TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Desnutrição aumenta no Brasil; índice é maior entre meninos negros

Índice de desnutrição de crianças cresceu entre 2015 e 2021.

Publicado em 

Autor – Alana Gandra

A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros. De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado hoje (26), pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade.


Arquivo/Agência Brasil

De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%, atingindo 5,3%, em 2021.

A desnutrição entre meninos negros (pretos e pardos), entretanto, foi dois pontos percentuais acima do valor observado entre meninos brancos, ampliando a diferença a partir de 2018. O ápice foi observado em 2019 (7,5%). Em 2020, o percentual foi 7,2% e, em 2021, 7,4%.

Já entre os meninos brancos, a curva foi inversa, com redução do percentual da desnutrição a partir de 2019, quanto atingiu 5,1%, passando para 5%, em 2020, e para 4,9%, em 2021.

“Os meninos negros estão sendo mais afetados pela fome, pela desnutrição. A gente pode atribuir isso à desigualdade racial e de renda no Brasil. A gente sabe que a população negra ocupa as camadas mais pobres da sociedade, em detrimento da população branca, que ocupa outros grupos, como a classe média e classes mais altas”, apontou o gestor de Projetos de Obesidade Infantil do Instituto Desiderata, Raphael Barreto, doutorando em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Elaborado a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, gerados pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o Panorama mostra aumento da insegurança alimentar de 2015 a 2021, aumentando as incidências de desnutrição e também de obesidade

Obesidade

O panorama apontou que o excesso de peso vem crescendo em todos os grupos raciais, mas, especialmente, entre os meninos brancos. “Meninos brancos têm sido mais afetados pelo excesso de peso. A gente pode atribuir isso também à insegurança alimentar”.

Barreto explicou que, no placar da má nutrição produzido pela insegurança alimentar, os grupos mais vulneráveis não têm acesso ao mínimo, que são três refeições por dia, e passam por um quadro de fome e desnutrição. Já outros grupos são afetados pela crise econômica e inflação, mas ainda conseguem comprar alimentos, em geral, ultraprocessados e açucarados, como macarrão instantâneo, salsichas, doces, sucos artificiais. “Produtos que fazem mal à saúde, mas que são possíveis comprar”.

Em 2021, a condição de excesso de peso decorrente da má nutrição foi mais registrada entre meninos de 5 a 9 anos de cor branca.

Nos últimos sete anos, o consumo de alimentos ultraprocessados na faixa etária de 2 a 19 anos superou 80%. Em 2021, 89% das crianças de 5 a 9 anos relataram o consumo de, ao menos, um ultraprocessado no dia anterior à avaliação de acompanhamento no SUS.

Feijão em falta no prato

Raphael Barreto chamou a atenção para a redução do consumo de feijão, no Brasil, ano após ano. Esse grão é considerado um marcador de alimentação saudável, fundamental para a prevenção da anemia por deficiência de ferro. Além disso, possui minerais, vitaminas e proteínas, ajuda a inibir o aparecimento de doenças cardíacas e a diminuir o colesterol.

De 2015 até 2020, o indicador referente ao consumo de feijão tinha valores acima de 80%. Em 2021, entretanto, a taxa diminuiu 30 pontos percentuais em todos os grupos etários de 2 a 19 anos, atingindo a marca de 54,5%.

“Em 2020, 84% das adolescentes de 10 a 19 anos tinham ingerido feijão na data anterior à consulta no SUS, sendo que a partir de 2021, esse número cai para 54,5%. Tem uma redução importante no consumo de feijão. A gente vê que a insegurança alimentar e a crise econômica estão tão fortes que um alimento básico, como o feijão, está faltando no prato dos brasileiros”.

Pandemia

Segundo o gestor de Projetos de Obesidade Infantil do Instituto Desiderata, o cenário pandêmico agravou as desigualdades sociais, potencializando os efeitos da crise econômica e tornando maior o quadro da obesidade, em função do distanciamento social.

