QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

Após ouvir diagnóstico dos filhos, médica descobre que também é autista

"Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

Publicado em 

"Colecionei diagnósticos errados e tomei medicações que não funcionavam; sempre soube que tinha algo que não se encaixava. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

“Me chamo Rafaella Nunes, tenho 44 anos, sou médica pediatra, casada há 12 anos e mãe do Angelo, de 10 anos, e do Dante, que tem 7. Nasci em Colatina, no Espírito Santo, e me mudei para Vitória para fazer faculdade. Sempre tive dificuldade social e de criar laços, além de ter manias.

Aos 42 anos, ao buscar diagnósticos para meus filhos, descobri que sou autista, assim como eles. Para que outras mães tenham informações e não se sintam tão perdidas quanto eu, criei a página TEAmo (Transtorno do Espectro do Autismo – mãe online), no Instagram.

“Sempre tirei boas notas, mas sofria bullying”

Quando criança, preferia brincar sozinha. Duas vezes por ano, nas férias, minha mãe me fazia brincar com as outras crianças. Nunca sabia o que fazer, nem o que falar. Eu dizia que era minha tortura semestral. Hoje é engraçado, mas na época eu não achava. Tinha hiperfocos, como ler compulsivamente; olhar mapas, adorava.

Enquanto as crianças queriam ganhar um pogobol, eu queria um atlas. Me identificavam na escola como a doidinha, a esquisita. Tenho sensibilidade auditiva, enquanto o professor estava explicando a matéria, precisava ouvi-lo sem conversa paralela. Era a chata que ficava pedindo silêncio. No hora do recreio, me escondia para que não precisar interagir.

Nunca dei trabalho, tirava notas muito boas, mas sofri muito bullying. Meu pai e a enciclopédia foram as grandes companhias na infância e adolescência. Eu amava. Pegávamos as enciclopédias e ficávamos discutindo um assunto.

Quando passei no vestibular em Vitória (ES), cidade em que praticamente ninguém me conhecia, pensei que tinha a chance de fingir que era outra pessoa me mascarando. Tentava ser popular, não consegui tanto, mas frequentava festa, a bebida infelizmente foi algo que eu usava para tentar ser social, fumava e arranjei o meu primeiro namorado, um colega com quem fiquei por 4 anos.

A primeira amiga de verdade que eu tive foi quando entrei na faculdade, aos 18 anos. Antes disso eu tinha colegas. A Laila aceitava a minha forma de ser. Nunca fez grandes críticas ao meu jeito, como a mania de chegar no restaurante e sentar na mesma mesa, e se estivesse ocupada, eu ia embora. Não me julgou. Acho que foi a primeira pessoa que nunca me disse que eu era estranha e tenho um amor profundo por ela, como se fosse uma irmã.

“Aprendi a fingir ser sociável”

Colecionei diagnósticos errados, alguns certos, como depressão. Como médica, acredito que tinha depressão já na infância, mas fiz tratamento para bipolaridade, borderline e levantaram a hipótese de esquizofrenia. Tomava medicações que não funcionavam. Sempre soube que tinha algo que não se encaixava, eu devia ser uma paciente psiquiátrica.

Não sou socialmente adequada, preciso de um filtro. Afastava as pessoas com meu sincericídio. Se uma colega pronta para sair me perguntasse se estava bonita, eu respondia: ‘não, essa roupa não tá bem não’. Fui entendendo que as pessoas não querem ouvir a sinceridade, querem um posicionamento social adequado. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou. Eu quero que meus filhos tenham a liberdade de serem quem eles são, mas eu vivo muitas vezes sob masking.

Como sempre gostei de estudar, a faculdade não foi uma coisa tão difícil, mas quando acabei estava à beira de um meltdown – esgotamento emocional desencadeado por um grande estresse, como barulho ou quebra de rotina, onde pode haver choro e até auto agressão.

