QUINTA-FEIRA, 09/10/2025

Na guerra à pandemia, SESAU e prefeitura de Porto Velho não se entendem sobre números da vacinação

O prefeito e o titular da pasta estadual da saúde estão em rota de colisão há muito tempo

Publicado em 

Não deu outra! Em plena pandemia, quando mais os órgãos públicos deveriam estar unidos, na luta comum contra o vírus, as questões políticas invadiram também essa área sensível, confrontando o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho, assim como vai acabar envolvendo na confusão outras prefeituras rondonienses. O caso já vinha andando no fio da lâmina há muito tempo. Críticas da Secretaria de Saúde à lentidão com que municípios vinham aplicando as vacinas – porque havia mesmo grande atraso em várias cidades – começaram a levar o tema para o lado da política. O governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves, aliás, não se falavam há longo tempo. Ensaiaram uma reconciliação no caso das obras da nova Rodoviária da Capital. Dias depois, o confronto governo estadual e Prefeitura da Capital voltou. Com força. No início desta semana, o secretário Fernando Máximo reclamou, publicamente, que as Prefeituras estavam aplicando a primeira dose da vacina para públicos de idades mais baixas, esquecendo-se de priorizar a segunda dose dos imunizantes, para que, com ela, a população beneficiada ficasse, finalmente, completamente segura contra o vírus. Para comprovar, a Sesau divulgou um relatório, afirmando serem números oficiais do Ministério da Saúde, mostrando que, em dez cidades rondonienses, pelo menos 146 mil segundas doses que já deveriam ter sido aplicadas, não o foram. Destas, 76 mil seriam de Porto Velho. Pra que? Na manhã da quarta-feira, o prefeito Hildon Chaves, ao lado de sua secretária da saúde, Eliana Pasini, foi às redes sociais, fazendo uma Live com duro protesto contra o secretário Máximo e afirmando que os números apresentados pela Sesau são mentirosos. Para ele, há apenas vacinas da segunda dose para serem aplicadas nas datas agendadas.

O prefeito e o titular da pasta estadual da saúde estão em rota de colisão há muito tempo. Máximo, que tem feito um bom trabalho à frente da Sesau, primeiro criticou o atraso na vacinação, enquanto o Estado distribuía as doses em tempo recorde. Mais recentemente, se voltou contra a não prioridade à segunda dose. Hildon tem corrido às redes sociais e à mídia, para destacar, com razão, o que chama de "excelente trabalho" que toda a sua equipe da saúde vem realizando na imunização dos porto velhenses. Ambos estão certos em alguns pontos de vista, defendendo o que acreditam ser o correto. O problema todo é que esse tipo de confronto não leva a nada. Não ajuda a população. Não prioriza o cidadão e a cidadã, que deveriam estar muito à frente dessas questões políticas. Afinal de contas, 2022 ainda está longe, mas o vírus está aqui, entre nós e ainda vai permanecer muito tempo. O que se espera é que essa confusão toda não afete o resultado final da guerra à pandemia. É ela a grande inimiga. A disputa política? Só depois que acabarmos com o vírus!

PODEM ROMPER ACORDO COM MARCOS ROGÉRIO E LANÇAR HILDON

Por falar em política, os tucanos rondonienses estão se mexendo sim. E provavelmente vão acabar rompendo o acordo com o senador Marcos Rogério, a quem estariam muito propensos a apoiar na disputa pelo governo no ano que vem. E a decisão vem de cima. O diretório nacional do partido, presidido hoje por Bruno Araújo, um pernambucano com longa carreira política, mas que não é um nome reconhecido em todo o país, está exigindo que os tucanos tenham candidatura própria em todos os Estados. Como há ainda longo tempo e a decisão pode ser revertida, não se definiu ainda como agirá o ninho tucano rondoniense. Mas se não tiver escolha e for de nome próprio, aí sim não há qualquer dúvida de que o mais cotado para entrar na briga será o prefeito Hildon Chaves. Expedito Júnior, outro que poderia ser cotado, até porque sempre tem excelente votação em todas as eleições que disputa, está de saída da sigla. Será candidato ao Senado pelo PSD. Mariana Carvalho não sonha, agora, com o Palácio do Governo. Quer o terceiro mandato à Câmara Federal. Maurício Carvalho, o jovem vice-prefeito, tem como principal projeto ser Prefeito por dois anos, quando Hildon sair para concorrer. Então, caso a decisão nacional do PSDB se mantenha, será mesmo Hildon o nome tucano para 22.

