QUINTA-FEIRA, 12/03/2026

Em destaque

Após ouvir diagnóstico dos filhos, médica descobre que também é autista

"Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

Publicado em 

"Colecionei diagnósticos errados e tomei medicações que não funcionavam; sempre soube que tinha algo que não se encaixava. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou".

“Me chamo Rafaella Nunes, tenho 44 anos, sou médica pediatra, casada há 12 anos e mãe do Angelo, de 10 anos, e do Dante, que tem 7. Nasci em Colatina, no Espírito Santo, e me mudei para Vitória para fazer faculdade. Sempre tive dificuldade social e de criar laços, além de ter manias.

Aos 42 anos, ao buscar diagnósticos para meus filhos, descobri que sou autista, assim como eles. Para que outras mães tenham informações e não se sintam tão perdidas quanto eu, criei a página TEAmo (Transtorno do Espectro do Autismo – mãe online), no Instagram.

“Sempre tirei boas notas, mas sofria bullying”

Quando criança, preferia brincar sozinha. Duas vezes por ano, nas férias, minha mãe me fazia brincar com as outras crianças. Nunca sabia o que fazer, nem o que falar. Eu dizia que era minha tortura semestral. Hoje é engraçado, mas na época eu não achava. Tinha hiperfocos, como ler compulsivamente; olhar mapas, adorava.

Enquanto as crianças queriam ganhar um pogobol, eu queria um atlas. Me identificavam na escola como a doidinha, a esquisita. Tenho sensibilidade auditiva, enquanto o professor estava explicando a matéria, precisava ouvi-lo sem conversa paralela. Era a chata que ficava pedindo silêncio. No hora do recreio, me escondia para que não precisar interagir.

Nunca dei trabalho, tirava notas muito boas, mas sofri muito bullying. Meu pai e a enciclopédia foram as grandes companhias na infância e adolescência. Eu amava. Pegávamos as enciclopédias e ficávamos discutindo um assunto.

Quando passei no vestibular em Vitória (ES), cidade em que praticamente ninguém me conhecia, pensei que tinha a chance de fingir que era outra pessoa me mascarando. Tentava ser popular, não consegui tanto, mas frequentava festa, a bebida infelizmente foi algo que eu usava para tentar ser social, fumava e arranjei o meu primeiro namorado, um colega com quem fiquei por 4 anos.

A primeira amiga de verdade que eu tive foi quando entrei na faculdade, aos 18 anos. Antes disso eu tinha colegas. A Laila aceitava a minha forma de ser. Nunca fez grandes críticas ao meu jeito, como a mania de chegar no restaurante e sentar na mesma mesa, e se estivesse ocupada, eu ia embora. Não me julgou. Acho que foi a primeira pessoa que nunca me disse que eu era estranha e tenho um amor profundo por ela, como se fosse uma irmã.

“Aprendi a fingir ser sociável”

Colecionei diagnósticos errados, alguns certos, como depressão. Como médica, acredito que tinha depressão já na infância, mas fiz tratamento para bipolaridade, borderline e levantaram a hipótese de esquizofrenia. Tomava medicações que não funcionavam. Sempre soube que tinha algo que não se encaixava, eu devia ser uma paciente psiquiátrica.

Não sou socialmente adequada, preciso de um filtro. Afastava as pessoas com meu sincericídio. Se uma colega pronta para sair me perguntasse se estava bonita, eu respondia: ‘não, essa roupa não tá bem não’. Fui entendendo que as pessoas não querem ouvir a sinceridade, querem um posicionamento social adequado. Aprendi bem o masking, que é fingir ser sociável, comum nas mulheres autistas. Nem sei mais viver sem, é muito incômodo para as pessoas eu ser da forma que sou. Eu quero que meus filhos tenham a liberdade de serem quem eles são, mas eu vivo muitas vezes sob masking.

Como sempre gostei de estudar, a faculdade não foi uma coisa tão difícil, mas quando acabei estava à beira de um meltdown – esgotamento emocional desencadeado por um grande estresse, como barulho ou quebra de rotina, onde pode haver choro e até auto agressão.

Hoje em dia, só trabalho com urgência e emergência. Gosto da surpresa que o pronto-socorro traz: o que será que eu vou atender agora? É um desafio diário para minha dificuldade em quebrar a rotina, me ensinou a me abrir para o desconhecido.

“Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”

Gostava de boate. Olha que perfeito: você consegue se divertir, dançar, beber e ninguém quer conversar com você porque não dá para ouvir nada. A batida do som eletrônico não é uma frequência que me incomoda. Conheci o meu marido Gleison assim. Ele é tímido, mas veio conversar comigo.

O primeiro meltdown que ele viu ficou assustado, mas me acolheu, tentou me acalmar. Com o tempo, foi mudando algumas coisas em mim. Dizia que poderíamos nos divertir mesmo se não sentasse na minha mesa do restaurante. Começou a me convencer e, quando não conseguia, não ficava com raiva. Eu tinha essa questão de me achar estranha, mas ele dizia: “Gosto de você estranha mesmo, quem não é?”. Gleison sempre teve essa leveza.