Com a redução das atividades externas e o isolamento em casa, as crianças e os adolescentes estiveram expostos a mais tempo de tela (computador, televisão ou celular), reduziram as atividades físicas e a ida à escola.

“Isso também contribuiu para o aumento da obesidade, além, principalmente, do consumo de alimentos ultraprocessados. A gente percebe que tem um aumento no preço dos alimentos, em geral, como os minimamente processados, in natura, como verduras, frutas e legumes. As proteínas aumentaram de preço, mas os alimentos ultraprocessados não aumentaram tanto”.

Segundo Barreto, os alimentos ultraprocessados causam mal à saúde e trazem risco de aumento da obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis. “As famílias não conseguiram mais manter a alimentação baseada em alimentos minimamente processados ou in natura e tiveram que migrar para o alimento que dá para comprar e que, ultimamente, é o ultraprocessado”, indicou.

Entre os adolescentes de 10 a 19 anos de idade, o consumo de alimentos ultraprocessados atingiu 86,8%, no ano passado, quase o mesmo índice de 2015 (86,9%), depois de cair para 82,2%, em 2020.

O panorama revela ainda tendência de crescimento desse índice. Entre janeiro e junho de 2022, o consumo de alimentos ultraprocessados já está em 93%. Também na faixa de 5 a 9 anos de idade, os alimentos ultraprocessados tiveram consumo de 89%, em 2021, com registro de 92,9% nos seis primeiros meses de 2022. “Nos últimos sete anos, há um aumento do consumo desses alimentos no Brasil, entre crianças e adolescentes”.

Alerta

De acordo com Raphael Barreto, o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes faz um alerta para o cenário da insegurança alimentar e da obesidade no país e para a necessidade de fortalecimento de algumas políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado à rede de escolas públicas.

“Muitas crianças ficaram sem acesso à escola durante a pandemia, e aquele era o lugar onde podiam realizar, muitas vezes, a única refeição do dia”.

Para ele, é necessário fortalecer esse programa, baseado no Guia Alimentar da População Brasileira, que indica quais são os alimentos mais nutritivos, os que são mais indicados para a boa digestão e os que trazem mais benefícios à saúde.

A Agência Brasil procurou o Ministério da Educação para comentar sobre PNAE, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

As escolas também são importantes ambientes de proteção nutricional quando há políticas voltadas para as cantinas. “É preciso que as cantinas escolares não possam vender alimentos que causam mal à saúde das crianças e adolescentes, devendo fornecer alimentos minimamente processados ou in natura”, defendeu o gestor, destacando que a medida pode ser estendida a escolas privadas.

O Instituto Desiderata trabalha em articulação com o Poder Público e encaminhará o levantamento às secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Serviços na manutenção da RO-370 garantem estabilidade da pista entre Parecis e Vila Bosco, com drenagem e melhorias que reforçam o tráfego no período chuvoso.
L
Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Concessionária orienta moradores de Rondônia a redobrar cuidados durante temporais, após aumento do risco de choques e acidentes causados por descargas elétricas.
L
PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

Posse de três procuradores amplia a atuação da PGE de Rondônia, fortalecendo a segurança jurídica, o suporte às políticas públicas e a estrutura institucional do estado.
L
Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Conselho Nacional de Justiça abre segunda investigação contra Marco Buzzi após depoimento de suposta vítima, enquanto magistrado segue afastado por licença médica.
L
Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

BNDES aponta defasagem bilionária e destaca papel do Novo PAC e do mercado de capitais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prosa & Pesquisa: Thalyta Karina Correia Chediak fala sobre “Do medo ao método” na escrita acadêmica

