TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Porto Velho vai ser capa de revista renomada de turismo

Visita de jornalistas à capital durou quatro dias com imersão à cultura, história e gastronomia porto-velhense

Publicado em 

Autor – Beatriz Galvão

O município de Porto Velho vem se transformando a cada dia, através do olhar inovador e empenho da atual gestão. Entre os setores que mais receberam investimento e foi destaque em 2022, está o setor de turismo. Por este feito, a capital será capa da renomada revista Qual Viagem, em janeiro do próximo ano.

Foto – Leandro Morais

"É uma revista de renome nacional que enviou até a nossa cidade dois jornalistas que contarão um pouco do nosso turismo, da história, da nossa gastronomia, e é importante termos esse olhar de quem já percorreu muitos lugares, desde Punta Cana a Dubai. Agora nossa capital vem como capa dessa revista que trará 16 páginas do que temos de melhor. É muito conteúdo e é maravilhoso mostrar o que tem de melhor na nossa cidade para o mundo", conta a titular da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra.

Foi em setembro deste ano que a Semdestur representou a capital rondoniense na Abav Expo 2022, o maior evento do setor do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Lá, Porto Velho participou com estande próprio e desenvolveu uma campanha promocional das suas principais rotas turísticas, além de apresentar a culinária e cultura nortista.

O evento fez com que os olhares dos maiores especialistas de turismo do país se voltassem para Porto Velho. Entre os especialistas, o jornalista Cláudio Oliva, editor da revista Qual Viagem, um dos principais periódicos do ramo no Brasil, e o fotógrafo Márcio Turco, visitaram a capital após se encantarem pelo que foi apresentado no estande na Abav Expo 2022. Durante a visita à capital, os jornalistas afirmaram que Porto Velho será capa da edição de janeiro da revista.

"Foi uma surpresa chegar numa capital e em poucos minutos de caminhada me deparar com o balé dos botos, tucunarés, o rio mais piscoso do mundo e um pôr do sol vibrante. Eu estive aqui há 13 anos e vejo nitidamente o quanto a cidade mudou. A administração está no caminho certo, a equipe de turismo é altamente competente e está mudando o visual da cidade. Todos os aspectos culturais e históricos, sem os porto-velhenses não têm o mesmo brilho. Estamos saindo daqui com o coração transbordando de coisas novas para falar para o leitor", falou o jornalista Cláudio Oliva.

A visita dos jornalistas durou cinco dias, sendo quatro de passeios aos principais potenciais turísticos da cidade. A primeira parada foi no Porto do Cai N'Água, em um passeio de barco que contou um pouco de como foi a criação da capital às margens do rio Madeira. Além disso, os redatores conheceram o Circuito Ecológico – day use na Agrovila Rio Verde, Circuito de Pesca Esportiva em Jaci-Paraná, Circuito das Artes, Museu Internacional do Presépio, Circuito Histórico Cultural – rotas culturais, Ferroviária e Arigós, Circuito Rural – Café Quixadá e o Circuito Fora de Rota – Casa Avião.

Por fim, os representantes da revista Qual Viagem participaram da Rota Ferroviária, com passeio dentro da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, acompanhados pelo prefeito Hildon Chaves.

"É muita satisfação poder receber especialistas no assunto e poder encantá-los com as belezas de Porto Velho falando todos os nossos potenciais turísticos. É uma forma de levar a nossa capital para o mundo", considerou o prefeito.

O exemplar que irá ser divulgado terá 16 páginas, mais 10 matérias no portal, 12 interações no Instagram e terá Porto Velho como capa. A revista Qual Viagem é uma publicação da Editora Qual. Atualmente é o periódico líder em jornalismo turístico brasileiro. Tem 580 mil seguidores no Facebook, 180 mil no Instagram, um portal diário com notícias sobre turismo nacional e internacional, além de uma edição mensal digital.

"O que mais nos chamou atenção aqui foram as pessoas, a simpatia do rondoniense. Lógico que o pôr do sol, a temperatura da água e os sabores, contemplam mais ainda tudo que vocês são. Esses dias nós encontramos pessoas humildes, trabalhadoras e alegres, e por isso saímos daqui com a sensação de um Brasil que vai dar certo", falou o fotógrafo Márcio Turco.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura participa pela primeira vez do Projeto Papai Noel dos Correios

Prefeitura participa pela primeira vez do Projeto Papai Noel dos Correios

Semias integra o projeto doando brinquedos para atender pedidos das crianças que escreveram cartinhas ao Papai Noel.
L
Pit stop orienta a população sobre os cuidados em caso de enchentes

Pit stop orienta a população sobre os cuidados em caso de enchentes

Iniciativa soma às medidas da Prefeitura para reforçar a segurança e orientar moradores durante o período chuvoso.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza mutirão de Cadastro Único para pescadores do Baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho realiza mutirão de Cadastro Único para pescadores do Baixo Madeira