UM SEXTETO PESO PESADO JÁ ESTÁ PRONTO PARA ENTRAR NA BRIGA PELO PODER

Neste raciocínio, até agora, porque muito mais nomes vão surgir, teríamos então as pré-candidaturas de Hildon Chaves, que viria muito forte; de Marcos Rocha, que vai à reeleição, com boas chances; de Marcos Rogério, nome dos mais pesados e que entra na disputa com possibilidades reais, mesmo sem apoio dos tucanos; Ivo Cassol, o homem do chapéu sempre bom de voto, que ainda depende de decisão judicial; Léo Moraes, que tem se esforçado para se postar como principal opositor ao Governo Rocha e que está em campanha, além de Confúcio Moura, que também anda com o pé na estrada, pronto para entrar na batalha, querendo voltar ao poder estadual. Já seria um sexteto, com nomes entre os maiores pesos-pesados da política do nosso Estado, fardados para entrarem em campo. Um, almejando ficar onde está, sentado na cadeira de Governador do Estado. Os outros cinco querendo defenestrá-lo do poder, tomando seu posto. Tudo ainda é muito cedo para decisões definitivas. Mas é bom dizer, para que ninguém que conhece um pouco desse mundo da política possa passar por ingênuo, que nos bastidores a campanha para o Governo já está fervendo.

REBECA, SÍMBOLO DE UM BRASIL VITORIOSO NA OLIMPÍADA DE TÓQUIO

Claro que a falta da vibração do público, do som estridente dos estádios, do grito das massas, tira bastante o brilho da Olimpíada de Tóquio. Mas, vendo –se apenas pela disputa esportiva, ela não poderia ser melhor. Inclusive para o Brasil, que já tem garantidas pelo menos 17 medalhas (até a quarta, tínhamos quatro de ouro), com alguns dos nossos atletas conseguindo performances espetaculares. Entre todos, é preciso aplaudir de pé a jovem Rebeca Andrade, um espetáculo de alegria e talento, que volta com um ouro e uma prata na ginástica, onde nunca tínhamos subido ao pódio, em Olimpíadas. Vencemos também no skate, no surf e na vela, vitórias muito boas, mas não podemos esquecer da baiana Ana Marcela Cunha, que venceu de forma espetacular a maratona aquática. Ainda podemos ganhar ouro no futebol e em outros esportes e batermos o recorde das 20 medalhas da última Olimpíada. O Brasil, no geral, está fazendo bonito em Tóquio.

INCÊNDIO NO ESPAÇO ALTERNATIVO: IBAMA APAGA FOGO, MAS INCENDIÁRIOS VOLTAM

É crime. Raramente alguém é preso em flagrante. Mas os responsáveis pelas queimadas em Rondônia e principalmente Porto Velho, continuam agindo todos os dias, sempre impunemente. Não respeitam nada e nem ninguém. Não respeitam locais onde a preservação é necessária e nem pontos onde a comunidade se encontra, como o Espaço Alternativo. As esquipes de combate ao fogo não conseguem dar conta. Nesta terça, por exemplo, alguém começou um grande incêndio na mata da área da Aeronáutica, próximo onde seria implantado o novo estacionamento para quem frequenta o Espaço Alternativo. Equipes do Ibama conseguiram debelar as chamas, que já atingiam vários pontos. Menos de 24 horas depois, os bombeiros do Ibama tiveram que voltar ao local. Novamente um incêndio criminoso foi iniciado, no mesmo lugar onde eles já tinham atuado um dia antes. A irresponsabilidade é imensa. Na área da Aeronáutica, próxima ao aeroporto, o que surpreende é que não há nenhuma fiscalização. Incêndios criminosos são praticados em vários pontos da Capital e nos distritos. Como não adianta orientação e pedidos de respeito ao meio ambiente, tem que se usar o peso da lei. Senão, que não se perca tempo com campanhas educativas, que trazem resultado zero em relação a esses meliantes.