Parte de experiências comuns na vida universitária, como insegurança, bloqueio de escrita, perfeccionismo e a chamada síndrome do impostor.
L
Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Abertura do ano letivo destaca investimentos, entrega de materiais e melhorias estruturais que beneficiam mais de 170 mil alunos da rede estadual em Rondônia.
L
Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Programa Conexão RH recebe Mauricio Mendes para falar sobre liderança, pessoas e infraestrutura no projeto Nova 364 em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Articulações entre Hildon, Flori e Léo redesenham alianças para o governo, revelando disputas estratégicas, negociações partidárias e impactos eleitorais em Rondônia.
L
RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

A filiação de Marcos Rocha ao PSD reforça a influência de Expedito Júnior, mostrando a capacidade de articulação e apostas estratégicas que moldam a política estadual.
L
Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Ministra do STF entende que alteração na pontuação de desempenho de servidores ativos não garante paridade automática para aposentados e pensionistas do órgão.
L
Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Senador ficou quatro dias internado após apresentar mal-estar associado a um quadro de desidratação e seguirá em recuperação com orientações médicas em casa.
L
Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Presidente brasileiro destaca fortalecimento da democracia e afirma que Brasil seguirá atuando em parceria com o novo governo português para ampliar relações bilaterais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com queixas de tontura após batida transversal em cruzamento movimentado na manhã desta terça-feira.
14
Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Homem armado com pistola .380 ameaçou funcionária após ser expulso do local por causar transtornos; suspeito foi imobilizado por militar que estava no recinto.
16
Caminhoneiro foge após causar acidente com duas mortes na BR-364

Ultrapassagem em curva termina em tragédia com dois mortos na BR-364

Vítimas eram socorristas da concessionária que administra a rodovia e seguiam para o trabalho quando foram atingidas por carreta em ultrapassagem proibida.
18
Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Criminoso de 39 anos tentou enganar a polícia recentemente ao se passar pelo próprio pai, mas foi capturado novamente por receptação de aparelho furtado.
12
Foragido é preso com pistola após roubo de carro no centro

Foragido é preso com pistola após roubo de carro no centro

Homem armado rendeu motorista em semáforo e foi capturado pela Polícia Militar na zona leste da capital após perseguição policial e rastreio de celular.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade de Outorga: CARNES TAURANO LTDA

PEDIDO DE MUDANÇA DE TITULARIDADE DE OUTORGA DE POÇO “AMAZÔNICO”.
L
OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

Bloco da OAB Rondônia estreia na Banda do Vai Quem Quer para conscientizar sobre violência contra a mulher, unindo Carnaval, cidadania e responsabilidade social.
L
CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

Competição nacional começa em 17 de fevereiro com 28 clubes em campo; torneio deste ano traz mudanças no regulamento e vaga extra para a Libertadores.
L
Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Programa experimental oferece empréstimos de até R$ 21 mil com juros reduzidos para incentivar o empreendedorismo e a qualificação de pessoas vulneráveis.
L
Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Ilha natal de Bad Bunny pertence aos EUA, mas não é estado, não vota para presidente e segue submetida a decisões de Washington, o que reacende debate histórico e político.
L
Motociclista sobrevive após colisão com ônibus em Porto Velho

Motociclista sobrevive após colisão com ônibus em Porto Velho

Condutor avançou o sinal vermelho no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira e Dom Pedro II, sendo salvo pelo capacete ao parar embaixo do veículo coletivo.
14
Apenado influencer é preso após fazer dancinha Shopping

Apenado influencer é preso após fazer dancinha no Shopping

O criador de conteúdo Wesley S. foi detido pela Polícia Penal de Rondônia após descumprir ordens judiciais de monitoramento ao gravar vídeos em local proibido.
12
Inflação de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Inflação de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Queda no valor da conta de luz compensa o aumento no preço da gasolina, permitindo que o índice oficial permaneça no limite de tolerância do governo federal.
L
Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% em 2026

Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% em 2026

Estimativas do boletim Focus indicam inflação dentro da meta do Banco Central e crescimento econômico moderado, com PIB projetado em 1,8% nos próximos anos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.