SEGUNDA-FEIRA, 15/12/2025

Em destaque

Sistema que une drone e sensor evita emissão de carbono e desmatamento

Equipamento está sendo usado em projeto no interior do Pará.

Publicado em 

Por Alana Gandra 

Um drone com sensor remoto Lidar (do inglês Light Detection and Ranging), que usa tecnologia óptica de detecção remota, para o mapeamento tridimensional das florestas começou a operar no Projeto Cauaxi de conservação, na Amazônia. O Cauaxi está sendo desenvolvido na macrorregião de Paragominas, interior do Pará.


Imagem Divulgação

Trata-se de um tipo de projeto que envolve emissão de gás carbônico (CO²) evitada e é aplicado pela climate tech brCarbon. Esta é uma startup (empresa nascente) que promove soluções climáticas naturais com recursos financeiros do mercado de carbono para mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais. A brCarbon já usava o equipamento em uma etapa de testes e agora incorporou a tecnologia aos trabalhos de rotina.

“É uma floresta que, potencialmente, seria desmatada e, aí, vem o projeto de carbono para evitar que seja desmatada. O projeto dá recursos para o fazendeiro deixar a floresta em pé, em vez de desmatar”, disse à Agência Brasil o diretor Redd+ (reduções de emissões de gases de efeito estufa e aumento de estoques de carbono florestal) da brCarbon, Danilo Almeida.

Uma das frentes de trabalho da startup nacional é a geração de créditos de carbono para produtores rurais por meio da conservação de áreas florestais dentro de suas propriedades. Além do ganho ambiental e de benefícios climáticos, a manutenção da floresta em pé do excedente da reserva obrigatória por lei é transformada em resultado financeiro para os proprietários.

As áreas em Paragominas totalizam 57 mil hectares, ou o equivalente a 57 mil campos de futebol, e fazem parte de um projeto de carbono do tipo AUD (avoiding unplanned deforestation), cujo objetivo é evitar a emissão de carbono que ocorre com o desmatamento não planejado, ou o desmatamento ilegal, que pode ocorrer devido à pressão no entorno de uma área. Os dirigentes da brCarbon acreditam que este será, provavelmente, o primeiro trabalho com uso dessa tecnologia em projetos de conservação na Amazônia brasileira certificado pela Verra, principal plataforma global de registro de crédito de carbono.

Características

Uma das características principais dos projetos de carbono da brCarbon é mensurar o estoque de carbono existente na floresta, a biodiversidade e o aspecto social, com cientistas que vão às comunidades situadas no entorno. “Nessa parte de mensuração do carbono, é feito um inventário em campo. Vão pessoas para a região, mensuram as árvores, seu diâmetro e altura e estimam o carbono. Depois, utiliza-se o Lidar para conseguir construir um modelo estatístico e extrapolar essa informação que se tem do campo, de mensuração da biomassa, e fazer um mapa de biomassa de toda a área que é sobrevoada por drone”, explicou Almeida.

Com isso, os pontos amostrais de pequenas área feitos em campo por pessoas conseguem ser multiplicados em milhares de hectares. “E conseguimos ter um mapa de biomassa com alta acurácia dessas estimativas”, disse Almeida.

Segundo Almeida, todo o mérito do trabalho cabe ao sensor Lidar, e não ao drone, “que só carrega o sensor. Só voa. O que realmente mensura as árvores, faz o escaneamento da floresta, é o sensor. Ele consegue capturar a altura da vegetação, consegue capturar o solo que está abaixo da floresta, o sub-bosque da vegetação. E, com esse modelo tridimensional da vegetação, conseguimos estimar, com alta acurácia, a biomassa ou os estoques de carbono que estão na floresta.”

Em outras palavras, o sistema drone/Lidar faz o georreferenciamento, a medição de altura das árvores, as estimativas de carbono acima do solo e a identificação e a quantificação de clareiras.

Danilo Almeida informou que este equipamento será aplicado em todos os projetos da startup no Brasil. “Não só dentro dos projetos de Redd, de emissão de carbono evitada, mas também nos projetos de restauração, que fazem o sequestro do carbono da atmosfera, por meio do reflorestamento de florestas nativas”. Estão nesse campo projetos no Cerrado e na Mata Atlântica. A ideia é também levar o sensor Lidar para outros projetos envolvendo restauração, localizados nos estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso, “porque aumenta muito a acurácia e reduz também o esforço de campo”.

Vantagem

Com um modelo estatístico que relaciona as imagens do sensor Lidar com a biomassa, dali para a frente, não é preciso ir mais para campo com muitas pessoas, disse o diretor da brCarbon. “Normalmente, trabalhamos com equipes de duas pessoas que vão para campo fazer voar o drone”. O drone faz voos de 20 minutos e, em cada sobrevoo, coleta de 50 hectares a 60 hectares. A brCarbon consegue fazer até oito voos diários com o drone, o que significa coletar 400 hectares por dia. Em um inventário convencional, de pessoas indo para campo, consegue-se cobrir um hectare por dia. A tecnologia aplicada pela brCarbon será levada para outros estados ainda neste ano.