AULAS PRESENCIAIS EM RONDÔNIA CONFIRMADAS PARA DIA 9 E NA CAPITAL DIA 16

As aulas presenciais já voltaram em dez estados e começam, a partir desta próxima semana, em pelo menos outros dez. Em Rondônia, o retorno será na próxima segunda-feira, dia 9 e, também está confirmado, o ensino municipal em Porto Velho recomeça na outra segunda. Já haviam retornado às aulas presenciais, até esta quarta, as escolas públicas estaduais do Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. No Distrito Federal e em outros dez estados, tudo volta, sempre com os extremos cuidados e aos poucos, como em Rondônia. Em nenhum dos Estados, com exceção do nosso, o sindicato dos professores inventou alguma coisa parecida com a excrescência chamada "Greve Sanitária"!. Aqui, a Seduc ignorou a decisão e confirmou as aulas para a data já agendada. Na Capital, ocorre o mesmo. A competente secretária Gláucia Negreiros, da Semed, confirmou a volta presencial, também aos poucos e com toda a segurança sanitária, para dia 16. Nesta terça, uma reunião com 209 diretores e vice-diretores de todas as escolas de Porto Velho, acertou os últimos detalhes para o retorno. Enfim, a não ser a meia dúzia de membros do Sintero, que ainda acha que tem o poder de paralisar o futuro, em nosso Estado, todos estão prontos para a volta.

SUSPEITO DE SER ANALFABETO PODE PERDER MANDATO EM CEREJEIRAS

O vereador Wilson Pereira Silva, conhecido como Pezão, um dos nove vereadores eleitos em Cerejeiras, terá que fazer um teste para provar que não é analfabeto. Só agora, em seu terceiro mandato, o Judiciário determinou que o edil, que a cada eleição apresentou uma documentação diferente, hoje sob suspeita, para provar escolaridade, é que a ação proposta pelo Ministério Público Federal terá uma decisão definitiva, já que em outras ocasiões, os documentos apresentados foram considerados válidos. Agora, o juiz Clênio Amorim, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou que o vereador seja submetido a um teste de alfabetização, para provar que não é analfabeto. Caso não consiga comprovar que sabe um mínimo do ler e escrever, o membro da Câmara de Vereadores terá seu mandato cassado.  Embora, desde a Constituição de 1988 os analfabetos possam votar, ela prevê que o analfabetismo é causa de inelegibilidade. Ou seja, o analfabeto não pode ser candidato a um cargo eletivo. Em poucos dias se saberá se é ou não o caso do edil de Cerejeiras, uma cidade que está chegando aos 17 mil habitantes.

SAI DE PRESÍDIO CARTA AMEAÇANDO DIRETOR E AGENTES PENITENCIÁRIOS

As facções criminosos que dominam os presídios, de vez em quando emitem ordens para os membros da "família" fora dos presídios, ameaçando agentes penitenciários e policiais que, muitas vezes são vítimas de tentativas de assassinato, quando não mortos por ordens vindas da cadeia. Nesta semana, aconteceu de novo. Lideranças dos bandidos presos no Presídio 603 de Porto Velho, distribuíram carta com um "Salve" contra o diretor daquela casa de detenção e agentes, não só daquela cadeia, mas de outras também. A carta cita nominalmente as autoridades que devem ser atacadas, incluindo o diretor do presídio. Com linguajar chulo e, claro, num texto confuso, os líderes de uma das organizações criminosas convocam seus aliados principalmente da área do conjunto "Morar Bem", para que deem uma resposta aos agentes da penitenciária. Sem dar detalhes, o texto afirma que só dando esse tipo de resposta, vão melhorar as condições para os presos, no 603, o mais novo presídio da Capital. O sistema prisional brasileiro, que permite que a bandidagem comande o crime do lado de fora das cadeias, é mais uma vergonha que a legislação feita para proteger criminosos tem feito contra o Brasil. Espera-se reação das autoridades, antes que os bandidos consigam cumprir suas ameaças.

