TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

A falta de segurança no Brasil tomou contornos insustentáveis, por Cardoso

E a escalada criminal não ocorre somente no meio social, mas também na esfera política   

Por Júlio César Cardoso - 35

Publicado em 

A falta de segurança no Brasil tomou contornos insustentáveis
Foto - Grupo Regional Segurança

Na madrugada de segunda-feira, 5, os médicos Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida foram assassinados em um quiosque na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Um quarto médico, que estava com o grupo, foi baleado, mas conseguiu se salvar. 

Pois bem, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), irmã de um dos médicos assassinados, disse que fará tudo que estiver ao seu alcance para essa situação não se perpetuar em nosso país. Com efeito, muita coisa precisa ser feita para frear a escalada criminal no Brasil. E a escalada criminal não ocorre somente no meio social, mas também na esfera política  

O RJ, há muito tempo, está sob o comando das organizações criminosas, que transformaram a bela e outrora romântica cidade maravilhosa em ambiente hostil de insegurança total e franqueada aos criminosos. Mas os governos e políticos cariocas pouca importância dão ou deram ao problema, preferindo se envolver com a prática de politicagem deletéria.  

Na Bahia, como de resto no país, as legiões criminosas de traficantes e congêneres perderam o medo e cometem todo o tipo de barbaridades.  

A segurança pública é um dos principais problemas do Brasil, e os políticos e governos não têm levado a sério essa questão. De acordo com um estudo recente, a violência custa ao Brasil mais de 4% do PIB. A falta de segurança pública afeta diretamente o direito de ir e vir dos cidadãos, além de prejudicar a sociedade e as empresas. Infelizmente, a segurança pública não foi uma prioridade nos programas de governo dos candidatos à presidência da República nas últimas eleições.  

O PT, por exemplo, passou mais de treze anos no poder e nada fez na área de segurança. Vamos ver se agora, com o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), o país possa reduzir a escalada criminal.  

A situação do país onde a criminalidade torpe e vil recrudesce não pode ser considerada como um fato isolado. O país enfrenta um momento difícil na área de segurança social, onde pessoas inocentes estão sendo mortas com brutalidade, como se fossem insetos sendo pisados no chão. A banalização criminal tomou proporção alarmante diante de uma tendência judicial leniente e complacente com alguns criminosos cruéis. Não se tem mais respeito com a vida humana.  

O cometimento da rudeza criminal não pode ser somente associado a questões de natureza social e cultural. Senão, a maioria do povo brasileiro seria criminosa. Mas a leniência de nossas leis penais de permitir, em muitos casos, a prisão e logo a liberdade, inclusive concedendo o direito de visitas íntimas, faz com que o criminoso, também, não tenha medo de ser preso.  

Chegamos a um ponto que temos de ter remédios amargos para enfrentar a barbaridade criminal reinante no Brasil. A legião de opositores à implantação da pena de morte e prisão perpétua é muito forte, principalmente por parte de segmentos defensores dos direitos humanos (dos bandidos).  

As regras constitucionais não são estáticas e podem ser alteradas para refletir as necessidades e desejos da sociedade diante das agressões sofridas. Ademais, as chamadas cláusulas pétreas, argumentadas para impedir qualquer mudança, são ficções jurídicas que não podem se perpetuar no tempo e servir de pretexto a empedernidos juristas hipócritas ou defensores dos direitos humanos.  

Considerar a pena capital e perpétua como ato medieval é um conceito puramente subjetivo de quem se solidariza com a criminalidade e não deseja ver criminosos cruéis afastados do meio social.  

Temos plena consciência de que a pena de morte e prisão perpétua não vai reduzir ou extinguir a criminalidade, mas, seguramente, impedirá que elementos que praticam homicídios dolosos contra a vida, de forma torpe ou fútil, voltem a praticar os mesmos delitos.  

Nada justifica que um criminoso cruel tire a vida de um inocente por motivo torpe ou fútil e tenha o direito de continuar a viver, enquanto a vítima perdeu esse direito. No mínimo, o homicida poderá viver, mas em prisão perpétua e trabalhando internamente para custear as suas despesas.  

Assim, por que não é dado ao cidadão o direito democrático de se manifestar, por meio de consulta popular (plebiscito ou referendo), acerca da implantação ou não da pena de morte e prisão perpétua?  

Não podemos ficar sujeitos aos caprichos dominadores das decisões de políticos e juristas que não representam o pensamento da maioria do povo brasileiro.   

Júlio César Cardoso 

Servidor federal aposentado 

Balneário Camboriú-SC

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) alerta para chuvas intensas no trecho Norte e Noroeste, alcançando até a metade da Ponta da Abunã, com previsão de persistência até quarta-feira.
L
Justiça concede nova liminar contra regras do vale-alimentação

Justiça concede nova liminar contra regras do vale-alimentação

A decisão suspende a fiscalização e sanções sobre a operadora Pluxee, somando-se a vitórias judiciais anteriores obtidas por outras gigantes do setor de benefícios.
L
Governo Federal cria grupo de trabalho para integrar políticas na Maré

Governo Federal cria grupo de trabalho para integrar políticas na Maré

O projeto técnico anunciado no Rio de Janeiro pretende servir como modelo de gestão para outras comunidades brasileiras através de investimentos em infraestrutura e cidadania.
L

Bora Ali: Turismo em Rondônia, Sebrae destaca Amazônia e experiências

Em entrevista ao Bora Ali, Tatiana Sadeck, do Sebrae Rondônia, aponta a Floresta Amazônica como eixo do turismo, com pesca, aves e Baixo Madeira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L
Boulos prevê aprovação do fim da escala 6x1 ainda neste semestre

Boulos prevê aprovação do fim da escala 6×1 ainda neste semestre

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo federal trabalha pela redução da jornada de trabalho para garantir mais tempo de lazer e descanso às famílias.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L

Giro News: Izabel Menezes fala sobre acesso à saúde em Porto Velho

O agendamento pode ser feito de forma simples, presencialmente ou pelo WhatsApp, com uma equipe preparada para orientar e encontrar o melhor horário para cada paciente
L
Faculdade abre inscrições para bolsas integrais de ensino superior em Porto Velho

Faculdade abre inscrições para bolsas integrais de ensino superior em Porto Velho

Programa Faculdade da Prefeitura custeia mensalidades em cursos como Medicina e Direito; candidatos podem se inscrever até 1º de fevereiro com notas do Enem
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou a liberdade de Antonio Carlos Antunes, suspeito de operar esquema de descontos indevidos contra aposentados do INSS.
L
Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Vice-presidente da AROM destaca vitória histórica do municipalismo e impacto direto nas finanças dos municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigados alegaram falta de acesso aos autos do inquérito que apura irregularidades financeiras de 17 bilhões de reais envolvendo o BRB.
L
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher cumpriram mandado de prisão preventiva no distrito de Nova Dimensão contra investigado reincidente.
16
Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Após a análise do corpo o falecimento ocorreu por causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026F8629XHS
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026W52SD189
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

A decisão liminar atende a um pedido do diretório estadual do PSOL e baseia-se no entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal sobre a validade das ações afirmativas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.