SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Após ouvir diagnóstico dos filhos, médica descobre que também é autista

"Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

Publicado em 

"Colecionei diagnósticos errados e tomei medicações que não funcionavam; sempre soube que tinha algo que não se encaixava. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

“Me chamo Rafaella Nunes, tenho 44 anos, sou médica pediatra, casada há 12 anos e mãe do Angelo, de 10 anos, e do Dante, que tem 7. Nasci em Colatina, no Espírito Santo, e me mudei para Vitória para fazer faculdade. Sempre tive dificuldade social e de criar laços, além de ter manias.

Aos 42 anos, ao buscar diagnósticos para meus filhos, descobri que sou autista, assim como eles. Para que outras mães tenham informações e não se sintam tão perdidas quanto eu, criei a página TEAmo (Transtorno do Espectro do Autismo – mãe online), no Instagram.

“Sempre tirei boas notas, mas sofria bullying”

Quando criança, preferia brincar sozinha. Duas vezes por ano, nas férias, minha mãe me fazia brincar com as outras crianças. Nunca sabia o que fazer, nem o que falar. Eu dizia que era minha tortura semestral. Hoje é engraçado, mas na época eu não achava. Tinha hiperfocos, como ler compulsivamente; olhar mapas, adorava.

Enquanto as crianças queriam ganhar um pogobol, eu queria um atlas. Me identificavam na escola como a doidinha, a esquisita. Tenho sensibilidade auditiva, enquanto o professor estava explicando a matéria, precisava ouvi-lo sem conversa paralela. Era a chata que ficava pedindo silêncio. No hora do recreio, me escondia para que não precisar interagir.

Nunca dei trabalho, tirava notas muito boas, mas sofri muito bullying. Meu pai e a enciclopédia foram as grandes companhias na infância e adolescência. Eu amava. Pegávamos as enciclopédias e ficávamos discutindo um assunto.

Quando passei no vestibular em Vitória (ES), cidade em que praticamente ninguém me conhecia, pensei que tinha a chance de fingir que era outra pessoa me mascarando. Tentava ser popular, não consegui tanto, mas frequentava festa, a bebida infelizmente foi algo que eu usava para tentar ser social, fumava e arranjei o meu primeiro namorado, um colega com quem fiquei por 4 anos.

A primeira amiga de verdade que eu tive foi quando entrei na faculdade, aos 18 anos. Antes disso eu tinha colegas. A Laila aceitava a minha forma de ser. Nunca fez grandes críticas ao meu jeito, como a mania de chegar no restaurante e sentar na mesma mesa, e se estivesse ocupada, eu ia embora. Não me julgou. Acho que foi a primeira pessoa que nunca me disse que eu era estranha e tenho um amor profundo por ela, como se fosse uma irmã.

“Aprendi a fingir ser sociável”

Colecionei diagnósticos errados, alguns certos, como depressão. Como médica, acredito que tinha depressão já na infância, mas fiz tratamento para bipolaridade, borderline e levantaram a hipótese de esquizofrenia. Tomava medicações que não funcionavam. Sempre soube que tinha algo que não se encaixava, eu devia ser uma paciente psiquiátrica.

Não sou socialmente adequada, preciso de um filtro. Afastava as pessoas com meu sincericídio. Se uma colega pronta para sair me perguntasse se estava bonita, eu respondia: ‘não, essa roupa não tá bem não’. Fui entendendo que as pessoas não querem ouvir a sinceridade, querem um posicionamento social adequado. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou. Eu quero que meus filhos tenham a liberdade de serem quem eles são, mas eu vivo muitas vezes sob masking.

Como sempre gostei de estudar, a faculdade não foi uma coisa tão difícil, mas quando acabei estava à beira de um meltdown – esgotamento emocional desencadeado por um grande estresse, como barulho ou quebra de rotina, onde pode haver choro e até auto agressão.

Hoje em dia, só trabalho com urgência e emergência. Gosto da surpresa que o pronto-socorro traz: o que será que eu vou atender agora? É um desafio diário para minha dificuldade em quebrar a rotina, me ensinou a me abrir para o desconhecido.

“Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”

Gostava de boate. Olha que perfeito: você consegue se divertir, dançar, beber e ninguém quer conversar com você porque não dá para ouvir nada. A batida do som eletrônico não é uma frequência que me incomoda. Conheci o meu marido Gleison assim. Ele é tímido, mas veio conversar comigo.

O primeiro meltdown que ele viu ficou assustado, mas me acolheu, tentou me acalmar. Com o tempo, foi mudando algumas coisas em mim. Dizia que poderíamos nos divertir mesmo se não sentasse na minha mesa do restaurante. Começou a me convencer e, quando não conseguia, não ficava com raiva. Eu tinha essa questão de me achar estranha, mas ele dizia: “Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”. Gleison sempre teve essa leveza.

Meu filho mais velho entrou na escola, aos 3 anos, e ficamos sabendo que ele não sabia socializar. Percebemos que nós dois também não. Antissociais, em três anos casados e dois de namoro, nunca havíamos recebido alguém em casa. Começamos a tentar um convívio. Hoje temos dois casais de amigos, olha que chique! Para mim isso é incrível.

Quando o Angelo tinha 5 anos, o Dante, então com 2, entrou na escola. Houve a mesma coisa dificuldade de socialização, ele também brincava sozinho como eu. Percebemos outras características, como a ecolalia – quando a criança repete as coisas que escuta ou responde como se fosse personagem. Ele decorava desenhos e falava contextualizando as frases, como se fosse o Mario Bros respondendo se queria água. Tinha movimentos estereotipados, como mexer as mãozinhas, correr em círculos.

Aos 3 anos, ele já estava lendo, o que se chama hiperlexia. Dante tem facilidade em línguas. Ele fala o alfabeto grego, o russo, canta as musiquinhas da Masha originais. Ele mesmo procura no Youtube e aprende, gosta de sentar com meu pai e ficam procurando as coisas.

Estávamos no começo do processo e fizemos um teste que mostra características de autismo. Meu pai disse que eu pontuaria mais do que o Dante. Ele estava certo, rimos: “Ah, estranha eu sempre fui, né!”. Comecei a estudar o autismo, a fazer curso, pós-graduação. Fui vendo cada dia mais que eu também parecia autista.

Quando o Angelo estava com 7 anos, por causa de alguma dificuldade de interpretação de texto, fizemos uma avaliação neuropsicológica dele e descobrimos que ele também é autista, o antigo Asperger. Meu marido sugeriu que eu também fizesse a avaliação; ele queria me ajudar com a dificuldade na autoestima.

“O médico quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório”

É difícil o diagnóstico no adulto. Cheguei a ir em um psiquiatra que me disse que eu não poderia ser autista porque não tive fracassos na vida. Ele deu como exemplo o fato de eu nunca ter sido reprovada, de ter me formado. Não existe esse tipo de parâmetro para o diagnóstico. A fala dele foi de preconceito e de falta de conhecimento dentro da especialidade. Então acredito que ele quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório. O meu processo de diagnóstico com outra médica foi meticuloso, cerca de 12 horas de teste em 10 sessões avaliativas.

Agora tomo mais cuidado com as minhas dificuldades. Desde o diagnóstico, tive pouquíssimos meltdowns, pequenos, discretos, nenhum tão forte que parecesse um surto. As pessoas acham que o autista é uma pessoa que não pode ter sucesso na vida. Eu estou na ponta do espectro, tenho menos dificuldades do que outros autistas, mas também outras que talvez os mais severos não tenham.

Infelizmente, eu acho que o capacitismo ainda está muito presente na sociedade. O que me dói muito falar é o capacitismo que os pais têm. Eu, como autista mãe de autistas, vejo de outra forma. Observo os pais vitimizando os filhos, “ah, coitado, não vai conseguir”. E é tudo difícil, é uma luta mesmo, a gente tem que lutar com a escola, com o plano médico, para ter os direitos deles respeitados. Tive que mudar os meus filhos de escola, acionei o Ministério Público, mas infelizmente tive uma péssima experiência.

