SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Na guerra à pandemia, SESAU e prefeitura de Porto Velho não se entendem sobre números da vacinação

O prefeito e o titular da pasta estadual da saúde estão em rota de colisão há muito tempo

Publicado em 

Não deu outra! Em plena pandemia, quando mais os órgãos públicos deveriam estar unidos, na luta comum contra o vírus, as questões políticas invadiram também essa área sensível, confrontando o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho, assim como vai acabar envolvendo na confusão outras prefeituras rondonienses. O caso já vinha andando no fio da lâmina há muito tempo. Críticas da Secretaria de Saúde à lentidão com que municípios vinham aplicando as vacinas – porque havia mesmo grande atraso em várias cidades – começaram a levar o tema para o lado da política. O governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves, aliás, não se falavam há longo tempo. Ensaiaram uma reconciliação no caso das obras da nova Rodoviária da Capital. Dias depois, o confronto governo estadual e Prefeitura da Capital voltou. Com força. No início desta semana, o secretário Fernando Máximo reclamou, publicamente, que as Prefeituras estavam aplicando a primeira dose da vacina para públicos de idades mais baixas, esquecendo-se de priorizar a segunda dose dos imunizantes, para que, com ela, a população beneficiada ficasse, finalmente, completamente segura contra o vírus. Para comprovar, a Sesau divulgou um relatório, afirmando serem números oficiais do Ministério da Saúde, mostrando que, em dez cidades rondonienses, pelo menos 146 mil segundas doses que já deveriam ter sido aplicadas, não o foram. Destas, 76 mil seriam de Porto Velho. Pra que? Na manhã da quarta-feira, o prefeito Hildon Chaves, ao lado de sua secretária da saúde, Eliana Pasini, foi às redes sociais, fazendo uma Live com duro protesto contra o secretário Máximo e afirmando que os números apresentados pela Sesau são mentirosos. Para ele, há apenas vacinas da segunda dose para serem aplicadas nas datas agendadas.

O prefeito e o titular da pasta estadual da saúde estão em rota de colisão há muito tempo. Máximo, que tem feito um bom trabalho à frente da Sesau, primeiro criticou o atraso na vacinação, enquanto o Estado distribuía as doses em tempo recorde. Mais recentemente, se voltou contra a não prioridade à segunda dose. Hildon tem corrido às redes sociais e à mídia, para destacar, com razão, o que chama de "excelente trabalho" que toda a sua equipe da saúde vem realizando na imunização dos porto velhenses. Ambos estão certos em alguns pontos de vista, defendendo o que acreditam ser o correto. O problema todo é que esse tipo de confronto não leva a nada. Não ajuda a população. Não prioriza o cidadão e a cidadã, que deveriam estar muito à frente dessas questões políticas. Afinal de contas, 2022 ainda está longe, mas o vírus está aqui, entre nós e ainda vai permanecer muito tempo. O que se espera é que essa confusão toda não afete o resultado final da guerra à pandemia. É ela a grande inimiga. A disputa política? Só depois que acabarmos com o vírus!

PODEM ROMPER ACORDO COM MARCOS ROGÉRIO E LANÇAR HILDON

Por falar em política, os tucanos rondonienses estão se mexendo sim. E provavelmente vão acabar rompendo o acordo com o senador Marcos Rogério, a quem estariam muito propensos a apoiar na disputa pelo governo no ano que vem. E a decisão vem de cima. O diretório nacional do partido, presidido hoje por Bruno Araújo, um pernambucano com longa carreira política, mas que não é um nome reconhecido em todo o país, está exigindo que os tucanos tenham candidatura própria em todos os Estados. Como há ainda longo tempo e a decisão pode ser revertida, não se definiu ainda como agirá o ninho tucano rondoniense. Mas se não tiver escolha e for de nome próprio, aí sim não há qualquer dúvida de que o mais cotado para entrar na briga será o prefeito Hildon Chaves. Expedito Júnior, outro que poderia ser cotado, até porque sempre tem excelente votação em todas as eleições que disputa, está de saída da sigla. Será candidato ao Senado pelo PSD. Mariana Carvalho não sonha, agora, com o Palácio do Governo. Quer o terceiro mandato à Câmara Federal. Maurício Carvalho, o jovem vice-prefeito, tem como principal projeto ser Prefeito por dois anos, quando Hildon sair para concorrer. Então, caso a decisão nacional do PSDB se mantenha, será mesmo Hildon o nome tucano para 22.

