TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

RELATÓRIO DE DIRETOR DETALHA 6 HORAS DE TENSÃO DURANTE REBELIÃO NO PRESÍDIO DE GUAJARÁ

A Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim, com estruturas precárias e antigas, tem capacidade para 161, mas se encontra superlotada com 231 apenados.

Publicado em 

A rebelião na Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim teve início às 22h18min do domingo (31) e foi contida por volta das 5 horas de segunda-feira (1º) pelos policiais penais do GAPE (Grupo de Ações Penitenciárias Especiais). Os danos contabilizados incluem 13 portões danificados, 01 janelão arrancado, 16 cadeado grandes estourados, várias paredes dos banheiros destruídas, 01 freezer queimado, vários colchões rasgados e queimados, instalação elétrica das celas comprometidas e paredes das celas perfuradas com buracos interligando pavilhões. Contudo, não houve mortos nem feridos, mas o relatório da ocorrência, encaminhado à Secretaria de Justiça (Sejus) pelo diretor da unidade, traz detalhes sobre as 6 horas de tensão que viveram os policiais penais do plantão para evitar que a movimentação dos criminosos num presídio superlotado avançasse para tragédias de grandes proporções.

Continua após a publicidade

O relatório, encaminhado à Sejus através do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), reúne detalhes registrados no livro de registros da unidade, página 07, no dia 31 de maio de 2020 – conforme Ocorrência nº 1019.

A Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim, com estruturas precárias e antigas, tem capacidade para 161, mas se encontra superlotada com 231 apenados.  Quando foi iniciada a rebelião, na noite do domingo, os policias penais tiveram que agir rápido, com critérios e executando procedimentos protocolares de segurança e ordens superiores para impedir que os rebelados dominassem todo o espaço e passassem a ter o controle da situação fazendo reféns. Foram 6 horas de tensão e ação até a chegada do GAPE, que havia sido acionado e se dirigia da base em Porto Velho para Guajará.

O grupo do plantão, apoiado pelos diretores, adentraram nos pavilhões A e E, conseguindo conter presos e resguardar a vida de apenados do "seguro" (que sofrem ameaça de outros presos) e transferiram os do grupo de risco para o Celão 3. Ainda foi realizada a contenção do tumulto no Pavilhão D, onde contiveram os rebelados colocando-os no banho de sol. E tiveram êxito na operação que culminou com o isolamento do homem apontado como cabeça do movimento.

O homem com as iniciais A.C.M., apontado como o mentor da rebelião, confessou ao diretor Geral da do presídio – de acordo com o relatório – ser líder da facção criminosa Comando Vermelho  na cidade Guajará-Mirim, e que formou vários apenados naquela unidade prisional, e que tem um tesoureiro e um doutrinador que lhe dão suporte e que tudo dentro da cadeia passa por sua supervisão. Também consta no relatório que o referido apenado fez ameaças aos servidores e afirmou ter acesso à informação do endereço residencial de cada policial penal que trabalha no presídio de Guajará-Mirim.

Com o passar das horas, a situação ia ficando cada vez mais tensa. "Foi a madrugada mais longa da minha vida", disse um servidor. A luta dos policias do plantão agora era para frear o avanço da rebelião e se livrarem de serem feitos reféns pelos criminosos. O presídio com 231 presos já estava com celas interligadas do pavilhão B ao D. "Os apenados dos pavilhões B e C estavam fora das celas, o que seria um risco para a integridade física dos policiais penais, uma vez que não haviam equipamentos e nem munição anti motim para uma intervenção", consta no relatório. A quantidade que havia na unidade era insuficiente. Os servidores, inclusive, chegaram a fazer contato com outras unidades da região solicitando que cedessem equipamentos, incluindo extintor de incêndio.