Apesar de eu ter sempre sido estranha, difícil de lidar, a doidinha, meus pais sempre acreditaram no meu potencial. Acredite nos seus filhos. Isso vai formar a autoestima deles, vai ajudar a fazer com que eles acreditem neles próprios e vai fazer com que sigam em frente.

Meu diagnóstico foi importante também para eu mostrar para os meus filhos que estar no espectro não significa que temos que deixar nossos sonhos para lá. Todo mundo tem dificuldades e a gente tem que ir se virando com elas, tentando vencê-las, e ir em frente à procura do que queremos.

Esses dias meu filho Angelo aprendeu a andar de bicicleta depois de muito choro e achar que nunca conseguiria, é isso. Mandou mensagem para minha mãe: “Vó, é o melhor dia de todos. Caraca, eu tô muito feliz. Eu sou capaz“.

Pra mim é isso que faz a vida valer a pena: acreditar que eu posso o que eu quiser e passar isso para os meus filhos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Evento promove diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre restauração florestal, segurança energética e desenvolvimento regional.
L
Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Documento da WMO revela que período entre 2015 e 2025 quebrou recordes de temperatura; ano de 2025 atingiu 1,43°C acima dos níveis pré-industriais.
L
Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Procedimento digital garante agilidade, segurança e acesso à tarifa social para clientes de baixa renda.
L
Aeronave militar colombiana com 110 soldados sofre acidente na região amazônica

Aeronave militar colombiana com 110 soldados sofre acidente na região amazônica

Avião Hércules C-130 caiu logo após a decolagem em Puerto Leguízamo, na fronteira com o Peru; Ministério da Defesa ainda não confirmou o número de vítimas fatais.
L
Abertura da COP15 em Campo Grande destaca urgência na proteção de espécies migratórias

Abertura da COP15 em Campo Grande destaca urgência na proteção de espécies migratórias

Ministra Marina Silva e lideranças globais reforçam o papel dos povos tradicionais na preservação; dados apontam declínio em 49% das populações de animais protegidos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L

Veja quem faturou no RondônCap de domingo dia 22: resultados do sorteio completo

Sorteio realizado na tarde de domingo distribuiu prêmios para titulares em diversas cidades, com destaque para Porto Velho, que teve ganhador de R$ 80 mil.
L
Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Contribuintes têm até 29 de maio para enviar a declaração; novidades incluem “cashback” para isentos, regras para apostas online e redução no número de lotes de restituição.
L
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Aviso de perigo indica condições meteorológicas adversas em quase todas as regiões do país; Região Sul e partes do Norte e Nordeste devem concentrar maiores volumes.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Valor médio do benefício chega a R$ 683,75 com inclusão de adicionais; programa atende mais de 18 milhões de famílias em março.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Julgamento do caso Henry Borel é adiado após defesa de Jairinho abandonar plenário

Julgamento do caso Henry Borel é adiado após defesa de Jairinho abandonar plenário

Magistrada remarca júri para 25 de maio e determina soltura de Monique Medeiros por excesso de prazo; pai da vítima lamenta manobra e reafirma busca por justiça após cinco anos.
L
Cacho Vargas é eleito prefeito de Guayaramerín e retorna à política após 25 anos

Cacho Vargas é eleito prefeito de Guayaramerín e retorna à política após 25 anos

Empresário influente na fronteira entre Brasil e Bolívia, Hermes Vargas Ribera venceu a eleição e promete combate à corrupção durante o mandato 2027–2031.
L
Dra. Taíssa Sousa destina mudas de café para fortalecer produtores em Extrema

Dra. Taíssa Sousa destina mudas de café para fortalecer produtores em Extrema

Iniciativa beneficia diretamente diversas famílias que vivem da terra e dependem da produção rural para seu sustento.
L
PGR defende prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro por razões de saúde

PGR defende prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro por razões de saúde

Procurador-Geral Paulo Gonet aponta necessidade de monitoramento integral após internação do ex-presidente por broncopneumonia; decisão final cabe ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
L
Tereza Cristina participa de evento do agro em Vilhena