Danilo Almeida informou que o Lidar aerotransportado já é amplamente usado na Europa, nos Estados Unidos e em algumas iniciativas no Brasil para diversas aplicações florestais, como mapeamento de clareiras, quantificação de danos causados por incêndios florestais, estudos e pesquisas ecológicas. Agora, o mapeamento com o sistema drone-sensor remoto também está inovando o trabalho de conservação das florestas brasileiras. As imagens de altíssima resolução obtidas com drone permitem identificar algumas espécies da Amazônia brasileira, como castanheiras e palmeiras, além de possibilitar o mapeamento e localização de espécies para as etapas que antecedem o manejo florestal sustentável.

A brCarbon dispõe de um banco de dados com castanheiras e copaíbas, duas espécies importantes na relação de produtos florestais não madeireiros que constituem fonte de renda alternativa para as comunidades que diretamente se beneficiam dos projetos. O analista em mensuração florestal da brCarbon Silvio Gomes informou à Agência Brasil que a empresa reúne um extenso e robusto volume de informações em seu banco de dados, relativo aos mapeamentos efetuados. Ao longo dos próximos anos, a meta é validar a tecnologia e implementar nos projetos da startup frente à plataforma internacional Verra.

Parcerias

Almeida acrescentou que o banco de dados que vem sendo formado tem parcerias com instituições de pesquisa como o Laboratório de Silvicultura Tropical da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), que também usa o sistema drone/Lidar para mapeamento de florestas na Mata Atlântica e no Cerrado. “A ideia das parcerias é unir o banco de dados que temos dentro da brCarbon com banco de dados de outros pesquisadores e, aí, fazer publicações científicas para o desenvolvimento de modelos e o aperfeiçoamento dessas estimativas de carbono para o público em geral e a comunidade científica como um todo”, concluiu Almeida.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia entrega equipamentos e anuncia novos investimentos em Colorado do Oeste

Governo de Rondônia entrega equipamentos e anuncia novos investimentos em Colorado do Oeste

Ações contemplam educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento municipal.
L
Horóscopo de Segunda-Feira, 15/12/2025 aponta foco, introspecção e impulso para o novo ciclo

Horóscopo de Segunda-Feira, 15/12/2025 aponta foco, introspecção e impulso para o novo ciclo

O horóscopo desta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, indica um dia marcado por clareza emocional, reflexão e energia prática, com orientações para decisões conscientes em amor, trabalho e relações entre os signos.
L

RondônCAP realiza mais um sorteio Especial de Dezembro com quinto prêmio de R$ 120 mil

Edição especial realizada no domingo, dia 14, distribuiu quatro prêmios de R$ 5 mil, 40 Giros da Sorte de 500 reais e reforçou o apoio às APAEs em Rondônia.
L

Porto Velho: Na madrugada, bandidos invadem loja e furtam cerca de 300 camisas na Avenida Calama

Criminosos encapuzados quebraram a porta de blindex e levaram principalmente peças da marca Salo; Polícia Civil investiga o caso.
10

Rondônia: a semana deve começar com chuvas de nível 3, um fenômeno incomum acompanhado de tempestades intensas

Chuvas intensas atingirão principalmente as regiões Norte, Noroeste e Sudoeste de Porto Velho, com reflexos na capital. Imagens do satélite GOES 19 indicam a ocorrência de descargas elétricas associadas a essas precipitações.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Banco do Brasil oferece microcrédito a famílias do CadÚnico

Banco do Brasil oferece microcrédito a famílias do CadÚnico

Aderindo ao Programa Acredita no Primeiro Passo, o Banco do Brasil (BB) disponibiliza o microcrédito produtivo orientado para famílias inscritas no CadÚnico, visando o empreendedorismo e inclusão produtiva.
L

JP Alves é eliminado do Rondônia Reality Show com 72,8% dos votos

Reality segue movimentando o público, que também eliminou Aron Pierre no paredão anterior, realizado no dia 12, em uma das votações mais expressivas da temporada.
L

Nota de pesar: Ronaldo Gomes Oliveira Júnior

Ronaldo Gomes Oliveira Júnior, o Juninho (Coreano), morreu aos 38 anos e deixa familiares e amigos enlutados. Despedida ocorre na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L
Motta volta atrás e mantém escolta de segurança para deputada do PSOL

Motta volta atrás e mantém escolta de segurança para deputada do PSOL

Talíria Petrone seguirá acompanhada por agentes após presidente da Câmara reconsiderar decisão.
L
Moraes autoriza perícia médica em Bolsonaro e intima advogados

Moraes autoriza perícia médica em Bolsonaro e intima advogados

Exames serão realizados pela Polícia Federal com uso de ultrassom portátil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves cobra do governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Edevaldo Neves cobra do governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Parlamentar aponta aumento expressivo da violência em diversas regiões do estado.
L
Coluna Espaço Aberto – Quando a emergência vira negócio: a denúncia do MPRO e a Operação Polígrafo