A chegada dos policiais penais do GAPE foi por volta das 5 horas da segunda-feira (1º), quando realizaram a intervenção nos pavilhões B, C e D. Todos os apenados foram colocados no banho de sol para conferência, identificação dos responsáveis pelo movimento, avaliação dos danos causados na estrutura física, limpeza do local e conserto celas. Durante a ação de intervenção nenhum apenado ficou ferido. Ao ser realizada revista minuciosa nas celas, com o apoio dos policiais do plantão, foi localizado um aparelho celular que foi encaminhado para perícia. 

POLICIAIS PEDEM SOLUÇÃO

Logo após a rebelião, a assessoria jurídica do sindicato dos policiais penais (SINGEPERON, através dos advogados Alexandre  Bruno e Maurício Filho, esteve in loco na unidade prisional de Guajará-Mirim, quando verificou a real situação da unidade prisional e ouviram servidores, que expuseram que a unidade não oferece as condições mínimas de trabalho, em virtude do estado de precariedade da estrutura física, que precisa ser imediatamente interditada.

Os representantes jurídicos destacam que o Ministério Publico de Guajará-Mirim, através de oficio de nº 099/20/3ª PJ/GM, solicitou junto a direção do Presídio informações para subsidiar o inquérito Civil Público nº 06/20193ª PJ – Autos nº 20199001010015845, para instruir uma Ação Civil Pública, visando a interdição da unidade prisional, por concluir também que a unidade não ter mais condições mínimas de segurança.

Outro pedido é em relação ao baixo efetivo que faz com que trabalhem no limite da segurança – problema que se agrava com o afastamento de servidores com sintomas de Covid-19. Cinco casos já foram conformados na unidade de Guajará. Os policias penais pedem providências para que seja resolvido, e, de forma paliativa, a majoração das horas extras para a unidade – enquanto não houver servidores em quantidade necessária – possibilitando que provisoriamente possa se contar com quantidade suficiente de plantonistas.

Os servidores ainda pedem o fornecimento, por parte do Estado, de equipamentos de segurança em quantidade suficiente, como spagedor, munição antimotim algemas com chaves, água potável (pois, a água ingerida é de um poço artesiano não tratada), lanternas, capas de chuvas, tonfa e cadeados. A recente rebelião evidenciou o risco ao qual esses servidores estão expostos. Eles são preparados para enfrentar sinistros como esse a qualquer momento. Porém, estão sem poder contar com as condições necessárias de segurança.  

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Iniciativa integra o programa Comunidades Prósperas e amplia ações de qualificação e primeiro emprego
L

Mais segurança na rodovia: Nova 364 entrega novas viaturas à PRF de Rondônia

Ação simboliza o fortalecimento da integração entre o poder público e a iniciativa privada na gestão da segurança viária
L
Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal em defesa da Operação Contenção. Ele alegou que a intervenção policial foi um “exercício legítimo” diante de organizações criminosas e barricadas.
L

Nova Ferrari F76: Obra de arte sem motor e primeiro carro da marca lançado exclusivamente como NFT

A Ferrari F76 é um projeto virtual pioneiro, que só existe no mundo digital como um NFT, e não pode ser guiada. Seu nome homenageia o primeiro triunfo da marca na corrida de resistência francesa há 76 anos, combinando a tradição de corrida da Ferrari com a inovação do design generativo.
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

De 3 a 7 de novembro, Tribunal incentiva acordos entre empregadores e trabalhadores para agilizar a Justiça do Trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Nova regra fiscal permite déficit de até R$ 30,9 bilhões e evita bloqueio de recursos que poderia afetar o funcionamento da máquina pública
L
Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde realizará um Dia D contra a dengue no próximo sábado (8). A iniciativa integra a nova campanha para conscientizar a população e gestores a conterem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
L

Ponto & Contraponto: Operação policial no Rio de Janeiro com o advogado Jacson Silva

Durante a entrevista, o especialista vai abordar os erros e acertos das forças de segurança, a legitimidade das ações estatais e os impactos sociais e jurídicos de operações desse tipo.
L
Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Instituição oferece métodos diferenciados e compartilha dicas práticas para candidatos se destacarem na prova.
L
Caixa lança plataforma para medir e reduzir CO₂ em projetos habitacionais

