QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Desnutrição aumenta no Brasil; índice é maior entre meninos negros

Índice de desnutrição de crianças cresceu entre 2015 e 2021.

Publicado em 

Autor – Alana Gandra

A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros. De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado hoje (26), pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade.


Arquivo/Agência Brasil

De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%, atingindo 5,3%, em 2021.

A desnutrição entre meninos negros (pretos e pardos), entretanto, foi dois pontos percentuais acima do valor observado entre meninos brancos, ampliando a diferença a partir de 2018. O ápice foi observado em 2019 (7,5%). Em 2020, o percentual foi 7,2% e, em 2021, 7,4%.

Já entre os meninos brancos, a curva foi inversa, com redução do percentual da desnutrição a partir de 2019, quanto atingiu 5,1%, passando para 5%, em 2020, e para 4,9%, em 2021.

“Os meninos negros estão sendo mais afetados pela fome, pela desnutrição. A gente pode atribuir isso à desigualdade racial e de renda no Brasil. A gente sabe que a população negra ocupa as camadas mais pobres da sociedade, em detrimento da população branca, que ocupa outros grupos, como a classe média e classes mais altas”, apontou o gestor de Projetos de Obesidade Infantil do Instituto Desiderata, Raphael Barreto, doutorando em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Elaborado a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, gerados pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o Panorama mostra aumento da insegurança alimentar de 2015 a 2021, aumentando as incidências de desnutrição e também de obesidade

Obesidade

O panorama apontou que o excesso de peso vem crescendo em todos os grupos raciais, mas, especialmente, entre os meninos brancos. “Meninos brancos têm sido mais afetados pelo excesso de peso. A gente pode atribuir isso também à insegurança alimentar”.

Barreto explicou que, no placar da má nutrição produzido pela insegurança alimentar, os grupos mais vulneráveis não têm acesso ao mínimo, que são três refeições por dia, e passam por um quadro de fome e desnutrição. Já outros grupos são afetados pela crise econômica e inflação, mas ainda conseguem comprar alimentos, em geral, ultraprocessados e açucarados, como macarrão instantâneo, salsichas, doces, sucos artificiais. “Produtos que fazem mal à saúde, mas que são possíveis comprar”.

Em 2021, a condição de excesso de peso decorrente da má nutrição foi mais registrada entre meninos de 5 a 9 anos de cor branca.

Nos últimos sete anos, o consumo de alimentos ultraprocessados na faixa etária de 2 a 19 anos superou 80%. Em 2021, 89% das crianças de 5 a 9 anos relataram o consumo de, ao menos, um ultraprocessado no dia anterior à avaliação de acompanhamento no SUS.

Feijão em falta no prato

Raphael Barreto chamou a atenção para a redução do consumo de feijão, no Brasil, ano após ano. Esse grão é considerado um marcador de alimentação saudável, fundamental para a prevenção da anemia por deficiência de ferro. Além disso, possui minerais, vitaminas e proteínas, ajuda a inibir o aparecimento de doenças cardíacas e a diminuir o colesterol.

De 2015 até 2020, o indicador referente ao consumo de feijão tinha valores acima de 80%. Em 2021, entretanto, a taxa diminuiu 30 pontos percentuais em todos os grupos etários de 2 a 19 anos, atingindo a marca de 54,5%.

“Em 2020, 84% das adolescentes de 10 a 19 anos tinham ingerido feijão na data anterior à consulta no SUS, sendo que a partir de 2021, esse número cai para 54,5%. Tem uma redução importante no consumo de feijão. A gente vê que a insegurança alimentar e a crise econômica estão tão fortes que um alimento básico, como o feijão, está faltando no prato dos brasileiros”.

Pandemia

Segundo o gestor de Projetos de Obesidade Infantil do Instituto Desiderata, o cenário pandêmico agravou as desigualdades sociais, potencializando os efeitos da crise econômica e tornando maior o quadro da obesidade, em função do distanciamento social.

Com a redução das atividades externas e o isolamento em casa, as crianças e os adolescentes estiveram expostos a mais tempo de tela (computador, televisão ou celular), reduziram as atividades físicas e a ida à escola.