UM SEXTETO PESO PESADO JÁ ESTÁ PRONTO PARA ENTRAR NA BRIGA PELO PODER

Neste raciocínio, até agora, porque muito mais nomes vão surgir, teríamos então as pré-candidaturas de Hildon Chaves, que viria muito forte; de Marcos Rocha, que vai à reeleição, com boas chances; de Marcos Rogério, nome dos mais pesados e que entra na disputa com possibilidades reais, mesmo sem apoio dos tucanos; Ivo Cassol, o homem do chapéu sempre bom de voto, que ainda depende de decisão judicial; Léo Moraes, que tem se esforçado para se postar como principal opositor ao Governo Rocha e que está em campanha, além de Confúcio Moura, que também anda com o pé na estrada, pronto para entrar na batalha, querendo voltar ao poder estadual. Já seria um sexteto, com nomes entre os maiores pesos-pesados da política do nosso Estado, fardados para entrarem em campo. Um, almejando ficar onde está, sentado na cadeira de Governador do Estado. Os outros cinco querendo defenestrá-lo do poder, tomando seu posto. Tudo ainda é muito cedo para decisões definitivas. Mas é bom dizer, para que ninguém que conhece um pouco desse mundo da política possa passar por ingênuo, que nos bastidores a campanha para o Governo já está fervendo.

REBECA, SÍMBOLO DE UM BRASIL VITORIOSO NA OLIMPÍADA DE TÓQUIO

Claro que a falta da vibração do público, do som estridente dos estádios, do grito das massas, tira bastante o brilho da Olimpíada de Tóquio. Mas, vendo –se apenas pela disputa esportiva, ela não poderia ser melhor. Inclusive para o Brasil, que já tem garantidas pelo menos 17 medalhas (até a quarta, tínhamos quatro de ouro), com alguns dos nossos atletas conseguindo performances espetaculares. Entre todos, é preciso aplaudir de pé a jovem Rebeca Andrade, um espetáculo de alegria e talento, que volta com um ouro e uma prata na ginástica, onde nunca tínhamos subido ao pódio, em Olimpíadas. Vencemos também no skate, no surf e na vela, vitórias muito boas, mas não podemos esquecer da baiana Ana Marcela Cunha, que venceu de forma espetacular a maratona aquática. Ainda podemos ganhar ouro no futebol e em outros esportes e batermos o recorde das 20 medalhas da última Olimpíada. O Brasil, no geral, está fazendo bonito em Tóquio.

INCÊNDIO NO ESPAÇO ALTERNATIVO: IBAMA APAGA FOGO, MAS INCENDIÁRIOS VOLTAM

É crime. Raramente alguém é preso em flagrante. Mas os responsáveis pelas queimadas em Rondônia e principalmente Porto Velho, continuam agindo todos os dias, sempre impunemente. Não respeitam nada e nem ninguém. Não respeitam locais onde a preservação é necessária e nem pontos onde a comunidade se encontra, como o Espaço Alternativo. As esquipes de combate ao fogo não conseguem dar conta. Nesta terça, por exemplo, alguém começou um grande incêndio na mata da área da Aeronáutica, próximo onde seria implantado o novo estacionamento para quem frequenta o Espaço Alternativo. Equipes do Ibama conseguiram debelar as chamas, que já atingiam vários pontos. Menos de 24 horas depois, os bombeiros do Ibama tiveram que voltar ao local. Novamente um incêndio criminoso foi iniciado, no mesmo lugar onde eles já tinham atuado um dia antes. A irresponsabilidade é imensa. Na área da Aeronáutica, próxima ao aeroporto, o que surpreende é que não há nenhuma fiscalização. Incêndios criminosos são praticados em vários pontos da Capital e nos distritos. Como não adianta orientação e pedidos de respeito ao meio ambiente, tem que se usar o peso da lei. Senão, que não se perca tempo com campanhas educativas, que trazem resultado zero em relação a esses meliantes.

