QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

Na guerra à pandemia, SESAU e prefeitura de Porto Velho não se entendem sobre números da vacinação

O prefeito e o titular da pasta estadual da saúde estão em rota de colisão há muito tempo

Publicado em 

Não deu outra! Em plena pandemia, quando mais os órgãos públicos deveriam estar unidos, na luta comum contra o vírus, as questões políticas invadiram também essa área sensível, confrontando o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho, assim como vai acabar envolvendo na confusão outras prefeituras rondonienses. O caso já vinha andando no fio da lâmina há muito tempo. Críticas da Secretaria de Saúde à lentidão com que municípios vinham aplicando as vacinas – porque havia mesmo grande atraso em várias cidades – começaram a levar o tema para o lado da política. O governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves, aliás, não se falavam há longo tempo. Ensaiaram uma reconciliação no caso das obras da nova Rodoviária da Capital. Dias depois, o confronto governo estadual e Prefeitura da Capital voltou. Com força. No início desta semana, o secretário Fernando Máximo reclamou, publicamente, que as Prefeituras estavam aplicando a primeira dose da vacina para públicos de idades mais baixas, esquecendo-se de priorizar a segunda dose dos imunizantes, para que, com ela, a população beneficiada ficasse, finalmente, completamente segura contra o vírus. Para comprovar, a Sesau divulgou um relatório, afirmando serem números oficiais do Ministério da Saúde, mostrando que, em dez cidades rondonienses, pelo menos 146 mil segundas doses que já deveriam ter sido aplicadas, não o foram. Destas, 76 mil seriam de Porto Velho. Pra que? Na manhã da quarta-feira, o prefeito Hildon Chaves, ao lado de sua secretária da saúde, Eliana Pasini, foi às redes sociais, fazendo uma Live com duro protesto contra o secretário Máximo e afirmando que os números apresentados pela Sesau são mentirosos. Para ele, há apenas vacinas da segunda dose para serem aplicadas nas datas agendadas.

O prefeito e o titular da pasta estadual da saúde estão em rota de colisão há muito tempo. Máximo, que tem feito um bom trabalho à frente da Sesau, primeiro criticou o atraso na vacinação, enquanto o Estado distribuía as doses em tempo recorde. Mais recentemente, se voltou contra a não prioridade à segunda dose. Hildon tem corrido às redes sociais e à mídia, para destacar, com razão, o que chama de "excelente trabalho" que toda a sua equipe da saúde vem realizando na imunização dos porto velhenses. Ambos estão certos em alguns pontos de vista, defendendo o que acreditam ser o correto. O problema todo é que esse tipo de confronto não leva a nada. Não ajuda a população. Não prioriza o cidadão e a cidadã, que deveriam estar muito à frente dessas questões políticas. Afinal de contas, 2022 ainda está longe, mas o vírus está aqui, entre nós e ainda vai permanecer muito tempo. O que se espera é que essa confusão toda não afete o resultado final da guerra à pandemia. É ela a grande inimiga. A disputa política? Só depois que acabarmos com o vírus!

PODEM ROMPER ACORDO COM MARCOS ROGÉRIO E LANÇAR HILDON

Por falar em política, os tucanos rondonienses estão se mexendo sim. E provavelmente vão acabar rompendo o acordo com o senador Marcos Rogério, a quem estariam muito propensos a apoiar na disputa pelo governo no ano que vem. E a decisão vem de cima. O diretório nacional do partido, presidido hoje por Bruno Araújo, um pernambucano com longa carreira política, mas que não é um nome reconhecido em todo o país, está exigindo que os tucanos tenham candidatura própria em todos os Estados. Como há ainda longo tempo e a decisão pode ser revertida, não se definiu ainda como agirá o ninho tucano rondoniense. Mas se não tiver escolha e for de nome próprio, aí sim não há qualquer dúvida de que o mais cotado para entrar na briga será o prefeito Hildon Chaves. Expedito Júnior, outro que poderia ser cotado, até porque sempre tem excelente votação em todas as eleições que disputa, está de saída da sigla. Será candidato ao Senado pelo PSD. Mariana Carvalho não sonha, agora, com o Palácio do Governo. Quer o terceiro mandato à Câmara Federal. Maurício Carvalho, o jovem vice-prefeito, tem como principal projeto ser Prefeito por dois anos, quando Hildon sair para concorrer. Então, caso a decisão nacional do PSDB se mantenha, será mesmo Hildon o nome tucano para 22.

