TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los

E nesta etapa da reforma inclui apenas duas contribuições: PIS e COFINS.

Publicado em 

Reforma Tributária e o PIS e o COFINS (2) 

Em continuidade aos nossos questionamentos ao consultor José Ribeiro especialista em treinamento corporativo, que nos assessora no Simpi, o que esperar com o novo tributo, e que nos respondeu: Tributo é tudo aquilo que o poder público federal, estadual ou municipal cobra compulsoriamente do contribuinte e são divididos em Impostos, Taxas e Contribuições. E nesta etapa da reforma inclui apenas duas contribuições: PIS e COFINS.

Em nossos cursos quando alguém indaga sobre determinada norma de PIS e COFINS, somos levados a responder que valia até hoje, mas vamos aguardar a publicação do Diário Oficial de amanhã para saber se continua valendo.

E para que o leitor não habituado com esse emaranhado possa visualizar melhor o que significa essa simplificação, faremos breve relato de como são as algumas coisas atualmente.

Suspensão Tributária – O tipo mais instável, porque a cobrança do PIS-Cofins fica suspensa pela RFB, por tempo determinado e se o contribuinte não ficar atento para fazer a atualização no cadastro do produto ou mercadoria, poderá recolher tributo indevidamente no período de suspensão ou o que é pior fazer apropriação de crédito nesse período.

Se o Contribuinte recolher a mais o fisco se omite e aguarda que ele solicite o reembolso, mas se recolher a menos ou se creditar indevidamente o fisco cobra com multa juros e correção.

Alíquota zero: Frequentemente confundido com isenção. São produtos tributados, que por determinação legal tem a alíquota zerada por prazo indeterminado como é o caso de água, refrigerante, cerveja e produtos da cesta básica. Mas a cobrança desse tributo poderá ser restabelecida a qualquer momento.

Substituição tributária: Idêntico ao regime monofásico, onde o fabricante recolhe o tributo, como no caso do cigarro ou em algumas situações específicas como venda para zona franca de Manaus.

Sem incidência: Produtos tributados, que por determinação legal deixam de ser cobrados em operações estratégicas: Vendas para Itaipu; obras de hidroelétricas, copa do mundo, olimpíadas, usinas nucleares e transposição do rio São Francisco.

Regime monofásico: Menos complicado porque atribui ao fabricante a responsabilidade pelo recolhimento do PIS/COFINS, encerrando a tributação nas etapas seguintes, mas em compensação tem alíquotas diferenciadas como no caso de derivados de petróleo onde alguns produtos de primeira necessidade são tributados com alíquotas elevadas de PIS e COFINS, respectivamente:

Gasolina: 5,08% e 23,44%;

Óleo Diesel: 4,21% e 19,42%;

GLP (Gás de cozinha): 10,20% e 47,40% (portanto, 57,6% do preço do gás é PIS/COFINS);

Querosene de Aviação: 5,00% e 23,20%;

Regime monofásico continuará existindo para produtos como cigarros, máquinas agrícolas, peças de veículos, combustíveis, medicamentos, perfumaria e cosméticos.

A reforma tributária terá ainda outras três etapas para reorganizar todos os tributos que afetam nosso dia-a-dia, com a finalidade de harmonizar o ambiente econômico, tornando mais saudável e neste caso a competitividade se dará mais pela qualidade da gestão do que artifícios contábeis e fiscais.

E agora é esperar o embate entre Ministério da Economia e Congresso Nacional para conseguir aprovar ainda em 2020.

No último dia 5, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 9/2020, que permite a negociação de dívidas das micro e pequenas empresas que participam do Simples Nacional. A iniciativa tem o objetivo de autorizar a extinção de créditos tributários devidos pelas microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que participam do Simples Nacional 

Veja abaixo o que já está definido sobre o funcionamento da medida e suas regras aos devedores: E como funcionará a nova lei?