AULAS PRESENCIAIS EM RONDÔNIA CONFIRMADAS PARA DIA 9 E NA CAPITAL DIA 16

As aulas presenciais já voltaram em dez estados e começam, a partir desta próxima semana, em pelo menos outros dez. Em Rondônia, o retorno será na próxima segunda-feira, dia 9 e, também está confirmado, o ensino municipal em Porto Velho recomeça na outra segunda. Já haviam retornado às aulas presenciais, até esta quarta, as escolas públicas estaduais do Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. No Distrito Federal e em outros dez estados, tudo volta, sempre com os extremos cuidados e aos poucos, como em Rondônia. Em nenhum dos Estados, com exceção do nosso, o sindicato dos professores inventou alguma coisa parecida com a excrescência chamada "Greve Sanitária"!. Aqui, a Seduc ignorou a decisão e confirmou as aulas para a data já agendada. Na Capital, ocorre o mesmo. A competente secretária Gláucia Negreiros, da Semed, confirmou a volta presencial, também aos poucos e com toda a segurança sanitária, para dia 16. Nesta terça, uma reunião com 209 diretores e vice-diretores de todas as escolas de Porto Velho, acertou os últimos detalhes para o retorno. Enfim, a não ser a meia dúzia de membros do Sintero, que ainda acha que tem o poder de paralisar o futuro, em nosso Estado, todos estão prontos para a volta.

SUSPEITO DE SER ANALFABETO PODE PERDER MANDATO EM CEREJEIRAS

O vereador Wilson Pereira Silva, conhecido como Pezão, um dos nove vereadores eleitos em Cerejeiras, terá que fazer um teste para provar que não é analfabeto. Só agora, em seu terceiro mandato, o Judiciário determinou que o edil, que a cada eleição apresentou uma documentação diferente, hoje sob suspeita, para provar escolaridade, é que a ação proposta pelo Ministério Público Federal terá uma decisão definitiva, já que em outras ocasiões, os documentos apresentados foram considerados válidos. Agora, o juiz Clênio Amorim, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou que o vereador seja submetido a um teste de alfabetização, para provar que não é analfabeto. Caso não consiga comprovar que sabe um mínimo do ler e escrever, o membro da Câmara de Vereadores terá seu mandato cassado.  Embora, desde a Constituição de 1988 os analfabetos possam votar, ela prevê que o analfabetismo é causa de inelegibilidade. Ou seja, o analfabeto não pode ser candidato a um cargo eletivo. Em poucos dias se saberá se é ou não o caso do edil de Cerejeiras, uma cidade que está chegando aos 17 mil habitantes.

SAI DE PRESÍDIO CARTA AMEAÇANDO DIRETOR E AGENTES PENITENCIÁRIOS

As facções criminosos que dominam os presídios, de vez em quando emitem ordens para os membros da "família" fora dos presídios, ameaçando agentes penitenciários e policiais que, muitas vezes são vítimas de tentativas de assassinato, quando não mortos por ordens vindas da cadeia. Nesta semana, aconteceu de novo. Lideranças dos bandidos presos no Presídio 603 de Porto Velho, distribuíram carta com um "Salve" contra o diretor daquela casa de detenção e agentes, não só daquela cadeia, mas de outras também. A carta cita nominalmente as autoridades que devem ser atacadas, incluindo o diretor do presídio. Com linguajar chulo e, claro, num texto confuso, os líderes de uma das organizações criminosas convocam seus aliados principalmente da área do conjunto "Morar Bem", para que deem uma resposta aos agentes da penitenciária. Sem dar detalhes, o texto afirma que só dando esse tipo de resposta, vão melhorar as condições para os presos, no 603, o mais novo presídio da Capital. O sistema prisional brasileiro, que permite que a bandidagem comande o crime do lado de fora das cadeias, é mais uma vergonha que a legislação feita para proteger criminosos tem feito contra o Brasil. Espera-se reação das autoridades, antes que os bandidos consigam cumprir suas ameaças.