“Isso também contribuiu para o aumento da obesidade, além, principalmente, do consumo de alimentos ultraprocessados. A gente percebe que tem um aumento no preço dos alimentos, em geral, como os minimamente processados, in natura, como verduras, frutas e legumes. As proteínas aumentaram de preço, mas os alimentos ultraprocessados não aumentaram tanto”.

Segundo Barreto, os alimentos ultraprocessados causam mal à saúde e trazem risco de aumento da obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis. “As famílias não conseguiram mais manter a alimentação baseada em alimentos minimamente processados ou in natura e tiveram que migrar para o alimento que dá para comprar e que, ultimamente, é o ultraprocessado”, indicou.

Entre os adolescentes de 10 a 19 anos de idade, o consumo de alimentos ultraprocessados atingiu 86,8%, no ano passado, quase o mesmo índice de 2015 (86,9%), depois de cair para 82,2%, em 2020.

O panorama revela ainda tendência de crescimento desse índice. Entre janeiro e junho de 2022, o consumo de alimentos ultraprocessados já está em 93%. Também na faixa de 5 a 9 anos de idade, os alimentos ultraprocessados tiveram consumo de 89%, em 2021, com registro de 92,9% nos seis primeiros meses de 2022. “Nos últimos sete anos, há um aumento do consumo desses alimentos no Brasil, entre crianças e adolescentes”.

Alerta

De acordo com Raphael Barreto, o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes faz um alerta para o cenário da insegurança alimentar e da obesidade no país e para a necessidade de fortalecimento de algumas políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado à rede de escolas públicas.

“Muitas crianças ficaram sem acesso à escola durante a pandemia, e aquele era o lugar onde podiam realizar, muitas vezes, a única refeição do dia”.

Para ele, é necessário fortalecer esse programa, baseado no Guia Alimentar da População Brasileira, que indica quais são os alimentos mais nutritivos, os que são mais indicados para a boa digestão e os que trazem mais benefícios à saúde.

A Agência Brasil procurou o Ministério da Educação para comentar sobre PNAE, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

As escolas também são importantes ambientes de proteção nutricional quando há políticas voltadas para as cantinas. “É preciso que as cantinas escolares não possam vender alimentos que causam mal à saúde das crianças e adolescentes, devendo fornecer alimentos minimamente processados ou in natura”, defendeu o gestor, destacando que a medida pode ser estendida a escolas privadas.

O Instituto Desiderata trabalha em articulação com o Poder Público e encaminhará o levantamento às secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

GDF pede laudo médico a Moraes antes de eventual prisão de Bolsonaro

GDF pede laudo médico a Moraes antes de eventual prisão de Bolsonaro

O Governo do Distrito Federal solicitou ao STF uma avaliação das condições clínicas do ex-presidente, que sofre sequelas de uma facada, para verificar a compatibilidade com o sistema prisional de Brasília.
L
Pesquisa revela que mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que homens

Pesquisa revela que mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que homens

O estudo da FES Brasil indica que as jovens se posicionam mais à esquerda, priorizam problemas sociais e, de modo geral, a juventude apoia a democracia e direitos de igualdade, mas se declara majoritariamente de centro-direita.
L
União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

O número de uniões homoafetivas saltou de 58 mil em 2010 para 480 mil em 2022, impulsionado pela formalização e maior liberdade social.
L
União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

Em 2022, 38,9% das uniões eram consensuais, enquanto os casamentos civil e religioso caíram para 37,9%, revelando uma mudança no comportamento social.
L
Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

A parcela de lares com essa configuração saltou de 14,9% em 2000 para 26,9% em 2022, devido a fatores como a baixa fecundidade e o envelhecimento populacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Acre exalta sua floresta e seus produtores na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte

O Acre encanta na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com um estande que celebra o café robusta amazônico, a cultura indígena e a sustentabilidade da floresta.
L

Diretor da Semana Internacional do Café destaca Rondônia como símbolo de revolução

Rondônia ganha destaque na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, mostrando inovação, qualidade e força no cenário da cafeicultura nacional.
L

Café rondoniense ganha destaque com cobertura especial do News Rondônia na SIC

O News Rondônia marca presença na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com cobertura especial sobre o café rondoniense, destacando produtores, tecnologia e o protagonismo da Amazônia no cenário nacional.
L
Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