ESTADO RECEBE MAIS DE 61.910 VACINAS. JÁ BATEMOS EM 1 MILHÃO E 300 MIL DOSES

Entre a quarta e a quinta-feiras, Rondônia vai receber nada menos do que 61.910 doses de vacinas. Nesta quarta, chegaram 11.600 Coronavac. Na quinta, desembarcaram no aeroporto Jorge Teixeira, outras 50.310 Pfizer. Com isso, estão garantidas imunizações com duas doses de nada menos do que 31 mil rondonienses, aproximadamente. Até a quarta de manhã, os números oficiais apontavam que já tínhamos recebido nada menos do que 1.257.288 doses. Com a chegada desses novos dois lotes, esse total sobe para 1.319.198 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a maior parte delas no último mês. Na terça-feira, batemos mais de 1 milhão de doses já aplicadas e, obviamente, há ainda muitas vacinas para serem aplicadas na segunda dose. Os números do Boletim 501, da terça, informavam que 747.923 rondonienses já receberam a primeira dose e outros 261.102 tiveram completada a imunização. Rondônia melhorou muito seus índices de aplicação das vacinas, nas últimas semanas. Há ainda algumas Prefeituras atrasadas, mas, no geral, estamos indo bem. As quase 62 mil doses devem chegar aos municípios até amanhã.

PERGUNTINHA

Você concorda ou discorda com a decisão da Secretaria de Trânsito de Porto Velho em implantar radares de controle de velocidade em algumas ruas da cidade?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vaga de emprego para Sinaleiro em Porto Velho, Salário R$ 1.583,00

Empresa da construção civil está contratando sinaleiros para atuar no controle de tráfego em obras de Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L
Renata Velloso recebe título de Cidadã Honorária em Porto Velho

Renata Velloso recebe título de Cidadã Honorária em Porto Velho

Médica oftalmologista será homenageada pela Câmara Municipal no dia 10 de outubro por sua contribuição significativa para a saúde ocular rondoniense.
L
Jirau Energia leva inovação para Feira do Estudante em Porto Velho

Jirau Energia leva inovação para Feira do Estudante em Porto Velho

Empresa patrocinou o evento e apresentou o projeto Jirau Itinerante, reforçando o compromisso com a educação e o futuro das novas gerações em Rondônia.
L
Hino "Céus de Rondônia" em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira

Hino “Céus de Rondônia” em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira

Nova versão do hino rondoniense celebra acessibilidade, cultura e identidade regional
L
Estudantes rondonienses criam startup de inteligência artificial durante a faculdade em Curitiba

Estudantes rondonienses criam startup de inteligência artificial durante a faculdade em Curitiba

Aster.IA transforma tecnologia em soluções práticas para pequenas empresas, unindo inovação acadêmica e impacto social
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo do Brasil causa R$ 500 milhões em prejuízo ao garimpo na Terra Yanomami

Governo do Brasil causa R$ 500 milhões em prejuízo ao garimpo na Terra Yanomami

Operações integradas protegem povos indígenas e combatem mineração ilegal na Amazônia
L

Deputados de Rondônia dizem “não” a novo pacote de impostos do Governo Lula

A Câmara dos Deputados rejeitou a MP 1303/2025, que previa aumento de tributos em setores estratégicos para garantir a meta fiscal de 2026. Sem a medida, o governo avalia cortes que podem atingir emendas parlamentares, enquanto o tema também é analisado pelo STF.
L
Brasil recebe primeira remessa de fomepizol, antídoto contra intoxicação por metanol

Brasil recebe primeira remessa de fomepizol, antídoto contra intoxicação por metanol

Ministério da Saúde distribui 1,5 mil unidades do medicamento, priorizando estados com maior número de casos.
L

Giro News: entrevista com o vereador Dr. Gilber Mercês em Porto Velho

Acompanhe uma entrevista exclusiva com o vereador Dr. Gilber
L
Câmara aprova urgência para votação de projetos com foco em educação

Câmara aprova urgência para votação de projetos com foco em educação

Propostas poderão ir direto ao plenário, sem passar por comissões, e devem ser votadas ainda em outubro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Ajudante em Porto Velho, Salário R$ 1.985,07

Empresa da construção civil está contratando ajudantes para atuar em diversas frentes de serviço em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L