UM SEXTETO PESO PESADO JÁ ESTÁ PRONTO PARA ENTRAR NA BRIGA PELO PODER

Neste raciocínio, até agora, porque muito mais nomes vão surgir, teríamos então as pré-candidaturas de Hildon Chaves, que viria muito forte; de Marcos Rocha, que vai à reeleição, com boas chances; de Marcos Rogério, nome dos mais pesados e que entra na disputa com possibilidades reais, mesmo sem apoio dos tucanos; Ivo Cassol, o homem do chapéu sempre bom de voto, que ainda depende de decisão judicial; Léo Moraes, que tem se esforçado para se postar como principal opositor ao Governo Rocha e que está em campanha, além de Confúcio Moura, que também anda com o pé na estrada, pronto para entrar na batalha, querendo voltar ao poder estadual. Já seria um sexteto, com nomes entre os maiores pesos-pesados da política do nosso Estado, fardados para entrarem em campo. Um, almejando ficar onde está, sentado na cadeira de Governador do Estado. Os outros cinco querendo defenestrá-lo do poder, tomando seu posto. Tudo ainda é muito cedo para decisões definitivas. Mas é bom dizer, para que ninguém que conhece um pouco desse mundo da política possa passar por ingênuo, que nos bastidores a campanha para o Governo já está fervendo.

REBECA, SÍMBOLO DE UM BRASIL VITORIOSO NA OLIMPÍADA DE TÓQUIO

Claro que a falta da vibração do público, do som estridente dos estádios, do grito das massas, tira bastante o brilho da Olimpíada de Tóquio. Mas, vendo –se apenas pela disputa esportiva, ela não poderia ser melhor. Inclusive para o Brasil, que já tem garantidas pelo menos 17 medalhas (até a quarta, tínhamos quatro de ouro), com alguns dos nossos atletas conseguindo performances espetaculares. Entre todos, é preciso aplaudir de pé a jovem Rebeca Andrade, um espetáculo de alegria e talento, que volta com um ouro e uma prata na ginástica, onde nunca tínhamos subido ao pódio, em Olimpíadas. Vencemos também no skate, no surf e na vela, vitórias muito boas, mas não podemos esquecer da baiana Ana Marcela Cunha, que venceu de forma espetacular a maratona aquática. Ainda podemos ganhar ouro no futebol e em outros esportes e batermos o recorde das 20 medalhas da última Olimpíada. O Brasil, no geral, está fazendo bonito em Tóquio.

INCÊNDIO NO ESPAÇO ALTERNATIVO: IBAMA APAGA FOGO, MAS INCENDIÁRIOS VOLTAM

É crime. Raramente alguém é preso em flagrante. Mas os responsáveis pelas queimadas em Rondônia e principalmente Porto Velho, continuam agindo todos os dias, sempre impunemente. Não respeitam nada e nem ninguém. Não respeitam locais onde a preservação é necessária e nem pontos onde a comunidade se encontra, como o Espaço Alternativo. As esquipes de combate ao fogo não conseguem dar conta. Nesta terça, por exemplo, alguém começou um grande incêndio na mata da área da Aeronáutica, próximo onde seria implantado o novo estacionamento para quem frequenta o Espaço Alternativo. Equipes do Ibama conseguiram debelar as chamas, que já atingiam vários pontos. Menos de 24 horas depois, os bombeiros do Ibama tiveram que voltar ao local. Novamente um incêndio criminoso foi iniciado, no mesmo lugar onde eles já tinham atuado um dia antes. A irresponsabilidade é imensa. Na área da Aeronáutica, próxima ao aeroporto, o que surpreende é que não há nenhuma fiscalização. Incêndios criminosos são praticados em vários pontos da Capital e nos distritos. Como não adianta orientação e pedidos de respeito ao meio ambiente, tem que se usar o peso da lei. Senão, que não se perca tempo com campanhas educativas, que trazem resultado zero em relação a esses meliantes.

AULAS PRESENCIAIS EM RONDÔNIA CONFIRMADAS PARA DIA 9 E NA CAPITAL DIA 16

As aulas presenciais já voltaram em dez estados e começam, a partir desta próxima semana, em pelo menos outros dez. Em Rondônia, o retorno será na próxima segunda-feira, dia 9 e, também está confirmado, o ensino municipal em Porto Velho recomeça na outra segunda. Já haviam retornado às aulas presenciais, até esta quarta, as escolas públicas estaduais do Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. No Distrito Federal e em outros dez estados, tudo volta, sempre com os extremos cuidados e aos poucos, como em Rondônia. Em nenhum dos Estados, com exceção do nosso, o sindicato dos professores inventou alguma coisa parecida com a excrescência chamada "Greve Sanitária"!. Aqui, a Seduc ignorou a decisão e confirmou as aulas para a data já agendada. Na Capital, ocorre o mesmo. A competente secretária Gláucia Negreiros, da Semed, confirmou a volta presencial, também aos poucos e com toda a segurança sanitária, para dia 16. Nesta terça, uma reunião com 209 diretores e vice-diretores de todas as escolas de Porto Velho, acertou os últimos detalhes para o retorno. Enfim, a não ser a meia dúzia de membros do Sintero, que ainda acha que tem o poder de paralisar o futuro, em nosso Estado, todos estão prontos para a volta.