A proposta, que altera a CLT e cria o salário-paternidade, segue para análise do Senado; a vigência da licença de 20 dias está condicionada ao cumprimento de metas fiscais.
L
TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que reconheceu o cumprimento de todos os requisitos legais, o Brasil passa a ter 30 legendas aptas para as eleições de 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Concessionária tem 48 horas para restabelecer integralmente o serviço de coleta em todas as regiões de Porto Velho.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Serviço executado pela Seinfra atende pedido do parlamentar e resolve antiga demanda dos moradores da região.
L
Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

O Projeto de Lei 8.889/17 prevê que serviços de vídeo sob demanda e compartilhamento paguem a Condecine, com alíquotas de 0,1% a 4% da receita bruta.
L
Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Relatora Maria Isabel Galotti condenou o governador do Rio de Janeiro e pediu a inelegibilidade por 8 anos e a realização de novas eleições no estado.
L
Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

Alexandre de Moraes nega pedido para réu em trama golpista ir a formatura da filha

O coronel Marcelo Câmara, preso preventivamente, teve a solicitação de viajar a Maceió para o evento negada pelo ministro do STF, que citou o descumprimento de cautelares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motoboy seguia na Rua Daniela sentido Pinheiro Machado, quando o carro modelo Montana que trafegava no sentido oposto fez a conversão na Rua Fábia, causando a colisão de frente.
18
PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

O indivíduo, detido em flagrante no Rio de Janeiro, utilizava um software malicioso para coletar dados de clientes e gerentes, que seriam repassados a golpistas.
12
Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

A Polícia Civil investiga a infiltração do Primeiro Comando da Capital no setor, que utilizava empresas de fachada e fintechs para lavar capitais ilícitos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
10
Foragido que simulou mal-estar para fugir do hospital é preso em Porto Velho

Foragido que simulou mal-estar para fugir do hospital é preso em Porto Velho

O apenado, que escapou do Hospital João Paulo II, foi recapturado enquanto passeava de bicicleta com o filho no Espaço Alternativo.
14
Justiça autoriza transferência de sete líderes do Comando Vermelho para prisões federais

Justiça autoriza transferência de sete líderes do Comando Vermelho para prisões federais

A decisão foi proferida pelo juiz da VEP do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro após pedido motivado pela recente Operação Contenção.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CAPITAL COMERCIO DE OLEO DIESEL LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Agrotec celebra o crescimento da agricultura familiar em Porto Velho

Agrotec celebra o crescimento da agricultura familiar em Porto Velho

Feira tecnológica destaca a força da mandioca e o avanço da produção rural, que movimenta a economia e mantém viva a tradição do campo.
L
Jaru celebra 44 anos com festa, manobras radicais e show da dupla Marco e Márcio

Jaru celebra 44 anos com festa, manobras radicais e show da dupla Marco e Márcio

Comemorações acontecem neste domingo (9) em frente ao Estádio Leal Chapelão, com apresentações automobilísticas e musicais.
L
Prefeitura de Porto Velho firma parceria com os Correios para o projeto Papai Noel dos Correios

Prefeitura de Porto Velho firma parceria com os Correios para o projeto Papai Noel dos Correios

A iniciativa vai contemplar alunos de 34 escolas municipais que enviaram suas cartinhas e terão um Natal especial neste ano.
L
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Energisa apoia o Projeto Quelônios do Guaporé, do Instituto Ecovale, em uma temporada marcada por cheias e desafios à reprodução das espécies.
L
Prefeitura de Porto Velho garante transporte gratuito para estudantes no Enem 2025

Prefeitura de Porto Velho garante transporte gratuito para estudantes no Enem 2025

Gratuidade estará disponível nos dias 9 e 16 de novembro para facilitar o deslocamento dos candidatos até os locais de prova.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): CARLOS ROBERTO DELOGO

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) e LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Prefeitura de Porto Velho limpa mais de 16 mil metros de canais para evitar alagamentos

Prefeitura de Porto Velho limpa mais de 16 mil metros de canais para evitar alagamentos

Operação Cidade Limpa já recolheu mais de 98 mil toneladas de lixo e entulho desde o início da gestão Léo Moraes.
L
Papa Leão pede "profunda reflexão" sobre tratamento de migrantes nos EUA

Papa Leão pede “profunda reflexão” sobre tratamento de migrantes nos EUA

O pontífice questionou as políticas da administração Trump e enfatizou a necessidade de respeitar os direitos e as necessidades espirituais dos detidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.