Caixa lança plataforma para medir e reduzir CO₂ em projetos habitacionais

A Caixa Econômica Federal e a USP criaram o Benchmark Iterativo para Projetos de Baixo Carbono (BIPC). A ferramenta visa mensurar e diminuir a emissão de carbono e o custo de produção de empreendimentos, com foco inicial no Minha Casa, Minha Vida.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

POLÍTICA

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está sendo investigado por desvios estimados em R$ 221,8 milhões. Durante a oitiva, ele usou o direito ao silêncio.
L
Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Cerimônia em Porto Velho marca nomeação do procurador-chefe Lucas Barbosa Brum e reforça atuação conjunta em defesa dos direitos sociais.
L
Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Um decreto federal autorizou a atuação das Forças Armadas nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima. O evento será realizado na capital paraense de 10 a 21 de novembro.
L
Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

O ministro Edson Fachin afirmou que o Judiciário busca agilizar as sessões do Júri Popular em todo o país para dar uma resposta mais rápida à sociedade. A declaração foi feita na abertura do Mês Nacional do Júri, no Recife.
L
Presidente Lula e MinC lamentam a morte do compositor Lô Borges

Presidente Lula e MinC lamentam a morte do compositor Lô Borges

O músico Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, faleceu no domingo aos 73 anos em Belo Horizonte. Lula destacou que “gerações de músicos foram influenciados pela sua obra”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

As abordagens ocorreram em Vilhena, Cacoal e Ariquemes
10

Líder do Comando Vermelho do Ceará, “Wendel Mac” é preso no Sertão de Pernambuco

Wendel M. V.(27), conhecido como “Wendel Mac” e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Fortaleza (CE), foi capturado na zona rural de Exu, Pernambuco, em uma operação conjunta.
14

Nenhum dos 115 mortos em megaoperação do Rio constava na decisão judicial que decretou as prisões

A análise da decisão que autorizou a Operação Contenção revela que os 115 suspeitos mortos não eram os 58 réus com prisão preventiva decretada, que incluíam líderes de alta hierarquia do Comando Vermelho (CV) como “Doca”.
18
Temporal em Porto Velho destrói forro de posto de combustível

Temporal em Porto Velho destrói forro de posto de combustível

Com a força do vento, parte do forro da estrutura do posto foi destruída, assustando clientes e funcionários que estavam no local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
10
MPRO denuncia três investigados na operação “Ouro de Areia”

MPRO denuncia três investigados na operação “Ouro de Areia”

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado acusa envolvidos por peculato e estelionato em esquema de “funcionários fantasmas” na Assembleia Legislativa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Homem de inteligência brilhante e espírito fraterno, dedicou sua vida à construção do conhecimento, ao serviço comunitário e à elevação humana por meio da educação e dos valores maçônicos.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: D & M SILVA LTDA

Dispensa de Licenciamento – Nº 016.02284.007/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Petranorte Comercio e Serviço Eireli

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00485.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Raimunda Dias da Silva – ME,

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00457.002/2025-SUL
L
Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Produção, produtividade e área plantada serão apresentados em transmissão online nesta terça-feira, 4 de novembro.
L
Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Beneficiários acompanham frequência, pagamentos e pendências em qualquer dispositivo usando a conta Gov.br.
L

Requerimento da Autorização Ambiental: J.L. TAVARES – ME

Autorização Ambiental Simplificada – AAS
L
CAIXA inicia operação com novas regras para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

CAIXA inicia operação com novas regras para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Mudanças estabelecem limites de valor, quantidade de operações e intervalos entre adesões, beneficiando 40 milhões de trabalhadores ativos.
L
CAIXA inicia renegociação de contratos em atraso do Novo FIES

CAIXA inicia renegociação de contratos em atraso do Novo FIES

Estudantes com contratos a partir de 2018 podem renegociar débitos com facilidades digitais até dezembro de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.