SEXTA-FEIRA, 02/01/2026
Publicidade

Em destaque

Fiocruz defende adoção de medidas de bloqueio para evitar permanência de níveis críticos em abril

Análise mostra que o coronavírus e suas variantes permanecem em circulação intensa em todo o país e que a ocupação de leitos de UTI se mantêm alta

Publicado em 

RIO — O novo boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz alerta sobre a possibilidade de a pandemia permanecer em níveis críticos no Brasil ao longo do mês de abril, o que prolongaria a crise sanitária e o colapso no sistema de saúde país afora. Por conta deste cenário, os pesquisadores responsáveis pelo estudo defendem a adoção ou a continuidade de medidas de bloqueio ou lockdown para conter a propagação do vírus.

A análise mostra que o vírus Sars-CoV-2 e suas variantes permanecem em circulação intensa em todo o país. Além disso, a sobrecarga dos hospitais, observada pela ocupação de leitos de UTI, também se mantêm alta. Dezenove estados e o Distrito Federal encontram-se com taxas de ocupação superiores a 90%.

De acordo com o documento, ao longo da semana epidemiológica 13 (de 28 de março a 3 de abril) houve uma aceleração na transmissão da Covid-19 no país e um aumento na taxa de letalidade, passando de 3,3% para 4,2%. Para os pesquisadores isto "pode  ser consequência da falta de capacidade de se diagnosticar correta e oportunamente os casos graves, somado à sobrecarga dos hospitais, num processo que vem sendo apontado como o colapso do sistema de saúde, não somente de hospitais". Segundo o estudo, este indicador se encontrava em torno de 2% no final de 2020.

Os pesquisadores apontam para a necessidade de medidas de restrição mais rígidas para as atividades não essenciais em todos estados, capitais e regiões de saúde que tenham uma taxa ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos.

Dentre as medidas de bloqueio propostas, estão a proibição de eventos presenciais, como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território nacional; a suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país; o toque de recolher nacional a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana; o fechamento das praias e bares; a adoção de trabalho remoto sempre que possível, tanto no setor público quanto no privado; a instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, considerados o fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual; a adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos; a ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos.

A análise destaca que para se alcançar os resultados esperados é preciso que essas medidas de bloqueio tenham pelo menos 14 dias de duração, sendo ampliada de acordo com a situação local. Na visão dos pesquisadores, é fundamental a adoção de medidas combinadas e complexas, assim como a coerência e a convergência dos poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como dos diferentes níveis de governo (municipais, estaduais e federal), em favor destas medidas de bloqueio.

Os resultados da investigação apontam ainda que é fundamental insistir nos esforços para o fortalecimento da rede de serviços de saúde, incluindo os diferentes níveis de atenção e de vigilância, com ampla testagem, compra e ampliação da produção de vacinas, e aceleração da vacinação.

Colapso nos sistemas de saúde continua

Dezenove estados e o Distrito Federal encontram-se com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS superiores a 90%: no Norte, Rondônia (96%), Acre (95%), Amapá (91%) e Tocantins (95%); no Nordeste, Piauí (97%), Ceará (96%), Rio Grande do Norte (97%), Pernambuco (97%) e Sergipe (95%); no Sudeste, Minas Gerais (93%), Espírito Santo (94%), Rio de Janeiro (91%) e São Paulo (91%); no Sul, Paraná (95%), Santa Catarina (99%) e Rio Grande do Sul (90%); e no Centro Oeste, Mato Grosso do Sul (106%), Mato Grosso (98%), Goiás (96%) e Distrito Federal (99%).

Outros quatro estados apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos entre 80% e 89%: no Norte, Pará (87%); e no Nordeste, Maranhão (80%), Alagoas (89%) e Bahia (85%). Taxas inferiores a 80% registram-se somente no Amazonas (75%), em Roraima (49%) e na Paraíba (77%).

Entre os dias 29 de março e 5 de abril, as taxas de ocupação apresentaram reduções que merecem registro em Roraima (de 62% para 49%), Amapá (de 100% para 91%), Maranhão (de 88% para 80%), Paraíba (de 84% para 77%) e Rio Grande do Sul (de 95% para 90%). Assim, Roraima saiu da zona de alerta intermediário para fora da zona de alerta, e a Paraíba da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário, juntando-se ao Amazonas (75%). Na direção oposta, destaca-se piora em Sergipe, com a taxa subindo de 86% para 95%.

Vinte e uma capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 superiores a 90%: Porto Velho (100%), Rio Branco (100%), Belém (90%), Macapá (94%), Palmas (95%), Teresina (100%), Fortaleza (95%), Natal (96%), Maceió (90%), Aracajú (97%), Belo Horizonte (99%), Vitória (95%), Rio de Janeiro (94%), São Paulo (91%), Curitiba (97%), Florianópolis  (99%), Porto Alegre (94%), Campo Grande (108%), Cuiabá (98%), Goiânia (97%) e Brasília (99%).

