorias são necessárias e fundamentais para que advogados e advogadas possam exercer seu direito de reclamar e reivindicar perante a OAB, mas também é um canal direto com a sociedade. A Ordem dos Advogados em Rondônia também foi a primeira seccional a implantar a Ouvidoria da Mulher, que tem como objetivo analisar os casos de denúncia, maus-tratos ou qualquer violação aos direitos das mulheres.

São mais de 80 comissões instaladas para defesa do cidadão e como uma das ações mais atuais,  pode ser destacada a realizada através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que promoveu no dia 3 de fevereiro uma ação social para promover a inclusão educacional. Com apoio da Defensoria Pública, o objetivo é oferecer orientação jurídica e assistência para famílias de alunos com deficiência para o ato da matrícula escolar, tanto na rede pública quanto privada. O evento acontece na sede da OAB-RO.

A Ordem dos Advogados em Rondônia está presente em 18 cidades, historicamente colaborando com profissionais e sendo meio e voz para a população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Evento reúne serviços de cidadania, saúde, assistência social, lazer e marca o encerramento do ano esportivo da Semtel.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Plataforma Centralizada de Autoexclusão permite que o cidadão bloqueie simultaneamente contas em todas as operadoras de apostas autorizadas, além de oferecer informações sobre saúde mental e prevenção de danos.
L
Lula envia projeto que cria política de proteção a defensores de direitos humanos

Lula envia projeto que cria política de proteção a defensores de direitos humanos

Proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviada ao Congresso, visa estabelecer um marco normativo para garantir atuação segura de defensores de direitos humanos no Brasil, país com alta taxa de assassinatos dessa categoria.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.