Seguindo os termos da "Lei do Contribuinte Legal", a PLP permite que o Governo faça as chamadas de transação resolutiva de litígio, uma negociação 'amigável' com o objetivo de resolver questões legais entre as partes (no caso, a dívida da empresa com a União), que a  princípio, não importa se as dívidas estão em fase administrativa, judicial ou em fase de créditos inscritos em dívida ativa. E quais as regras para a negociação de dívidas pela lei sancionada?

Segundo o texto da lei, a negociação de dívidas deve ser regulamentada por resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). Além das definições por vir, o devedor deve cumprir com os seguintes compromissos previstos na Lei Nº 13.988:

I – não utilizar a transação de forma abusiva

II – não utilizar pessoa natural ou jurídica interposta para ocultar ou dissimular a origem ou a destinação de bens, de direitos e de valores

III – não alienar nem onerar bens ou direitos sem a devida comunicação ao órgão da Fazenda Pública competente, quando exigido em lei;

IV – desistir das impugnações ou dos recursos administrativos que tenham por objeto os créditos incluídos na transação

V – renunciar a quaisquer alegações de direito, atuais ou futuras sobre as quais se fundem ações judiciais, inclusive as coletivas, ou recursos que tenham por objeto os créditos incluídos na transação.

Até 29 de dezembro, micro e pequenas empresas com débitos no Simples Nacional considerados de difícil recuperação podem pedir o parcelamento em quase 12 anos com desconto nas multas e nos juros.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou o parcelamento especial para os negócios de pequeno porte afetados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Somente dívidas com classificação C e D – de recuperação difícil ou muito difícil – poderão ser parceladas. Dívidas de pequenos negócios falidos ou em recuperação judicial automaticamente serão consideradas irrecuperáveis, segundo a PGFN. Dependendo do número de parcelas, o contribuinte pode obter desconto de até 100% nas multas, nos juros e nos encargos legais. O percentual será definido com base na capacidade de pagamento e no prazo de negociação escolhido, mas o desconto não poderá ser superior a 70% do valor total da dívida. A adesão pode ser feita no site da PGFN .O contribuinte deverá escolher a opção "negociação de dívida" e clicar em "acessar o Sispar". No menu "declaração de receita/rendimento", o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico e aguardar a proposta da PGFN.

O Senado deve votar na quarta-feira (12) um projeto que autoriza as pequenas e médias empresas a mudarem seu regime de tributação, em caráter excepcional, em 2020.

Pelo texto, as empresas que já haviam optado pela tributação pelo lucro presumido poderão mudar para o sistema de lucro real ou para o Simples Nacional. O objetivo é evitar a falência de empresas que, em janeiro, optaram pela tributação por lucro presumido e estão passando por uma queda de receitas devido à crise econômica causada pela pandemia da covid-19.  A opção poderá ser efetuada no 3º ou no 4º trimestre deste ano. Em ambos os casos, o efeito da mudança de regime valerá desde o início do trimestre em que a alteração for feita.

O projeto estabelece ainda que a pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido poderá, excepcionalmente, durante o ano-calendário de 2020, optar uma única vez pela alteração da tributação para o Simples Nacional.

O limite de opção será proporcional ao número de meses em que a microempresa ou a empresa de pequeno porte houver exercido atividade em 2020, até mesmo as frações de meses.

O texto estabelece ainda que será definitiva a sistemática de tributação pelo lucro presumido em relação aos trimestres que tenham sido encerrados.

Em relação à pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido que tenha optado pelo Simples Nacional serão aplicadas as regras relativas aos contribuintes cujas atividades tenham começado no ano

Com a crise causada  pela pandemia  a oferta de credito destinadas ao publico MEI teve um grande salto, isso se deve porque as empresas de pequeno porte estão sem capital de giro, devido ao fechamento do comercio e isolamento social. Logo o crédito se tornou um grande apoio ao público empreendedor.

Com todo esse cenário de dúvidas e incertezas o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social) tem se tornado uma ótima opção para o microempreendedor que está a procura de serviços como empréstimo ou ainda cartão de crédito. O BNDES trás opções com taxas de juros mais baixas e tem como objetivo ajudar no financiamento a médio e longo prazo.