ESTADO RECEBE MAIS DE 61.910 VACINAS. JÁ BATEMOS EM 1 MILHÃO E 300 MIL DOSES

Entre a quarta e a quinta-feiras, Rondônia vai receber nada menos do que 61.910 doses de vacinas. Nesta quarta, chegaram 11.600 Coronavac. Na quinta, desembarcaram no aeroporto Jorge Teixeira, outras 50.310 Pfizer. Com isso, estão garantidas imunizações com duas doses de nada menos do que 31 mil rondonienses, aproximadamente. Até a quarta de manhã, os números oficiais apontavam que já tínhamos recebido nada menos do que 1.257.288 doses. Com a chegada desses novos dois lotes, esse total sobe para 1.319.198 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a maior parte delas no último mês. Na terça-feira, batemos mais de 1 milhão de doses já aplicadas e, obviamente, há ainda muitas vacinas para serem aplicadas na segunda dose. Os números do Boletim 501, da terça, informavam que 747.923 rondonienses já receberam a primeira dose e outros 261.102 tiveram completada a imunização. Rondônia melhorou muito seus índices de aplicação das vacinas, nas últimas semanas. Há ainda algumas Prefeituras atrasadas, mas, no geral, estamos indo bem. As quase 62 mil doses devem chegar aos municípios até amanhã.

PERGUNTINHA

Você concorda ou discorda com a decisão da Secretaria de Trânsito de Porto Velho em implantar radares de controle de velocidade em algumas ruas da cidade?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Polícia Civil cumpriu três mandados em adega e sítio de Rio Claro; apreendidos R$ 72 mil, veículos e insumos usados na produção clandestina.
L
Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Policiais militares em atividade detiveram três pessoas
L
Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Prefeitura dá prazo de 5 dias úteis para limpeza de lotes irregulares e alerta sobre riscos à saúde e segurança
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L
Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L

Giro News: Wagner Martins fala sobre o pedágio na BR-364

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o pedágio na BR-364, o sistema eletrônico, investimentos já realizados e o que vem por aí para os usuários da rodovia.
L
Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Confira as vagas ofertadas na rede municipal de ensino
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

Durante abordagem, polícia localizou entorpecentes, medicamentos irregulares e um consultório improvisado; menores foram resguardados pelo Conselho Tutelar.
16
NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Revista no raio-x do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso impede entrada de entorpecentes
16
Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Colisão envolvendo dois veículos resultou em atropelamento; vítima seguia para local de oração.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Governo brasileiro mobiliza ajuda humanitária para atender cerca de 16 mil pacientes renais na Venezuela, com apoio de hospitais e coordenação da OPAS/OMS.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: INAO SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00011.005/2025-SUL
L
Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Após o final polêmico da série na Netflix, Dead by Daylight: Stranger Things – Capítulo 2 estreia em 27 de janeiro com Vecna e personagens jogáveis Eleven e Dustin.
L
OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

Cerimônia de posse do desembargador Adolfo Naujorks reforça simbolismo, pertencimento e compromisso com a Justiça, com participação da OAB Rondônia e autoridades locais.
L
Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Prefeitura de Jaru, em Rondônia, distribui materiais completos para estudantes da rede municipal, garantindo igualdade e boas condições de aprendizado.
L
Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Levantamento da Conab e do DIEESE mostra redução de preços em nove capitais, com destaque para Porto Velho, e aponta alívio pontual no custo de itens essenciais.
L
Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

IBGE aponta que a indústria operou em patamar constante nos últimos meses, com novembro registrando 0%, o melhor resultado para o mês desde 2023.
L
Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Gislaine Lebrinha destina recursos para construção de quadra em escola municipal, fortalecendo a educação e atividades esportivas em Guajará-Mirim.
L
TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

Tribunal de Contas da União decide levar ao plenário investigação sobre supervisão do Banco Central na liquidação do Master, após recurso da instituição.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.