SUSPEITO DE SER ANALFABETO PODE PERDER MANDATO EM CEREJEIRAS

O vereador Wilson Pereira Silva, conhecido como Pezão, um dos nove vereadores eleitos em Cerejeiras, terá que fazer um teste para provar que não é analfabeto. Só agora, em seu terceiro mandato, o Judiciário determinou que o edil, que a cada eleição apresentou uma documentação diferente, hoje sob suspeita, para provar escolaridade, é que a ação proposta pelo Ministério Público Federal terá uma decisão definitiva, já que em outras ocasiões, os documentos apresentados foram considerados válidos. Agora, o juiz Clênio Amorim, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou que o vereador seja submetido a um teste de alfabetização, para provar que não é analfabeto. Caso não consiga comprovar que sabe um mínimo do ler e escrever, o membro da Câmara de Vereadores terá seu mandato cassado.  Embora, desde a Constituição de 1988 os analfabetos possam votar, ela prevê que o analfabetismo é causa de inelegibilidade. Ou seja, o analfabeto não pode ser candidato a um cargo eletivo. Em poucos dias se saberá se é ou não o caso do edil de Cerejeiras, uma cidade que está chegando aos 17 mil habitantes.

SAI DE PRESÍDIO CARTA AMEAÇANDO DIRETOR E AGENTES PENITENCIÁRIOS

As facções criminosos que dominam os presídios, de vez em quando emitem ordens para os membros da "família" fora dos presídios, ameaçando agentes penitenciários e policiais que, muitas vezes são vítimas de tentativas de assassinato, quando não mortos por ordens vindas da cadeia. Nesta semana, aconteceu de novo. Lideranças dos bandidos presos no Presídio 603 de Porto Velho, distribuíram carta com um "Salve" contra o diretor daquela casa de detenção e agentes, não só daquela cadeia, mas de outras também. A carta cita nominalmente as autoridades que devem ser atacadas, incluindo o diretor do presídio. Com linguajar chulo e, claro, num texto confuso, os líderes de uma das organizações criminosas convocam seus aliados principalmente da área do conjunto "Morar Bem", para que deem uma resposta aos agentes da penitenciária. Sem dar detalhes, o texto afirma que só dando esse tipo de resposta, vão melhorar as condições para os presos, no 603, o mais novo presídio da Capital. O sistema prisional brasileiro, que permite que a bandidagem comande o crime do lado de fora das cadeias, é mais uma vergonha que a legislação feita para proteger criminosos tem feito contra o Brasil. Espera-se reação das autoridades, antes que os bandidos consigam cumprir suas ameaças.

ESTADO RECEBE MAIS DE 61.910 VACINAS. JÁ BATEMOS EM 1 MILHÃO E 300 MIL DOSES

Entre a quarta e a quinta-feiras, Rondônia vai receber nada menos do que 61.910 doses de vacinas. Nesta quarta, chegaram 11.600 Coronavac. Na quinta, desembarcaram no aeroporto Jorge Teixeira, outras 50.310 Pfizer. Com isso, estão garantidas imunizações com duas doses de nada menos do que 31 mil rondonienses, aproximadamente. Até a quarta de manhã, os números oficiais apontavam que já tínhamos recebido nada menos do que 1.257.288 doses. Com a chegada desses novos dois lotes, esse total sobe para 1.319.198 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a maior parte delas no último mês. Na terça-feira, batemos mais de 1 milhão de doses já aplicadas e, obviamente, há ainda muitas vacinas para serem aplicadas na segunda dose. Os números do Boletim 501, da terça, informavam que 747.923 rondonienses já receberam a primeira dose e outros 261.102 tiveram completada a imunização. Rondônia melhorou muito seus índices de aplicação das vacinas, nas últimas semanas. Há ainda algumas Prefeituras atrasadas, mas, no geral, estamos indo bem. As quase 62 mil doses devem chegar aos municípios até amanhã.