Tereza Cristina participa de evento do agro em Vilhena

Senadora convidada por Sílvia Cristina vai debater avanços na agropecuária e acompanhar filiação de produtor rural ao Progressistas.
L
Publicidade

POLÍCIA

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Caso de violência doméstica no bairro Lagoa, em Porto Velho, envolveu adolescente ferida e ameaças de morte; suspeito foi detido pela Polícia Militar.
16
Homem é preso por ameaçar companheira com faca em Porto Velho

Homem é preso por ameaçar companheira com faca em Porto Velho

Caso de violência doméstica na zona sul terminou com prisão após vítima fugir e acionar a polícia; suspeito foi contido com spray de pimenta.
14
Homem é baleado ao atender chamado em casa em RO

Homem é baleado ao atender chamado em casa em RO

Ataque aconteceu no bairro Satélite, em Candeias do Jamari; vítima foi atingida no tórax e socorrida ao hospital após ação de dupla em motocicleta.
16
Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia resulta na prisão de quatro criminosos

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia resulta na prisão de quatro criminosos

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia com a Força Tática do Mato Grosso resulta na prisão de quatro criminosos; grupo é investigado por homicídios no distrito de Guatá.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBF sorteia confrontos da quinta fase da Copa do Brasil 2026

CBF sorteia confrontos da quinta fase da Copa do Brasil 2026

Sorteio define os 16 embates que marcam a estreia dos clubes da Série A na competição; jogos de ida e volta ocorrem entre as semanas de 22 de abril e 13 de maio.
L
Sebrae celebra 10 anos em Rolim de Moura com foco em empreendedorismo e inovação

Sebrae celebra 10 anos em Rolim de Moura com foco em empreendedorismo e inovação

Evento de três dias reúne palestras, oficinas e experiências práticas para fortalecer pequenos negócios e cadeias produtivas locais.
L
Receita Federal recebe mais de 450 mil declarações de Imposto de Renda no primeiro dia

Receita Federal recebe mais de 450 mil declarações de Imposto de Renda no primeiro dia

Prazo para envio da declaração 2026 iniciou nesta segunda-feira (23) e segue até 29 de maio; Fisco espera receber 44 milhões de documentos este ano.
L
Otan não confirma ataque do Irã à base militar de Diego Garcia no Índico

Otan não confirma ataque do Irã à base militar de Diego Garcia no Índico

Secretário-geral Mark Rutte afirma que aliança investiga suposto disparo de mísseis contra base compartilhada por EUA e Reino Unido; Teerã nega autoria e classifica acusação como “falsa bandeira”.
L
Cronograma das oficinas do projeto Amazônia Viva é alterado

Cronograma das oficinas do projeto Amazônia Viva é alterado

Encontros online para organizações da Amazônia Legal ocorrerão entre 31 de março e 6 de abril, com foco em acesso a mercados e programas sociais.
L
Pesquisa de Ji-Paraná sobre memória viva na Amazônia é aprovada em congresso internacional

Pesquisa de Ji-Paraná sobre memória viva na Amazônia é aprovada em congresso internacional

Trabalho do mestrando Fernando Von Noble propõe olhar filosófico sobre memória e território, será apresentado no 11º CIACT-SAD 2026 em Belo Horizonte.
L
Calor extremo motiva oficina estratégica para fortalecer a saúde pública em Rondônia

Calor extremo motiva oficina estratégica para fortalecer a saúde pública em Rondônia

Governo de Rondônia reúne especialistas e gestores em Porto Velho para criar plano de contingência contra ondas de calor.
L
Sistema OCB lança campanha “Escolha Consciente, Escolha o Coop”

Sistema OCB lança campanha “Escolha Consciente, Escolha o Coop”

Ação nacional incentiva consumo consciente e fortalece presença das cooperativas no mercado
L
Prefeitura de Porto Velho arrecada 11 toneladas de alimentos em festival de tecnologia

Prefeitura de Porto Velho arrecada 11 toneladas de alimentos em festival de tecnologia

Alimentos arrecadados serão doados, em especial, as famílias do baixo madeira
L