Vaga de emprego para Rasteleiro em Porto Velho, Salário R$ 2.100,00

Empresa da construção civil está contratando profissionais para atuar como rasteleiro em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde incluídos.
L

Vaga de emprego para Motorista Pesado em Porto Velho, Salário R$ 2.850,00

Empresa da construção civil está contratando motoristas com CNH D ou E para operar caminhões basculantes em Porto Velho. A vaga oferece salário fixo, cesta básica, refeições na obra e seguro de vida.
L

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

PRG Climatização abre vaga para Estoquista em Porto Velho, Salário R$ 1.688,00

A empresa busca profissionais com experiência em controle de estoque e conhecimento básico em informática para atuar em tempo integral no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes vota a favor da aposentadoria especial para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Cristiane Lopes vota a favor da aposentadoria especial para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Deputada federal celebra conquista histórica que valoriza profissionais que atuam na linha de frente do cuidado com famílias brasileiras
L
Itamaraty confirma reunião entre chanceleres do Brasil e dos EUA

Itamaraty confirma reunião entre chanceleres do Brasil e dos EUA

Mauro Vieira e Marco Rubio devem se reunir em Washington para discutir o tarifaço imposto aos produtos brasileiros.
L
Flávio Dino autoriza silêncio de presidente de sindicato na CPMI do INSS

Flávio Dino autoriza silêncio de presidente de sindicato na CPMI do INSS

Ministro do STF permite que Milton Cavalo fique calado durante depoimento na CPMI do INSS, diante do risco de autoincriminação.
L
Senador Jaime Bagattoli reforça posição contrária à privatização da hidrovia do rio Madeira

Senador Jaime Bagattoli reforça posição contrária à privatização da hidrovia do rio Madeira

Em reunião com a ANTAQ, parlamentar alerta sobre impactos aos exportadores, consumidores e população local e defende ampla discussão pública.
L
Pedro Fernandes propõe tornar Patrulha Rural política pública permanente em Rondônia

Pedro Fernandes propõe tornar Patrulha Rural política pública permanente em Rondônia

Deputado encaminha indicação ao Governo e à SESDEC para garantir estrutura, orçamento e continuidade ao Programa de Segurança Rural no Estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acusado de participação em assassinato a pauladas é preso pelo DHPP em Porto Velho

Acusado de participação em assassinato a pauladas é preso pelo DHPP em Porto Velho

O crime ocorreu em uma “boca de fumo” na mesma região. Após matar Anderson F. S., os suspeitos teriam enrolado o corpo em um lençol e uma manta de telhado.
12
Polícia Militar apreende drogas em boca de fumo escondida em distribuidora de fachada no bairro Lagoinha

Polícia Militar apreende drogas em boca de fumo escondida em distribuidora de fachada no bairro Lagoinha

Ação do 5° BPM resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de entorpecentes, objetos e equipamentos utilizados no tráfico.
12
Fraudes no INSS: PF cumpre 66 mandados em operação nacional

Fraudes no INSS: PF cumpre 66 mandados em operação nacional

Operação Sem Desconto mira esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
L
ASTIR convoca associados para Assembleia Geral Ordinária em Rondônia

ASTIR convoca associados para Assembleia Geral Ordinária em Rondônia

Reuniões itinerantes acontecem de 14 a 17 de outubro para prestação de contas do exercício de 2024.
L
Polícia Federal deflagra Operação Segurança Legal IX para combater empresas clandestinas

Polícia Federal deflagra Operação Segurança Legal IX para combater empresas clandestinas

Mais de 590 policiais federais atuam simultaneamente nas 27 capitais e 96 unidades do país, fiscalizando 565 estabelecimentos que podem utilizar serviços de segurança privada irregular.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do Hamas afirma que guerra em Gaza está encerrada

Líder do Hamas afirma que guerra em Gaza está encerrada

Khalil Al-Hayya diz ter recebido garantias dos EUA e mediadores; acordo prevê cessar-fogo permanente, retirada de Israel, libertação de reféns e prisioneiros palestinos.
L
Trump anuncia que reféns em Gaza serão libertados na próxima semana