Coluna Espaço Aberto – Quando a emergência vira negócio: a denúncia do MPRO e a Operação Polígrafo

Ministério Público acusa esquema criminoso durante a pandemia e aponta prejuízo superior a R$ 2,2 milhões aos cofres públicos.
L
Deputado Edevaldo Neves cobra do Governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Deputado Edevaldo Neves cobra do Governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Parlamentar pede informações detalhadas e medidas imediatas para reforçar a segurança pública no estado.
L
PL Mulher Rondônia realiza encontro em Vilhena e mobiliza lideranças femininas do Cone Sul 

PL Mulher Rondônia realiza encontro em Vilhena e mobiliza lideranças femininas do Cone Sul 

Evento encerra o ano com diálogo político, fortalecimento da direita e incentivo à participação feminina na vida pública. 
L
“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Moto app fratura a perna em acidente na Avenida Jorge Teixeira

Moto app fratura a perna em acidente na Avenida Jorge Teixeira

Motociclista que trabalha por aplicativo sofreu uma grave fratura na perna direita após colisão na Avenida Jorge Teixeira, quando um carro realizou manobra de retorno em Porto Velho.
14
Colisão grave deixa três feridos na Pinheiro Machado

VÍDEO: Colisão grave deixa três feridos na Pinheiro Machado

O casal e a criança, que estavam em uma motocicleta, sofreram o grave acidente Pinheiro Machado após o piloto invadir a preferencial no cruzamento com a Rua Venezuela, em Porto Velho.
16
Mulher é atacada a pauladas pelo ex-marido na zona leste de Porto Velho 

Mulher é atacada a pauladas pelo ex-marido na zona leste de Porto Velho 

Vítima sofreu ferimento grave na cabeça e foi socorrida para a UPA Leste; agressor fugiu. 
16

Guarnição do 1º BPM prende foragido da Justiça na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames de praxe e, em seguida, conduzido ao Presídio Urso Branco, onde permaneceu à disposição do Poder Judiciário.
10
Força Tática apreende drogas, armas e moto roubada durante operação em Alto Paraíso

Força Tática apreende drogas, armas e moto roubada durante operação em Alto Paraíso

Ação policial desarticula ponto de tráfico na Vila Nova União e conduz suspeito à UNISP de Ariquemes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 4

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 4

Valor médio do benefício alcança R$ 691,37 com os adicionais, sendo pago nesta segunda-feira a famílias inscritas no programa com o Número de Inscrição Social final 4.
L
José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

Explorando o medo dos eleitores sobre o aumento da criminalidade e migração, José Antonio Kast venceu o segundo turno com 58,30% dos votos, marcando a mais acentuada guinada à direita do Chile desde 1990.
L
Famílias com NIS final 4 recebem Auxílio Gás nesta segunda-feira

Famílias com NIS final 4 recebem Auxílio Gás nesta segunda-feira

O calendário de dezembro do Auxílio Gás segue nesta segunda-feira com o pagamento de R$ 110 para beneficiários com NIS final 4, contemplando cerca de 4,4 milhões de famílias inscritas no CadÚnico.
L
Diretor Rob Reiner e Michele Singer são encontrados mortos em Los Angeles

Diretor Rob Reiner e Michele Singer são encontrados mortos em Los Angeles

O renomado diretor Rob Reiner e sua esposa, Michele Singer, foram vítimas de um possível duplo homicídio, após seus corpos serem encontrados com ferimentos de faca na Califórnia.
L
Aliados da Venezuela apoiam Maduro em meio à tensão com os EUA

Aliados da Venezuela apoiam Maduro em meio à tensão com os EUA

O apoio ao governo de Nicolás Maduro foi reforçado durante a cúpula da Alba, enquanto países aliados condenaram a recente apreensão de um navio petroleiro pelos Estados Unidos, aumentando a tensão regional.
L
Rondônia se consolida em 2025 como referência em gestão fiscal moderna e transparente

Rondônia se consolida em 2025 como referência em gestão fiscal moderna e transparente

Com foco em inovação, eficiência e transparência, estado mantém melhor classificação fiscal do Brasil e amplia serviços ao cidadão.
L
Grupo Librepar promove reestruturação para fortalecer governança corporativa

Grupo Librepar promove reestruturação para fortalecer governança corporativa

Conselho de Administração passa a contar com membros externos
L
Nota de pesar: Gersyra Costa Nunes

Nota de pesar: Gersyra Costa Nunes

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Gersyra Costa Nunes, carinhosamente conhecida por todos como Dona Gê, ocorrido em Porto Velho – RO, neste domingo, 14 de dezembro de 2025. Ela partiu aos 85 anos, deixando um legado de dedicação e amor.
L

Mais um paredão é formado no Rondônia Reality Show e casa entra no Top 6

Com apenas seis participantes na disputa, novo paredão está definido, Nete Pinheiro garante imunidade como anjo e Lylian Silva assume a liderança da semana.
L
Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha

Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha

Programa da TV Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h30, com análise do cenário internacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.