Hoje em dia, só trabalho com urgência e emergência. Gosto da surpresa que o pronto-socorro traz: o que será que eu vou atender agora? É um desafio diário para minha dificuldade em quebrar a rotina, me ensinou a me abrir para o desconhecido.

“Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”

Gostava de boate. Olha que perfeito: você consegue se divertir, dançar, beber e ninguém quer conversar com você porque não dá para ouvir nada. A batida do som eletrônico não é uma frequência que me incomoda. Conheci o meu marido Gleison assim. Ele é tímido, mas veio conversar comigo.

O primeiro meltdown que ele viu ficou assustado, mas me acolheu, tentou me acalmar. Com o tempo, foi mudando algumas coisas em mim. Dizia que poderíamos nos divertir mesmo se não sentasse na minha mesa do restaurante. Começou a me convencer e, quando não conseguia, não ficava com raiva. Eu tinha essa questão de me achar estranha, mas ele dizia: “Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”. Gleison sempre teve essa leveza.

Meu filho mais velho entrou na escola, aos 3 anos, e ficamos sabendo que ele não sabia socializar. Percebemos que nós dois também não. Antissociais, em três anos casados e dois de namoro, nunca havíamos recebido alguém em casa. Começamos a tentar um convívio. Hoje temos dois casais de amigos, olha que chique! Para mim isso é incrível.

Quando o Angelo tinha 5 anos, o Dante, então com 2, entrou na escola. Houve a mesma coisa dificuldade de socialização, ele também brincava sozinho como eu. Percebemos outras características, como a ecolalia – quando a criança repete as coisas que escuta ou responde como se fosse personagem. Ele decorava desenhos e falava contextualizando as frases, como se fosse o Mario Bros respondendo se queria água. Tinha movimentos estereotipados, como mexer as mãozinhas, correr em círculos.

Aos 3 anos, ele já estava lendo, o que se chama hiperlexia. Dante tem facilidade em línguas. Ele fala o alfabeto grego, o russo, canta as musiquinhas da Masha originais. Ele mesmo procura no Youtube e aprende, gosta de sentar com meu pai e ficam procurando as coisas.

Estávamos no começo do processo e fizemos um teste que mostra características de autismo. Meu pai disse que eu pontuaria mais do que o Dante. Ele estava certo, rimos: “Ah, estranha eu sempre fui, né!”. Comecei a estudar o autismo, a fazer curso, pós-graduação. Fui vendo cada dia mais que eu também parecia autista.

Quando o Angelo estava com 7 anos, por causa de alguma dificuldade de interpretação de texto, fizemos uma avaliação neuropsicológica dele e descobrimos que ele também é autista, o antigo Asperger. Meu marido sugeriu que eu também fizesse a avaliação; ele queria me ajudar com a dificuldade na autoestima.

“O médico quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório”

É difícil o diagnóstico no adulto. Cheguei a ir em um psiquiatra que me disse que eu não poderia ser autista porque não tive fracassos na vida. Ele deu como exemplo o fato de eu nunca ter sido reprovada, de ter me formado. Não existe esse tipo de parâmetro para o diagnóstico. A fala dele foi de preconceito e de falta de conhecimento dentro da especialidade. Então acredito que ele quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório. O meu processo de diagnóstico com outra médica foi meticuloso, cerca de 12 horas de teste em 10 sessões avaliativas.

Agora tomo mais cuidado com as minhas dificuldades. Desde o diagnóstico, tive pouquíssimos meltdowns, pequenos, discretos, nenhum tão forte que parecesse um surto. As pessoas acham que o autista é uma pessoa que não pode ter sucesso na vida. Eu estou na ponta do espectro, tenho menos dificuldades do que outros autistas, mas também outras que talvez os mais severos não tenham.

