QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

RELATÓRIO DE DIRETOR DETALHA 6 HORAS DE TENSÃO DURANTE REBELIÃO NO PRESÍDIO DE GUAJARÁ

A Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim, com estruturas precárias e antigas, tem capacidade para 161, mas se encontra superlotada com 231 apenados.

Publicado em 

A rebelião na Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim teve início às 22h18min do domingo (31) e foi contida por volta das 5 horas de segunda-feira (1º) pelos policiais penais do GAPE (Grupo de Ações Penitenciárias Especiais). Os danos contabilizados incluem 13 portões danificados, 01 janelão arrancado, 16 cadeado grandes estourados, várias paredes dos banheiros destruídas, 01 freezer queimado, vários colchões rasgados e queimados, instalação elétrica das celas comprometidas e paredes das celas perfuradas com buracos interligando pavilhões. Contudo, não houve mortos nem feridos, mas o relatório da ocorrência, encaminhado à Secretaria de Justiça (Sejus) pelo diretor da unidade, traz detalhes sobre as 6 horas de tensão que viveram os policiais penais do plantão para evitar que a movimentação dos criminosos num presídio superlotado avançasse para tragédias de grandes proporções.

O relatório, encaminhado à Sejus através do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), reúne detalhes registrados no livro de registros da unidade, página 07, no dia 31 de maio de 2020 – conforme Ocorrência nº 1019.

A Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim, com estruturas precárias e antigas, tem capacidade para 161, mas se encontra superlotada com 231 apenados.  Quando foi iniciada a rebelião, na noite do domingo, os policias penais tiveram que agir rápido, com critérios e executando procedimentos protocolares de segurança e ordens superiores para impedir que os rebelados dominassem todo o espaço e passassem a ter o controle da situação fazendo reféns. Foram 6 horas de tensão e ação até a chegada do GAPE, que havia sido acionado e se dirigia da base em Porto Velho para Guajará.

O grupo do plantão, apoiado pelos diretores, adentraram nos pavilhões A e E, conseguindo conter presos e resguardar a vida de apenados do "seguro" (que sofrem ameaça de outros presos) e transferiram os do grupo de risco para o Celão 3. Ainda foi realizada a contenção do tumulto no Pavilhão D, onde contiveram os rebelados colocando-os no banho de sol. E tiveram êxito na operação que culminou com o isolamento do homem apontado como cabeça do movimento.

O homem com as iniciais A.C.M., apontado como o mentor da rebelião, confessou ao diretor Geral da do presídio – de acordo com o relatório – ser líder da facção criminosa Comando Vermelho  na cidade Guajará-Mirim, e que formou vários apenados naquela unidade prisional, e que tem um tesoureiro e um doutrinador que lhe dão suporte e que tudo dentro da cadeia passa por sua supervisão. Também consta no relatório que o referido apenado fez ameaças aos servidores e afirmou ter acesso à informação do endereço residencial de cada policial penal que trabalha no presídio de Guajará-Mirim.

Com o passar das horas, a situação ia ficando cada vez mais tensa. "Foi a madrugada mais longa da minha vida", disse um servidor. A luta dos policias do plantão agora era para frear o avanço da rebelião e se livrarem de serem feitos reféns pelos criminosos. O presídio com 231 presos já estava com celas interligadas do pavilhão B ao D. "Os apenados dos pavilhões B e C estavam fora das celas, o que seria um risco para a integridade física dos policiais penais, uma vez que não haviam equipamentos e nem munição anti motim para uma intervenção", consta no relatório. A quantidade que havia na unidade era insuficiente. Os servidores, inclusive, chegaram a fazer contato com outras unidades da região solicitando que cedessem equipamentos, incluindo extintor de incêndio.

A chegada dos policiais penais do GAPE foi por volta das 5 horas da segunda-feira (1º), quando realizaram a intervenção nos pavilhões B, C e D. Todos os apenados foram colocados no banho de sol para conferência, identificação dos responsáveis pelo movimento, avaliação dos danos causados na estrutura física, limpeza do local e conserto celas. Durante a ação de intervenção nenhum apenado ficou ferido. Ao ser realizada revista minuciosa nas celas, com o apoio dos policiais do plantão, foi localizado um aparelho celular que foi encaminhado para perícia. 

POLICIAIS PEDEM SOLUÇÃO

Logo após a rebelião, a assessoria jurídica do sindicato dos policiais penais (SINGEPERON, através dos advogados Alexandre  Bruno e Maurício Filho, esteve in loco na unidade prisional de Guajará-Mirim, quando verificou a real situação da unidade prisional e ouviram servidores, que expuseram que a unidade não oferece as condições mínimas de trabalho, em virtude do estado de precariedade da estrutura física, que precisa ser imediatamente interditada.

Os representantes jurídicos destacam que o Ministério Publico de Guajará-Mirim, através de oficio de nº 099/20/3ª PJ/GM, solicitou junto a direção do Presídio informações para subsidiar o inquérito Civil Público nº 06/20193ª PJ – Autos nº 20199001010015845, para instruir uma Ação Civil Pública, visando a interdição da unidade prisional, por concluir também que a unidade não ter mais condições mínimas de segurança.

Outro pedido é em relação ao baixo efetivo que faz com que trabalhem no limite da segurança – problema que se agrava com o afastamento de servidores com sintomas de Covid-19. Cinco casos já foram conformados na unidade de Guajará. Os policias penais pedem providências para que seja resolvido, e, de forma paliativa, a majoração das horas extras para a unidade – enquanto não houver servidores em quantidade necessária – possibilitando que provisoriamente possa se contar com quantidade suficiente de plantonistas.