O BNDES dentre seus serviços oferece o cartão de crédito destinado também ao publico MEI. O cartão oferece taxas de juros que chegam a 1,17% ao mês e ainda trás um parcelamento da fatura em até 48 vezes. Essa opção está destinada somente ao publico MEI, ou seja, para empreendedores que tem um faturamento anual de até R$ 81 mil ou uma média de R$ 6.750 por mês ao longo dos doze meses.

Para conseguir acesso ao cartão BNDES o primeiro passo é ter uma conta corrente em banco. O segundo passo é acessar o site de BNDES (https://www.cartaobndes.gov.br) e clicar na opção "Solicite seu Cartão" em seguida preencher um formulário, que solicitará informações como o CNPJ e o CNAE.  Feito isso, selecione o banco ao qual será vinculado o cartão (algum dos citados à cima) e por fim, faz-se o envio da proposta. Após o processo de solicitação o empresário deverá comparecer a agência do banco ao qual foi informado no ato da solicitação e apresentar os documentos da empresa. Se tiver duvida, no Simpi faz para você.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tempestade solar atinge a Terra e provoca auroras boreais na Europa

Tempestade solar atinge a Terra e provoca auroras boreais na Europa

Fenômeno de escala severa pode causar interrupções em redes elétricas e sistemas de satélite, enquanto luzes coloridas são avistadas em países como Portugal.
L
BRB descarta risco de intervenção e avalia venda de ativos

BRB descarta risco de intervenção e avalia venda de ativos

Instituição afirma possuir suficiência patrimonial e nega urgência de aporte financeiro, enquanto analisa os impactos de operações realizadas com o Banco Master.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 50 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 50 milhões nesta terça-feira

Apostas para o concurso 2.962 podem ser realizadas até o início da noite em lotéricas ou pela internet, com sorteio previsto para ocorrer em São Paulo.
L
Corpo de Bombeiros de Rondônia atinge avanços históricos com expansão e modernização entre 2019 e 2025

Corpo de Bombeiros de Rondônia atinge avanços históricos com expansão e modernização entre 2019 e 2025

CBMRO investe R$ 47 milhões em equipamentos, amplia estrutura com novas unidades e moderniza tecnologia, consolidando-se como referência regional em eficiência e resposta a emergências.
L
Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Previsões para terça-feira, 20 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para decisões conscientes, alinhamento de metas e avanços graduais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF torna ré mulher que ofendeu ministro em voo comercial

STF torna ré mulher que ofendeu ministro em voo comercial

Primeira Turma aceita denúncia por unanimidade contra passageira que hostilizou Flávio Dino durante trajeto aéreo entre São Luís e Brasília.
L
Decreto permite que faculdades comunitárias recebam recursos públicos

Decreto permite que faculdades comunitárias recebam recursos públicos

Medida assinada pelo presidente Lula regulamenta parcerias com o Estado e permite que instituições sem fins lucrativos acessem editais de fomento governamental.
L
MEC divulga lista de cursos de medicina com baixa avaliação

MEC divulga lista de cursos de medicina com baixa avaliação

Resultado do primeiro Enamed aponta que cerca de 30 por cento das graduações tiveram desempenho insatisfatório e poderão sofrer sanções administrativas.
L
Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Mobilização da Fiocruz resultou em tecnologia nacionalizada e novas pesquisas para o tratamento de doenças raras e futuras estratégias de imunização no Brasil.
L
Preço da cesta básica cai em todas as capitais no fim de 2025

Preço da cesta básica cai em todas as capitais no fim de 2025

Levantamento do Dieese e da Conab mostra redução no valor dos alimentos essenciais em todo o país, com Boa Vista apresentando a maior queda acumulada no semestre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil apresenta emenda de R$ 35 milhões ao orçamento para fortalecer o Programa Fecha Laudo

Eyder Brasil apresenta emenda de R$ 35 milhões ao orçamento para fortalecer o Programa Fecha Laudo