Infelizmente, eu acho que o capacitismo ainda está muito presente na sociedade. O que me dói muito falar é o capacitismo que os pais têm. Eu, como autista mãe de autistas, vejo de outra forma. Observo os pais vitimizando os filhos, “ah, coitado, não vai conseguir”. E é tudo difícil, é uma luta mesmo, a gente tem que lutar com a escola, com o plano médico, para ter os direitos deles respeitados. Tive que mudar os meus filhos de escola, acionei o Ministério Público, mas infelizmente tive uma péssima experiência.

Apesar de eu ter sempre sido estranha, difícil de lidar, a doidinha, meus pais sempre acreditaram no meu potencial. Acredite nos seus filhos. Isso vai formar a autoestima deles, vai ajudar a fazer com que eles acreditem neles próprios e vai fazer com que sigam em frente.

Meu diagnóstico foi importante também para eu mostrar para os meus filhos que estar no espectro não significa que temos que deixar nossos sonhos para lá. Todo mundo tem dificuldades e a gente tem que ir se virando com elas, tentando vencê-las, e ir em frente à procura do que queremos.

Esses dias meu filho Angelo aprendeu a andar de bicicleta depois de muito choro e achar que nunca conseguiria, é isso. Mandou mensagem para minha mãe: “Vó, é o melhor dia de todos. Caraca, eu tô muito feliz. Eu sou capaz“.

Pra mim é isso que faz a vida valer a pena: acreditar que eu posso o que eu quiser e passar isso para os meus filhos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Tecnologia com drones chega a Cacoal para combater a dengue

Solução com inteligência territorial permite mapear áreas de risco e orientar ações preventivas contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
L
Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
MPRJ requisita imagens de câmeras de PMs após morte de morador no Morro dos Prazeres

MPRJ requisita imagens de câmeras de PMs após morte de morador no Morro dos Prazeres

Leandro Sousa foi atingido por tiro de fuzil na nuca durante operação do Bope que deixou oito mortos; Promotoria de Auditoria Militar investiga conduta policial.
L
84% dos serviços digitais no Brasil não conferem idade no cadastro, aponta estudo

84% dos serviços digitais no Brasil não conferem idade no cadastro, aponta estudo

Levantamento inédito do CGI.br revela fragilidade na proteção de menores antes da vigência do ECA Digital; apenas sites de apostas apresentam rigor inicial na abertura de contas.
L
Guterres apela por fim da guerra e reabertura imediata do Estreito de Ormuz

Guterres apela por fim da guerra e reabertura imediata do Estreito de Ormuz

Secretário-geral da ONU alerta para consequências trágicas na economia global e pede que o Irã cesse ataques a vizinhos; declaração ocorreu durante cúpula em Bruxelas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Xbox Game Pass recebe Resident Evil 7 e novos jogos em março

Catálogo da Microsoft ganha reforço com títulos consagrados e lançamentos aguardados, ampliando opções para assinantes até abril.
L
Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

Entenda as novas regras do governo Lula que limitam o acesso de menores às redes sociais

A medida estabelece obrigações para plataformas digitais, como redes sociais, aplicativos e jogos, que passam a ter que adotar mecanismos mais rígidos de controle e segurança para usuários menores de 18 anos.
L

Giro News: Priscila Franco doa vida e inspira superação com Cleber Martinelli

A entrevista vai abordar não apenas os aspectos médicos do transplante de medula óssea, mas também o lado humano dessa história, o impacto na vida da família e a importância da doação para salvar vidas.
L
Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Senado aprova uso imediato de tornozeleira para agressores de mulheres

Projeto permite que delegados determinem o monitoramento em cidades sem juiz; proposta segue para sanção presidencial e amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha.
L
Lula sanciona lei que reduz tributos para a indústria química até 2027

Lula sanciona lei que reduz tributos para a indústria química até 2027

Medida amplia orçamento do regime especial para R$ 3,1 bilhões e visa garantir competitividade do setor durante a transição da reforma tributária.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Sílvia Cristina convida para o “Elas por Elas” e destaca protagonismo feminino em Porto Velho