Trump anuncia que reféns em Gaza serão libertados na próxima semana

Presidente dos EUA espera cerimônia de assinatura do acordo no Egito; Hamas afirma ter garantias de fim permanente da guerra e libertação de 20 reféns vivos.
L
CAIXA lança premiação para iniciativas de destaque em PPPs e concessões no país

CAIXA lança premiação para iniciativas de destaque em PPPs e concessões no país

Prêmio CAIXA PPP reconhece projetos e lideranças que promovem inovação, sustentabilidade e equidade.
L
Oficinas gratuitas de pintura em lenços unem arte e acolhimento no Outubro Rosa em Vilhena

Oficinas gratuitas de pintura em lenços unem arte e acolhimento no Outubro Rosa em Vilhena

Iniciativa do Studio 11 oferece atividades criativas e fortalece a autoestima feminina a partir de 13 de outubro
L
Falta um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2025

Falta um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2025

Exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de três municípios do Pará que terão datas diferenciadas.
L
O Censo 2022, divulgado pelo IBGE, revela que as mulheres continuam em desvantagem no mercado de trabalho, mesmo possuindo maior nível de instrução. Enquanto 62,9% dos homens acima de 14 anos estavam ocupados, apenas 44,9% das mulheres exerciam algum trabalho. Dessa forma, apesar de representarem 52% da população, as mulheres correspondiam a 43,6% da força de trabalho em 2022. A predominância feminina ocorre em apenas três grandes grupos de ocupação: profissionais das ciências e intelectuais, trabalhadores de apoio administrativo e trabalhadores de serviços, comércio e mercados. Já nos setores de operadores de máquinas, montagem e forças armadas, policiais e bombeiros militares, a presença feminina é menor. Por atividades, 93,1% dos serviços domésticos são desempenhados por mulheres, que também são maioria na saúde humana, serviços sociais e educação. ________________________________________ Desigualdade de rendimentos Os dados mostram diferença salarial significativa entre homens e mulheres. A média masculina foi de R$ 3.115, enquanto a feminina ficou em R$ 2.506, diferença de R$ 609. A discrepância aumenta entre os trabalhadores com ensino superior completo: homens ganhavam em média R$ 7.347, enquanto mulheres recebiam R$ 4.591, cerca de 60% do valor masculino, apesar de 28,9% das mulheres possuírem ensino superior, contra 17,3% dos homens. A análise por cor ou raça também evidencia desigualdade. Trabalhadores indígenas recebem R$ 1.653, pretos R$ 2.061, brancos R$ 3.659 e pessoas amarelas R$ 5.942. Entre trabalhadores com ensino superior, indígenas ganham menos da metade das pessoas amarelas (R$ 3.799 contra R$ 8.411), e pretos recebem R$ 4.175 contra R$ 6.547 dos brancos. O nível de instrução também influencia na desigualdade: entre brancos e amarelos, mais trabalhadores têm ensino superior do que sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. Entre pretos, pardos e indígenas, ocorre o contrário, com 34,7% dos indígenas sem conclusão do ciclo básico e apenas 12,4% com ensino superior completo.

Censo 2022: mulheres têm mais escolaridade, mas recebem menos que homens

Apesar de serem maioria da população, mulheres representam menos da metade da força de trabalho e enfrentam desigualdade salarial.
L
Nova fábrica de carros elétricos mostra confiança no Brasil, diz Lula

Nova fábrica de carros elétricos mostra confiança no Brasil, diz Lula

Montadora chinesa BYD investirá R$ 5,5 bilhões em Camaçari e prevê 20 mil empregos.
L
Censo 2022 aponta queda no nível de ocupação e desigualdade regional no trabalho

Censo 2022 aponta queda no nível de ocupação e desigualdade regional no trabalho

Mais de 11% dos adolescentes de 14 a 17 anos já exerciam algum trabalho, segundo IBGE.
L
Prefeitura de Jaru realizará 1ª Conferência Municipal da Cultura

Prefeitura de Jaru realizará 1ª Conferência Municipal da Cultura

Evento acontecerá na próxima segunda-feira
L
Brasil cria política nacional para migrantes, refugiados e apátridas

Brasil cria política nacional para migrantes, refugiados e apátridas

Iniciativa inédita recebe elogios da Acnur e prevê inclusão em saúde, educação e emprego.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.