O benefício paga um salário mínimo por mês, por até cinco parcelas e garante assistência financeira a pescadores que dependem exclusivamente da pesca.
L
Pesca artesanal ganha novo impulso com aprovação de política municipal

Pesca artesanal ganha novo impulso com aprovação de política municipal

Proposta cria ações de qualificação, infraestrutura e segurança.
L
Agenda News: Bolos natalinos da Vó Alzira adoçam sua Noite Feliz

Agenda News: Bolos natalinos da Vó Alzira adoçam sua Noite Feliz

Tradição, sabor e carinho em cada fatia com opções especiais para encomendar e encantar sua ceia de Natal.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Lula propõe mutirão nacional dos Poderes contra o feminicídio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília que convocará uma reunião com o Congresso Nacional, STF e segmentos sociais para criar um “mutirão educacional” de combate à violência de gênero, em resposta à alta de feminicídios.
L
Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ter firmeza do presidente da Câmara para votar projeto que endurece regras contra devedores contumazes em Brasília, priorizando a regulamentação da reforma tributária.
L

Conexão RH: Antônio C. Forchetto No Centro Do Debate Sobre Liderança E Gestão

para uma entrevista especial sobre o papel estratégico do RH nas empresas, o desenvolvimento de lideranças e as novas exigências do mercado profissional.
L
STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

STF julga seis réus em nova fase da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2, acusados por crimes como golpe de Estado e organização criminosa armada em Brasília.
L
SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

SUS expande oferta de cuidados paliativos em 20 estados

Novo ciclo do Projeto Cuidados Paliativos começa em 2026, com objetivo de treinar profissionais do SUS e oferecer mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Vereador Márcio Pacele busca informações sobre a regularização do Jardim Santana 1 e 2 em reunião na Semdec

Parlamentar reforça diálogo com moradores e acompanha de perto o andamento da regularização dos bairros.
L
Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Veículo reforça ações da Assistência Social e amplia atendimento a comunidades rurais e famílias vulneráveis.
L
Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Cenário político e econômico de Rondônia ganha novos contornos às vésperas de 2026

Análises sobre Refis, inelegibilidade, disputa eleitoral e investimentos da Energisa revelam um estado em transformação contínua.
L
Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Alero abre participação popular em Rondônia

Planejamento estratégico da Assembleia Legislativa reúne opiniões de servidores, parlamentares e sociedade até 15 de janeiro de 2026.
L
STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

STF suspende operações federais em reservas estaduais após pedido da Alero

Supremo impede desintrusão e cortes de serviços até julgamento do mérito.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Homem sofre mal súbito e morre a caminho do hospital em Porto Velho

Vítima ainda não identificada no bairro Lagoinha, zona leste da capital, sofreu mal súbito nesta terça-feira (9) e já estava sem vida quando a família buscou auxílio do Corpo de Bombeiros em Porto Velho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação de Rondônia avança com inovação, valorização e resultados históricos em 2025

Educação de Rondônia avança com inovação, valorização e resultados históricos em 2025

Rondônia registra investimentos, modernização do ensino e conquistas inéditas ao longo de 2025, com ações que fortalecem professores, estudantes e toda a rede estadual.
L
Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Conde Von Noble integra antologia em homenagem ao Bicentenário de Dom Pedro II

Obra reúne 200 autores e celebra o legado cultural e humanista do último imperador.
L
TRT-14 participa do 1º Encontro de Cerimonialistas do TRT da Paraíba

TRT-14 participa do 1º Encontro de Cerimonialistas do TRT da Paraíba

Encontro fortalece o cerimonial, promove troca de experiências, e amplia os conhecimentos dos participantes.
L
Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Agricultores de Vale do Anari recebem trator e triturador com recurso de Cláudia de Jesus

Entrega de trator e triturador fortalece agricultura familiar.
L
Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

Documento orienta equipes a adotar metodologias ágeis e reforça a modernização da administração pública.
L
Bruno Hohmann assume vice-presidência da Alpine em 2026

Bruno Hohmann assume vice-presidência da Alpine em 2026

Executivo brasileiro passa a responder diretamente ao CEO Philippe Krief
L
Governo de RO participa do lançamento do Guia de Melhores Práticas para Projetos de Carbono na Amazônia

Governo de RO participa do lançamento do Guia de Melhores Práticas para Projetos de Carbono na Amazônia

Iniciativa reforça compromisso do estado com ações climáticas responsáveis e integridade socioambiental.
L
Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia é destaque em revista nacional

Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia é destaque em revista nacional

Reconhecimento nacional reforça a importância do PDES 2030 e valoriza o planejamento estratégico do Estado.
L
Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Projetos aprovados na Câmara fortalecem o ecoturismo e reforçam o potencial ambiental da capital rondoniense.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.