Evento promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas reúne lideranças e incentiva maior participação das mulheres na política e na sociedade neste sábado (21), às 17h.
L
Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

Governo lança edital de R$ 100 milhões para proteção de crianças na internet

MCTI e Finep apoiarão projetos de Inteligência Artificial focados em segurança digital; iniciativa coincide com o início da vigência do novo ECA Digital.
L
Vereador Dr. Gilber anuncia destinação de emendas para fortalecer agricultura familiar no Joana D’Arc

Vereador Dr. Gilber anuncia destinação de emendas para fortalecer agricultura familiar no Joana D’Arc

Encontro no gabinete discutiu destinação de recursos para fortalecer associações rurais e ampliar produção de alimentos que abastece Porto Velho.
L
Lula critica cautela do Banco Central e cobra corte maior na taxa Selic

Lula critica cautela do Banco Central e cobra corte maior na taxa Selic

Presidente esperava redução de 0,5 ponto percentual nos juros básicos; Copom reduziu taxa para 14,75% ao ano citando incertezas com a guerra no Oriente Médio.
L
Presidente da EBC firma parcerias estratégicas em visita institucional à China

Presidente da EBC firma parcerias estratégicas em visita institucional à China

Andre Basbaum encerra agenda em Xangai e Pequim com acordos para TV 3.0 e novos formatos; comitiva foi recebida por Dilma Rousseff no Banco dos BRICS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Veículo roubado em São Paulo é recuperado na fronteira e repatriado em Guajará-Mirim

Ação integrada entre forças de segurança do Brasil e da Bolívia localizou automóvel durante a Operação Protetor; carro estava sem placas no Porto Oficial.
10
Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Corpo de mulher em estado de decomposição é encontrado em residência na capital

Vítima estava desaparecida há três dias no bairro Nova Porto Velho; moradores acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do imóvel.
18
Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Tribunal de Justiça mantém condenação de homem por tráfico de drogas em RO

Segunda Câmara Criminal negou recurso que pedia absolvição ou desclassificação do crime para uso pessoal; réu cumprirá pena de 5 anos e 10 meses.
10
Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Ônibus que seguia para rodeio cai em rio após erro de trajeto em RO

Veículo transportava trabalhadores e equipamentos para montagem de estruturas de evento; acidente ocorreu na zona rural de Chupinguaia e não houve feridos.
14
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Parnaíba e Machado de Assis, no bairro Cidade Alta; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com dores no joelho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LAVANDERIA HCR LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

SUS pode implementar programa de rastreamento para câncer colorretal

Diretriz elaborada por especialistas recebe parecer favorável da Conitec e passará por consulta pública; exames focam em pessoas de 50 a 75 anos sem sintomas.
L

Requerimento de Outorga: LAVANDERIA HCR LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L
Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Sonic the Hedgehog 4 confirma Jim Carrey e estreia em 2027

Novo filme da franquia traz Amy Rose, Metal Sonic e reúne elenco estrelado para ampliar o universo do herói nos cinemas.
L
e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

e-Notariado permite escrituras e procurações 100% online

Plataforma digital dos cartórios já ultrapassa 10 milhões de atos no país e soma mais de 160 mil registros realizados em Rondônia.
L
Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Sebrae reúne gestores municipais no II Diálogos Municipalistas

Evento discute políticas de desenvolvimento e fortalece integração entre os 52 municípios de Rondônia durante dois dias de programação na Assembleia Legislativa.
L
S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

S10 Advantage 2011 Com Motor 2.4 Potente na Zé Veículos

Picape robusta e versátil, ideal para quem busca força, espaço e desempenho para o trabalho ou uso diário.
L
Saveiro Pepper 2018 Com Estilo Esportivo na Zé Veículos

Saveiro Pepper 2018 Com Estilo Esportivo na Zé Veículos

Picape diferenciada, ideal para quem busca visual exclusivo, desempenho e versatilidade no dia a dia.
L