QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

Amigos relembram e homenageiam trajetória de Marcos de Souza: artista plástico faleceu nesta segunda

Positividade e companheirismo faziam parte da vida do servidor, que fez história dentro e fora do país

Publicado em 

A cultura vilhenense perde um de seus admirados representantes: faleceu na manhã desta segunda-feira, 20, o artista plástico e artesão Marcos de Souza, aos 61 anos, vítima de problemas renais. Amigos e companheiros de trabalho publicaram homenagens e elogios à dedicação do artista, que nos últimos anos serviu à comunidade trabalhando na Fundação Cultural de Vilhena (FCV) e na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Ao longo de sua vida, Marcos se dedicou ao aperfeiçoamento na Arte, expondo trabalhos em diversos países, como a França, Espanha, Suíça, Holanda, Alemanha, México, Costa Rica, Colômbia e Venezuela, onde morou por cerca de 22 anos. O artista tinha a admiração de quem o conhecia, "era uma pessoa magnífica, um gênio, deixa um legado gigante, teremos muitas ações que tiveram sua participação ainda para acontecer", aponta França Silva, presidente da Fundação Cultural.

Recentemente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) iniciou série de vídeos dentro do projeto "Conhecer Vilhena". Um dos primeiros episódios já teve Marcos como protagonista, contando sua trajetória e relação com a arte. "Dentro da minha trajetória eu descobri que era artista e podia viver da arte desde os meus sete anos. A gente era muito pobre, minha mãe teve 21 filhos, tive uma adolescência muito difícil. Eu fazia mobília de bonecas, carrinhos, e na época eu fiz um parquinho com chapinhas de alumínio e motores de vitrola, com roda-gigante, carrossel, luzes de lanterna, mesa de controle, movimento e tudo. Um colecionador veio pedir pra comprar e com isso consegui comprar uma bicicleta. Descobri ali que poderia viver de arte no mundo todo. Fui indigente por um tempo e foi um tempo muito triste. Aprendi nesse período a reciclar. O lixo é muito importante porque aprendemos a transformar o lixo em luxo, e salvar nossa Pacha Mama. Meu objetivo como artista não é aplauso, mas que as pessoas consigam mudar a forma de pensar ao ver minhas peças", disse.

Ainda recentemente, em ações produzidas pela Fundação Cultural, Marcos detalhou sua forma de elaborar a arte. "Quando começo um processo de criação, me inspiro em como fabricar esta peça, e isso é uma adrenalina tão forte que me faz esquecer de comer, esquecer que tenho dor, esquecer que existo, eu simplesmente me conecto com aquilo, e é como se o tempo parasse, é uma coisa inexplicável", destacou Marcos.

Amigos que perderam um companheiro, lembram do quão dedicado Marcos era no dia a dia, atualmente o artista estava lotado na Semosp. "Como servidor, não tenho o que falar, era uma pessoa que fazia até mais que o necessário, não tinha tempo ruim. Como artista, olha é até difícil falar algo nesta hora, tínhamos conosco uma pessoa muito especial, a Semosp não perdeu o Marcos, mas sim Vilhena perde uma grande pessoa", destaca Marcelo "Boca", secretário municipal de Obras.

Entre alguns de seus trabalhos recentes que ganharam grande adesão na cidade estão os bancos dos parquinhos instalados pela Prefeitura.

"Marcos de Souza, paraibano, irmão de tantas pessoas, amigo de milhares, artesão por amor, artista plástico, sonhador. Um ser humano incrível, generoso, contestador, uma pessoa de caráter e correta. Sempre alegre nas feiras, brincalhão, excelente profissional, uma pessoa que tinha uma bondade que poucas pessoas tem. Onde ele estiver vai ser sempre diferente, vai com Deus meu amigo", disse Hurby Santos, da FCV, amiga e colega de trabalho.

"Eu, enquanto presidente da Fundação, tive a grata surpresa de receber o Marcos. Ele foi um presente do artesanato para nós, entrou como artesão e logo se tornou o nosso braço direito, em todas as funções organizacionais da Fundação. Ele teve uma dedicação ímpar e tem muito dele na FCV, nós construímos muito junto, é uma perda muito grande, uma dor enorme. Posso dizer que estou grata por ter tido o Marcos presente na minha vida, gratidão pelo amigo", Kátia Valéria, ex-presidente da Fundação Cultural de Vilhena.

"Poucas vezes vi alguém tão comprometido com a cultura como o Marcos, o que eu falar vai ser pouco comparado ao que ele fez para a nossa cidade. Sempre se mostrando inovador, tinha ideias que deixavam todos ao redor intrigados, era um dom, sábio e dinâmico. Infelizmente o mundo é assim, nem sempre é justo, e ele nos deixa, mas deixa com um enorme legado, construído pelas mãos de um artista único", Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena.