Os servidores ainda pedem o fornecimento, por parte do Estado, de equipamentos de segurança em quantidade suficiente, como spagedor, munição antimotim algemas com chaves, água potável (pois, a água ingerida é de um poço artesiano não tratada), lanternas, capas de chuvas, tonfa e cadeados. A recente rebelião evidenciou o risco ao qual esses servidores estão expostos. Eles são preparados para enfrentar sinistros como esse a qualquer momento. Porém, estão sem poder contar com as condições necessárias de segurança.  

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Os resultados operacionais de janeiro de 2026 confirmam a atuação estratégica da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) no combate à criminalidade em todo o Estado, com destaque para Porto Velho.
L
Curto-circuito em ar-condicionado atinge escola municipal de Porto Velho

Curto-circuito em ar-condicionado atinge escola municipal de Porto Velho

Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirma que falha na Unidade Marise e Castiel ocorreu fora do horário letivo e não causou danos estruturais ao prédio.
L
A advocacia como os pulmões da sociedade democrática: o papel essencial na defesa da Constituição

A advocacia como os pulmões da sociedade democrática: o papel essencial na defesa da Constituição

Artigo de Ives Gandra destaca a advocacia como instrumento indispensável para a preservação do Estado Democrático de Direito e o respeito à independência entre os Poderes.
L
Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Marcelo Gonçalves Pinto, de 22 anos, foi encontrado em área de pastagem após operação do CBMRO que utilizou drones e cães farejadores na RO-140.
L
Plantão Social leva serviços e cidadania ao Residencial Porto Fino em Porto Velho

Plantão Social leva serviços e cidadania ao Residencial Porto Fino em Porto Velho

Governo inicia ciclo com ações de saúde, assessoria jurídica e educação de trânsito.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

Seleção oferece oportunidades em sete campi de Rondônia, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil e inscrições abertas entre 13 de fevereiro e 5 de março.
L
Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

“Alô papai, alô mamãe”: força de vontade transforma dificuldades em superação.
L
Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Programa Computadores para a Inclusão doou 112 computadores recondicionados no estado, ampliando o acesso ao letramento digital e capacitando pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho.
L

Giro News: Alysson Rover fala sobre os desafios para 2026 no grupo Rover

A conversa também deve abordar o cenário econômico, o comportamento do consumidor, a gestão de custos e as oportunidades regionais, pontos que impactam diretamente as decisões das empresas em Rondônia e na região Norte.
L

IN FOCO POD CAST: Eliseu dos Santos Paulino debate economia, direito e motoristas de aplicativos

Economista Eliseu dos Santos Paulino fala no IN FOCO POD CAST sobre projeto de lei para motoristas de aplicativos e impactos no futuro do trabalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Plano anunciado por Geraldo Alckmin eleva recursos do regime especial para R$ 3 bilhões e busca conter fechamento de fábricas, preservar empregos e ampliar a competitividade do setor.
L
Moraes defende recebimento de juízes por palestras e ações

Moraes defende recebimento de juízes por palestras e ações

O ministro afirmou que a lei permite que magistrados sejam acionistas de empresas e recebam por aulas, desde que não atuem na administração direta.
L
Lebrinha destaca debates na Marcha dos Deputados Estaduais

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

Recurso atende solicitação do vereador Márcio da Educação e será aplicado na Escola Regina Almeida.
L
Governo federal libera 2,5 bilhões para transporte público

Governo federal libera 2,5 bilhões para transporte público

O investimento faz parte do Novo PAC e foca na compra de ônibus elétricos, construção de corredores exclusivos e modernização de terminais urbanos.
L
Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

O presidente defendeu que a responsabilidade pela segurança das mulheres deve ser assumida prioritariamente pelos homens para frear a violência de gênero.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Condutor perdeu o controle na descida do viaduto da BR-364 com Avenida Rio de Janeiro e foi socorrido ao Hospital João Paulo II.
16
Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas ao local para os trabalhos de praxes.
18
Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Polícia Militar confirmou a ocorrência na Avenida José Vieira Caúla, no bairro Teixeirão; perícia apontou overdose como causa provável da morte.
18
Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Acidente ocorreu durante mudança de faixa em uma das principais vias de Porto Velho; ônibus foi arremessado contra muro de funerária após o impacto.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Atendimentos começam na próxima segunda-feira (09) e incluem mamografia, preventivo, avaliação bucal e triagem de pele, com serviços programados para março.
L
3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

Evento reuniu colaboradores de todo o estado para apresentar resultados de 2025 e alinhar diretrizes institucionais com foco em inovação, integridade e excelência na gestão.
L

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença de Operação do Poço Tubular-SED SÃO DOMINGOS: ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO DA SED SÃO DOMINGOS
L
Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Recursos vão apoiar povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, superando gargalos de logística, beneficiamento, armazenamento e acesso a mercados.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS CORUMBIARA VIDA NOVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Piscicultura sustentável recebe reforço tecnológico em parceria entre Prefeitura e Unir

Piscicultura sustentável recebe reforço tecnológico em parceria entre Prefeitura e Unir

Projeto PROAQUA Conect, apresentado pela doutora Jucilene Braitenbach, visa modernizar o suporte técnico e garantir a regularização ambiental em Porto Velho.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: RESIDENCIAL JARDINS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Casos de sarampo crescem 32 vezes e geram alerta nas Américas

Casos de sarampo crescem 32 vezes e geram alerta nas Américas

O aumento exponencial da doença em países vizinhos preocupa autoridades de saúde, embora o Brasil mantenha atualmente o status de país livre do vírus.
L
Novos uniformes e premiação marcam início do ano letivo em Porto Velho

Novos uniformes e premiação marcam início do ano letivo em Porto Velho

Gestão de Léo Moraes abre ano escolar na Escola Flamboyant com entrega de bicicletas pelo programa “Avalia Porto Velho” e novos kits para 42 mil alunos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.