PERGUNTINHA

Você concorda ou discorda com a decisão da Secretaria de Trânsito de Porto Velho em implantar radares de controle de velocidade em algumas ruas da cidade?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval é alinhado em encontro que reuniu Prefeitura, forças de segurança e blocos para definir regras, responsabilidades e a minuta do decreto oficial.
L
Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Buffet lança menu exclusivo com pratos tradicionais e sofisticados para transformar sua noite de Natal em uma experiência cheia de sabor e afeto.
L
Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro será atualizado em mutirão especial para assegurar que pescadores de Porto Velho acessem o seguro-defeso durante o período de proibição da pesca.
L
Rodoviária recebe climatização e melhorias de acessibilidade e estrutura

Rodoviária recebe climatização e melhorias de acessibilidade e estrutura

Rodoviária de Porto Velho passa por climatização, ajustes estruturais e mudanças no fluxo de veículos para aumentar o conforto e a mobilidade.
L
Intervenção no Cidade do Lobo melhora escoamento e reduz pontos de alagamento

Intervenção no Cidade do Lobo melhora escoamento e reduz pontos de alagamento

Intervenção reforça o sistema de drenagem com novas manilhas e amplia a capacidade de escoamento da água no período chuvoso.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L

Rondônia: Inpe e CPTEC alertam para aumento de chuvas de nível 2 em algumas áreas

Do noroeste ao leste do estado, a previsão é de “tempestades severas e organizadas”.
L
Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Transferência para escola perto de casa poderá ser solicitada diretamente na unidade mais próxima da residência do estudante.
L

CEACLIN reforça prevenção ao HIV com palestra especial para colaboradores

Laboratório promove ação de conscientização com a infectologista Andréa Barbieri, destacando diagnóstico precoce, protocolos de segurança e importância do uso do preservativo na prevenção ao HIV e outras ISTs.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda viabiliza passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025 e permite que quatro competidoras representem Rondônia, incluindo uma medalhista de 3º lugar.
L
Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas será apresentada por Cláudia de Jesus no Sesc Clementina, em Ji-Paraná, com foco na transparência, no diálogo e nos resultados dos três anos de mandato
L
Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia é alvo de denúncia da deputada Dra Taíssa, que cobra ação imediata do governo diante de atrasos que prejudicam milhares de cidadãos
L
Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia é solicitada por Alex Redano ao governo para anular punições aplicadas nos últimos cinco anos a militares que reivindicaram melhores condições de trabalho
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

A Operação Polígrafo aponta esquema criminoso na compra de testes rápidos sem registro na Anvisa, envolvendo ex-secretário adjunto de Saúde e Cônsul Honorário da Índia; MP pede ressarcimento de mais de R$ 2 milhões ao erário.
10
Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Segundo informações apuradas, o táxi vinha de uma vila próxima ao município de Nova Mamoré.
10
Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

A vítima sofreu ferimentos graves e recebeu atendimento emergencial, sendo encaminhada rapidamente ao Hospital João Paulo II.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Escola Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10 estadual

Escola Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10 estadual

Escola recebe reconhecimento no Seminário Estadual de Alfabetização e conquista prêmio de R$ 110 mil para fortalecer ações pedagógicas.
L
INSS devolve R$ 13,3 milhões a mais de 22 mil beneficiários em Rondônia

INSS devolve R$ 13,3 milhões a mais de 22 mil beneficiários em Rondônia

A devolução de R$ 13,3 milhões do INSS é referente a descontos associativos não autorizados, valor que já foi ressarcido a 22.410 aposentados e pensionistas no estado; no Brasil, o total pago supera R$ 2,7 bilhões.
L
4ª edição do PVH em Ação chega à Vila Olímpica Chiquilito Erse neste sábado

4ª edição do PVH em Ação chega à Vila Olímpica Chiquilito Erse neste sábado

4ª edição oferece serviços de cidadania, saúde e assistência social na Vila Olímpica Chiquilito Erse, reforçando a palavra-chave e ampliando as informações do título.
L
Biblioteca Francisco Meirelles e CMACE Jorge Andrade promovem cantata de Natal nesta sexta-feira

Biblioteca Francisco Meirelles e CMACE Jorge Andrade promovem cantata de Natal nesta sexta-feira

Cantata de Natal com coral, orquestra e bandas, repetindo a palavra-chave e ampliando as informações sobre o evento.
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove roda de conversa sobre cidadania e diversidade cultural em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove roda de conversa sobre cidadania e diversidade cultural em Vilhena

A atividade integra a campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica” e reúne a população para debater cidadania, direitos humanos e valorização cultural.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

TJRO empossa nova cúpula dirigente para o biênio 2026/2027

Sessão solene nesta sexta-feira (12) dará posse ao desembargador Alexandre Miguel na Presidência e demais membros da nova cúpula do TJRO, que assumem a gestão em janeiro de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.