Quatro capitais estão com taxas superiores a 80% e inferiores a 90%: São Luís (89%), João Pessoa (82%), Recife (84%) e Salvador (82%). Manaus e Boa Vista reúnem todos os leitos de UTI Covid-19 do Amazonas e de Roraima, respectivamente, com as suas taxas correspondendo às dos próprios estados (75% e 49%).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assédio sexual: Will Smith é processado e acusado por violinista

Músico move um processo por assédio sexual contra o ator Will Smith e sua empresa, a Treyball Studios, em Los Angeles. A ação, protocolada nesta terça-feira (30), detalha episódios de retaliação e demissão indevida.
L

Pedágio eletrônico na BR-364 começa a operar em janeiro em Rondônia

Sete pórticos entram em funcionamento entre Porto Velho e Vilhena a partir de 12 de janeiro.
L

Sebrae impulsiona cafeicultura de Rondônia e agricultura familiar

Ações em 2025 ampliam qualidade, competitividade e reconhecimento nacional do café rondoniense.
L

SUSPEITO PRESO: casal sai para padaria e ladrão invade residência no centro de Porto Velho

Jovem de 21 anos é detido após ser identificado por câmeras de segurança e reconhecido pelas vítimas; objetos furtados ainda não foram recuperados
10

Professora Úrsula Depeiza Maloney morre em Porto Velho e deixa legado histórico para a educação em Rondônia

Filha de barbadiano que trabalhou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, educadora pioneira morre aos 89 anos e é lembrada por formar gerações, preservar a memória da cidade e inspirar novas docentes
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Professora Úrsula Depeiza Maloney

Professora Úrsula Depeiza Maloney, referência histórica da educação em Rondônia, deixa legado de conhecimento, valores humanos e preservação cultural em Porto Velho
L

Viradão do Béra reúne grande público e consolida novo modelo de eventos em Porto Velho

Viradão do Béra reúne mais de 50 mil pessoas, destaca organização, acessibilidade, fogos de menor impacto sonoro e consolida novo modelo de eventos em Porto Velho
L

News Rondônia 15 anos, Marcus Rivoiro celebra parceria com a ciência e deseja novas conquistas em 2026

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Marcus Rivoiro agradece a parceria do portal, valoriza o espaço dedicado à ciência e ao conhecimento e reforça o compromisso de seguir contribuindo com informação e inovação em 2026.
L

CLÍNICA DR. MARCELO ALMEIDA: mensagem de esperança, renovação e confiança marca a chegada de 2026

Encerramento de 2025 inspira reflexão e abre caminho para um novo ciclo, com foco em autoestima, cuidado pessoal e avanços da cirurgia plástica para quem deseja transformar sonhos em realidade
L

Saíram os números da Mega da Virada 2025, concurso 2955

Mega da Virada 2025 tem números revelados e aposta bilionária movimenta o país, enquanto milhões de brasileiros aguardam ansiosos a divulgação dos ganhadores e a divisão do prêmio histórico.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Um 2026 sem perspectivas

Um 2026 sem perspectivas

Ano novo começa sob pessimismo político e social no Brasil.
L
Elias Resende, Júnior Gonçalves e o desafio de unir chapa em 2026

Elias Resende, Júnior Gonçalves e o desafio de unir chapa em 2026

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política em Rondônia afasta acordo e redesenha 2026

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política em Rondônia afasta acordo e redesenha 2026

Ruptura entre governador e vice impacta planos eleitorais.
L
Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Ex-presidente está internado há uma semana após cirurgias e médicos avaliam retorno à custódia em Brasília.
L
Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

A Assembleia Legislativa aprovou Projetos de Lei Ordinária que seguem para sanção do governo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Violência doméstica leva à prisão e apreensão de arma em Vila Palmares

Violência doméstica leva à prisão e apreensão de arma em Vila Palmares

Violência doméstica motivou denúncia após ameaças constantes.
14
Acidente envolvendo jovens deixa criança morta na RO-133

Acidente envolvendo jovens deixa criança morta na RO-133

Acidente na RO-133 ocorreu no final da tarde e mobilizou equipes de socorro.
14
Jovem de 19 anos é morto a tiros na varanda de casa em Mirante da Serra

Jovem de 19 anos é morto a tiros na varanda de casa em Mirante da Serra

Homicídio em Mirante da Serra ocorreu durante a noite e assustou moradores.
18
Garota de 17 anos mata companheiro com facada em Pimenta Bueno

Garota de 17 anos mata companheiro com facada em Pimenta Bueno

Homicídio em Pimenta Bueno ocorreu durante discussão na madrugada.
18
Morte cerebral em Vilhena leva à doação de órgãos após acidente

Morte cerebral em Vilhena leva à doação de órgãos após acidente

Morte cerebral em Vilhena foi confirmada após grave acidente na BR-364.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e da Licença Ambiental: LEONARDO GONÇALVES FERREIRA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga e da Licença Ambiental: MÁRCIA SANTOS ALBINO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Tentativa de homicídio em Porto Velho após briga por bicicleta

Tentativa de homicídio em Porto Velho após briga por bicicleta

Tentativa de homicídio em Porto Velho ocorreu entre moradoras de rua no bairro Embratel.
16
Veículo furtado é recuperado e suspeito preso em Rolim de Moura

Veículo furtado é recuperado e suspeito preso em Rolim de Moura

Veículo furtado em São Miguel do Guaporé foi localizado pela PM em Rolim de Moura.
14

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Acidente em Rolim de Moura deixa mãe e filha feridas

Acidente em Rolim de Moura deixa mãe e filha feridas

Acidente em Rolim de Moura ocorreu após colisão no Centro da cidade.
16
Acidente na RO 010 mata motociclista em Rolim de Moura

Acidente na RO 010 mata motociclista em Rolim de Moura

Acidente na RO 010 ocorreu na zona rural e vitimou homem de 33 anos.
18
Esfaqueamento em Rolim de Moura marca réveillon

Esfaqueamento em Rolim de Moura marca réveillon

Esfaqueamento em Rolim de Moura ocorreu durante festa no Centro da cidade.
14
Tráfico em Nova Estrela leva casal à prisão com drogas

Tráfico em Nova Estrela leva casal à prisão com drogas

Tráfico em Nova Estrela resultou na apreensão de mais de 10 kg de maconha.
14
Duplo homicídio em Riozinho mobiliza forças policiais

Duplo homicídio em Riozinho mobiliza forças policiais

Duplo homicídio em Riozinho deixou duas vítimas e tem suspeito foragido.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.