DOMINGO, 08/03/2026

Em destaque

PREFEITURA DE ARIQUEMES PUBLICA DECRETO COM MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Entre as determinações estabelecidas no decreto está a suspensão das aulas, por 15 dias, em toda a Rede Municipal de Educação e das atividades do Centro de Convivência Idade Viva.

Publicado em 

Entre as determinações estabelecidas no decreto está a suspensão das aulas, por 15 dias, em toda a Rede Municipal de Educação e das atividades do Centro de Convivência Idade Viva.

A cidade de Ariquemes não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus (Covid-19). Mas a Prefeitura, com o objetivo de ampliar a prevenção da população no município, publicou na última segunda-feira (16), o decreto n° 16.271/2020, o qual está embasado na diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), e define pela suspensão temporária de algumas atividades.

Na manhã e tarde de segunda-feira, o Prefeito Thiago Flores e o Secretário da SEMSAU, Marcelo Graeff, se reuniram com gestores de instituições de ensino privadas e líderes de igrejas e templos religiosos, para discussão e recomendação das medidas de prevenção. Conforme as atas lavradas nos eventos, houve votação e decisão favorável dos participantes pelas ações preventivas

 "As reuniões tiveram resultados excepcionais, porque tratamos hoje com as lideranças da nossa comunidade e tenho certeza absoluta que as informações transmitidas nas reuniões serão difundidas, com isso, conseguiremos inclusive, diminuir a incidência de 'Fake News' aqui na cidade, com relação ao coronavírus, e principalmente preparar a nossa população pra que ela faça a sua parte, para que esse vírus não venha a se propagar no município."  Citou Marcelo Graeff.

Entre as determinações previstas no decreto está a suspensão das aulas em toda a Rede Municipal de Educação, o que inclui as escolas de ensino infantil e fundamental. O documento estabelece ainda, a suspensão as atividades do Centro de Convivência IDADE VIVA e do Espaço Conviver, que estão vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e atendem idosos e crianças, respectivamente.

Como medida de prevenção, a Administração Pública Municipal suspendeu as atividades de cunho artístico, esportivo, científico e de outras naturezas organizadas pela mesma, sejam em ambientes abertos ou fechados. Além de recomendar que as reuniões presenciais de grupos de trabalho e comissões deverão se restringir às indispensáveis, preferindo-se que sejam realizadas por meio eletrônico ou tele/videoconferência.

O decreto também estabelece que as pessoas que chegarem no Município oriundas do exterior ou de outros estados que tenham casos confirmados por transmissão local ou comunitária do Coronavírus DEVEM informar a situação à Vigilância de Saúde Municipal, pelo telefone 3516-2149 ou pelo e-mail vigilanciaemsaudesemsau@gmail.com, com documentos que comprovem a viagem realizada com detalhamento do itinerário dos voos ou de outros meios de transporte utilizados, para fins de monitoramento.

MÉTODOS PESSOAIS DE PREVENÇÃO

– Realizar lavagem frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez, esfregando os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Evitar tocar olhos, boca e nariz;

– Em locais com grande concentração de pessoas, preferencialmente, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;

– Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado;

– As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho;

– O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão;

– As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Histórias de profissionais mostram avanço feminino em áreas técnicas e inspiram novas gerações a buscar oportunidades no setor de energia.
L
Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Intercâmbio de conhecimentos aproximou comunidade indígena do funcionamento da usina e do processo de geração de energia limpa.
L
Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Representantes de empregados, empregadores e governo assinaram documento que defende salários dignos e adaptação às novas tecnologias globais.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Zezito Silva Santos (Pastor Zezito)

Pastor Zezito Silva Santos, maranhense de nascimento e morador de Porto Velho, será velado na Igreja Jesus é Verdade. Cortejo seguirá para o cemitério Jardim da Saudade.
L

Nota de pesar: Sebastião do Nascimento Borges

Sebastião do Nascimento Borges, natural de Guajará-Mirim e morador de Porto Velho, deixa familiares, amigos e netos enlutados. Despedida ocorre na Igreja Adventista no bairro Areal.
L

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

Pré-candidato afirma que disputará o governo de Rondônia como alternativa independente e prevê cenário eleitoral polarizado nas eleições de 2026.
L
Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Suspeito foi abordado pela Polícia Militar próximo à rodoviária de Guajará-Mirim e transportava maconha e skunk em bagagens.
14
Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Meninas de 6 e 9 anos ficaram o dia inteiro sem supervisão e pediram comida na recepção do estabelecimento, segundo relato de funcionários.
14
Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Suspeito fugiu antes da chegada da polícia após atacar a vítima com chutes no rosto durante discussão.
18
Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação: Liga das Escolas de Samba do Estado de Rondônia – LIESER

Local: Rua Júlio de Castilho, N° 1110 – Bairro: Olaria – Escola de Música Jorge Andrade
L

Requerimento de Renovação da Outorga: SOUZA E SOUZA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Projeto liderado por designer em Macapá fortalece empreendedorismo feminino e integra estratégia nacional de desenvolvimento da cadeia produtiva da moda.
L
Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Parceria com a A35 Brebemi marca avanço na mobilidade elétrica
L
BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

SUV híbrido combina desempenho, tecnologia e espaço interno por R$ 399.990,00
L

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Provável produção local do Bayon reforça plano global da fabricante para 2030
L
GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

Parceria com Mercado Livre moderniza jornada de compra do consumidor
L
Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Histórias de produtoras rurais mostram protagonismo feminino no campo e reforçam a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.