Meu filho mais velho entrou na escola, aos 3 anos, e ficamos sabendo que ele não sabia socializar. Percebemos que nós dois também não. Antissociais, em três anos casados e dois de namoro, nunca havíamos recebido alguém em casa. Começamos a tentar um convívio. Hoje temos dois casais de amigos, olha que chique! Para mim isso é incrível.

Quando o Angelo tinha 5 anos, o Dante, então com 2, entrou na escola. Houve a mesma coisa dificuldade de socialização, ele também brincava sozinho como eu. Percebemos outras características, como a ecolalia – quando a criança repete as coisas que escuta ou responde como se fosse personagem. Ele decorava desenhos e falava contextualizando as frases, como se fosse o Mario Bros respondendo se queria água. Tinha movimentos estereotipados, como mexer as mãozinhas, correr em círculos.

Aos 3 anos, ele já estava lendo, o que se chama hiperlexia. Dante tem facilidade em línguas. Ele fala o alfabeto grego, o russo, canta as musiquinhas da Masha originais. Ele mesmo procura no Youtube e aprende, gosta de sentar com meu pai e ficam procurando as coisas.

Estávamos no começo do processo e fizemos um teste que mostra características de autismo. Meu pai disse que eu pontuaria mais do que o Dante. Ele estava certo, rimos: “Ah, estranha eu sempre fui, né!”. Comecei a estudar o autismo, a fazer curso, pós-graduação. Fui vendo cada dia mais que eu também parecia autista.

Quando o Angelo estava com 7 anos, por causa de alguma dificuldade de interpretação de texto, fizemos uma avaliação neuropsicológica dele e descobrimos que ele também é autista, o antigo Asperger. Meu marido sugeriu que eu também fizesse a avaliação; ele queria me ajudar com a dificuldade na autoestima.

“O médico quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório”

É difícil o diagnóstico no adulto. Cheguei a ir em um psiquiatra que me disse que eu não poderia ser autista porque não tive fracassos na vida. Ele deu como exemplo o fato de eu nunca ter sido reprovada, de ter me formado. Não existe esse tipo de parâmetro para o diagnóstico. A fala dele foi de preconceito e de falta de conhecimento dentro da especialidade. Então acredito que ele quis dizer que autistas são fracassados. Saí indignada do consultório. O meu processo de diagnóstico com outra médica foi meticuloso, cerca de 12 horas de teste em 10 sessões avaliativas.

Agora tomo mais cuidado com as minhas dificuldades. Desde o diagnóstico, tive pouquíssimos meltdowns, pequenos, discretos, nenhum tão forte que parecesse um surto. As pessoas acham que o autista é uma pessoa que não pode ter sucesso na vida. Eu estou na ponta do espectro, tenho menos dificuldades do que outros autistas, mas também outras que talvez os mais severos não tenham.

Infelizmente, eu acho que o capacitismo ainda está muito presente na sociedade. O que me dói muito falar é o capacitismo que os pais têm. Eu, como autista mãe de autistas, vejo de outra forma. Observo os pais vitimizando os filhos, “ah, coitado, não vai conseguir”. E é tudo difícil, é uma luta mesmo, a gente tem que lutar com a escola, com o plano médico, para ter os direitos deles respeitados. Tive que mudar os meus filhos de escola, acionei o Ministério Público, mas infelizmente tive uma péssima experiência.

Apesar de eu ter sempre sido estranha, difícil de lidar, a doidinha, meus pais sempre acreditaram no meu potencial. Acredite nos seus filhos. Isso vai formar a autoestima deles, vai ajudar a fazer com que eles acreditem neles próprios e vai fazer com que sigam em frente.

Meu diagnóstico foi importante também para eu mostrar para os meus filhos que estar no espectro não significa que temos que deixar nossos sonhos para lá. Todo mundo tem dificuldades e a gente tem que ir se virando com elas, tentando vencê-las, e ir em frente à procura do que queremos.

Esses dias meu filho Angelo aprendeu a andar de bicicleta depois de muito choro e achar que nunca conseguiria, é isso. Mandou mensagem para minha mãe: “Vó, é o melhor dia de todos. Caraca, eu tô muito feliz. Eu sou capaz“.