Marcos deixa duas filhas, uma que atualmente mora na Colômbia e outra na Argentina. A Prefeitura de Vilhena e a Fundação Cultural estavam preparando a documentação para fazer de Marcos o primeiro mestre artesão do município, porém, dias antes da assinatura, Marcos foi internado e veio a falecer.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

Revisão do veículo é essencial para viagens seguras, destaca Nova 364

A concessionária destaca que a segurança viária começa antes mesmo da partida, com a revisão detalhada dos principais itens de segurança do automóvel.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso e fixa prazo de posse

Prefeitura de Jaru abre inscrições para o 2º Festival de Pesca

Evento será realizado em 25 de abril.
L
Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Doze cidades campeãs de royalties do petróleo têm qualidade de vida abaixo da média nacional

Estudo da organização Agenda Pública revela que alto faturamento com compensações financeiras não garante, por si só, avanço nos indicadores sociais de municípios no Rio, São Paulo e outros estados.
L
Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Solução com inteligência territorial permite mapear áreas de risco e orientar ações preventivas contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
L
Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Vitória Morão fala sobre arte, identidade e pertencimento

Em seu trabalho, técnica e sensibilidade caminham juntas para ampliar olhares e contar histórias conectadas às vivências femininas, às memórias e ao território onde está inserida. Esse percurso também se fortalece no campo da formação artística.
L
Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Catálogo da Microsoft ganha reforço com títulos consagrados e lançamentos aguardados, ampliando opções para assinantes até abril.
L
Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

A medida estabelece obrigações para plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos e jogos, que passam a ter que adotar mecanismos mais rígidos de controle e segurança para usuários menores de 18 anos.
L

Giro News: Priscila Franco doa vida e inspira superação com Cleber Martinelli

A entrevista vai abordar não apenas os aspectos médicos do transplante de medula óssea, mas também o lado humano dessa história, o impacto na vida da família e a importância da doação para salvar vidas.
L
Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Projeto permite que delegados determinem o monitoramento em cidades sem juiz; proposta segue para sanção presidencial e amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Moraes cobra novo parecer da PGR sobre envolvimento de Wassef no caso das joias

Ministro do STF suspende decisão sobre arquivamento e pede análise detalhada de provas da Polícia Federal; investigação apura desvio de presentes oficiais de Jair Bolsonaro.
L
Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Gleisi Hoffmann reforça adesão de municípios ao pacto contra o feminicídio

Ministra destaca aumento de 96% nos casos em São Paulo e convoca prefeituras para atuação coordenada; evento em SP também detalhou investimentos recordes em saúde e habitação.
L
Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Deputada que fez blackface declarou-se parda à Justiça Eleitoral e recebeu Fundo Especial

Fabiana Bolsonaro (PL) afirmou ser branca durante discurso na Alesp, mas registro de candidatura de 2022 indica autodeclaração parda; parlamentar recebeu verba destinada a cotas raciais.
L
Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Evento promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas reúne lideranças e incentiva maior participação das mulheres na política e na sociedade neste sábado (21), às 17h.
L
Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

MCTI e Finep apoiarão projetos de Inteligência Artificial focados em segurança digital; iniciativa coincide com o início da vigência do novo ECA Digital.
L
Publicidade

POLÍCIA

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Segunda Câmara Criminal negou recurso que pedia absolvição ou desclassificação do crime para uso pessoal; réu cumprirá pena de 5 anos e 10 meses.
10
Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Veículo transportava trabalhadores e equipamentos para montagem de estruturas de evento; acidente ocorreu na zona rural de Chupinguaia e não houve feridos.
14
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Parnaíba e Machado de Assis, no bairro Cidade Alta; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com dores no joelho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PURO MEL DA AMAZONIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental: LAVANDERIA HCR LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

Diretriz elaborada por especialistas recebe parecer favorável da Conitec e passará por consulta pública; exames focam em pessoas de 50 a 75 anos sem sintomas.
L

Requerimento de Outorga: LAVANDERIA HCR LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Novo filme da franquia traz Amy Rose, Metal Sonic e reúne elenco estrelado para ampliar o universo do herói nos cinemas.
L
e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

Plataforma digital dos cartórios já ultrapassa 10 milhões de atos no país e soma mais de 160 mil registros realizados em Rondônia.
L
Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Evento discute políticas de desenvolvimento e fortalece integração entre os 52 municípios de Rondônia durante dois dias de programação na Assembleia Legislativa.
L
S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

Picape robusta e versátil, ideal para quem busca força, espaço e desempenho para o trabalho ou uso diário.
L