Proposta busca reduzir filas para emissão de laudos e beneficiar cerca de 10 mil pessoas com deficiência em Rondônia, garantindo atendimento digno e especializado.
L
Deputada Dra. Taissa pede recuperação urgente da RO-370 em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taissa pede recuperação urgente da RO-370 em Guajará-Mirim

O pedido tem foco nos trechos que dão acesso às principais linhas rurais do município, áreas que concentram comunidades dependentes da via para deslocamento diário e acesso à área urbana.
L
Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Pastor Ivanildo Santos é citado como pré-candidato para 2026

Liderança evangélica de Porto Velho começa a articular apoio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia no próximo pleito eleitoral.
L
Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Ministério lança módulo para monitorar saúde de crianças indígenas

Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
L
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Ação da Delegacia de Homicídios localizou um dos envolvidos em assassinato ocorrido na zona leste, enquanto o segundo suspeito segue foragido.
12
Polícia Civil prende suspeito armado em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende suspeito armado em Itapuã do Oeste

Agentes realizavam diligências sobre um homicídio quando avistaram dois homens em uma moto sem placa, resultando em perseguição e apreensão de arma de fogo.
10
DHPP prende acusado de matar ex-presidiário a tiros e busca comparsa foragido

DHPP prende acusado de matar ex-presidiário a tiros e busca comparsa foragido

Alex G. da C. foi preso na manhã desta quarta-feira (20) pela Polícia Civil, acusado de assassinar Ítalo da Silva Magalhães em julho do ano passado, no bairro Aponiã, em Porto Velho. Clinton Mendes Rodrigues segue foragido.
14
Quinto ataque incendiário a provedor de internet é registrado em Porto Velho

Quinto ataque incendiário a provedor de internet é registrado em Porto Velho

Na madrugada desta terça-feira (20), criminosos atacaram empresa na Rua Pau Ferro, bairro Castanheira, zona sul da capital. Guarnição do 9º Batalhão apagou fogo antes que se alastrasse.
12
Polícia identifica corpo encontrado enrolado em lona na capital

Polícia identifica corpo encontrado enrolado em lona na capital

Vítima foi encontrado morto no bairro Nova Porto Velho, três suspeitos já foram presos pelo DHPP.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MC. ATACAREJO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Requerimento de Renovação da Outorga: OLIVO JOSE MARAN

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Renault Kwid Intense 2018 Econômico E Moderno na Zé Veículos

Renault Kwid Intense 2018 Econômico E Moderno na Zé Veículos

Compacto urbano com ótimo consumo e visual atual, ideal para o dia a dia com baixo custo de manutenção.
L
Trump compartilha mensagem de Macron oferecendo cúpula do G7

Trump compartilha mensagem de Macron oferecendo cúpula do G7

Presidente francês questiona intenções americanas sobre a Groenlândia e propõe reunião com a presença da Rússia para resolver impasses diplomáticos.
L
Líderes católicos dos EUA criticam política externa do governo Trump

Líderes católicos dos EUA criticam política externa do governo Trump

Arcebispos afirmam que o papel moral do país está em risco e defendem que o uso da força militar seja adotado apenas como último recurso em situações extremas.
L
Chevrolet apresenta Onix Track Day e encerra celebrações de 100 anos no Brasil

Chevrolet apresenta Onix Track Day e encerra celebrações de 100 anos no Brasil

Projeto utiliza motor 1.2 turbo otimizado e preparação específica para autódromos
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Pagamento da parcela de janeiro contempla mais de 18 milhões de famílias com valor médio de 697,77 reais, incluindo adicionais para crianças e gestantes.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade no Processo Ambiental: OLIVO JOSE MARAN

MUDANÇA DE TITULARIDADE DO RESPONSAVEL TECNICO REFERENTE AO PROCESSO 1801/01960/2019
L
Ação de conscientização ambiental marca início da campanha contra queimadas em Porto Velho

Ação de conscientização ambiental marca início da campanha contra queimadas em Porto Velho

Governo de Rondônia distribui mudas de plantas e materiais educativos na Avenida Farquar para sensibilizar população sobre prevenção às queimadas durante período crítico de estiagem.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): CLAUDINEIA ALVES RAMOS

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.