Pra mim é isso que faz a vida valer a pena: acreditar que eu posso o que eu quiser e passar isso para os meus filhos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

A comitiva foi liderada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, além de Alfredo Pretto, da Câmara de Comércio Italiana, e do vice-cônsul italiano em Porto Velho, Cláudio Guastella.
L
Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

A alteração tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, melhorar a organização viária e proporcionar mais fluidez à circulação de veículos na região central da cidade.
L
Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Após 1.280 dias de paralisação, funcionários aceitam plano de quitação de R$ 230 milhões em dívidas; fábrica de Jacareí retoma operações em abril.
L
Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Nas redes sociais, alguns usuários fizeram críticas ao estilo da procuradora, mencionando tatuagens visíveis, cabelo colorido e vestimenta considerada mais informal, o que provocou debates sobre padrões de aparência em cargos públicos.
L
Cachorra-foge_-invade-pista-e-paralisa-voos-em-Congonhas

Cachorra foge, invade pista e paralisa voos em Congonhas

Animal escapou de caixa de transporte antes do embarque e causou suspensão das operações por 9 minutos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Haianne Ventura apresenta a Casa Rosa Beleza & Bem-estar

Empreendedora Haianne Ventura participa do Agenda News para falar sobre a Casa Rosa, espaço dedicado ao cuidado feminino e à valorização da autoestima em Porto Velho.
L

Agenda News: Fim de semana de rock e St. Patrick’s Day no Grego Pub

E já na próxima semana, o humorista Danilo Gentili sobe ao palco com seu stand-up no Grego Original Pub em Porto Velho.
L

Giro News: Dr. Roger Orlandi Folkis e Márcia Sales são os convidados desta quinta-feira

Giro News recebe Dr. Roger Orlandi Folkis, sócio proprietário do Peixinho Feliz, e Márcia Sales, coordenadora pedagógica, para falar sobre educação e desenvolvimento infantil.
L
Trump estuda suspender lei centenária para frear alta dos combustíveis nos EUA

Trump estuda suspender lei centenária para frear alta dos combustíveis nos EUA

Medida prevê pausa temporária na Jones Act para permitir que navios estrangeiros transportem energia e alimentos entre portos americanos.
L
Governo Lula zera PIS/Cofins do diesel para conter alta do petróleo

Governo Lula zera PIS/Cofins do diesel para conter alta do petróleo

Medida busca reduzir o impacto da crise internacional no preço do combustível e pode gerar alívio de até R$ 0,64 por litro nas bombas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cleitinho Transforma Senado em Happy Hour Anti-STF: Whisky na Mão e Impeachment na Boca!

“Enquanto o povo conta moedas, ministros brindam com Macallan de luxo – hora de abrir o bar e fechar as contas!”
L
Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Emenda parlamentar amplia estrutura da Santa Casa e beneficia moradores dos municípios da região central de Rondônia.
L
CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

Colegiado quer investigar elo entre Banco Master e descontos indevidos em aposentadorias; convocação de Laila Pereira é remarcada pela terceira vez.
L
Itamaraty vê "ingerência indevida" em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Itamaraty vê “ingerência indevida” em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Ministro Mauro Vieira alerta STF que encontro de funcionário dos EUA com ex-presidente preso pode interferir em assuntos internos em ano eleitoral.
L
PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

Ações voltaram a tramitar após cassação de mandato; ex-diretor da Abin e ex-deputado federal permanece foragido nos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

As primeiras informações dão conta que testemunhas contaram ter visto a casa ser demolida, em seguida, a vítima acabou ficando embaixo dos escombros.
16
PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

Entorpecente estava oculto em cadeiras de madeira.
10
Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Suspeito foi localizado no bairro Ulisses Guimarães; veículo era utilizado para a prática de assaltos na região.
12
Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Entorpecentes foram detectados pelo scanner corporal durante revista para visita ao filho na Penitenciária 603.
14
Homem é preso após agredir e ameaçar esposa grávida em Porto Velho

Homem é preso após agredir e ameaçar esposa grávida em Porto Velho

Suspeito, de nacionalidade colombiana, foi detido pela Polícia Militar após desferir soco e ameaças de morte contra a vítima.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Autorização Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Autorização Ambiental Nº 013.000005/2026-35/COLMAM/SEDAM
L

Recebimento da Licença Ambiental (LI): CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Instalação Nº 007.000027/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab entrega 98 equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura indígena em Mato Grosso

Ação beneficia povos Bakairi e Xavante com kits de mecanização e mini colheitadeiras; evento também marca doação de alimentos para Cozinhas Solidárias.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Conab divulga nesta sexta-feira levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Apresentação ao vivo trará dados atualizados sobre produção e produtividade em meio a expectativas de novo recorde histórico para o campo brasileiro.
L
Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Estudo inédito revela que solo de veredas guarda “bombas de carbono” acumuladas há mais de 20 mil anos; degradação do bioma ameaça clima global.
L

Gazin Porto Velho perde para o Atlético-GO e se despede da Copa do Brasil diante de estádio lotado

Com mais de 4 mil torcedores no Aluízio Ferreira, Gazin Porto Velho é derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil, em noite histórica para o futebol rondoniense.
L
Março Azul: Rondônia intensifica prevenção contra o câncer de intestino

Março Azul: Rondônia intensifica prevenção contra o câncer de intestino

Campanha Março Azul orienta população sobre diagnóstico precoce do câncer colorretal e a importância de exames na rede pública estadual
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): PLENITUDE AUTO POSTO LTDA – ME

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L